Mobile

Quanto Custa Desenvolver um Aplicativo? Entenda os Fatores

Desenvolver um aplicativo exige um planejamento estratégico para suprir não apenas o modelo de negócio, como também atender às expectativas dos usuários. Exatamente p...

Foto autor Attri

Attri

02 dezembro 2022
Imagem de destaque Quanto Custa Desenvolver um Aplicativo? Entenda os Fatores

Índice

    Desenvolver um aplicativo exige um planejamento estratégico para suprir não apenas o modelo de negócio, como também atender às expectativas dos usuários. Exatamente pelo nível de dificuldade e detalhes envolvidos, é muito comum a dúvida sobre quanto custa desenvolver um aplicativo

    Para criar um app eficiente, com interface intuitiva, agradável e que entregue valor ao público-alvo, é preciso uma equipe de desenvolvimento com profissionais de diferentes expertises. 

    Atualmente, boa parte das empresas que conseguem ter resultados com a criação de um app exclusivo para o negócio investiram em UX Design. O User Experience Design é a metodologia que garante o desenvolvimento de produtos digitais bem-sucedidos.

    Por isso, o valor de investimento em projetos de apps variam de acordo com os objetivos que a empresa deseja alcançar. Quer saber mais sobre o custo de desenvolvimento de aplicativos? Continue a leitura. 

    quanto custa desenvolver um aplicativo

    Desenvolvimento de aplicativos: quanto custa?

    O custo de um orçamento destinado à criação de aplicativos varia de acordo com o tipo de projeto. Em média, o mercado atual apresenta uma estimativa média de R$150 mil a R$ 500 mil no valor de desenvolvimento de aplicativos

    Cada software house, que são as empresas especializadas em desenvolver apps, softwares e produtos digitais em geral, possui suas próprias metodologias e processos divididos em etapas.

    Sendo assim, ao iniciar a busca por orçamento para desenvolver um aplicativo para celular da sua empresa, você certamente irá se deparar com valores bem diversificados. A princípio, isso pode até levar à tentação de optar por orçamentos mais acessíveis. E é claro que você não está errado em priorizar a saúde financeira do seu negócio. 

    Porém, é preciso levar em consideração pontos estratégicos que fazem toda a diferença no resultado final. Ao realizar algumas pesquisas, seja através da internet ou perguntando para profissionais da área, você poderá ter uma ideia de custo médio sobre o desenvolvimento mobile.

    Agora, para ter mais precisão sobre os custos, somente através de um orçamento personalizado e adequado ao seu tipo de projeto. Por isso, é sempre bom bater um papo com especialistas e empresas do ramo, pois eles vão ouvir não só a sua ideia de projeto, mas também os objetivos que deseja alcançar com o aplicativo, e detalhar o que será preciso na criação do seu app. 

    O seu projeto encontra-se em qual fase?

    Podemos dizer que esse é o ponto de partida para entender o custo médio do desenvolvimento de aplicativos. O especialista, durante a primeira conversa, vai questionar se você tem apenas a ideia  ou se já tem um escopo ou protótipo desenhado, mesmo que em papel. Também perguntará em qual plataforma você pretende lançar o aplicativo, somente na App Store, na Google Play ou em ambas?

    É realizada toda uma análise de fatores e pontos cruciais que determinam, por exemplo, o tamanho da equipe de desenvolvimento e as expertises empregadas no processo.

    Atividades que fazem parte do desenvolvimento de app

    Cada etapa do processo tem valores específicos que são detalhados no orçamento. Por exemplo, para a fase de pesquisa, planejamento e estratégia são destinados de 10% a 15% do orçamento total. 

    Veja as principais fases e saiba como cada uma delas impacta no custo final: 


    • Planejamento
    • Setup
    • Briefing
    • UX Research
    • Criação de wireframe
    • Criação da interface 
    • Desenvolvimento
    • Publicação/ lançamento nas lojas
    • Manutenção e atualizações constantes 

    Como são detalhados os custos para desenvolver um aplicativo?

    Fase inicial de planejamento: o projeto começa com a fase de pesquisa, planejamento e estratégia. A finalidade é conhecer os objetivos que o cliente tem na criação da aplicação, entender o que ele tem em mãos, se somente a ideia ou algo já desenhado. Muitas empresas de desenvolvimento nomeiam essa fase como etapa de descoberta. 

