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Produtos digitais inovadores: ideias para aumentar as vendas

Atualmente, o sucesso de um negócio depende muito da internet e das redes sociais. Por isso, pensar em produtos digitais inovadores é uma alternativa para quem busca ...

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Attri

21 agosto 2023
Imagem de destaque Produtos digitais inovadores: ideias para aumentar as vendas

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    Atualmente, o sucesso de um negócio depende muito da internet e das redes sociais. Por isso, pensar em produtos digitais inovadores é uma alternativa para quem busca crescer e melhorar as vendas.

    Para se ter uma ideia da importância do mercado, de acordo com dados da Connect Soluções Digitais, somente em 2020 o setor de infoprodutos cresceu 103% 

    Mas afinal, o que é um produto digital? Como eles podem ajudar no seu negócio e como ter ideias inovadoras para desenvolver o seu infoproduto. É sobre isso que vamos falar a seguir. Confira. 

    O que são produtos digitais? 

    Também conhecidos como infoprodutos, os produtos digitais são soluções desenvolvidas para vender na internet

    Eles podem ser materiais ou serviços distribuídos de forma online para que as pessoas possam ter acesso através dos meios eletrônicos, como smartphones, tablets, notebooks e smart TV.

    Os produtos digitais contam com diversos formatos e são úteis para os mais variados nichos de mercado. 

    Eles podem ser utilizados como um material rico gratuito, disponibilizado para gerar leads, por exemplo, ou até mesmo como uma renda extra vinda de um curso online.

    Enfim, em outras palavras, é possível produzir diferentes tipos de produtos digitais, mas o que dita se ele será bem-sucedido e aceito pelo mercado é a sua utilidade e usabilidade

    O que é necessário para começar? 

    Para quem pretende empreender do zero, começar um negócio online pode ser desafiador, principalmente sem nenhum conhecimento no setor. Porém, essa é sem dúvida a maneira mais simples e rápida de empreender atualmente. 

    Enquanto um negócio físico exige diversos aspectos burocráticos e altos investimentos, inclusive de aluguel de espaço e contratação de pessoal, um negócio online para começar precisa apenas de:


    1. Escolha de um nicho 
    2. Serviço de hospedagem
    3. Site e domínio personalizado
    4. Dedicação 

    Escolha de um nicho: turismo, saúde, emagrecimento, tecnologia, educação… Seja lá qual for o nicho, todo setor precisa de produtos digitais inovadores, principalmente para atrair o público-alvo através de campanhas.    

    Serviço de hospedagem: após escolher o nicho, o próximo passo é desenvolver um site profissional, com layout responsivo e ótima usabilidade. Além disso, você vai precisar de um serviço de hospedagem. Existem pacotes com serviços e recursos especiais, mas o mais importante é deixar o seu site seguro e apto para receber tráfego sem risco de sair do ar.  

    Domínio personalizado: outro ponto importante é escolher um domínio que possa transmitir exatamente o que o seu produto ou serviço oferece. Inclusive, um domínio bem elaborado é determinante para que o seu negócio tenha um bom posicionamento nos mecanismos de buscas.

    Dedicação: após colocar o site no ar com toda otimização necessária, inicia-se um novo e terno processo: o da dedicação constante. Não importa se você pretende vender e-books, cursos online ou lançar a sua própria plataforma de streaming, todo negócio digital requer dedicação. Inclusive, pensar constantemente em novos produtos digitais faz parte da rotina de quem tem um negócio online. 

    Produtos digitais: por que vale a pena investir? 

    Como mencionamos anteriormente, os infoprodutos tiveram um crescimento de 103% em 2020. O ano deu início à pandemia fez com que o mercado online acelerasse, inclusive alterando o comportamento empresarial.

    Por conta da necessidade obrigatória de isolamento, empresas que não tinham qualquer atuação no digital precisaram se readequar, inclusive em relação ao trabalho home office.

    Agora, mesmo após a pandemia, essa nova realidade não tem mais como andar para trás, como tudo o que permeia a tecnologia. Portanto, ter uma estratégia e investir em produtos digitais inovadores é quase que obrigatório para se manter competitivo. 

