Entenda como é feita a Pesquisa com Usuários na Attri
A pesquisa de UX conta com uma equipe de especialistas em experiência do usuário e utiliza várias ferramentas para validar ideias, conceitos e hipóteses. Desta forma, ajudamos você a melhorar o seu produto digital, seja ele um aplicativo, site ou software.

Aprimore o seu produto digital com base em dados e informações relevantes através dos métodos de UX da Attri.

Resolva problemas de usabilidade de seus produtos e serviços, e ofereça aos seus clientes uma experiência incrível.

Conte com uma equipe de UX designers altamente qualificada e com expertise para liderar pesquisas, criar questionários e conduzir entrevistas com os usuários

Ao receber em mãos dados quantitativos e qualitativos, você pode tomar decisões mais assertivas e aplicar melhorias que irão beneficiar a experiência do usuário.

Heineken
Site otimizado em UX Design
Assim como o lúpulo é essencial para uma boa cerveja, a usabilidade é um ingrediente fundamental dos melhores sites.
Conferir case completoNosso processo de Pesquisa de usuário

Planejamento
O processo de Pesquisa com Usuários começa com a etapa de planejamento. Nesta fase, nossos UX designers buscam compreender totalmente o objetivo do seu projeto, além de lapidar ideias, sempre com base nas necessidades do usuário.

Métodos de UX
Em seguida, a equipe define quais entre os métodos de UX são indicados de acordo com o objetivo do produto ou serviço, necessidades dos usuários e expectativas do cliente.

Preparação da pesquisa
Para entrar em campo e dar o start na pesquisa, a próxima etapa é preparar questionários, e definir se as entrevistas com os usuários serão aplicadas online ou presencialmente, entre outros.

Aplicação
São conduzidas entrevistas com usuários, aplicados testes de protótipos e de usabilidade e criam personas para entender os objetivos e necessidades do usuário.

Análise dos dados
A Pesquisa com Usuários chega na etapa de análise e entrega dos dados quantitativos e qualitativos coletados, que serão usados no desenvolvimento do seu projeto.
O que é Pesquisa com Usuários?
A Pesquisa com Usuários é uma investigação sistemática realizada com um público-alvo para compreender suas expectativas e necessidades. Também conhecida como UX Research, consiste em um conjunto de técnicas para aumentar a compreensão sobre um projeto, visando aprimorá-lo.
O objetivo da Pesquisa com Usuários é adicionar contexto e insights na hora de projetar a experiência do usuário. Além das técnicas empregadas, utilizamos ferramentas e metodologias que ajudam a definir todos os pontos necessários para fornecer uma experiência positiva ao seu consumidor.
Como a Pesquisa com Usuário pode ajudar o seu negócio?
A UX Research ou Pesquisa com Usuário permite mapear as principais necessidades das pessoas que irão consumir os produtos e serviços do seu negócio.
Ter conhecimento e dados qualificados sobre qual é o perfil do seu usuário e o que ele espera de um produto digital, possibilita realizar um desenvolvimento de software, site ou aplicativo que contemple uma jornada agradável e satisfatória.
Importância de uma boa Pesquisa com Usuário
Como empresa de desenvolvimento, a Attri tem como principal objetivo criar projetos inovadores e que contemplem boa usabilidade e experiência agradável ao usuário.
Para isso, desde que iniciou as atividades, há mais de 10 anos, trabalha com uma equipe multidisciplinar, preparada para ser o braço direito dos clientes.
Nossos UX designers compreendem a Pesquisa de Usuário como um processo essencial para garantir a qualidade de um produto. Sem uma Pesquisa de UX bem aplicada, sites, aplicativos e softwares costumam ter resultados abaixo do esperado, apresentam falhas e recebem avaliações negativas dos usuários.
Daí a importância da Pesquisa com Usuários para conhecer a opinião de quem vai utilizar os produtos e serviços e, com isso, criar demandas que serão de fato úteis para evitar problemas de usabilidade.
A UX Research otimiza tempo e custos
Ao fazer pesquisa de UX, a sua empresa otimiza tempo e custos por diminuir as chances de erro no processo de desenvolvimento.
Como a equipe tem uma maior compreensão das necessidades e preferências do usuário, apontadas pelos dados da pesquisa e pelos testes de protótipos, o time de desenvolvimento vai direto ao ponto, criando um produto digital de sucesso.

