Os conteúdos em vídeo são extremamente poderosos. É por isso que anunciar no YouTube pode ser um recurso tão importante para a sua marca. No entanto, quando falamos de campanhas pagas, a maioria dos anúncios que vemos interrompe o fluxo do usuário, seja ele um pop-up intrometido, um banner desagradável ou vídeos que iniciam automaticamente. Resumindo, os anúncios podem atrapalhar completamente a experiência do usuário.
Mas a boa notícia é que o mundo da publicidade está mudando e a Attri faz parte dessa nova geração. Existe uma convergência entre a publicidade e a experiência do usuário. Suas forças combinadas podem beneficiar os dois lados: para o cliente, ter um anúncio mais envolvente e eficaz, e para o consumidor, uma experiência de usuário mais relevante e útil.
Um dos desafios inevitáveis do UX é atender à diversidade de usuários. Quando os profissionais de UX projetam plataformas, eles devem considerar as necessidades de vários tipos de usuários diferentes. É um dilema desafiador - com objetivos e expectativas diferentes. Seria muito mais fácil se todos os usuários tivessem algo em comum, não é mesmo? Mas ainda bem que existe tecnologia e dados para ajudar nessa missão. E com o YouTube Ads não seria diferente!
Quando falamos de posicionamento no YouTube, um dos primeiros passos é definir o principal objetivo da sua marca: vender ou apenas aumentar a impressão? O conteúdo deve ser assertivo, atrativo e relevante ao target. A linguagem da mensagem também é fundamental para o sucesso da conversão.
Outro passo importante quando falamos de YouTube Ads: mesmo que o anúncio seja patrocinado, jamais deixe de otimizar o seu vídeo. Assim como o Google, o YouTube também trabalha com a adição de palavras-chave. Por isso, é extremamente importante se dedicar na configuração do conteúdo, criando um título atraente, uma boa descrição e tags estratégicas. Esse é um trabalho de pesquisa muito importante, no qual falaremos a seguir.
O anúncio online perfeito não tem fórmula pronta. É por isso que a etapa de pesquisa é tão importante para criar uma estratégia e peças de criativos no qual os usuários possam se conectar emocionalmente.
Se pensarmos sobre os profissionais da área, não existe um designer de UX que se considere ‘anunciante’. No entanto, é cada vez mais comum que as agências de publicidade tenham esse tipo de profissional no seu time de performance, trazendo o olhar de UX para as campanhas, como uma estratégia de aumentar a conversão e alcançar as metas desejadas.
Ainda sobre a união da publicidade e UX, a junção é a chave para identificar respostas relacionadas a empatia e percepção do usuário. Toda a estratégia de campanhas online devem levar esses detalhes preciosos em consideração. Na Attri, por exemplo, é muito comum o desenvolvimento do mapa de empatia do target, um diagrama que identifica as diferentes personas, seus sentimentos, pensamentos e reações ao interagir com o site do cliente, por exemplo.
Sendo assim, uma campanha de YouTube Ads orientada pela frente de UX não é invasiva, mas relevante! Seus conteúdos são adequados aos interesses do usuário, já que é personalizado com base em seu histórico de navegação, hábitos e rotinas.
Quando falamos de YouTube, os números impressionam. São mais de 5.5 bilhões de dólares investidos anualmente em publicidade no YouTube apenas no mercado americano! No Brasil, a ferramenta é a favorita para se ver conteúdos em vídeo.
Para anunciar no YouTube a primeira coisa a se fazer, claro, é criar um vídeo (ou um conjunto de imagens) e uma mensagem para acompanhar o conteúdo. Trouxemos de forma bem resumida algumas etapas para publicar um anúncio no YouTube.
Segundo o YouTube, mais de 80% dos internautas brasileiros usam o canal diariamente. Portanto, essa é uma grande oportunidade para mostrar a sua marca nesta mídia.
Quando a UX e publicidade são aproveitadas juntas, o resultado pode ser um anúncio no qual o usuário realmente desperta uma conexão. E é esse o trabalho da Attri: entregar uma estratégia eficiente, com conteúdos encantadores para os usuários, alcançando o sucesso da marca.
A Attri faz parte dessa nova geração da publicidade que entrega resultados através de experiências bem estruturadas. Converse com a gente e descubra o que podemos fazer pela sua empresa.