
Índice

Certamente a gamificação é uma tendência nos produtos digitais que vem ganhando cada vez mais relevância. A técnica promove uma melhor experiência em várias interfaces das áreas de educação, negócios, mobilidade, saúde, e até recursos humanos, ajudando na evolução dos processos e resultados de cada jornada.
Quer saber mais sobre a metodologia de gamificação em aplicativos? Então continue a leitura com a gente, vamos contar tudo sobre o tema!
O que é gamificação
A palavra vem do inglês gamification, uma técnica que traz conceitos da psicologia e tem como objetivo incentivar o usuário a cumprir determinadas tarefas, facilitando na mensuração dos resultados da ação.
A metodologia da gamificação conta com vários elementos característicos dos jogos, como sistemas de pontuação e ranking, missões e recompensas, entre outros. Tais ferramentas tem o poder de atrair, engajar e promover o aprendizado dentro da experiência com o usuário.
Por que aplicar a gamificação
Jogar é um hábito! O processo de gamificação faz parte do cotidiano das pessoas. Segundo uma pesquisa da empresa Newzoo, estima-se que existam mais de 2.5 bilhões de pessoas que jogam pelo mundo.
Quando trazemos esses dados para o contexto corporativo, os números ficam ainda mais interessantes, olha só:

É gamificação ou é jogo?
Esse é um ponto muito importante para reforçar. Um jogo tem apenas a finalidade de entreter, além de trazer situações fora da realidade do jogador. Já a gamificação utiliza as técnicas dos games para alcançar objetivos reais. A metodologia não se limita em ser apenas divertido, mas sim motivar o usuário ou participante a atingir uma determinada meta, refletindo na sua vida pessoal ou profissional.
Recursos da gamificação
Agora você vai descobrir quais são os principais elementos da gamificação. Confira!
Desafios
São eles que motivam os participantes a se esforçarem para alcançar a meta da atividade. Mas para o seu sucesso, são trabalhados três recursos: desafio, conquistas e missões que geram interesse no usuário para que se mantenha ativo na jornada.
A ideia é que na medida em que o participante evolua, a atividade aumente o nível de dificuldade, estimulando o interesse em alcançar o objetivo definido.
Storytelling
É uma prática que busca desenvolver histórias ou narrativas com objetivo de entreter ou educar. Na gamificação, essa técnica é utilizada principalmente para engajar o público-alvo e gerar interesse pelo conteúdo compartilhado.
Recompensa
Muito presente nos jogos, a recompensa é um recurso para estimular o interesse do participante, mas para isso, deve ser implementado com muita estratégia. Alguns exemplos de recompensas: pontuação, moedas virtuais, medalhas, selos, troféus, entre outros.
Ranking
Um sistema de ranking identifica os melhores colocados em determinada atividade, destacando aqueles que alcançaram melhor desempenho. Ele serve para alimentar a competição e estimular o interesse dos usuários para alcançarem a melhor posição.
Quais são os benefícios da gamificação nos aplicativos?
A gamificação pode ser implementada nos mais diversos setores, desde educação, segurança, saúde, ambiente empresarial e até marketing,, entre outros. As possibilidades são infinitas!
A metodologia gamer permite atrair e engajar audiências, promover aprendizados, solucionar problemas e transformar tarefas árduas em experiências lúdicas. Por trás da tela, no mundo analítico, também temos muitas vantagens. Afinal, quando se tem uma qualificação do desempenho dos jogadores, se torna muito mais fácil mensurar os resultados, uma vez que todas essas informações já estão registradas.
Portanto, podemos dizer que a gamificação desperta o interesse dos usuários para uma determinada atividade, ajudando no processo de aprendizado e memorização de conteúdos mais densos, incentivando-os a alcançarem os resultados esperados. Tudo isso de forma voluntária e divertida.
Transforme sua experiência com a Attri
Se os seus produtos digitais precisam de novas estratégias para engajar mais usuários e atrair novos públicos, então você precisa conhecer o time da Attri. Temos um vasto conhecimento em experiência do usuário, desenvolvendo projetos ricos em gamificação, prontos para encantar o seu público.
É hora de transformar o seu produto. Entre em contato com a gente!

Quem escreveu este conteúdo:
Daniela Barbosa
Consolidada entre as principais empresas de Tecnologia e Usabilidade do Brasil e com mais de 12 anos no mercado, trabalhamos para resolver os problemas de sua empresa, gerando um impacto real nos seus resultados.
Vamos desenvolver o seu projeto?
Conte um pouco mais sobre o seu projeto para que possamos encontrar a melhor solução e agendarmos uma conversa mais aprofundada.
Agende uma conversa








Outros artigos de destaque do blog
Certificações

Empresa
Carbono Zero

Empresa Great
Place To Work 2022

Ranking empresas que mais crescem no Brasil
- Ranking EXAME 2023
Parceiros

Plataforma de serviços de computação em nuvem oferecida pela Amazon.

Plataforma SaaS de comércio digital, marketplace e OMS.

Empresa de software que oferece uma plataforma de CRM integrada.