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UX

Teste de Usabilidade: Confira os Melhores Para o Seu Projeto

O teste de usabilidade ajuda a descobrir erros, insights e ajudam a aprimorar a experiência do usuário na sua plataforma. E v

Foto autor Bruna Reis

Bruna Reis

24 agosto 2022
Imagem de destaque Teste de Usabilidade: Confira os Melhores Para o Seu Projeto

Índice

    O teste de usabilidade ajuda a descobrir erros, insights e ajudam a aprimorar a experiência do usuário na sua plataforma. E você sabe quais são os melhores tipos de testes de usabilidade UX?

    Hoje, focar na experiência do usuário é a nova tendência do mercado. Com o aumento da sua procura, e o surgimento diário de novos profissionais focados nisso, ficou cada vez mais imprescindível investir em ter uma boa user experience, ou UX.

    Não importa o que a sua empresa faz ou o que ela vende, em tudo pode ser aplicado diferentes tipos de testes e, assim, oferecer uma melhor experiência ao usuário.

    Por isso, vamos ver quais são os melhores tipos de testes de usabilidade? Mas, antes vamos passar rapidamente sobre o conceito de UX.

    O que é UX?

    UX, ou user experience, é um termo utilizado para definir a maneira como as pessoas, ou seja, os usuários, interagem com um produto. 

    O termo foi cunhado por Donald Norman, lá em 1990, quando ele trabalhava para a Apple. Norman observou que a experiência do usuário é muito mais do que um layout bonito e agradável, o UX engloba tudo o que o usuário irá experienciar com o produto, seja ele online ou físico 

    Como exemplo, ele cita os próprios computadores Apple, que no começo não possuíam um formato agradável e assustavam o público. Até mesmo a caixa onde eles vinham, e que costumava  ser muito grande para entrar no carro, faz parte da experiência do usuário com o produto.

    Ou seja, se você acha que somente um design bonito é importante para o UX está errado. Usando a Apple ainda para ilustrar, eles levam a user experience tão a sério que investem pesado em suas embalagens, tendo uma equipe própria para o desenvolvimento delas. 

    O motivo? Elas são uma etapa de contato com o produto e, sendo assim, eles querem que seja perfeita e que ajude a criar laços emocionais com o consumidor.

    Outra empresa que se preocupa bastante com a experiência do usuário é a Netflix. Sua plataforma é intuitiva e facilita o acesso a todo o seu catálogo. Exceto quando ela cancela sua série favorita, a experiência do usuário dificilmente é negativa.

    Resumindo: User Experience (UX) é um conjunto de estratégias e ações para entregar o melhor conteúdo (produto ou serviço) para que ele seja consumido da forma mais agradável.

    Ok, e você deve estar se perguntando: o que isso tem a ver com teste de usabilidade? Pois saiba que é exatamente a realização de testes que vai garantir que a experiência seja incrível.

    Mas afinal, o que é teste de usabilidade e qual a sua importância 

    Teste de usabilidade é como se chamam os testes onde empresas colocam à prova seus produtos para conhecer possíveis erros e ainda encontrar formas de melhorar a experiência do usuário. 

    Eles são primordiais porque ajudam a diminuir falhas, mostrar insights e aprender que, às vezes, você pode ter uma equipe genial, mas nada vai superar o feedback do usuário.

    Quer saber o quanto isso é significativo? Então, responda: quantas vezes você deixou de comprar alguma coisa online porque a busca e os filtros não funcionaram direito? 

    Todo mundo já fez isso, deixou de lado uma loja e foi procurar em outra que não apresentasse um grande desafio encontrar o produto que você queria.

    O teste de usabilidade é essencial para garantir uma boa experiência. Mas como saber quais os melhores tipos? Vejamos a seguir mais sobre o tema:

    Como aplicar teste de usabilidade? 

    Tudo depende do que você quer testar, mas geralmente os testes de usabilidade são feitos da seguinte forma:


    • Você seleciona alguns usuários em potenciais do seu produto;
    • Pede para que eles realizem tarefas predeterminadas usando sua plataforma;
    • Você analisa como elas foram feitas e o que o usuário sentiu.

    Essa é a forma básica de um teste de usabilidade. Geralmente, eles são divididos em formato quantitativo e qualitativo. Mas, tudo depende do que você quer obter:


    • Quantitativo é ideal para obter métricas precisas, como tempo de execução;
    • Qualitativo é recomendado para obter informações mais intangíveis, como facilidade de uso.

    Tipos de testes de usabilidade

    Além disso, existem ainda vários tipos de testes de usabilidade. Vamos conhecê-los a seguir, assim você pode escolher o melhor para o seu projeto e seu objetivo: 

    Moderado

    Nesse tipo de teste de usabilidade, alguém da sua equipe acompanhará todo o processo em conjunto com o usuário para apresentar o teste e responder eventuais dúvidas.

