Entenda como é feita a Pesquisa com Usuários na Attri

A pesquisa de UX conta com uma equipe de especialistas em experiência do usuário e utiliza várias ferramentas para validar ideias, conceitos e hipóteses. Desta forma, ajudamos você a melhorar o seu produto digital, seja ele um aplicativo, site ou software.

Icone Aprimore o seu produto digital com base em dados e informações relevantes através dos métodos de UX da Attri.

Aprimore o seu produto digital com base em dados e informações relevantes através dos métodos de UX da Attri.

Icone Resolva problemas de usabilidade de seus produtos e serviços, e ofereça aos seus clientes uma experiência incrível.

Resolva problemas de usabilidade de seus produtos e serviços, e ofereça aos seus clientes uma experiência incrível.

Icone Conte com uma equipe de UX designers altamente qualificada e com expertise para liderar pesquisas, criar questionários e conduzir entrevistas com os usuários

Conte com uma equipe de UX designers altamente qualificada e com expertise para liderar pesquisas, criar questionários e conduzir entrevistas com os usuários

Icone Ao receber em mãos dados quantitativos e qualitativos, você pode tomar decisões mais assertivas e aplicar melhorias que irão beneficiar a experiência do usuário.

Ao receber em mãos dados quantitativos e qualitativos, você pode tomar decisões mais assertivas e aplicar melhorias que irão beneficiar a experiência do usuário.

+12 Anos
de experiência no ramo
+100
colaboradores
+300 PROJETOS
de design e tecnologia realizados
+32 mil
horas de desenvolvimento
Imagem Site otimizado em UX Design

Heineken

Site otimizado em UX Design

Assim como o lúpulo é essencial para uma boa cerveja, a usabilidade é um ingrediente fundamental dos melhores sites.

Conferir case completo

Nosso processo de Pesquisa de usuário

Icone Planejamento

Planejamento

O processo de Pesquisa com Usuários começa com a etapa de planejamento. Nesta fase, nossos UX designers buscam compreender totalmente o objetivo do seu projeto, além de lapidar ideias, sempre com base nas necessidades do usuário.

Icone Métodos de UX

Métodos de UX

Em seguida, a equipe define quais entre os métodos de UX são indicados de acordo com o objetivo do produto ou serviço, necessidades dos usuários e expectativas do cliente.

Icone Preparação da pesquisa

Preparação da pesquisa

Para entrar em campo e dar o start na pesquisa, a próxima etapa é preparar questionários, e definir se as entrevistas com os usuários serão aplicadas online ou presencialmente, entre outros.

Icone Aplicação

Aplicação

São conduzidas entrevistas com usuários, aplicados testes de protótipos e de usabilidade e criam personas para entender os objetivos e necessidades do usuário.

Icone Análise  dos dados

Análise dos dados

A Pesquisa com Usuários chega na etapa de análise e entrega dos dados quantitativos e qualitativos coletados, que serão usados no desenvolvimento do seu projeto.

O que é Pesquisa com Usuários? 


A Pesquisa com Usuários é uma investigação sistemática realizada com um público-alvo para compreender suas expectativas e necessidades. Também conhecida como UX Research, consiste em um conjunto de técnicas para aumentar a compreensão sobre um projeto, visando aprimorá-lo. 

O objetivo da Pesquisa com Usuários é adicionar contexto e insights na hora de projetar a experiência do usuário. Além das técnicas empregadas, utilizamos ferramentas e metodologias que ajudam a definir todos os pontos necessários para fornecer uma experiência positiva ao seu consumidor.



 

Como a Pesquisa com Usuário pode ajudar o seu negócio? 


A UX Research ou Pesquisa com Usuário permite mapear as principais necessidades das pessoas que irão consumir os produtos e serviços do seu negócio.

Ter conhecimento e dados qualificados sobre qual é o perfil do seu usuário e o que ele espera de um produto digital, possibilita realizar um desenvolvimento de software, site ou aplicativo que contemple uma jornada agradável e satisfatória. 

Importância de uma boa Pesquisa com Usuário


Como empresa de desenvolvimento, a Attri tem como principal objetivo criar projetos inovadores e que contemplem boa usabilidade e experiência agradável ao usuário.  

