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SGE do Google: saiba o que é a Experiência de Busca Generativa?

A SGE do Google é a nova ferramenta de busca da empresa com inteligência artificial. É claro que o maior mecanismo de busca do mundo não iria ficar d...

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Attri

03 abril 2024
Imagem de destaque SGE do Google: saiba o que é a Experiência de Busca Generativa?

Índice

    A SGE do Google é a nova ferramenta de busca da empresa com inteligência artificial. É claro que o maior mecanismo de busca do mundo não iria ficar de fora da nova onda de transformação, oferecida pela I.A.

    A ferramenta pretende aprimorar as pesquisas para o usuário, oferecendo uma experiência mais relevante baseada na intenção de busca.  

    Para profissionais de marketing digital, uma das maiores preocupações é a respeito da SGE - Search Generative Experience impactar as estratégias de SEO. Isso porque a inteligência artificial do Google pretende transformar a interação com o usuário. 

    Quer se aprofundar no tema e saber o que é SGE e como ela impactará as buscas? Confira tudo a seguir. 

    O que é Search Generative Experience (SGE)?

    O SGE - Search Generative Experience é uma nova ferramenta do Google que pretende oferecer uma abordagem diferenciada para aprimorar a busca online.

    A Experiência de Pesquisa Generativa, na tradução, já chegou no Brasil e está em fase de testes. A solução irá mudar os resultados tradicionais de pesquisa e entregar respostas mais contextualizadas. 

    A busca generativa utiliza algoritmos avançados de inteligência artificial e é uma grande inovação no mundo da tecnologia da informação. 

    O SGE vai proporcionar aos usuários consultas que simulam uma conversa real, com o uso de aprendizado de máquina para compreender o contexto e as necessidades do usuário.

    Desta forma a nova ferramenta do Google poderá oferecer uma experiência rica, dinâmica e personalizada.

    Como funciona a SGE?

    Ao contrário dos motores de busca convencionais, que simplesmente correspondem palavras-chave a páginas da web, o SGE analisa o significado das consultas dos usuários. 

    Basicamente, o SGE emprega técnicas avançadas de processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina para compreender as consultas dos usuários e produzir respostas mais relevantes e informativas. 

    Em outras palavras, além dos resultados convencionais apresentados na SERP, o SGE apresenta respostas personalizadas de acordo com o contexto e as necessidades individuais de cada usuário.

    SGE: contexto e emoções do usuário 

    O SGE vem de fato para revolucionar a forma como interagimos atualmente com os mecanismos de busca. 

    A experiência de pesquisa generativa compreende o contexto, as intenções e até mesmo as emoções por trás de uma pesquisa feita pelo usuário, Com isso, ela consegue oferecer  resultados mais relevantes e significativos.

    Diferentemente dos motores de busca tradicionais, que apenas correspondem palavras-chave a páginas da web, o SGE analisa o significado subjacente das consultas dos usuários.

    SGE do Google
    SGE do Google

    Quando a SGE do Google foi lançada?

    Conhecido como o maior buscador do mundo, o Google tem um alto padrão de qualidade e está sempre investindo em novas tecnologias. 

    Tanto que desde 2015 que a empresa vem utilizando IA em seus processos de avaliação da pesquisa e entrega de resultados aos usuários. 

    Contudo, a SGE foi anunciada no Brasil em novembro de 2023, mas ainda está em fase de testes. 

    Onde a SGE está disponível? 

    Embora ainda esteja em desenvolvimento, o SGE do Google está disponível no Chrome para desktop e também nas lojas de aplicativos. 

    Estima-se que a ferramenta irá acelerar o tempo de pesquisa oferecendo mais precisão e resultados relevantes por conta do uso de inteligência artificial que também auxilia na sugestão de perguntas complementares.

    Como ativar a SGE no Google?

    Diante de tantas ferramentas de IA surgindo, procurar entender o funcionamento delas para não ficar para trás virou parte da rotina. 

    Se você sentiu vontade de experimentar a nova solução, veja a seguir como ativar o SGE:  

    No computador (utilizando o Chrome):


    • Abra o navegador Chrome em seu computador e verifique se está conectado à sua Conta do Google pessoal. Por favor, note que isso não funciona com contas empresariais. Além disso, certifique-se de que o modo de navegação anônima esteja desativado.
    • Na parte superior do navegador, clique no ícone "Nova guia".
    • Copie e cole o seguinte link na barra de endereços para ativar o SGE:
    • https://labs.google/sge
    • A partir deste ponto, siga as instruções na tela para concluir o processo. É bastante simples e direto.