    Não moderado

    O teste de usabilidade não moderado é feito sem supervisão direta de alguém, deixando o usuário sozinho durante o teste. Embora seja mais barato de ser feito, o não moderado pode gerar respostas mais superficiais devido à ausência do moderador, então atente-se a isso!

    Remoto

    Esses são feitos através da internet ou por telefone, assim o usuário não precisa se deslocar até o local do teste. São ideais para quem precisa de um grande número de testes, mas assim como o não moderado, não fornece insights profundos.

    Feito pessoalmente

    Aqui, o grande problema é a logística de encontrar um local adequado, recrutar os participantes e combinar o horário ideal para a realização deste tipo de teste de usabilidade. 

    Embora precise de uma logística mais elaborada, esse tipo de teste é excelente para avaliar o comportamento e linguagem corporal dos participantes.

    Exploratório

    No teste exploratório, os usuários são convidados para debater e dar opiniões sobre o seu produto, conceitos, ideologias entre outros.

    Tudo é feito de forma mais aberta e espontânea. Ele pressupõe uma abordagem que permite mais liberdade e criatividade, podendo gerar soluções eficientes para sua marca.

    Como aplicar teste de usabilidade?
    Como aplicar teste de usabilidade?

    Avaliação

    Serve para testar se seus usuários estão satisfeitos com o seu produto e se é fácil ou não para eles usarem. O teste de avaliação é perfeito para testar as funcionalidades.

    Comparativo

    Quem é melhor? No teste de usabilidade comparativo, seus usuários comparam seu site com um de um concorrente, por exemplo, e escolhem o que acham melhor. 

    Esses são alguns dos testes de usabilidade mais comuns, porque fornecem insights preciosos sobre como o usuário se comporta e sente quando entra em contato com o seu produto. 

    Existem ainda outros métodos, por isso é importante definir bem qual o seu objetivo para escolher o teste certo.

    Benchmark

    Outro tipo de teste bastante utilizado é o benchmark, realizado para comparar resultados de desempenho entre diferentes versões de aplicativos. 

    O teste de benchmark visa avaliar a velocidade, interface e demais pontos de desempenho do software de versões antigas e atuais para encontrar possibilidades de melhorias, com o objetivo de manter o aplicativo sempre com alto padrão de qualidade.   

    Teste de aprendizado

    Será que o meu aplicativo é de fácil utilização para o usuário? Você já deve ter tido uma experiência, no mínimo estranha, ao navegar em algum app ou site utilizado com frequência, porém, se sentir perdido?

    É para evitar esse tipo de situação que o teste de aprendizado é aplicado. Ele serve para analisar se uma interface é fácil, ou se o usuário precisa reaprender a usá-la a cada acesso. Tem o objetivo também de avaliar se guias e elementos do design ficam na memória do usuário. 

    Fazer essa análise sobre a curva de aprendizado é fundamental, pois ela representa um indicativo de quanto tempo o usuário leva para aprender a utilizar a plataforma com naturalidade. 

    Descoberta de problemas

    Um dos testes de usabilidade mais fáceis de serem aplicados, uma vez que o objetivo é fazer com que os usuários encontrem falhas, brechas e inconsistências que possam impedir de manter um padrão de qualidade no produto.    

    Perguntas para teste de usabilidade

    A entrega de um produto não indica que o trabalho acabou, pois na área de tecnologia a melhoria contínua faz parte do processo.

    E para manter a qualidade de um produto, há algumas perguntas que podem ser aplicadas durante um teste de usabilidade.

    Para isso, é necessário que você monte um roteiro para guiar o seu teste e não perder tempo. Elabore as suas perguntas de acordo com os objetivos. Confira só alguns exemplos:


    • Se você quisesse mudar o seu endereço de entrega, como faria isso?
    • Como faria para entrar em contato com a gente?
    • Usando o aplicativo, realize uma transferência bancária (falsa, é claro!).

    É importante que você estruture um checklist para garantir que não se esqueceu de nada, afinal será impossível refazer os testes nas mesmas condições depois. 

    Vale ressaltar que você deve preparar o roteiro reforçando que as perguntas irão se basear no que você e sua equipe querem descobrir e testar. 

    Por isso, às vezes, os testes de usabilidade podem ter várias rodadas para garantir que o produto saia perfeito. Afinal, ao ajustar um problema, pode ser que você crie outro.

    Algumas empresas lançam versões betas, caso o prazo seja curto, e aproveitam o feedback dos usuários para reparar erros e melhorar a experiência. Avalie se isso faz sentido para o seu projeto.

    Aplicações de teste de usabilidade UX

    Os testes de usabilidade podem ser usados para qualquer tipo de produto. 