Para isso, desde que iniciou as atividades, há mais de 10 anos, trabalha com uma equipe multidisciplinar, preparada para ser o braço direito dos clientes. 

Nossos UX designers compreendem a Pesquisa de Usuário como um processo essencial para garantir a qualidade de um produto. Sem uma Pesquisa de UX bem aplicada, sites, aplicativos e softwares costumam ter resultados abaixo do esperado, apresentam falhas e recebem avaliações negativas dos usuários.

Daí a importância da Pesquisa com Usuários para conhecer a opinião de quem vai utilizar os produtos e serviços e, com isso, criar demandas que serão de fato úteis para evitar problemas de usabilidade.    

A UX Research otimiza tempo e custos


Ao fazer pesquisa de UX, a sua empresa otimiza tempo e custos por diminuir as chances de erro no processo de desenvolvimento. 

Como a equipe tem uma maior compreensão das necessidades e preferências do usuário, apontadas pelos dados da pesquisa e pelos testes de protótipos, o time de desenvolvimento vai direto ao ponto, criando um produto digital de sucesso. 

Pesquisa com Usuários

Tipos de Pesquisa com Usuários: quantitativa e qualitativa ‍


A pesquisa quantitativa é um dos métodos de UX que foca na quantidade, utilizando assim um grande número de participantes. Seu objetivo é quantificar um problema, comportamento ou opinião de um público por meio de uma amostra representativa. 

Normalmente, é feita em formato de questionário — online ou presencial — com perguntas fechadas e respostas de múltipla escolha em escala ou dicotômicas (apenas sim ou não). 

Já a pesquisa qualitativa quer analisar o comportamento dos usuários. O objetivo é entender de que forma e o porquê as pessoas agem. O foco, portanto, é descobrir os problemas e oportunidades a respeito do assunto estudado com aprofundamento. 

Na pesquisa qualitativa, são realizadas entrevistas em profundidade, testes de protótipos e usabilidade, grupos focais e card sorting - método em que com cartões ou post-its com conteúdos, os usuários fazem agrupamentos e organizam os itens de acordo com seu mapa mental.

Principais métodos de Pesquisa com Usuários


Métodos de Pesquisa com Usuários


Benefícios da Pesquisa com Usuários 


Como a Pesquisa com Usuários é baseada em dados, você terá uma direção mais clara para tocar o seu projeto digital com propriedade. Desta forma, o desenvolvimento não fica norteado apenas pelas opiniões da equipe, mas pelas necessidades de quem vai consumir o produto ou serviço.

Através dos métodos de UX aplicados por nossa equipe, você poderá compreender verdadeiramente seu público-alvo, suas necessidades e evitar problemas de usabilidade.

Ao realizar testes com possíveis consumidores, há uma redução do risco de algo dar errado após o desenvolvimento. Além disso, quanto antes você descobrir problemas no projeto, mais econômico será corrigi-los. 

A Pesquisa com Usuários também permite entender melhor o processo de compra do cliente e analisar se a decisão é tomada no primeiro momento de navegação, ou se o usuário sai do site, reflete e então volta para finalizar a jornada, por exemplo. Os dados vão trazer uma luz para diversas fases do processo, o que faz com que seja possível desenhar uma jornada de usuário assertiva.

Conteúdos

    Construa seu projeto com a Attri

    Queremos solucionar as dores de nossos clientes e resolver problemas complexos oferecendo nosso conhecimento e experiência. Quer começar seu projeto? Conheça nossos serviços e impulsione seu produto digital com a nossa ajuda. Entenda os motivos que levam empresas consolidadas no mercado a contar com nosso time para realizar diferentes soluções digitais.

    Porque escolher a Attri:

    Icone UX Design

    UX Design

    Somos líderes em usabilidade, com mais de 10 anos de mercado, e todos os nossos serviços se baseiam na melhor experiência do usuário possível.

    Icone Desenvolvimento global

    Desenvolvimento global

    O desenvolvimento é global, ou seja, nosso time mergulha no seu projeto digital desde o planejamento até a publicação.

    Icone Cases de sucesso

    Cases de sucesso

    Já desenvolvemos projetos nos mais diferentes segmentos, nos tornando uma das empresas que mais cresceram em 2023, segundo ranking da Revista Exame.

