UX

Testes com usuários: entenda o que é e como aplicar

Um dos procedimentos mais importantes no desenvolvimento de soluções digitais são os testes com usuários. 

Foto autor Attri

Attri

14 agosto 2023
Imagem de destaque Testes com usuários: entenda o que é e como aplicar

Índice

    Um dos procedimentos mais importantes no desenvolvimento de soluções digitais são os testes com usuários. 

    Após a realização de diversas etapas que fazem parte da criação de um aplicativo, por exemplo, o produto deve ser testado por usuários reais. 

    Desta forma, é possível não somente validar as funcionalidades, mas também receber feedbacks pertinentes. Com isso, a equipe de desenvolvimento consegue fazer ajustes e entregar ao cliente uma solução centrada no usuário. 

    Neste artigo, vamos falar sobre alguns exemplos de teste de usabilidade que você pode aplicar. Continue a leitura. 

    Imagem

    Teste de Usabilidade

    Estratégia Digital

    O teste de usabilidade é uma ferramenta essencial para garantir que seu produto funcione bem e atenda às necessidades do usuário. É um tipo de pesquisa em que especialistas de UX avaliam e testam um produto ou serviço com usuários um produto, resultando em uma estratégia de negócio mais alinhada ao público-alvo.

    Saiba mais

    Testes com usuários: o que é?   

    Os testes com usuários são processos realizados com pessoas com o intuito de certificar se um produto cumpre as expectativas. Trata-se de uma ferramenta muito utilizada por empresas de desenvolvimento e design. 

    Em outras palavras, como um aplicativo é criado para facilitar a vida do usuário, ele precisa ser consistente, fácil de navegar e ter um design intuitivo. 

    Sobretudo nos dias de hoje, quando diariamente são lançados nas plataformas milhares de aplicativos, sai na frente aquele que apresenta um design atrativo e, claro, uma ótima usabilidade.

    Por isso, criar produtos centrados no usuário deve ser a prioridade máxima dos desenvolvedores. Assim, além de garantir a utilidade e o bom funcionamento, se conquista a aderência ao produto.

    E isso é fundamental, pois o número de usuários que baixam um aplicativo e logo o abandonam ou até desinstalam ainda é grande. 

    Os melhores indicativos para UX

    Antes de tudo, vale recordar que UX - user experience é a maneira como os usuários interagem com um serviço ou produto, seja ele digital ou físico. 

    Com base nessa premissa, o UX Design e suas melhores práticas contribuem para melhorar essa experiência. 

    Por exemplo, um site pode ter um layout muito atrativo, mas se apresentar lentidão, a experiência fica comprometida e muito provavelmente o usuário deixará o site. 

    É aí que entram os testes com usuários, pois eles permitem receber os melhores indicativos de UX. Outro ponto importante em projetos de desenvolvimento é aplicar a pesquisa com usuários antes de construir o protótipo. 

    Através da UX Research os erros são minimizados e a aplicação consegue atender com mais assertividade aquilo que o usuário precisa. É realizada uma varredura bem detalhada sobre o segmento, além da aplicação de técnicas e ferramentas na realização de pesquisas com o público-alvo. 

    Ou seja, junto à equipe de desenvolvimento, se deve realizar um planejamento e nele incluir a etapa de UX Research, podendo aplicar pesquisas quantitativa e qualitativa. Contudo, a metodologia vai depender muito do que se pretende atingir, assim como o tipo de projeto. 

    Receber esse feedback antecipado ajuda ainda na diminuição dos custos, pois imagine ter que refazer boa parte do design somente quando o produto estiver pronto. 

    Portanto, se pretende criar um produto digital, site, aplicativo ou software, tenha em mente que as pesquisas e testes com usuários são indispensáveis.    

    Investir em usabilidade  

    Como mencionamos anteriormente, a pesquisa com usuários pode diminuir os erros durante a etapa de desenvolvimento e também os custos envolvidos no projeto. 

    Veja, se um projeto de criação de aplicativo é cobrado por hora, se a jornada do usuário apresenta falhas com o produto já finalizado, pois não foi realizada uma pesquisa prévia, as horas para refazer incidiram em um custo extra.

    Sendo assim, lembre-se que investir em usabilidade está longe de ser caro, pelo contrário, é a garantia que você tem de acertar, lançando um produto útil, agradável de usar e que oferece uma ótima experiência. 

