UX

UX Apps: 7 princípios básicos para aplicar no seu projeto

Você já parou para se perguntar o que faz uma pessoa escolher baixar e usar um aplicativo? Além da proposta apresentada, o encantamento e a praticidade certamente têm...

Foto autor Attri

Attri

10 março 2023
Imagem de destaque UX Apps: 7 princípios básicos para aplicar no seu projeto

Índice

    Você já parou para se perguntar o que faz uma pessoa escolher baixar e usar um aplicativo? Além da proposta apresentada, o encantamento e a praticidade certamente têm um peso, e o grande responsável por isso é o UX Apps

    No desenvolvimento de aplicativos, uma série de práticas e estratégias são aplicadas para garantir uma solução inovadora, eficiente e fácil de usar. A principal delas é a UX Design, que para nós aqui na Attri é a base de todos os projetos.    

    UX - User Experience - pode ser entendido como a forma que o usuário interage com os produtos e serviços. Todas as empresas, comércios e estabelecimentos de diferentes nichos possuem uma experiência do usuário, podendo ser satisfatória ou não. 

    Porém, na criação de produtos digitais, a UX é determinante para o sucesso das soluções, seja um aplicativo, site ou software. Se no primeiro contato ocorrer um estranhamento ou até mesmo dificuldade no uso, a pessoa certamente irá abandonar o aplicativo.
    Por isso, o UX Apps é tão essencial na hora de projetar e oferecer a melhor experiência possível. Quer entender melhor? Confira tudo a seguir.

    UX Apps
    UX Apps

    O que é UX Apps?

    O termo UX Apps é uma referência aos projetos de criação de aplicativos construídos, levando em conta as melhores práticas de design inteligente e centrado no usuário. A ideia central do UX Apps é oferecer uma experiência impactante, intuitiva e principalmente eficiente.

    Se você é líder na área de tecnologia ou atua como gestor de marketing, certamente precisa lidar com diversos desafios quando o assunto é inovar e implementar novas soluções na empresa.

    Contudo, atualmente boa parte das lideranças têm corrido atrás dos aplicativos, pois eles se tornaram um verdadeiro chamariz para conquistar clientes e aumentar as vendas. 

    É aí que entram as empresas de desenvolvimento, pois são elas as grandes responsáveis em oferecer todo o suporte necessário na criação de aplicativos capazes de encantar os usuários.

    Por isso, além de planejar o desenvolvimento, as equipes especializadas precisam conhecer e aplicar alguns dos princípios de UX para aplicativos caso queiram, de verdade, fazer a melhor entrega e, com isso, ajudar na transformação digital de seus clientes.

    Poderá gostar de ler: Como desenvolver um aplicativo eficiente para o seu negócio

    Qual é a importância do UX Apps? 

    Imagine começar a construção de um edifício sem um estudo do solo, sem um projeto arquitetônico, sem ter qualquer desenho da planta… Pode até ser que os profissionais envolvidos consigam projetar a estrutura, mas não haverá garantia de segurança e provavelmente surgirão problemas no futuro. 

    Pode parecer mundos distantes, mas em ambos os projetos, tanto a construção de edifício quanto o desenvolvimento de aplicativos passam por estudos prévios antes do início de qualquer etapa. 

    A UX é um universo bastante amplo com diversas estratégias e métodos que visam tornar a criação de produtos mais assertiva, mirando sempre no usuário.

    Ou seja, é preciso refletir: o que o público-alvo que você pretende atingir, gostaria de solucionar ao usar seu aplicativo? O que eles querem resolver, como eles interagem com soluções novas e o que fazer para suprir essas expectativas? 

    O que o aplicativo deve entregar para que os usuários queiram baixar, usar e integrar a solução em suas rotinas? 

    Essas e muitas outras perguntas são respondidas na UX Research, um dos primeiros princípios a serem aplicados quando falamos em UX Apps. Através dos dados e informações obtidas na pesquisa, as demais etapas conseguem avançar de forma mais estruturada na construção de um app.
    Aplicando os princípios de UX para apps móveis, além de encantar, é possível fidelizar clientes, gerar economia de recursos e aumentar a vida útil da solução.