    São muitas as vantagens em trabalhar com infoprodutos e vamos listar algumas delas a seguir: 

    Investimento baixo 

    Não será necessário uma grande reserva financeira para começar um negócio online e nem criar o seu primeiro produto digital. Esse é um dos motivos que têm atraído tantas pessoas a começarem no setor de infoprodutos. 

    Além disso, as chances de retorno são mais rápidas do que em outros modelos de negócios, principalmente se você optar pelo mercado de afiliados. 

    Alcance maior

    Enquanto em uma loja física você se limita à região de atuação onde ela se localiza, um negócio online permite atingir um número maior de pessoas. Você cria uma plataforma de cursos online, por exemplo, e pode oferecer pacotes de assinaturas para o Brasil inteiro. 

    Escalabilidade

    Desenvolver um produto digital é mais vantajoso, pois as chances de alta escalabilidade são maiores. Você pode atualizar, fazer ajustes e tornar a experiência mais agradável para os usuários. Com isso, o produto continua crescendo e atingindo novos públicos e, consequentemente, aumentando sua receita.

    Flexibilidade 

    Criar produtos digitais permite que você tenha uma rotina mais flexível, podendo até levar o seu trabalho para qualquer lugar. Desta forma, os ajustes na rotina se tornam mais fáceis do que empreender em um negócio físico. 

    Contudo, nem pense que o setor digital é sinônimo de trabalhar menos, longe disso. São diversas tarefas, ajustes, campanhas, atualizações e suporte para que o usuário esteja satisfeito sempre.

    Ideias de produtos digitais inovadores 

    Mesmo quem já tem uma empresa precisa constantemente pensar em produtos inovadores para aumentar as vendas. E quem pretende começar, deve planejar mais estrategicamente com o intuito de conseguir resultados rápidos. 

    Confira a seguir algumas ideias de produtos digitais inovadores e veja qual deles se encaixa melhor na sua realidade atual: 

    Plataforma de Streaming

    As plataformas de streaming entraram de vez para a rotina das pessoas. Além de serem uma nova forma de consumir conteúdo, elas representam uma oportunidade de investimento.

    Entre os produtos digitais, os streamings estão super em alta e você pode oferecer acesso a conteúdos exclusivos com assinatura premium ou disponibilizar conteúdo grátis e monetizar através de anúncios. 

    Aqui na Attri, desenvolvemos a VOD Streaming, uma plataforma white label que permite customização total com a identidade visual da empresa.

    Site de apostas esportivas 

    Outro setor que apresenta crescimento é o de apostas esportivas online, por isso, criar um site pode ser uma excelente oportunidade de empreender. Além de ser um investimento acessível, os sites de apostas esportivas devem crescer ainda mais após a regulamentação.

    E-commerce 

    Um e-commerce é outro excelente exemplo de produto digital, além de ser um ótimo negócio. Com as vendas online crescendo cada vez mais, esse setor representa uma chance enorme de lucratividade.

    Contudo, na hora de desenvolver o seu e-commerce, é preciso investir nas melhores práticas de UX Design, algo que é prioridade aqui nos projetos da Attri. 

    E-books

    Embora os e-books sejam infoprodutos com foco mais na distribuição gratuita, sendo usado como isca digital, eles não deixam de ser importantes em uma estratégia. Principalmente para quem está começando, criar um conteúdo rico e atrair leads qualificados aumentam as chances de transformar essas pessoas interessadas em futuros clientes.  

    Softwares

    Os softwares são utilizados pela maioria das empresas, pois eles são fundamentais para otimizar processos e aumentar a produtividade. Quem sabe programar, pode investir na criação de um software inovadores e oferecer para o mercado.

    Aplicativos 

    Se você já tem um negócio, que tal criar um aplicativo personalizado para se aproximar ainda mais dos clientes? Hoje em dia, a maioria das lojas tradicionais e grandes marcas vendem também por aplicativos, além do e-commerce.

    Através do aplicativo, eles criam estratégias específicas e promoções para fidelizar os usuários na plataforma. 

