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UX e marketing: como alinhar as estratégias e ter mais sucesso

Quem acompanha o blog da Attri sabe o quanto a gente gosta de falar sobre UX e marketing digital. Faz parte da essência dos nossos projetos pensar na...

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Attri

01 junho 2023
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Índice

    Quem acompanha o blog da Attri sabe o quanto a gente gosta de falar sobre UX e marketing digital. Faz parte da essência dos nossos projetos pensar na experiência do usuário como ponto determinante na hora de desenvolver produtos que encantam. 

    Neste sentido, UX e marketing são áreas essenciais e complementares, pois ambas têm o poder de se conectar aos sentimentos e percepções que os usuários têm quando usam um aplicativo.

    De nada adiantaria lançar uma campanha altamente impactante e capaz de emocionar se, ao baixar o aplicativo, o usuário se frustrar pelo produto não ser intuitivo, cheio de bugs e sem utilidade.

    Quer entender mais sobre a importância do UX e o marketing digital para o sucesso do seu negócio? Continue a leitura. 

    UX e marketing: qual é a relação?  

    Em empresas de desenvolvimento de produtos digitais, o UX e marketing são áreas que precisam caminhar juntas para que um aplicativo ou software se torne um sucesso. 

    O UX - User Experience Design se refere à experiência que uma pessoa tem com um produto ou serviço. Não importa se as emoções sejam positivas ou negativas, a partir do momento em que um usuário baixa um aplicativo, ele já começa uma jornada que pode ser inesquecível ou frustrante.

    Neste sentido, entender como a mente humana funciona ajuda a criar produtos bem sucedidos e que alcançarão as pessoas de um jeito mais verdadeiro. Esse, então, seria o papel do marketing digital. 

    O conceito de UX   

    O termo UX foi criado pelo professor e cientista cognitivo Don Norman, que desenvolveu o conceito de UX quando trabalhou na Apple e HP. Foi a partir de muitas reflexões sobre as sensações que um usuário tinha quando comprava um computador da Apple, desde o recebimento da caixa, a experiência de montar, usar e viver tudo aquilo que ele criou o conceito. 

    Na criação de produtos e serviços digitais, podemos entender que o UX está relacionado à ideia de otimizar a experiência do usuário com um produto ou serviço, por meio de um design muito bem projetado. 

    Tornar a jornada agradável, intuitiva e útil representa os principais pontos de atenção ao pensar no UX. Uma boa experiência tem uma maior capacidade de levar o usuário a atingir o resultado desejado. E a partir de suas dores, entregar a ele exatamente o que ele estava buscando. 

    Destacar as qualidades do produto e se conectar com pessoas

    Para pensar em como aliar UX e marketing digital o mais assertivo seria começar entendendo que é preciso conquistar a confiança das pessoas. 

    Saber o que elas precisam é a essência do UX Design, por isso aqui na Attri nossos projetos começam com a UX Research, pois criar a partir de dados e informações aprofundadas sobre o que as pessoas esperam de uma solução aumentam as chances de fazer dar certo.

    Veja, não necessariamente você precisa entregar um produto robusto e com diversas funcionalidades logo no lançamento. O ideal seria aprimorá-lo aos poucos com atualizações constantes e ajustes conforme os usuários interagem com ele. 

    Nesse sentido, dependendo dos objetivos do cliente, a indicação de um MVP surge como uma alternativa bastante assertiva como forma de validar a ideia e testar o produto no mercado, sem precisar investir um alto valor. 

    Aproveite para ler: O que é MVP: saiba como testar e validar sua ideia no mercado

    Criar a partir das dores e ofertar 

    Como vimos até aqui, UX e marketing são verdadeiros aliados em uma estratégia bem planejada que vai da concepção, desenvolvimento e lançamento. Se na UX os designers fazem o protótipo centrado nas dores e necessidades do usuário, assim que o produto é finalizado e está pronto para ir para o mercado, o marketing entra para promover.

    Uma solução ou um produto é apresentado, as imagens são atrativas e a copy tem gatilhos emocionais capazes de despertar o interesse. Isso faz com que a pessoa compre um produto ou baixe um aplicativo, por exemplo. 

    O trabalho de divulgação pode ser bastante efetivo, criando conexões emocionais com o público-alvo, mas se as pessoas logo identificam que o produto é ruim o marketing não se sustenta por muito tempo.

    A UX cria a partir das dores e o marketing oferece o que elas precisam, porém, não se pode subestimar o público. Elas vão desinstalar o aplicativo assim que notarem as falhas, lentidão, bugs, pouca intuitividade…    

    Seja como for, principalmente se analisarmos o que acontece hoje nas redes sociais, o marketing tem sido cada vez mais incisivo ao oferecer transformações na vida das pessoas. 

    São promessas muitas vezes fantasiosas apenas para vender, mas essa tática tende a falhar em algum momento, impedindo de estabelecer uma relação de confiança com o vendedor ou empresa por trás do produto.

    Inúmeros são os depoimentos de pessoas que se sentem frustradas por terem sido enganadas com um curso que prometia faturar o primeiro milhão em até sete dias, e tantas outras ilusões.

    Portanto, não podemos esquecer que o marketing só funcionará a longo prazo se o produto for de qualidade e criar uma conexão verdadeira com as pessoas. O segredo está em oferecer valor e não vender mentiras

    Importância do UX para o marketing: 5 razões para unir as estratégias

    Se de um lado o UX se conecta com os sentimentos dos usuários quando eles interagem com uma solução, o marketing busca promover a transformação e o impacto que o produto fará. 

    Em outras palavras, além de se preocupar em uma boa usabilidade, deve-se pensar também em estratégias palpáveis para um marketing emocional mais verdadeiro, sem enganos. 