    UX Apps: expectativas do usuário 

    “UX é tudo, é a maneira como você experimenta o mundo”. Essa frase foi dita por Donald Norman, professor de ciência cognitiva na Universidade da Califórnia em San Diego e professor de ciência da computação na Universidade Northwestern, ao explicar o conceito de UX. 

    Ele criou o termo quando trabalhava na Apple. Na época, Donald avaliou que a experiência de usar os computadores da marca era fraca. Segundo ele, uma experiência começa quando a pessoa descobre e vê pela primeira vez um produto na loja.

    Daí ela compra, mas de repente não consegue colocar dentro do carro porque a caixa é muito grande. Como se ainda não bastasse, ela chega em casa, abre a caixa e tudo parece meio assustador, porque ela não sabe como montar e conectar as partes.

    Tudo isso é a experiência do usuário, segundo Donald. O conceito foi adaptado, atualmente, nas mais diversas áreas de criação, design, e desenvolvimento de aplicativos, sites e produtos digitais em geral.

    A UX se refere à experiência que o usuário terá, por exemplo, desde o momento em que ele se depara com o logo de um app, ainda nas plataformas. Agora, imagina, por exemplo, se o usuário não se identifica ou até mesmo não entende como aquele determinado aplicativo vai ser útil pra ele? 

    Ele vai rolar o feed e todo um projeto é simplesmente ignorado. Por isso, hoje, ao criar um app, é necessário uma equipe multidisciplinar para entender as necessidades e as expectativas do usuário em relação ao produto. 

    Do mesmo modo, quando o fluxo do projeto chegar ao profissional de UX, ele irá criar um wireframe levando em conta essas necessidades, os dados e informações da UX Research e, com isso, irá propor uma interface intuitiva, fácil de navegar e atrativa. 

    Leia também: Entenda o papel do UX Designer no Metaverso

    7 princípios de UX para aplicar na criação de aplicativos

    Você está planejando criar um aplicativo para melhorar os resultados do seu negócio? Acredita que um app personalizado tem o poder de transformar a atual realidade da sua empresa?

    Contudo, não se esqueça da importância das melhores práticas de UX para aplicativos, pois serão esses princípios que irão tornar o app um sucesso. 

    Você vai conferir a seguir os 7 princípios de UX criados pelo designer e arquiteto da informação, Peter Morville.

    Nascido em Manchester, Inglaterra, Peter é presidente da Semantic Studios, empresa de consultoria em arquitetura da informação. Confira o que ele propõe: 

    #1 Utilidade 

    O Ux Apps deve partir do princípio de que a solução criada precisa ser original e principalmente ter muita utilidade para as pessoas. Qual problema o seu aplicativo vai resolver na vida dos usuários?

    Não basta ter um design bonito e encantador, embora isso seja super importante, a utilidade deve vir sempre em primeiro lugar na criação de aplicativos. 

    #2 Usabilidade

    Reflita: o quanto o aplicativo é fácil de usar? Se as pessoas navegarem pela primeira vez, precisarão aprender tudo outra vez em um segundo acesso? Se a resposta for sim, então significa que você precisa melhorar a usabilidade. 

    Além de facilitar a jornada do usuário, a usabilidade permite que eles alcancem seus objetivos de maneira eficaz, favorecendo inclusive a empresa, por exemplo, em caso de aplicativos de compras. 

    Um aplicativo para ser bem sucedido deve ser fácil, intuitivo, causar emoções positivas, e não deixar o usuário irritado toda vez que precisar usá-lo.

    #3 Desejo

    Você certamente já parou diante de uma vitrine, olhou um sapato e falou: eu quero! O produto era tão bonito, você se imaginou usando e isso gerou imediatamente uma emoção.

    O UX Apps é também sobre o desejo, e esse é mais um dos princípios que Peter Morville usou para ilustrar as facetas da experiência do usuário. Para atingir esse objetivo, a equipe de UX deve contemplar valor à imagem da marca, respeitando a identidade, escolhendo cores e elementos capazes de provocar emoção. 

