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SEO e SEA: entenda as diferenças e como aplicar no seu MKT

SEO e SEA são estratégias de marketing que visam aumentar o tráfego de um site ou e-commerce. E você, já aplica ambas em seu negócio? ...

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Attri

12 abril 2024
Imagem de destaque SEO e SEA: entenda as diferenças e como aplicar no seu MKT

Índice

    SEO e SEA são estratégias de marketing que visam aumentar o tráfego de um site ou e-commerce. E você, já aplica ambas em seu negócio? 

    Nas estratégias digitais para empresas que buscam melhorar seus resultados, o SEO e SEA são cruciais para melhorar a visibilidade das marcas. 

    Com a internet cada vez mais competitiva na busca pelo olhar do usuário, investir em diferentes frentes é o caminho mais assertivo para aumentar o tráfego, tanto pelo SEO quanto pela SEA.

    Mas afinal, você sabe qual é a diferença entre SEO e SEA? Continue a leitura e aprenda como aplicá-las e seus benefícios.   

    Qual é a diferença e definição de SEO e SEA?

    SEO - Search Engine Optimization é a otimização feita para mecanismos de busca com o intuito de aumentar o tráfego de páginas online. Contudo, o processo se baseia em gerar resultados orgânicos, ou seja, sem a necessidade de investimento em anúncios.

    Ao contrário da SEA - Search Engine Advertising, que se trata da publicidade paga nos motores de busca, onde os anunciantes pagam por cliques em seus anúncios exibidos nos resultados de pesquisa. 

    A SEA é a forma mais rápida e eficaz para quem busca resultados imediatos, visando  aumentar a visibilidade e direcionar o tráfego para um site. Já o SEO é uma estratégia de investimento de médio e longo prazo, com resultados surgindo em torno de três a seis meses.

    SEO e SEA: qual é o melhor para a minha empresa? 

    Essa é uma dúvida bastante comum, qual devo investir, SEO ou SEA. Bem, ambos são pilares essenciais para impulsionar a visibilidade online de uma marca.

    Para o analista de SEO da Attri, Guilherme Caique, investir simultaneamente em SEO e SEA permite que as empresas não apenas aumentem sua visibilidade online, mas também refinem suas estratégias”.

    “Com isso, elas conseguem alcançar e manter uma posição de "liderança" nos resultados de busca. Utilizar ambas as estratégias pode maximizar a visibilidade de um site tanto de forma orgânica quanto com os anúncios pagos”, reforça Guilherme.

    O analista explica ainda que, ao utilizar ambas as estratégias, fica mais fácil cobrir uma variedade maior de palavras-chave. 

    “Enquanto algumas palavras-chave podem ser altamente competitivas e difíceis de ranquear organicamente, o SEA pode garantir a visibilidade para essas palavras-chave” diz. 

    Contudo, é importante ressaltar também que é fundamental compreender seus atuais objetivos e até mesmo a realidade do seu negócio hoje. 

    No melhor dos mundos, se um empreendedor tem dinheiro para investir, se apoiar nas duas estratégias é sempre o melhor caminho.

    Até porque, no caso do SEO, não é apenas gerar tráfego e visitas, mas também construir autoridade dentro do seu nicho de atuação, uma vez que a base fundamental do SEO é a produção de conteúdo. 

    Visibilidade online: o fator de sucesso 

    Diante de um mundo digital cada vez mais competitivo e acirrado, empresas com maior poder de investimento nas estratégias de marketing digital conseguem aumentar sua visibilidade e, consequentemente, se destacar da concorrência.

    É inegável que a visibilidade online é o fator crucial para o sucesso de qualquer negócio. Neste sentido, o SEO (Search Engine Optimization) e o SEA (Search Engine Advertising) se mostram duas estratégias de marketing digital de extrema importância.

    Porém, apesar de ambas compartilharem o objetivo de aumentar o tráfego do site, as diferenças entre SEO e SEA são determinantes para entender qual estratégia é mais adequada para suas necessidades.

    Vamos recapitular para aprender de uma vez por todas? 

    SEO (Search Engine Optimization): processo de otimização de páginas web com o intuito principal de aumentar o tráfego orgânico (não pago) dos motores de busca. 