    • Quer saber se a embalagem está boa? Teste. 
    • Seu aplicativo está intuitivo? Teste. 
    • Seu site tem uma boa navegação? Teste também.

    O teste de usabilidade vai muito além de identificar um bom design ou conteúdo, ele engloba como o usuário vai ver, perceber e usar o seu produto.

    Quality Assurance X testes de usabilidade

    Para que você possa se aprofundar mais no tema, vale a pena falar um pouco sobre a relação entre Quality Assurance e os testes de usabilidade.

    O profissional de Quality Assurance tem como meta checar e garantir o bom funcionamento de softwares, aplicativos, produtos e serviços. 

    Por isso, o QA e os testes de usabilidade se complementam, pois ambos visam assegurar uma melhor experiência para o usuário.  

    Para realizar esses procedimentos que garantem a qualidade, o profissional de quality assurance deve verificar erros, defeitos, falhas e qualquer tipo de bug que possa atrapalhar a utilização de produtos digitais e softwares.

    Essa etapa de Quality Assurance, na área de TI, é realizada antes da entrega do produto para o cliente. Após a entrega, o que ocorre é o conhecido Controle de Qualidade (Quality Control).

    Como é comum acontecer uma confusão entre esses procedimentos, vale ressaltar que o Quality Control tem como propósito averiguar a qualidade final do serviço, enquanto o Quality Assurance ocorre juntamente com o processo de desenvolvimento do software.   

    Aprenda também a se tornar um especialista em UX e conduzir testes de UX de alto nível.

    Quality Assurance, por que ele é fundamental? 

    Como vimos anteriormente, o Quality Assurance (QA) consiste na realização de diversos testes pelos profissionais capacitados para certificar que o produto final não apresente erros ou até mesmo um desempenho ruim.

    É claro que, a realização de testes de usabilidade são fundamentais para todos os tipos de projetos, seja web, mobile ou desktop. Porém, com o crescimento no uso de aplicativos, a dimensão do Quality Assurance para desenvolvimento mobile ganha ainda mais protagonismo.

    Tanto que, para se ter uma ideia, somente em 2021, a demanda por desenvolvimento de softwares para smartphones e tablets cresceu 600%. Sendo assim, a necessidade de garantir a qualidade dos aplicativos se faz ainda mais necessária.

    Isso porque, de acordo com a empresa americana de software Compuware, somente 16% dos usuários dão uma segunda chance a um aplicativo que não funcionou. Porém, outra empresa americana, a Apigee, apresenta dados ainda mais preocupantes, pois segundo ela, 44% dos usuários deletam um app imediatamente se ele não funcionar de maneira adequada.

    Diante desse cenário, a necessidade de fazer testes de aplicativos tornou-se uma etapa indispensável dentro do projeto. Afinal, sabemos que usuário insatisfeito afeta a credibilidade da marca, uma vez que eles podem, inclusive, deixar avaliações negativas sobre o software.

    Se antes os testes costumavam ser feitos apenas depois da finalização do projeto, hoje é possível automatizar a parte de QA para que ela ocorra em conjunto com o processo de desenvolvimento. 

    Além de economizar tempo e investimento financeiro, isso ajuda os desenvolvedores a identificar e corrigir possíveis falhas do aplicativo, sem a necessidade de intervenção humana.

    Com isso, todo o trabalho obtém mais eficiência e agilidade, fora que a realização de testes colabora para alinhar as expectativas entre clientes e desenvolvedores, diminuindo bastante o estresse durante as atividades.  

    Testes de aplicativos: ótimo para a experiência do usuário     

    Segurança, usabilidade, desempenho, navegação intuitiva, compatibilidade, localização são alguns pontos observados ao se realizar testes de aplicativos.

    Além dos testes oferecem a oportunidade de corrigir qualquer tipo de divergência durante o uso que dificulte a navegabilidade para o usuário, eles ajudam na validação do UX. 

    O correto é realizar os testes em diferentes tipos de aparelhos para que o especialista em UX possa fazer uma análise se as telas são compatíveis. Pode parecer óbvio, mas esse tipo de situação costuma acontecer muito em projetos desenvolvidos para Android que, claro, não passaram por testes funcionais.

    Após a realização dos testes, o profissional de UX consegue realizar ajustes e tomar decisões mais assertivas para tornar a experiência do usuário com o aplicativo muito melhor. 

    Teste de software para aplicativos android, IOS, desktop, entre outros tipos de projetos, devem ser estruturados considerando algumas etapas essenciais, por exemplo:


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    • Execução
    • Análise
    • Relatórios
    • Documentação

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    E se precisar, conte com a nossa equipe, pois a Attri está pronta para ajudar você e a sua marca nessa jornada. 


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