    #4 Encontrabilidade

    Depois de criar uma solução incrível, o que você pretende fazer para que as pessoas encontrem não somente o seu aplicativo, mas tudo o que é oferecido dentro dele? Esse é o princípio da encontrabilidade, super importante para que o seu app se torne competitivo e ganhe cada vez mais mercado. 

    A otimização, através de uma ferramenta de busca, é essencial em aplicativos de vendas, por exemplo, para aumentar a conversão. 

    #5 Acessibilidade

    Quando falamos em melhores práticas de UX para aplicativos, a acessibilidade é mais uma para o UX designer se atentar ao criar o projeto. É um erro não pensar em tornar um aplicativo mais inclusivo e acessível para pessoas com deficiências por considerar que são uma pequena parte da população. 

    É importante mencionar esse fato, pois muitos pensam desta forma, que talvez não seja necessário criar funcionalidades para pessoas com necessidades de acessibilidade. 

    Para que todos possam usar facilmente o seu app, é necessário torná-lo acessível para pessoas com problemas auditivos, pessoas com problemas de visão, daltonismo, entre outros. 

    #6 Credibilidade 

    O quão suficiente o seu aplicativo transmite credibilidade? Os usuários se sentem confortáveis e tranquilos em compartilhar dados e informações? A credibilidade é peça fundamental quando falamos em princípios de UX. 

    Além de cuidar dos elementos visuais para transmitir profissionalismo e seriedade, a mensagem precisa ser clara para que o usuário não sinta desconfiança a respeito do aplicativo. 

    #7 Valioso 

    Por último, mas não menos importante, o UX Apps também tem o poder de tornar o produto mais valioso. Para Peter Morville este princípio funciona como a soma de todos os demais. Ou seja, se o projeto contempla muito bem os outros princípios de UX, com certeza você terá em mãos um aplicativo de alto valor, capaz de fazer sucesso e gerar os resultados que a sua empresa precisa.

    Tenha um aplicativo com a melhor experiência 

    Agora que você já sabe a importância do UX Apps, desenvolva seu projeto de aplicativo com que prioriza UX Design. 

    Aqui na Attri, ajudamos nossos clientes a tirarem suas ideias do papel, usando como base as melhores práticas de UX na criação de aplicativos, sites e software de alto valor. 

    Contamos com uma equipe de experts que será o seu braço direito no desenvolvimento de aplicativo. Quer entender como funciona tudo isso? Converse agora mesmo com um de nossos especialistas.



    Foto Pedro Hermano

    Quem escreveu este conteúdo:

    Pedro Hermano

    A inquietação do Pedro está no DNA da Attri, assim como a sua vontade de compartilhar conhecimento. É autor do livro Marketing Digital Imobiliário, no qual compartilha seus mais de 10 anos de experiência na área, além de ter vencido o Prêmio Profissional Digital Abradi 2018. Atualmente, se dedica a desvendar o universo da usabilidade e da paternidade com a ajuda da sua filha Teresa.

    Inscreva-se no blog da Attri

    Receba em seu e-mail artigos sobre tecnologia e usabilidade com foco em transformação digital, e fique por dentro de tudo o que acontece no mercado!

    VAMOS DESENVOLVER O SEU PROJETO?

    Conte um pouco mais sobre o seu projeto para que possamos encontrar a melhor solução e agendarmos uma conversa mais aprofundada.

    Empresas que confiam em nós:

    Certificações

    Empresa<br /> <strong>Carbono Zero</strong>

    Empresa
    Carbono Zero

    Empresa <strong>Great </strong><br /> <strong>Place To Work 2022</strong>

    Empresa Great
    Place To Work 2022

    <strong>Ranking empresas que mais crescem no Brasil </strong><br /> - Ranking EXAME 2023

    Ranking empresas que mais crescem no Brasil
    - Ranking EXAME 2023

    Parceiros

    Plataforma de serviços de computação em nuvem oferecida pela Amazon.

    Plataforma de serviços de computação em nuvem oferecida pela Amazon.

    Plataforma SaaS de comércio digital, marketplace e OMS.

    Plataforma SaaS de comércio digital, marketplace e OMS.

    Empresa de software que oferece uma plataforma de CRM integrada.

    Empresa de software que oferece uma plataforma de CRM integrada.