    Não caia no erro de pensar também que os testes com usuários são indicados apenas para projetos de grande porte e orçamento. Ele pode ser aplicado em diversos tipos de projetos sem a necessidade de grandes investimentos. 

    Quando devemos aplicar os testes com usuários?

    Juntamente com a UX Research, que deve ser realizada antes no início do projeto para nortear as demais etapas, os testes com usuários devem estar inseridos no processo. 

    É muito comum as empresas que buscam desenvolver um produto digital, imaginar que o teste só ocorre na finalização. Mas não, eles são aplicados durante o ciclo de vida de um projeto.

    Basicamente, os testes com usuários podem ser aplicados: 


    • Na fase inicial
    • No protótipo de baixa fidelidade
    • No protótipo de alta fidelidade
    • No pré-lançamento
    • Após o lançamento 

    Fase inicial do projeto

    O objetivo é conhecer as reais necessidades dos usuários e projetar com foco em resolver problemas. Isso faz com que as chances do produto se tornar bem-sucedido aumentem. 

    Pode ser feito através de entrevistas, questionários e pesquisas de campo e até de forma online, pois o mais importante é reunir informações.

    Prototipação de baixa fidelidade

    A equipe fez o wireframe, ou seja, um esboço que serve de apoio para a fase de programação. Porém, para validar e entender se estamos no caminho certo, vale aplicar um teste também nessa etapa. Aqui, o objetivo é validar alguns conceitos e observar se o design faz sentido com a proposta que o cliente precisa. 

    Prototipação de alta fidelidade

    Quando se chega mais próximo do produto final, é possível testar novamente com usuários para entender se a usabilidade apresenta problemas. Por exemplo, se for um e-commerce e o usuário se deparar com alguma dificuldade para encontrar produtos ou finalizar a compra no carrinho, são pontos importantes e que podem ser resolvidos com um teste antes de ir para o pré-lançamento.   

    Pré-lançamento

    Produto quase pronto para o público final, porém, antes ele será disponibilizado para um número menor de pessoas. Elas deverão usar com o intuito de opinar, apontar falhas, melhorias e relatar qualquer situação que considerar crucial para o produto ter um bom desempenho. É muito importante deixar os participantes bem livres para opinar sobre o que desejarem, inclusive reforçando isso antes de iniciar o teste. 

    Pós-lançamento

    O produto foi lançado, mas como sempre comentamos aqui no blog da Attri, o trabalho nunca termina com a entrega ao cliente. Produtos digitais seguem se atualizando através de suporte e manutenção.

    Além disso, os testes com usuários devem continuar para identificar falhas, realizar melhorias e receber feedbacks. 

    Tipos de testes com usuários 

    Embora o teste de usabilidade seja um dos mais falados, principalmente no dia a dia das empresas de desenvolvimento, há outros tipos que valem a pena conhecer e ver qual é o melhor para o seu projeto. 

    Teste A/B

    No teste A/B, o objetivo é direcionar uma parte da audiência para a versão, e uma outra parte para a versão B. Esse tipo de teste pode ser aplicado em páginas de vendas, e-commerces, landing page, campanhas de anúncios, etc. 

    Para você ter uma ideia da importância do teste A/B, empresas como Google e Amazon usam com frequência. 

    Mapas de calor 

    Quer saber em qual parte da sua página os usuários estão clicando mais? O teste de mapa de calor aponta isso, ajudando a elucidar qual parte do layout está chamando mais a atenção. 

    Pesquisas online

    As pesquisas online estão entre os tipos de testes com usuários mais simples de aplicar. Você pode começar criando um questionário para obter resultados qualitativos e que direcionará o projeto através dos feedbacks recebidos.

    Teste de usabilidade  

    Esse é o nosso queridinho aqui na Attri, pois serve para nos ajudar a entender se o usuário tem alguma dificuldade ao usar um produto. 

    Se for um site, por exemplo, você pode ficar ao lado do usuário e vê-lo navegar, observando como ele interage, se acha fácil a jornada, se melhoraria algo, entre outros detalhes. 

    O grande objetivo do teste de usabilidade é melhorar a experiência do usuário a partir das observações feitas durante o processo. 

    Existem diferentes tipos de testes de usabilidade: moderado, não moderado, remoto, feito presencialmente, exploratório, entre outros. Nós detalhamos cada um deles aqui no bo blog:

    Não mais que cinco usuários

    De acordo com um estudo de Jakob Nielsen, renomado cientista da computação e expert em usabilidade, os testes com usuários não devem ser feitos com mais do que cinco pessoas. 