    Principais benefícios do SGE do Google

    Embora o lançamento de novas ferramentas, a princípio, possam gerar um certo receio nos profissionais, sempre há benefícios que ajudam a aprimorar o trabalho. 

    Quem é da área do SEO, por exemplo, deve ter em mente que o SGE do Google não é um novo inimigo do seu tráfego. Mas há desafios e ajustes que talvez você precise fazer em suas estratégias. 

    Contudo, de maneira geral, o SGE utiliza algoritmos de aprendizado de máquina para gerar respostas precisas. Sendo assim, é de se imaginar que a ferramenta proporcione uma experiência mais personalizada ao usuário.

    Vejamos a seguir alguns benefícios do SGE:  

    Resultados aprofundados

    O SGE do Google leva em consideração o contexto da consulta do usuário, fornecendo resultados mais pertinentes e precisos. Inclusive, a ferramenta pode até compreender perguntas mais complexas que o usuário intenciona e nem sempre consegue perguntar com tanta objetividade. 

    Personalização

    Outra característica muito presente em soluções com IA é a personalização com o usuário. No caso do SGE do Google, cada interação é única e adaptada às preferências e histórico de busca do usuário, proporcionando uma experiência altamente personalizada.

    Estilo conversacional 

    A ferramenta simula conversas mais dinâmicas e fluidas, sendo benéfica para o usuário sentir como se estivesse conversando com alguém. Além de fazer perguntas e até contextualizar melhor, o usuário poderá receber a partir disso respostas mais aprofundadas. 

    Descoberta

    Além de responder às consultas diretas, o SGE é capaz de gerar insights, sugestões e recomendações que podem surpreender e inspirar os usuários. Isso poderá ser benéfico também para melhorar os resultados no marketing do seu negócio, levando o usuário mais rapidamente às outras etapas do funil. Com isso, suas chances de gerar leads e aumentar a conversão serão maiores. 

    Engajamento   

    Por conta do uso de algoritmos de aprendizado de máquina, o SGE melhora constantemente sua compreensão e capacidade de fornecer resultados de alta qualidade. E ao personalizar todas as etapas da experiência do usuário, as chances de aumentar o engajamento são grandes. 

    Sem dúvida, o SGE cria uma experiência de busca mais envolvente e interativa, colaborando para manter os usuários mais tempo na plataforma. E é claro que você como empreendedor adoraria ver isso acontecer, não é verdade? 

    Mais clareza e insights para o usuário 

    Olha só, outra coisa que vale a pena enfatizar é que o SGE oferece aos usuários uma mãozinha para entender um assunto mais rapidinho, descobrir pontos de vista novos e ideias diferentes, e ainda faz as tarefas ficarem mais fáceis

    Por exemplo, se você está pesquisando sobre "Como entrar em um time de futebol feminino?", o SGE pode resumir as informações principais para você, como idade, experiência e onde fica. 

    E não para por aí, viu? Ele até sugere outras perguntas que podem te interessar, por exemplo:


    • Quais os melhores times da minha área?
    • Como faço para me inscrever?
    • Veja data dos próximos jogos do campeonato feminino 

    Isso tudo faz com que a pesquisa fique mais completa e prática, te ajudando a conseguir as informações que você precisa de um jeito mais rápido e eficaz.

    Convite para aprofundar o conhecimento 

    Ah, e tem mais uma coisa bem legal: o buscador mostra em links que dá para clicar em todas as páginas usadas para criar a resposta. Assim, se você quiser saber mais, é só escolher uma página e ler tudo o que tem lá.

    Quando você clica no botão para ver uma resposta mais detalhada, a inteligência artificial ainda te dá mais informações. Além disso, mostra alguns sites em quadros com imagens, prontinhos para você clicar e aprender ainda mais. É tipo um convite para mergulhar fundo no assunto!

    Qual é a diferença do SGE para ferramentas como Bard e ChatGPT?

    Pois bem, todos são ferramentas tecnológicas que usam IA. Contudo, O Bard, SGE e ChatGPT têm propósitos e funcionalidades diferentes.