    Veja a seguir algumas razões pelas quais o UX é essencial para o marketing digital:

    1 - Experiência do usuário

    UX e marketing quando bem alinhados conseguem deixar o usuário satisfeito, aumentando as chances de fidelizá-lo como um cliente leal à marca. Sempre que as pessoas têm uma experiência positiva ao interagir com um site, aplicativo ou qualquer outra plataforma, é mais provável que elas continuem engajadas e voltem a comprar. 

    2 - Retenção

    Há alguns anos, qualquer produto digital lançado ou até mesmo um site profissional conseguia ter resultados positivos no mercado de um jeito mais fácil. Mas agora, a concorrência está cada vez mais acirrada, com diversas outras opções para os usuários navegarem, baixarem ou comprarem.

    Logo, se você lança um aplicativo que ajuda a emagrecer, por exemplo, deve projetá-lo para ser o melhor, uma vez que há muitos outros disponíveis e que serão concorrentes. Se a experiência do usuário não for satisfatória, eles podem desinstalar o aplicativo. Diante disso, não há campanha de marketing que se sustente. 

    3 - Melhor desempenho 

    Se os usuários estão satisfeitos é mais provável que eles respondam às chamadas para ação, preencham formulários, participem de enquetes, realizem compras ou outros tipos de ações. Isso, por sua vez, leva a um melhor desempenho nas métricas de marketing, como taxas de conversão e retorno sobre o investimento (ROI).

    4 - Avaliações positivas 

    Quando um aplicativo é lançado, o que costuma trazer ainda mais visibilidade ao produto são as avaliações e compartilhamentos de usuários que experimentaram, aprovaram e agora indicam para outras pessoas.

    Aliás, esse comportamento é o principal indício de que UX e marketing tiveram o seu êxito.  Todas as ações que os usuários realizam podem aumentar a visibilidade da marca, que passa inclusive a ser vista como uma autoridade.  

    5 - Reputação e confiança

    O sonho de toda empresa é construir uma reputação sólida e transmitir confiança aos possíveis clientes que se conectam com ela. Se as pessoas perceberam que estão lidando com uma marca confiável e profissional, é mais provável que elas se envolvam, passem a seguir nas redes sociais, busquem mais informações e se tornem parte da comunidade ao redor da marca.

    Dicas para aliar UX e marketing digital

    Agora que você entendeu a importância e as razões para unir UX e marketing digital, deve estar se perguntando como colocar tudo em prática. Comece sempre pensando no que você pretende resolver para o seu usuário, qual valor deseja entregar e a partir disso as chances de criar uma solução de fato inovadora se tornará mais palpável.

    A partir disso, as ações de marketing serão muito mais efetivas e verdadeiras. 

    Conheça seu público-alvo

    Para criar uma experiência de usuário eficaz, é essencial entender seu público-alvo. Realize pesquisas de mercado, colete dados demográficos, analise comportamentos de navegação e busque insights sobre as necessidades, preferências e objetivos do seu público.  

    Crie personas  

    Com base nas informações coletadas, crie personas que representem os diferentes segmentos do seu público-alvo. Isso ajudará a compreender melhor as motivações, desafios e preferências dos usuários, permitindo que você desenvolva uma estratégia de marketing e UX mais direcionada.

    Otimize sua presença digital

    A UX deve ser considerada em todos os pontos de contato com os usuários. Garanta que seu site, aplicativo, software, landing pages e outros canais digitais proporcionem uma experiência coesa e consistente. 

    Certifique-se de que o design seja intuitivo, responsivo e fácil de usar, e não se esqueça de cuidar sempre da velocidade de carregamento para não correr o risco dos usuários abandonarem. 

    Personalize a jornada do usuário

    Utilize dados para adaptar a experiência do usuário de acordo com suas preferências e comportamentos. Isso pode incluir recomendações personalizadas, mensagens direcionadas e ofertas personalizadas. A personalização cria uma conexão mais profunda com os usuários, aumentando o engajamento e a taxa de conversão.

    Realize testes de usabilidade

    Não faça suposições sobre o que funciona melhor para seus usuários. Realize testes de usabilidade regularmente para identificar problemas, pontos de atrito e oportunidades de melhorias. Os testes de usabilidade ajudam a validar suas estratégias e a fazer ajustes com base em evidências concretas.

    Integre análises de dados

    Use ferramentas de análise de dados para acompanhar o desempenho da sua estratégia de marketing digital e da experiência do usuário. Monitore métricas como taxas de conversão, tempo médio de visita, taxas de rejeição e padrões de navegação. Esses insights ajudarão a identificar áreas problemáticas, entender o comportamento dos usuários e orientar decisões de otimização.

    Promova o engajamento

    Incentive a interação e o engajamento dos usuários em suas redes sociais. Isso pode ser feito por meio de conteúdo relevante e envolvente, recursos interativos, gamificação, programas de fidelidade, promoções especiais, pesquisas e solicitações de feedback. 

    Quanto mais os usuários se envolverem, maior será a probabilidade deles se tornarem clientes leais e defensores.

    Lembre-se de que a aliança entre UX e marketing digital é um processo contínuo. Monitore as tendências, ouça os usuários, adapte-se às mudanças nas necessidades e continue refinando sua estratégia periodicamente.

    Tenha um time como braço direito  

    Se você não tem uma equipe de UX e marketing para cuidar dos produtos e desenvolver as estratégias do seu negócio, vamos bater um papo. Acreditamos que toda grande parceria começa com uma boa conversa. Contamos com uma equipe multidisciplinar que pode ser o braço direito para ajudar na transformação do seu negócio. 

    Agende agora mesmo com um de nossos especialistas. 

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