    A estratégia de SEO se baseia na criação de conteúdo relevante com foco em palavras-chave, experiência do usuário, construção de links, otimização de imagens, entre outras ações pertinentes. 

    SEA (Search Engine Advertising): é uma forma de marketing digital onde os anunciantes pagam para exibir anúncios em plataformas de busca, como Google, Bing e Yahoo. 

    Os anúncios gerados em estratégias de SEA geralmente aparecem acima ou ao lado dos resultados orgânicos da pesquisa e são identificados como anúncios pagos. 

    Como diferenciar SEO e SEA? 

    A publicidade nos mecanismos de buscas geralmente aparecem antes dos resultados orgânicos. Na imagem a seguir, fizemos a busca para a “empresa de limpeza em Santos” e veja os primeiros resultados pagos de campanhas de SEA.

    Essa é a melhor maneira de identificar o que é, na prática, SEO e SEA. Os resultados orgânicos, ou seja, de SEO, vão aparecer após os links patrocinados

    Uma maneira de distinguir os dois é observar os resultados de uma pesquisa, como fizemos no exemplo da imagem.  

    Os resultados orgânicos são obtidos por meio de técnicas de SEO, enquanto os anúncios pagos são resultado de campanhas de SEA.

    Outra exemplo, se você pesquisar por "melhores restaurantes italianos", os primeiros resultados que aparecem com uma etiqueta "Anúncio" são resultado do SEA, enquanto os resultados logo abaixo são obtidos por meio de técnicas de SEO.

    Tenha em mente, quando for escolher sua estratégia, que a SEA são anúncios patrocinados para aparecerem no primeiro lugar, por isso eles não competem com o SEO. 

    Entendendo o que é SEO e como fazer

    Se você tem um negócio online, seja um e-commerce ou até mesmo deseja ranquear o site da sua empresa, ter uma estratégia de SEO é obrigatório. 

    Contudo, saiba que o SEO é um processo contínuo, que requer compreensão das melhores práticas e, principalmente, acompanhamento constante das atualizações dos algoritmos dos motores de busca. 

    Portanto, quando for criar sua estratégia, planeje o SEO como algo multidisciplinar e que precisa do apoio de outras frentes para que gere os resultados esperados.

    Fazer apenas um monte de conteúdo sem sentido esperando ranquear todos eles é ilusório. 

    SEO e SEA o que é

    Algumas estratégias comuns de SEO incluem:


    • Pesquisa de palavras-chave: Identificar as palavras-chave relevantes para o seu negócio e incorporá-las estrategicamente no conteúdo do site.
    • Otimização on-page: Aprimorar elementos como títulos, meta descriptions, URL, tags de cabeçalho e imagens para melhorar a relevância e a experiência do usuário.
    • Construção de links: Obter backlinks de qualidade de outros sites confiáveis para aumentar a autoridade do domínio e a classificação nos resultados de pesquisa.

    Como fazer SEA? 

    Pelo fato de ser uma estratégia de marketing digital com resultados rápidos, você pode escolher aplicá-la caso o objetivo seja colocar a sua marca no topo do Google em questão de minutos. 

    Como mencionamos, a SEA é a forma rápida e eficaz de aumentar a visibilidade do site e direcionar o tráfego qualificado por meio de anúncios pagos nos motores de busca. 

    Quer aplicar aí no seu negócio? Veja alguns elementos-chave:


    • Campanhas de Google Ads: Criar anúncios segmentados com base em palavras-chave relevantes e definir um orçamento para lances de palavras-chave.
    • Otimização da taxa de cliques (CTR): Escrever anúncios atraentes com títulos cativantes e descrições convincentes para aumentar a taxa de cliques.
    • Segmentação por público-alvo: Definir públicos-alvo específicos com base em critérios demográficos, geográficos e comportamentais para alcançar os clientes certos no momento certo.

    Quando utilizar SEO e SEA de forma eficaz?

    Ambas as estratégias têm seus méritos e podem ser utilizadas de forma complementar para maximizar os resultados. 

    Tudo é questão de análise e definição de objetivos que você pretende alcançar para a sua marca neste momento. 

    Para ajudar você a saber quando utilizar SEO e SEA com mais assertividade, fizemos uma explicação breve o que cada estratégia pode gerar de resultados: 

    SEO: Ideal para aumentar a visibilidade a longo prazo e gerar tráfego orgânico de alta qualidade. É uma estratégia de investimento a longo prazo que requer tempo e esforço, mas oferece resultados sustentáveis ​​e duradouros.