    Aspas icone

    Na Attri, encontramos valores que vão além dos números: compromisso, pontualidade, atenção e capacidade técnica. Com um time que veste nossa camisa, seguimos firmes nessa complexa missão, sabendo que é apenas o começo. O projeto foi excelente do início ao fim, com atualização diária e desenvolvimento rápido e organizado. Ficamos sem palavras com o resultado entregue.

    Foto Marcelo Barbosa

    Marcelo Barbosa

    Diretor Executivo

    MML

    Aspas icone

    Ficamos sem palavras com o resultado do projeto entregue, andou tudo de uma forma muito rápida e organizada. Foi excelente do começo ao fim, com atualização diária dos processos, etapas e desenvolvimento.

    Foto Vanessa A

    Vanessa A

    Coordenadora de marketing

    EDGE Brasil

    Aspas icone

    Mais importante do que os números, encontramos na Attri valores que nenhum contrato pode prever: compromisso, pontualidade, atenção, capacidade técnica e um time que veste nossa camisa. Seguimos firmes nessa complexa missão, mas certos de que é apenas o começo.

    Foto Nicolas Marcondes Cesar

    Nicolas Marcondes Cesar

    Gerente Imobiliário

    Marcondes Cesar

    Perguntas frequentes sobre Pesquisa com Usuários

    Veja as principais dúvidas que recebemos de nossos clientes e usuários sobre Pesquisa com Usuários.

    Para fazer Pesquisa com Usuários é preciso um time de especialistas que, após entendimento do produto ou serviço, define o método de UX, prepara o questionário, reúne os participantes qualificados, aplica a pesquisa, conduz entrevistas e testes com protótipos e entrega os dados.

    O processo de UX Research passa por quatro etapas: Descoberta, Exploração, Testes e Feedbacks. Em cada uma delas, existem métodos preestabelecidos que ajudam a guiar toda a pesquisa de maneira linear, em que cada fase ajuda no desenvolvimento da próxima.

    Existem dois tipos de pesquisa: qualitativa e quantitativa. Ambas são indicadas para realizar pesquisa com usuários, mas o que pode determinar a escolha do tipo de pesquisa é o objetivo do projeto. 

    A pesquisa com usuários qualitativa analisa mais profundamente o comportamento do público, e tem como objetivo descobrir os problemas e oportunidades a respeito do assunto estudado.

    Já a pesquisa quantitativa prioriza a quantidade, utilizando um grande número de participantes para obter dados e opiniões mais generalistas.

    Leia artigos sobre
    Pesquisa com Usuários e outros temas em nosso blog

    Ver todos os posts
    Imagem Manutenção de sites: o passo a passo para cuidar da sua presença online

    Manutenção de sites: o passo a passo para cuidar da sua presença online

    Quero ler
    Imagem Como criar um e-commerce: confira o passo a passo

    Como criar um e-commerce: confira o passo a passo

    Quero ler
    Imagem O que é comércio eletrônico: guia completo sobre o tema

    O que é comércio eletrônico: guia completo sobre o tema

    Quero ler

    VAMOS DESENVOLVER O SEU PROJETO?

    Conte um pouco mais sobre o seu projeto para que possamos encontrar a melhor solução e agendarmos uma conversa mais aprofundada.

    Empresas que confiam em nós:

    Certificações

    Empresa<br /> <strong>Carbono Zero</strong>

    Empresa
    Carbono Zero

    Empresa <strong>Great </strong><br /> <strong>Place To Work 2022</strong>

    Empresa Great
    Place To Work 2022

    <strong>Ranking empresas que mais crescem no Brasil </strong><br /> - Ranking EXAME 2023

    Ranking empresas que mais crescem no Brasil
    - Ranking EXAME 2023

    Parceiros

    Plataforma de serviços de computação em nuvem oferecida pela Amazon.

    Plataforma de serviços de computação em nuvem oferecida pela Amazon.

    Plataforma SaaS de comércio digital, marketplace e OMS.

    Plataforma SaaS de comércio digital, marketplace e OMS.

    Empresa de software que oferece uma plataforma de CRM integrada.

    Empresa de software que oferece uma plataforma de CRM integrada.