    Vamos entender melhor: 

    SGE (Google Search Generative Experience)

    O SGE foi criado pelo Google com o propósito de aprimorar a eficiência e a qualidade das respostas fornecidas pelos motores de busca e, claro, oferecer uma experiência mais aprofundada ao usuário. 

    Sua principal funcionalidade é utilizar técnicas avançadas de processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina para compreender as consultas dos usuários e gerar respostas mais relevantes e informativas dentro da interface de pesquisa do Google.

    Gemini

    Já o Bard, que atualmente se chama Gemini, foi desenvolvido para ajudar na criação de conteúdo, como textos em geral, artigos e até letras de música.

    A solução foi desenvolvida pela OpenAI e fornece os textos a partir de um prompt fornecido pelo usuário.

    ChatGPT

    Uma das IAs mais usadas do momento, o ChatGPT é uma versão do modelo de linguagem da OpenAI, projetada para realizar conversas naturais com os usuários.

    Tem como principal funcionalidade compreender e gerar texto a partir de perguntas. Você também pode orientar a ferramenta de acordo com o que precisa que ela desenvolva, inclusive orientando alguns estilos e tom de voz. 

    Outra coisa bacana também é que o ChatGPT pode ser utilizado como assistente virtual para criar planos de treinos, organizar rotina e até sugestão de cardápios saudáveis.

    Qual é o impacto do SGE na produção de conteúdo SEO?

    As pesquisas com inteligência artificial generativa integrada certamente sofrerão impactos, sendo um deles a possibilidade da chamada pesquisa zero-clique. Contudo, de acordo com pesquisa realizada pela SimilarWeb, 64,82% das buscas no Google têm zero-clique

    Ou seja, o SGE vai estimular o usuário a interagir na própria serp, sem a necessidade de clicar em páginas. 

    Mas é importante ressaltar que o Google mostrará as fontes das informações apresentadas ao usuário. Portanto, as empresas que seguirem criando conteúdo de qualidade e relevante para o usuário, não encontrarão problemas em conquistar boas posições. 

    Embora alguns usuários fiquem satisfeitos com informações básicas mostradas na serp, muitos ainda querem se aprofundar e isso sempre será positivo para o tráfego. 

    Aqui estão alguns dos principais aspectos do impacto da do SGE


    1. Ênfase na Qualidade do Conteúdo;
    2. Conteúdo mais Interativo;
    3. Personalização da Experiência do Usuário;
    4. Ênfase nas Palavras-Chave Semânticas;
    5. Otimização para Pesquisa por Voz e Pesquisa Conversacional.

    Conteúdo relevante e palavras-chave de cauda longa 

    Enquanto os testes do SGE não finalizarem, siga focando a sua estratégia na criação de conteúdo relevante e útil para o usuário, e não escreva pensando em agradar o algoritmo.

    Estima-se que os testes do SGE terminam em maio de 2024, depois é só ficar atento para ver quando a ferramenta será introduzida no Brasil.

    Por enquanto, procure garantir que você esteja produzindo os melhores conteúdos de acordo com o seu nicho. Além disso, utilize as ferramentas de SEO para acompanhar os resultados antes e depois do SGE, até mesmo para avaliar os primeiros impactos.

    Isso vai ajudar a seguir performando bem quando o SGE estiver totalmente integrado ao maior buscador do mundo.

    Outra dica é utilizar em sua estratégia palavras-chave de cauda longa, assim você consegue atender às intenções dos usuários em ambas as estratégias de busca.

    Conclusão

    Como vimos, o SGE está incentivando uma abordagem mais centrada no usuário e na qualidade do conteúdo no SEO. 

    Isso significa que os profissionais de marketing precisam se adaptar, produzindo conteúdos relevantes, interativos e personalizados que atendam às necessidades dos usuários e proporcionem uma experiência de busca mais enriquecedora e satisfatória.

    Agora que você sabe o que é SGE, se quiser aprimorar sua estratégia de SEO, continue lendo artigos relacionados aqui no blog da Attri.

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    Foto Pedro Hermano

    Quem escreveu este conteúdo:

    Pedro Hermano

    A inquietação do Pedro está no DNA da Attri, assim como a sua vontade de compartilhar conhecimento. É autor do livro Marketing Digital Imobiliário, no qual compartilha seus mais de 10 anos de experiência na área, além de ter vencido o Prêmio Profissional Digital Abradi 2018. Atualmente, se dedica a desvendar o universo da usabilidade e da paternidade com a ajuda da sua filha Teresa.

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