UX

UX: entenda a importância de uma boa experiência do usuário

Saiba mais sobre UX e descubra por que você deve priorizar essa frente dentro do seu negócio.

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20 janeiro 2021
Imagem de destaque UX: entenda a importância de uma boa experiência do usuário

Índice

    Saiba mais sobre UX e descubra por que você deve priorizar essa frente dentro do seu negócio.

    O mercado já está mais habituado a ouvir o termo ''experiência do usuário" sem causar estranheza. Ainda bem! Grandes profissionais, gestores e empreendedores entenderam a importância deste assunto, implementando o conceito nos seus produtos e serviços digitais.

    Mas afinal, o que é UX?

    O termo "UX", traduzido para a "experiência do usuário", envolve vários aspectos da relação entre produto e consumidor. É um estudo aprofundado sobre o comportamento, as limitações, os desejos e contextos que juntos, resolvem as dores do consumidor, através da experiência de uso.

    Com o exponencial crescimento da digitalização e o acirramento da concorrência online, nunca foi tão importante os produtos e serviços priorizarem o usuário em todos os pontos de contato.

    O encantamento

    Quando as soluções digitais priorizam a resolução das dores ou necessidades do usuário, o produto entrega mais que uma dor resolvida, mas uma experiência única. Além de solucionar um problema, você deixa também uma ótima impressão - o gostinho de "quero mais!". Neste caso, uma boa jornada vai além do combinado, oferecendo o encantamento do consumidor.

    Quando falamos de ux, é preciso reforçar que o estudo não é um destino, mas um caminho! A experiência não é uma etapa e sim, uma jornada sem fim. Afinal, seu produto ou serviço deve ser constantemente melhorado. Quando a rota cumpre o papel e fisga o usuário, aí sim, temos o conceito do encantamento. E a partir daqui, se estabelece um vínculo cada vez maior entre produto/serviço com o consumidor.

    Os sete elementos da Experiência do Usuário

    Antes do UX nascer dentro da sua empresa, é preciso ter um claro entendimento das necessidades e prioridades do público. Por exemplo: qual dor eu quero resolver? Por qual caminho devo percorrer? Quais são os desejos e objetivos do meu target? Essas são perguntas que serão respondidas através de pesquisas, entrevistas e observações. Dados preciosíssimos com impacto direto na entrega da experiência do usuário.

    Peter Morville, pioneiro no campo da arquitetura da informação e experiência do usuário, desenvolveu um modelo visual de colmeia para mostrar como o processo de UX é multidimensional, ao invés de linear.

    tabela com 7 elementos da experiencia do usuário agênciaAttri

    Estes sete elementos são os responsáveis pela qualidade da experiência do usuário, seja qual for a etapa (testar, pesquisar, mensurar ou criar). A seguir, preparamos uma explicação para cada um deles, de acordo com o autor.

    - Useful (útil): os profissionais da área não devem se contentar em pintar dentro das linhas traçadas pelos gerentes. É preciso ter coragem e criatividade ao perguntar se os produtos e sistemas são úteis, aplicando todo o conhecimento para definir soluções inovadoras que sejam mais úteis.

    - Usable (usável): a facilidade de uso é vital, porém, as perspectivas e os métodos centrados na interface da interação homem-computador não abordam todas as dimensões do design da web. Resumindo, a usabilidade é necessária, mas não suficiente.

    - Desirable (desejável): a busca pela eficiência deve ser mensurada por uma apreciação do poder e valor da imagem, identidade, marca e outros elementos do design emocional.

    - Findable (localizável): devemos nos esforçar ao projetar sites navegáveis e objetos localizáveis para que o target encontre o que procura.

    - Accessible (acessível): assim como os prédios possuem elevadores e rampas, os sites devem ser acessíveis a pessoas com deficiência (mais de 10% da população).

    - Credible (confiável): o entendimento dos elementos de design que influenciam se os usuários confiam e acreditam no que dizemos a eles.

    - Valioso (valuable): os produtos digitais precisam agregar valor! Por exemplo: para as organizações sem fins lucrativos, a experiência do usuário deve promover a missão. Com fins lucrativos, deve contribuir aos resultados financeiros e melhorar a satisfação do cliente.

    Simples x valioso

    Um site ou aplicativo pode ser bonito, moderno, ultra tecnológico e ter uma UX fraca. Ao mesmo tempo, uma solução digital pode ter um design simples, poucas palavras, mas ser exatamente a solução perfeita. A cada problema a ser resolvido, existe uma entrega ideal. O mais importante é conhecer a fundo para quem você está entregando e descobrir qual é o significado de valor a este consumidor.

    A terceirização do UX

    Nem sempre as empresas estão dispostas a montar dentro delas, times de pesquisa e design. Por isso, a terceirização do serviço de UX é cada vez mais comum.

    A Attri é focada em criar estratégias digitais e projetos de UX. Através de estudos, pesquisa e um design inteligente, oferecemos a melhor experiência ao usuário. Fazemos um trabalho aprofundado, entendendo as dores e identificando as oportunidades de inovação da marca através de um produto eficiente, encantador e com uma excelente experiência.

    Entender e valorizar o conceito do UX é preservar o futuro dos negócios, garantindo a criação de novos produtos e serviços com constantes melhorias para resolver com eficiência as principais dores do usuário.



    Foto Pedro Hermano

    Quem escreveu este conteúdo:

    Pedro Hermano

    A inquietação do Pedro está no DNA da Attri, assim como a sua vontade de compartilhar conhecimento. É autor do livro Marketing Digital Imobiliário, no qual compartilha seus mais de 10 anos de experiência na área, além de ter vencido o Prêmio Profissional Digital Abradi 2018. Atualmente, se dedica a desvendar o universo da usabilidade e da paternidade com a ajuda da sua filha Teresa.

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