
Índice
Saiba mais sobre UX e descubra por que você deve priorizar essa frente dentro do seu negócio.
O mercado já está mais habituado a ouvir o termo ''experiência do usuário" sem causar estranheza. Ainda bem! Grandes profissionais, gestores e empreendedores entenderam a importância deste assunto, implementando o conceito nos seus produtos e serviços digitais.
Mas afinal, o que é UX?
O termo "UX", traduzido para a "experiência do usuário", envolve vários aspectos da relação entre produto e consumidor. É um estudo aprofundado sobre o comportamento, as limitações, os desejos e contextos que juntos, resolvem as dores do consumidor, através da experiência de uso.
Com o exponencial crescimento da digitalização e o acirramento da concorrência online, nunca foi tão importante os produtos e serviços priorizarem o usuário em todos os pontos de contato.
O encantamento
Quando as soluções digitais priorizam a resolução das dores ou necessidades do usuário, o produto entrega mais que uma dor resolvida, mas uma experiência única. Além de solucionar um problema, você deixa também uma ótima impressão - o gostinho de "quero mais!". Neste caso, uma boa jornada vai além do combinado, oferecendo o encantamento do consumidor.
Quando falamos de ux, é preciso reforçar que o estudo não é um destino, mas um caminho! A experiência não é uma etapa e sim, uma jornada sem fim. Afinal, seu produto ou serviço deve ser constantemente melhorado. Quando a rota cumpre o papel e fisga o usuário, aí sim, temos o conceito do encantamento. E a partir daqui, se estabelece um vínculo cada vez maior entre produto/serviço com o consumidor.
Os sete elementos da Experiência do Usuário
Antes do UX nascer dentro da sua empresa, é preciso ter um claro entendimento das necessidades e prioridades do público. Por exemplo: qual dor eu quero resolver? Por qual caminho devo percorrer? Quais são os desejos e objetivos do meu target? Essas são perguntas que serão respondidas através de pesquisas, entrevistas e observações. Dados preciosíssimos com impacto direto na entrega da experiência do usuário.
Peter Morville, pioneiro no campo da arquitetura da informação e experiência do usuário, desenvolveu um modelo visual de colmeia para mostrar como o processo de UX é multidimensional, ao invés de linear.

Estes sete elementos são os responsáveis pela qualidade da experiência do usuário, seja qual for a etapa (testar, pesquisar, mensurar ou criar). A seguir, preparamos uma explicação para cada um deles, de acordo com o autor.
- Useful (útil): os profissionais da área não devem se contentar em pintar dentro das linhas traçadas pelos gerentes. É preciso ter coragem e criatividade ao perguntar se os produtos e sistemas são úteis, aplicando todo o conhecimento para definir soluções inovadoras que sejam mais úteis.
- Usable (usável): a facilidade de uso é vital, porém, as perspectivas e os métodos centrados na interface da interação homem-computador não abordam todas as dimensões do design da web. Resumindo, a usabilidade é necessária, mas não suficiente.
- Desirable (desejável): a busca pela eficiência deve ser mensurada por uma apreciação do poder e valor da imagem, identidade, marca e outros elementos do design emocional.
- Findable (localizável): devemos nos esforçar ao projetar sites navegáveis e objetos localizáveis para que o target encontre o que procura.
- Accessible (acessível): assim como os prédios possuem elevadores e rampas, os sites devem ser acessíveis a pessoas com deficiência (mais de 10% da população).
- Credible (confiável): o entendimento dos elementos de design que influenciam se os usuários confiam e acreditam no que dizemos a eles.
- Valioso (valuable): os produtos digitais precisam agregar valor! Por exemplo: para as organizações sem fins lucrativos, a experiência do usuário deve promover a missão. Com fins lucrativos, deve contribuir aos resultados financeiros e melhorar a satisfação do cliente.
Simples x valioso
Um site ou aplicativo pode ser bonito, moderno, ultra tecnológico e ter uma UX fraca. Ao mesmo tempo, uma solução digital pode ter um design simples, poucas palavras, mas ser exatamente a solução perfeita. A cada problema a ser resolvido, existe uma entrega ideal. O mais importante é conhecer a fundo para quem você está entregando e descobrir qual é o significado de valor a este consumidor.
A terceirização do UX
Nem sempre as empresas estão dispostas a montar dentro delas, times de pesquisa e design. Por isso, a terceirização do serviço de UX é cada vez mais comum.
A Attri é focada em criar estratégias digitais e projetos de UX. Através de estudos, pesquisa e um design inteligente, oferecemos a melhor experiência ao usuário. Fazemos um trabalho aprofundado, entendendo as dores e identificando as oportunidades de inovação da marca através de um produto eficiente, encantador e com uma excelente experiência.
Entender e valorizar o conceito do UX é preservar o futuro dos negócios, garantindo a criação de novos produtos e serviços com constantes melhorias para resolver com eficiência as principais dores do usuário.

Quem escreveu este conteúdo:
920lj
Consolidada entre as principais empresas de Tecnologia e Usabilidade do Brasil e com mais de 12 anos no mercado, trabalhamos para resolver os problemas de sua empresa, gerando um impacto real nos seus resultados.
Vamos desenvolver o seu projeto?
Conte um pouco mais sobre o seu projeto para que possamos encontrar a melhor solução e agendarmos uma conversa mais aprofundada.
Agende uma conversa








Outros artigos de destaque do blog
Certificações

Empresa
Carbono Zero

Empresa Great
Place To Work 2022

Ranking empresas que mais crescem no Brasil
- Ranking EXAME 2023
Parceiros

Plataforma de serviços de computação em nuvem oferecida pela Amazon.

Plataforma SaaS de comércio digital, marketplace e OMS.

Empresa de software que oferece uma plataforma de CRM integrada.