    Aqui na Attri, chamamos de setup, responsável por direcionar todo o desenvolvimento. Geralmente, são destinados de 10 a 15% do orçamento na etapa inicial. Mas repare que ela envolve outros processos como a pesquisa de mercado e o planejamento. Detalhar as ações é fundamental para que todas as demais etapas sejam executadas com sucesso. 

    Qualquer informação errada ou não compreendida pelas pessoas envolvidas no desenvolvimento, além de gerar atrasos, podem impactar nos custos finais. Sendo assim, a fase inicial é muito importante, pois é o momento de tirar dúvidas, fazer muitas perguntas e até mesmo realizar a integração entre equipes.    

    Criação do design: também são destinados nessa etapa cerca de 10% a 15% do orçamento geral de desenvolvimento de aplicativos. A criação do design para aplicativos é um dos processos mais decisivos, pois é justamente a interface a responsável por encantar os usuários e oferecer a eles uma experiência agradável, intuitiva, onde eles sintam vontade de voltar ao aplicativo e continuar usando-o sempre.  

    Embora o design seja parte crucial dentro de um projeto, não significa que todas as empresas ou profissionais responsáveis pelo desenvolvimento apliquem as boas práticas de UI e UX Design.

    Aqui na Attri, faz parte da nossa cultura focar na experiência do usuário como fator determinante na busca pela inovação e entrega de produtos de qualidade. Após desenvolvermos mais de 300 projetos de aplicativos, pudemos comprovar a importância do UI e UX Design para gerar uma boa navegação e melhorar a taxa de conversão. 

    Por isso, o custo empregado nessa etapa é muito bem avaliado, pois será através dessas duas metodologias que você terá um aplicativo bem-sucedido e aceito no mercado. 

    Custo da fase de desenvolvimento: após as etapas de wireframe e criação da interface, o projeto segue para a fase de desenvolvimento. É quando a ideia inicial que o cliente apresentou lá atrás, nas primeiras conversas da fase de setup, começa a se tornar ainda mais palpável.

    No detalhamento de custos de desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis, a parte de desenvolvimento exige uma atenção especial, uma vez que cada detalhe e funcionalidade que o app precisa apresentar, pode interferir no processo e, consequentemente, nos valores. 

    Alguns recursos são base para praticamente todos os aplicativos, como notificações push para estimular a interação do usuário, cadastro e login, geolocalização, sincronização e integrações de pagamento, em casos de apps com vendas.    

    Testes e implementação: quando a equipe de desenvolvimento finalizar todo o processo, o aplicativo precisa ser testado para evitar falhas, bugs e links quebrados. É feita uma análise para assegurar que o produto entrega todos os requisitos exigidos. 

    O tempo necessário para finalizar essa etapa varia de acordo com o tipo de aplicativo que foi desenvolvido e com as complexidades do mesmo. Profissionais de Quality Assurance podem ser contratados (dependendo do tipo de empresa desenvolvedora) para realizarem uma checagem aprofundada e averiguar se todos os padrões e especificações que o cliente pediu foram atendidas. É por isso que o custo destinado a essa etapa também pode variar. 

    Da fase de desenvolvimento (código front e backend), passando pelos testes de Q.A, até a publicação, são destinados em torno de 60% do valor do orçamento. 


    Desenvolvemos o aplicativo da construtora EZTEC priorizando priorizando as melhores estratégias de UI e UX.


    O que pode tornar o custo para desenvolver um aplicativo mais elevado? 

    De acordo com a equipe de vendas da Attri, diversos fatores podem tornar o custo de desenvolvimento mais elevado, como funcionalidades muito complexas e necessidade de muitas integrações. 

    Além disso, tudo vai depender do tipo de aplicativo que você pretende desenvolver para o seu negócio. Veja, aplicativos simples, com objetivo de reunir informações e ser um elo entre empresa e cliente, por exemplo, podem levar de 3 a 6 meses para ficarem prontos e ter um custo médio entre 16 e 32 mil dólares.

    Já aplicativos mais robustos, com muitas funcionalidades e que precisam de integração de APIs modernas, levam entre 12 a 17 meses, com um custo médio de 72 mil dólares. Esses são valores-base de projetos grandiosos do mercado para que você possa ter uma ideia. 

    Um aplicativo no modelo da Uber, por exemplo, pode ter um custo médio total de 50 a 65 mil dólares nas etapas iniciais, e no lançamento, 200 mil dólares. Um aplicativo da multinacional Ikea, que usa tecnologia de realidade aumentada, além de diversos recursos e integrações, pode chegar a 85 mil dólares.    

