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Nos últimos anos, a internet se tornou um grande palco para o comércio. Plataformas de varejo digitais estão entre as principais formas de compra e venda da atualidade, graças à sua praticidade e alcance. Mas afinal de contas, o que é loja virtual e como funcionam os negócios on-line?
O conceito de e-commerce (comércio eletrônico) vem sendo cada vez mais difundido entre empresários e consumidores. No entanto, ele ainda pode gerar certas dúvidas. Como construir seu próprio negócio virtual, por exemplo? Quais são os principais tipos de lojas virtuais e como administrá-las?
Para que você possa alavancar ainda mais as vendas da sua empresa, preparamos este conteúdo esclarecedor sobre os e-commerces. Assim, além de entender melhor o que é loja virtual, você ficará sabendo se esse tipo de plataforma é ou não viável para seu modelo de negócios.
Loja virtual é a mesma coisa que e-commerce?
Em primeiro lugar, é importante definirmos o que é loja virtual e diferenciá-la de “e-commerce”. O e-commerce, ou comércio eletrônico, é um termo utilizado para definir o modelo de negócios on-line em que empresas vendem seus produtos e serviços pela internet. Assim, o termo “e-commerce” se relaciona mais com o sistema (mercado).
A loja virtual, por sua vez, é um espaço individual dentro da web onde as marcas realizam suas vendas. Em geral, esse espaço é um site próprio, no qual a empresa anuncia seus produtos/serviços e os mesmos podem ser adquiridos ou contratados por usuários. Tudo isso, é claro, de forma on-line.

Normalmente, uma loja virtual conta com layout assertivo e que facilita a compra por parte do cliente. Nessa loja, muitas vezes, é possível cadastrar diferentes formas de pagamento (crédito, débito, PIX), além de registrar diferentes endereços para entrega de produtos. Muitas ainda oferecem descontos exclusivos.
A lógica de funcionamento de uma loja on-line é a mesma das lojas físicas. O cliente acessa o site, encontra o produto desejado, coloca no carrinho de compras e é direcionado para o pagamento. A grande vantagem é que o usuário não precisa sair de casa para adquirir algo que esteja precisando.
Diferença entre loja virtual e marketplace
Sabendo o que é loja virtual, vale a pena entender melhor qual é a diferença entre esse modelo de negócios e os famosos marketplaces. Como dissemos, as lojas virtuais costumam ser espaços individuais dentro da internet. As empresas responsáveis por elas cuidam de toda a tecnologia e estrutura utilizadas.
Já os marketplaces são espaços coletivos em que muitas marcas podem comercializar seus produtos. É quase como um shopping virtual, com diversas lojas dentro de um mesmo ambiente on-line. Alguns exemplos famosos de marketplace são Amazon, Magazine Luiza e Mercado Livre.
Os marketplaces ficam com um percentual das vendas feitas na plataforma. A grande vantagem, no entanto, é que as empresas anunciantes não precisam se preocupar com o sistema em questão para vender on-line.
Como ter uma loja virtual?
Você já sabe o que é loja virtual e também entendeu melhor os conceitos de e-commerce e marketplace. Sendo assim, é bem capaz que esteja pensando se esse modelo de negócios virtual é funcional para a sua empresa. Ou melhor: a essa altura, você estará tentando imaginar como montar sua própria loja virtual.
O primeiro passo para ter sua própria loja virtual é adquirir um domínio particular na internet. Além disso, você precisará de uma plataforma de e-commerce que contenha as ferramentas necessárias para o processo de compra e venda. Isso inclui: carrinho de compras, disponibilização de diferentes métodos de pagamento, etc.
O layout da loja também é fundamental para o sucesso do seu negócio. Ele precisa ser funcional, claro e objetivo. Assim, os usuários não terão problemas ao procurar produtos/serviços na plataforma e poderão fazer suas compras de forma prática e rápida.
Sendo assim, estude seu público antes de lançar seu próprio espaço de compras e vendas na internet. Entenda quais são as principais necessidades dos clientes da sua loja para fornecer as ferramentas necessárias e a melhor experiência possível ao usuário. Além disso, é importante selecionar cuidadosamente os produtos e serviços que serão anunciados na plataforma.
Por fim, conte com uma equipe qualificada para a manutenção do site, atendimento ao cliente e separação dos pedidos. Isso sem dizer, é claro, que você precisará investir certo capital no projeto inteiro. Sendo assim, não se esqueça de calcular todos os gastos antes de começar a nova empreitada.
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Pronto, agora você já sabe o que é loja virtual e quais são os recursos necessários para montar a sua. Sendo assim, aproveite sua visita ao blog da Attri para saber muito mais sobre esse mercado. Temos inúmeros conteúdos exclusivos sobre o universo dos e-commerces e da tecnologia por aqui.

Quem escreveu este conteúdo:
Attri
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