    Você pode coletar dados com um usuário, receber os insights e terá um bom aprendizado para aplicar no produto. Ao replicar com o próximo, ele apontará praticamente as mesmas observações e assim sucessivamente. 

    Portanto, você pode conseguir os melhores resultados com testes que não ultrapassem os cinco usuários. Nós falamos melhor sobre isso nesse post aqui:

    Dicas para aplicar testes com usuários 

    Preparamos algumas dicas úteis de como se preparar para aplicar os testes com usuários reais.

    Defina seus objetivos

    Comece estabelecendo muito bem os objetivos que pretende alcançar com o teste. Desta forma, você poderá fazer perguntas com mais assertividade e isso ajudará a manter o foco durante o trabalho.

    Crie um roteiro 

    Nada de chegar à toa, afinal, quem se planeja não corre o risco de se perder. Por isso, crie um roteiro detalhando tudo o que as pessoas precisarão fazer durante o teste. Não se esqueça que quanto mais feedbacks receber, melhor ficará o seu produto.  

    Recrute participantes

    Busque pessoas interessadas em participar do teste, dando prioridade para aquelas que têm o perfil do seu público-alvo. Para que o teste seja mais fidedigno, opte por pessoas que não estejam trabalhando no projeto.   

    Prepare o ambiente

    Vai aplicar o teste presencialmente? Prepare o ambiente para evitar imprevistos e distrações. Se for testar um software, por exemplo, verifique os equipamentos e não se esqueça de gravar a tela para conseguir o máximo de informações sobre o comportamento do usuário e suas dificuldades. 

    Realize os testes

    Conduza os testes individualmente, interagindo com cada participante um de cada vez. Explique o propósito dos testes e instrua-os a pensar alto durante o processo, compartilhando seus pensamentos e reações em tempo real.

    Observe e registre

    Durante a aplicação do teste, a equipe responsável deve observar comportamentos, interações e fazer anotações. Colete todos e qualquer feedback dado pelos participantes, sejam eles positivos ou negativos. Através desse retorno é que você poderá aplicar as melhorias.    

    A Attri te ajuda a testar

    Como vimos, os testes com usuários ajudam a coletar informações essenciais para tornar o produto bem-sucedido e aceito no mercado. 

    Aqui na Attri, temos uma equipe de experts que será seu braço direito na realização do seu projeto. Converse agora mesmo com um de nossos especialistas.



    Foto Pedro Hermano

    Quem escreveu este conteúdo:

    Pedro Hermano

    A inquietação do Pedro está no DNA da Attri, assim como a sua vontade de compartilhar conhecimento. É autor do livro Marketing Digital Imobiliário, no qual compartilha seus mais de 10 anos de experiência na área, além de ter vencido o Prêmio Profissional Digital Abradi 2018. Atualmente, se dedica a desvendar o universo da usabilidade e da paternidade com a ajuda da sua filha Teresa.

    Inscreva-se no blog da Attri

    Receba em seu e-mail artigos sobre tecnologia e usabilidade com foco em transformação digital, e fique por dentro de tudo o que acontece no mercado!

    VAMOS DESENVOLVER O SEU PROJETO?

    Conte um pouco mais sobre o seu projeto para que possamos encontrar a melhor solução e agendarmos uma conversa mais aprofundada.

    Empresas que confiam em nós:

    Certificações

    Empresa<br /> <strong>Carbono Zero</strong>

    Empresa
    Carbono Zero

    Empresa <strong>Great </strong><br /> <strong>Place To Work 2022</strong>

    Empresa Great
    Place To Work 2022

    <strong>Ranking empresas que mais crescem no Brasil </strong><br /> - Ranking EXAME 2023

    Ranking empresas que mais crescem no Brasil
    - Ranking EXAME 2023

    Parceiros

    Plataforma de serviços de computação em nuvem oferecida pela Amazon.

    Plataforma de serviços de computação em nuvem oferecida pela Amazon.

    Plataforma SaaS de comércio digital, marketplace e OMS.

    Plataforma SaaS de comércio digital, marketplace e OMS.

    Empresa de software que oferece uma plataforma de CRM integrada.

    Empresa de software que oferece uma plataforma de CRM integrada.