    Outros fatores que afetam o custo final para desenvolver um app: 


    • Tamanho e expertise do time de desenvolvimento;
    • Processos de UX Research, UI e UX Design;
    • Quantidade de telas;
    • Recursos, funcionalidades e complexidades do app;
    • O tipo de desenvolvimento iOS, Android ou híbrido;
    • Extensão de garantia;
    • Necessidade de tipos de protocolos de privacidade;
    • Plataforma de lançamento.

    Imagem

    Desenvolvimento de Aplicativos

    Desenvolvimento e Tecnologia

    A Attri é uma empresa de desenvolvimento de aplicativos, software e sites com mais de 10 anos de atuação no mercado de tecnologia e usabilidade. Utilizamos métodos ágeis e linguagens atualizadas para criar um aplicativo robusto e escalável.

    Saiba mais

    É possível desenvolver um app com custo e tempo reduzidos?

    Após entender melhor sobre quanto custa desenvolver um aplicativo e tudo o que envolve o projeto, é natural se questionar se há outras formas de criar um app de um jeito mais econômico e rápido. 

    Principalmente startups e negócios digitais que estão iniciando, precisam otimizar e planejar muito bem os recursos financeiros. Se esse é o seu caso, uma sugestão que sempre damos aos clientes aqui na Attri é a criação de um MVP. 

    Aliás, temos um conteúdo bem completo explicando o que é MVP. Mas, basicamente, trata-se de uma versão enxuta de um produto digital, desenvolvida com o menor custo e tempo possíveis. 

    A proposta principal do MVP é validar a ideia do aplicativo, mas também pode ser aplicado em sites, softwares ou qualquer outro produto, para entender se ele tem potencial de ser aceito no mercado.  

    Vamos supor que você tem uma ideia de desenvolvimento mobile, mas se sente inseguro em investir sem saber se terá retorno financeiro. O MVP faz o papel de testar com o público-alvo se o produto atende às necessidades, e ir aprimorando aos poucos, sem precisar empregar um valor financeiro alto. 

    Como aqui na Attri trabalhamos com metodologias ágeis, realizamos projetos de MVP com entrega em até 45 dias. Essa é, sem dúvida, uma ótima oportunidade para desenvolver aplicativos com valores mais acessíveis. 

    Solicite seu orçamento com a Attri

    Quer saber com mais detalhes quanto custa desenvolver um aplicativo personalizado para o seu negócio? Como cada projeto tem as suas particularidades, os valores para criar um aplicativo variam muito. 

    Porém, é mais acessível do que você pode imaginar, portanto, o que está esperando para iniciar a transformação digital do seu negócio? Teremos o maior prazer em esclarecer outras dúvidas e ajudar você a lançar o seu aplicativo. 



    Foto Pedro Hermano

    Quem escreveu este conteúdo:

    Pedro Hermano

    A inquietação do Pedro está no DNA da Attri, assim como a sua vontade de compartilhar conhecimento. É autor do livro Marketing Digital Imobiliário, no qual compartilha seus mais de 10 anos de experiência na área, além de ter vencido o Prêmio Profissional Digital Abradi 2018. Atualmente, se dedica a desvendar o universo da usabilidade e da paternidade com a ajuda da sua filha Teresa.

    Inscreva-se no blog da Attri

    Receba em seu e-mail artigos sobre tecnologia e usabilidade com foco em transformação digital, e fique por dentro de tudo o que acontece no mercado!

    VAMOS DESENVOLVER O SEU PROJETO?

    Conte um pouco mais sobre o seu projeto para que possamos encontrar a melhor solução e agendarmos uma conversa mais aprofundada.

    Empresas que confiam em nós:

    Certificações

    Empresa<br /> <strong>Carbono Zero</strong>

    Empresa
    Carbono Zero

    Empresa <strong>Great </strong><br /> <strong>Place To Work 2022</strong>

    Empresa Great
    Place To Work 2022

    <strong>Ranking empresas que mais crescem no Brasil </strong><br /> - Ranking EXAME 2023

    Ranking empresas que mais crescem no Brasil
    - Ranking EXAME 2023

    Parceiros

    Plataforma de serviços de computação em nuvem oferecida pela Amazon.

    Plataforma de serviços de computação em nuvem oferecida pela Amazon.

    Plataforma SaaS de comércio digital, marketplace e OMS.

    Plataforma SaaS de comércio digital, marketplace e OMS.

    Empresa de software que oferece uma plataforma de CRM integrada.

    Empresa de software que oferece uma plataforma de CRM integrada.