Tipos de Pesquisa com Usuários: quantitativa e qualitativa
A pesquisa quantitativa é um dos métodos de UX que foca na quantidade, utilizando assim um grande número de participantes. Seu objetivo é quantificar um problema, comportamento ou opinião de um público por meio de uma amostra representativa.
Normalmente, é feita em formato de questionário — online ou presencial — com perguntas fechadas e respostas de múltipla escolha em escala ou dicotômicas (apenas sim ou não).
Já a pesquisa qualitativa quer analisar o comportamento dos usuários. O objetivo é entender de que forma e o porquê as pessoas agem. O foco, portanto, é descobrir os problemas e oportunidades a respeito do assunto estudado com aprofundamento.
Na pesquisa qualitativa, são realizadas entrevistas em profundidade, testes de protótipos e usabilidade, grupos focais e card sorting - método em que com cartões ou post-its com conteúdos, os usuários fazem agrupamentos e organizam os itens de acordo com seu mapa mental.
Principais métodos de Pesquisa com Usuários

Benefícios da Pesquisa com Usuários
Como a Pesquisa com Usuários é baseada em dados, você terá uma direção mais clara para tocar o seu projeto digital com propriedade. Desta forma, o desenvolvimento não fica norteado apenas pelas opiniões da equipe, mas pelas necessidades de quem vai consumir o produto ou serviço.
Através dos métodos de UX aplicados por nossa equipe, você poderá compreender verdadeiramente seu público-alvo, suas necessidades e evitar problemas de usabilidade.
Ao realizar testes com possíveis consumidores, há uma redução do risco de algo dar errado após o desenvolvimento. Além disso, quanto antes você descobrir problemas no projeto, mais econômico será corrigi-los.
A Pesquisa com Usuários também permite entender melhor o processo de compra do cliente e analisar se a decisão é tomada no primeiro momento de navegação, ou se o usuário sai do site, reflete e então volta para finalizar a jornada, por exemplo. Os dados vão trazer uma luz para diversas fases do processo, o que faz com que seja possível desenhar uma jornada de usuário assertiva.

Conteúdos
Construa seu projeto com a Attri
Queremos solucionar as dores de nossos clientes e resolver problemas complexos oferecendo nosso conhecimento e experiência. Quer começar seu projeto? Conheça nossos serviços e impulsione seu produto digital com a nossa ajuda. Entenda os motivos que levam empresas consolidadas no mercado a contar com nosso time para realizar diferentes soluções digitais.
Porque escolher a Attri:

UX Design
Somos líderes em usabilidade, com mais de 10 anos de mercado, e todos os nossos serviços se baseiam na melhor experiência do usuário possível.

Desenvolvimento global
O desenvolvimento é global, ou seja, nosso time mergulha no seu projeto digital desde o planejamento até a publicação.

Cases de sucesso
Já desenvolvemos projetos nos mais diferentes segmentos, nos tornando uma das empresas que mais cresceram em 2023, segundo ranking da Revista Exame.

Na Attri, encontramos valores que vão além dos números: compromisso, pontualidade, atenção e capacidade técnica. Com um time que veste nossa camisa, seguimos firmes nessa complexa missão, sabendo que é apenas o começo. O projeto foi excelente do início ao fim, com atualização diária e desenvolvimento rápido e organizado. Ficamos sem palavras com o resultado entregue.

Marcelo Barbosa
Diretor Executivo
MML

Ficamos sem palavras com o resultado do projeto entregue, andou tudo de uma forma muito rápida e organizada. Foi excelente do começo ao fim, com atualização diária dos processos, etapas e desenvolvimento.

Vanessa A
Coordenadora de marketing
EDGE Brasil

Mais importante do que os números, encontramos na Attri valores que nenhum contrato pode prever: compromisso, pontualidade, atenção, capacidade técnica e um time que veste nossa camisa. Seguimos firmes nessa complexa missão, mas certos de que é apenas o começo.

Nicolas Marcondes Cesar
Gerente Imobiliário
Marcondes Cesar
Perguntas frequentes sobre Pesquisa com Usuários
Veja as principais dúvidas que recebemos de nossos clientes e usuários sobre Pesquisa com Usuários.
A pesquisa com usuários qualitativa analisa mais profundamente o comportamento do público, e tem como objetivo descobrir os problemas e oportunidades a respeito do assunto estudado.
Já a pesquisa quantitativa prioriza a quantidade, utilizando um grande número de participantes para obter dados e opiniões mais generalistas.
Leia artigos sobre
Pesquisa com Usuários e outros temas em nosso blog
Ver todos os postsVAMOS DESENVOLVER O SEU PROJETO?
Conte um pouco mais sobre o seu projeto para que possamos encontrar a melhor solução e agendarmos uma conversa mais aprofundada.
Empresas que confiam em nós:








Certificações

Empresa
Carbono Zero

Empresa Great
Place To Work 2022

Ranking empresas que mais crescem no Brasil
- Ranking EXAME 2023
Parceiros

Plataforma de serviços de computação em nuvem oferecida pela Amazon.

Plataforma SaaS de comércio digital, marketplace e OMS.

Empresa de software que oferece uma plataforma de CRM integrada.