Tecnologia

Voice search: tudo que você precisa saber

A pesquisa por voz - voice search - finalmente tornou-se popular nos últimos anos, principalmente com a chegada dos assistentes virtuais como a Alexa (Amazon), Corta...

Foto autor Daniela Barbosa

Daniela Barbosa

05 abril 2022
Imagem de destaque Voice search: tudo que você precisa saber

A pesquisa por voz - voice search - finalmente tornou-se popular nos últimos anos, principalmente com a chegada dos assistentes virtuais como a Alexa (Amazon), Cortana (Microsoft) ou a Siri (Apple).

Índice


    Neste artigo, vamos contar tudo sobre o tema e como identificar oportunidades para sua marca se conectar com os usuários, principalmente no comércio eletrônico. Boa leitura!

    Voice search: o que é voice e como funciona


    Também conhecido como “pesquisa por voz”, o voice search é uma maneira de procurar resultados nos mecanismos de busca, falando em direção a um dispositivo. Os smartphones, tablets e assistentes ativados por voz são as interfaces mais comuns para realizar pesquisas por voz.Com certeza você já ouviu falar ou até mesmo interagiu com a Siri (Apple) e a Alexa (Amazon), certo? Na internet existem vários vídeos de usuários “brincando” ou “batendo papo” com essas famosas assistentes de voz.imagem texto blog 04 busca voz 01Apesar das assistentes de voice search serem programadas para funções mais simples, como prever o tempo, ler a agenda do smartphone ou até contar uma piada (é verdade!), o recurso é um importante aliado na pesquisa de palavras-chave na internet. A busca por voz adotou uma inteligência avançada que faz a captação das palavras ditas, e então, o buscador interpreta e encontra as informações solicitadas. A funcionalidade surgiu com o objetivo de simplificar e otimizar a vida das pessoas ao substituir a digitação pela fala.

    O crescimento da voice search


    Mesmo existindo há um certo tempo, (o Google, por exemplo, aprimora o recurso desde 2013), a pesquisa por voz começou a crescer exponencialmente no Brasil apenas nos últimos anos. Hoje já possui uma relevância bastante considerável e segue se popularizando.Entre março e julho de 2020, durante o pico do isolamento social, o uso de serviços e produtos que possuem assistente virtual por voz cresceu 47%, de acordo com a pesquisa da Ilumeo. O relatório apresentou ainda que 63% dos entrevistados consideram o uso do assistente de voz comum, consolidando ainda mais a tecnologia como uma escolha familiar ao brasileiro.imagem texto blog 04 busca voz 02Analisando mais a fundo, uma das principais razões que ajudam a explicar a aderência da pesquisa por voz durante a pandemia é a praticidade. Não à toa, para 84% dos participantes, usar a tecnologia é bem mais prático do que digitar, principalmente quando se está buscando informações rápidas para esclarecer pequenas dúvidas.Ainda sobre a pesquisa, para 76% dos entrevistados, a grande motivação de utilizar a tecnologia é a possibilidade de realizar outras tarefas simultaneamente. O motivo ficou ainda mais evidente durante a quarentena, já que as pessoas passam mais tempo em casa e, muitas vezes, têm de se desdobrar para trabalhar remotamente, acumulando funções ao mesmo tempo.Outra razão que levou ao crescimento do uso da pesquisa por voz é o aperfeiçoamento das tecnologias e a evolução da Inteligência Artificial aplicada na função. Atualmente esse recurso realiza buscas rápidas e muito assertivas, além de oferecer uma interação com o usuário.

    A lembrança das marcas


    Um dado bem interessante foi que 70% dos participantes preferem as empresas que dispõem de serviços e produtos dotados de assistência por voz. Certamente uma informação valiosa para impulsionar ainda mais as marcas a adaptarem seus produtos à tecnologia de comando de voz.Durante o levantamento com os entrevistados, o Google, a Apple e a Amazon foram as marcas mais lembradas pelos participantes no assunto assistência virtual. Menções honrosas também para o Bradesco, a Vivo e Motorola, que foram recordadas com menor frequência durante a entrevista.imagem texto blog 04 busca voz 03

    Ok Google”, o que a minha marca tem a ver com isso?


    Como você pode ter percebido, a tecnologia por voz veio para ficar. A tendência do uso dos aparelhos eletrônicos com o recurso deve aumentar ainda mais nos próximos anos. Grande parte dos entrevistados confirmaram a intenção de trocar seus aparelhos como smartphones, TVs, smartwatches e computadores por dispositivos com assistentes virtuais.O aprimoramento da inteligência artificial na função, aliado com a mudança comportamental dos usuários é a combinação perfeita para a pesquisa por voz ser um recurso que realmente veio para ficar.Mas você deve estar se perguntando: o que a minha empresa, marca ou produto digital tem a ver com isso? Tudo! Essa é uma excelente oportunidade para revisitar suas ferramentas de pesquisa, seus produtos e serviços, conteúdos e muitas outras frentes que ajudam na visibilidade da marca no mundo digital.O trabalho de SEO (Search Engine Optimization), por exemplo, tem algumas características diferentes nas pesquisas por voz, ao comparar com as buscas feitas por meio da digitação. Neste caso, é preciso produzir conteúdos que respondam às principais perguntas feitas pelo público-alvo e também considerar as derivações dessas perguntas.Outra tendência muito importante nas pesquisas por voz é a busca por negócios locais. Uma ótima ferramenta é o Google Meu Negócio. Assim, sua empresa será localizada no mapa e todas as informações para contato serão exibidas.

    Como a Attri pode ajudar a sua marca nessa nova era


    Novas tecnologias exigem estratégias diferentes para o seu negócio. Em um mundo cada vez mais digitalizado, é primordial estar um passo à frente, sempre aberto para a inovação.Com um time especialista em inovação e experiência, a Attri ajuda as marcas a se adequarem às novas tendências tecnológicas, através de produtos digitais, redefinição de estratégias e muito mais.Fale com um especialista, nós podemos ajudar no crescimento do seu negócio.
    Foto Daniela Barbosa

    Quem escreveu este conteúdo:

    Daniela Barbosa

    Consolidada entre as principais empresas de Tecnologia e Usabilidade do Brasil e com mais de 12 anos no mercado, trabalhamos para resolver os problemas de sua empresa, gerando um impacto real nos seus resultados.

    Vamos desenvolver o seu projeto?

    Conte um pouco mais sobre o seu projeto para que possamos encontrar a melhor solução e agendarmos uma conversa mais aprofundada.


    Agende uma conversa

    Inscreva-se no blog da Attri

    Receba em seu e-mail artigos sobre tecnologia e usabilidade com foco em transformação digital, e fique por dentro de tudo o que acontece no mercado!

    Certificações

    Empresa<br /> <strong>Carbono Zero</strong>

    Empresa
    Carbono Zero

    Empresa <strong>Great </strong><br /> <strong>Place To Work 2022</strong>

    Empresa Great
    Place To Work 2022

    <strong>Ranking empresas que mais crescem no Brasil </strong><br /> - Ranking EXAME 2023

    Ranking empresas que mais crescem no Brasil
    - Ranking EXAME 2023

    Parceiros

    Plataforma de serviços de computação em nuvem oferecida pela Amazon.

    Plataforma de serviços de computação em nuvem oferecida pela Amazon.

    Plataforma SaaS de comércio digital, marketplace e OMS.

    Plataforma SaaS de comércio digital, marketplace e OMS.

    Empresa de software que oferece uma plataforma de CRM integrada.

    Empresa de software que oferece uma plataforma de CRM integrada.