    SEA: Ótimo para gerar resultados rápidos e aumentar a visibilidade imediata do site. É uma estratégia de investimento a curto prazo que oferece controle instantâneo sobre o tráfego e os resultados, mas requer um orçamento dedicado para publicidade.

    Onde implementar estratégias de SEO e SEA?

    As estratégias de SEO e SEA podem ser implementadas em diversos canais online, incluindo:

    Website: Otimização do site para melhorar a classificação nos resultados de pesquisa orgânica e execução de campanhas de publicidade paga nos motores de busca.

    Redes Sociais: Compartilhamento de conteúdo otimizado para SEO nas redes sociais e execução de campanhas de anúncios pagos para aumentar o alcance e o engajamento.

    Blogs e Fóruns: Participação em fóruns relevantes e criação de conteúdo otimizado para SEO em blogs para aumentar a autoridade do domínio e gerar tráfego qualificado.

    Você sabe qual é o poder do SEO na performance do SEA?

    No marketing digital, o SEO e SEA muitas vezes são encarados como estratégias separadas. Contudo, não podemos esquecer que ambos visam gerar tráfego para páginas web.

    Sendo assim, ao trabalhar as duas estratégias, você tem muito mais chances de otimizar seus resultados e aumentar inclusive a conversão. Até porque, uma estratégia de SEO bem desenvolvida contribuiu na performance da publicidade em mecanismos de busca (SEA).

    Negócios digitais que mantém um blog para abordar assuntos relacionados ao nicho, além de educar o usuário, aumentam a sua autoridade e podem ter um impacto positivo nas pesquisas.

    Com isso, os anúncios também são favorecidos, pois o desempenho se torna mais efetivo e apresenta melhores resultados.  

    Vantagens ao combinar as duas estratégias:


    • Ampliação da visibilidade online;
    • Cobertura para diversos estágios do funil de vendas;
    • Mais assertividade na escolha de palavras-chave que geram os melhores resultados; 
    • Maiores chances de conquistar uma abordagem mais abrangente e eficaz para o marketing digital;
    • Aumento da autoridade;
    • Aumento do tráfego orgânico;
    • Melhora da experiência do usuário
    • Maior confiança do cliente.

    SEA e SEO na Experiência do Usuário 

    Como empresa de usabilidade e desenvolvimento de software, aqui na Attri a base de todos os nossos projetos é oferecer a melhor experiência possível ao usuário. 

    Portanto, se você também busca entregar uma experiência mais enriquecedora e relevante aos seus usuários, pode integrar estratégias de Search Engine Advertising (SEA) e Search Engine Optimization (SEO). 

    Enquanto a SEA permite que as empresas se destaquem imediatamente nos resultados de pesquisa, o SEO trabalha nos bastidores para garantir que o conteúdo seja facilmente encontrado e classificado organicamente nos resultados de pesquisa, aumentando a credibilidade da marca e a confiança do usuário.

    Sendo assim, SEA e SEO são extremamente interessantes para quem se preocupa com a experiência do usuário. As estratégias atuam  em harmonia para direcionar o tráfego qualificado para o site, oferecendo aos usuários uma jornada de busca mais completa e satisfatória.

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    Agora que você já aprendeu as diferenças entre SEO e SEA, conte com a Attri para aprimorar seus resultados e desenvolver a melhor estratégia para a sua empresa. 

    Somos agência completa com time de experts, oferecendo serviços diversos para impulsionar a visibilidade online de sua marca. 

    Se precisa de apoio em suas estratégias de SEO e SEA, a Attri pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos de marketing digital de forma eficaz e eficiente. 

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    Foto Pedro Hermano

    Quem escreveu este conteúdo:

    Pedro Hermano

    A inquietação do Pedro está no DNA da Attri, assim como a sua vontade de compartilhar conhecimento. É autor do livro Marketing Digital Imobiliário, no qual compartilha seus mais de 10 anos de experiência na área, além de ter vencido o Prêmio Profissional Digital Abradi 2018. Atualmente, se dedica a desvendar o universo da usabilidade e da paternidade com a ajuda da sua filha Teresa.

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