    Plataforma de cursos online

    Essa dica é para quem atua como professor ou oferece aulas online. Lançar sua própria plataforma pode fazer os lucros aumentarem, além de atingir mais pessoas interessadas no seu conteúdo. 

    As plataformas de cursos online também permitem a realização de seminários, palestras, webinars e mentorias. 

    Produtos digitais: conheça um case da Attri 

    Entre os diversos produtos digitais inovadores desenvolvidos pela Attri, a plataforma de streaming da Aquarium é um dos maiores orgulhos da nossa empresa. 

    Fomos procurados pela Downtown Filmes para desenvolver um streaming para disponibilizar conteúdos exclusivos sobre saúde, bem-estar, meditação, yoga, arte e ecologia.

    Além de pesquisa prévia, aplicamos as melhores práticas em ASO/SEO, e fizemos um estudo estratégico. Saiba mais sobre a plataforma de streaming da Aquarium

    Dicas para criar infoprodutos 

    Do mesmo modo que observamos o mercado aquecido, é preciso ainda analisar como um infoproduto se encaixa na realidade de um negócio

    Por exemplo, você pode investir no desenvolvimento de um aplicativo personalizado, com a melhor usabilidade possível, mas se não estiver preparado para atender às demandas de vendas dos seus clientes, será apenas uma perda financeira.

    Por isso, não basta ter uma ideia e colocá-la em prática, é preciso fazer um estudo de mercado, aliando os objetivos e cenário atual da empresa. 

    Caso você ainda tenha dúvidas ou não saiba muito bem por onde começar, uma consultoria pode ser a melhor alternativa, além de representar um primeiro passo super importante. 

    Separamos a seguir algumas dicas de como começar a criar produtos digitais:  

    Identifique uma necessidade ou problema

    Identifique possíveis lacunas no mercado ou as necessidades não atendidas do seu público-alvo. Fazer uma pesquisa online com eles já pode ajudar bastante, através de um questionário para entender quais dificuldades eles enfrentam ao usar determinado produto, por exemplo. Desta forma, fica mais fácil desenvolver algo útil e inovador. 

    Conheça seu público-alvo

    Qual é o perfil das pessoas que você pretende atingir ou que já atende em seu negócio? Quais são os hábitos, o que buscam, estilo de vida, comportamento, o que comprariam online. Você pode fazer entrevistas e analisar dados para validar o seu produto digital.

    Analise a concorrência

    Procure conhecer os produtos digitais existentes, principalmente no seu nicho de atuação. Observe se estão sendo aderidos, se funcionam bem e se atendem às principais necessidades dos usuários. Esse processo não tem oobjetivo de copiar, mas sim criar algo mais assertivo a partir de fraquezas que você identificou em produtos que já circulam no mercado.

    Faça um brainstorming

    Convide sua equipe para debater ideias e faça sessões de brainstorming. Anote os insights e não descarte nada, pois nesse momento, tudo pode ser benéfico para o processo.

    Design centrado no usuário

    Quem acompanha o blog da Attri sabe o quanto somos adeptos do UI e UX Design na criação de produtos. Sites, aplicativos, plataformas, softwares, todos são desenvolvidos com base na experiência do usuário. Isso permite que a gente desenvolva uma interface intuitiva, amigável e agradável de usar.

    Crie produtos digitais com a Attri

    Desenvolver produtos digitais inovadores pode ampliar a atuação do seu negócio e trazer recompensas significativas. 

    Mas você não precisa encarar o desafio sozinho. Temos uma equipe multidisciplinar que atua como braço direito de nossos clientes. Agende agora mesmo um bate-papo e vamos conversar melhor sobre o produto que mais se alinha ao seu negócio?



    Foto Pedro Hermano

    Quem escreveu este conteúdo:

    Pedro Hermano

    A inquietação do Pedro está no DNA da Attri, assim como a sua vontade de compartilhar conhecimento. É autor do livro Marketing Digital Imobiliário, no qual compartilha seus mais de 10 anos de experiência na área, além de ter vencido o Prêmio Profissional Digital Abradi 2018. Atualmente, se dedica a desvendar o universo da usabilidade e da paternidade com a ajuda da sua filha Teresa.

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