Desenvolvimento

Processo de desenvolvimento de software: conheça as etapas 

O processo de desenvolvimento de software é uma parte essencial do mundo digital moderno. Dividido em diversas etapas, é composto por um conjunto de atividades organi...

Foto autor Attri

Attri

31 outubro 2023
Imagem de destaque Processo de desenvolvimento de software: conheça as etapas 

Índice

    O processo de desenvolvimento de software é uma parte essencial do mundo digital moderno. Dividido em diversas etapas, é composto por um conjunto de atividades organizadas a partir das necessidades dos clientes.

    As empresas especializadas se dedicam a fundo para compreender as dores e entregar tudo o que um software precisa para funcionar bem e entregar uma ótima experiência ao usuário. 

    Seja para automatizar processos empresariais, criar aplicativos inovadores ou melhorar a experiência do usuário em um site, o desenvolvimento de software desempenha um papel crucial na transformação digital das empresas. 

    Quer entender mais sobre o tema? Confira a seguir o que é processo de desenvolvimento de software, suas principais etapas e os benefícios para as empresas. 

    O que é o processo de desenvolvimento de software?

    O processo de desenvolvimento de software é um conjunto de atividades organizadas e planejadas para criar, projetar, testar e dar assistência após o lançamento. 

    Trata-se de uma série de esforços feitos em conjunto com uma equipe multidisciplinar para entregar ao cliente uma solução inovadora, funcional e intuitiva. 

    Para isso, é feito um levantamento dos requisitos com o objetivo de identificar as dores e necessidades antes de se projetar o design do software. 

    Processo de desenvolvimento de software focado na experiência do usuário 

    Aqui na Attri, adotamos uma abordagem ágil no seu processo de desenvolvimento de softwares, com um foco primordial na experiência do usuário. Com a ascensão da revolução digital e o constante avanço tecnológico, as empresas estão em busca de maneiras inovadoras para aprimorar a execução de tarefas e proporcionar funcionalidades em uma plataforma robusta e confiável.

    No entanto, a principal vantagem de contar com um software para a sua empresa reside no fato de que ele oferece a oportunidade de impulsionar a eficiência dos processos internos e agregar um maior valor ao público-alvo.

    Por que ter um processo de desenvolvimento de software é necessário?

    Ter um processo de desenvolvimento de software é essencial para ganhar agilidade e precisão nos procedimentos empresariais. Ele proporciona uma estrutura organizada e metódica para transformar ideias em soluções concretas. 

    Com um processo bem definido, é possível evitar retrabalhos, identificar e corrigir falhas mais rapidamente, resultando em uma solução robusta e funcional para as empresas.

    Além disso, a abordagem sistemática promove uma entrega mais eficiente, permitindo que as organizações atendam às demandas do mercado de forma ágil e assertiva, mantendo-se competitivas e adaptáveis em um ambiente empresarial em constante evolução.

    Por mais que você não entenda como funciona a criação de um software, ter uma ideia das etapas que as empresas especializadas seguem, certamente ajudará no seu próprio planejamento.

    Tendo isso em mente, a sua empresa tem dois caminhos a seguir: contratar uma software house ou um programador freelancer. Cada uma das opções oferecem vantagens e desvantagens, portanto, é preciso avaliar seus objetivos, inclusive fazendo uma análise econômica. 

    Resumidamente, terceirizar com uma empresa de desenvolvimento de software torna o processo mais fácil e ágil, uma vez que ela conta com um squad completo que será o seu braço direito durante todo o projeto. 

    Vantagens para as empresas

    Normalmente, as empresas, independentemente do nicho de mercado, passam por diferentes desafios. Tanto por mudanças internas como também alterações no comportamento social e econômico. 

    Por isso, quando falamos em transformação digital, é justamente para suprir essas novas demandas. Seja para melhorar a produtividade, atender com mais eficiência o seu cliente ou organizar a gestão financeira. Sendo assim, são muitas as vantagens em adotar um software sob medida. Vejamos a seguir algumas das principais: 

    Automatizar processos

    Através do desenvolvimento de software personalizado, utilizando as melhores práticas de UX, é possível automatizar tarefas repetitivas, o que aumenta a eficiência e reduz erros humanos.

    Aumento na produtividade

    Softwares bem projetados e adaptados às necessidades da empresa podem aumentar a produtividade dos funcionários, permitindo que eles se concentrem em tarefas mais estratégicas.

    Ter acesso rápido a dados estratégicos

    Um processo de desenvolvimento de software bem arquitetado pode colaborar para que a empresa passe a coletar dados. Desta forma, ela consegue analisar dados e informações, gerando assim insights importantes para tomadas de decisão.

    Aumento da vantagem competitiva

    Um software personalizado pode ser uma vantagem competitiva, pois pode ser adaptado rapidamente às mudanças no mercado e às necessidades dos clientes.

    Redução de custos 

    Ao seguir um processo de desenvolvimento de software bem estruturado, empresas especializadas podem alcançar uma redução significativa de custos. A análise de dados e a gerência de projetos eficientes contribuem para o controle de orçamentos.

    Processo de desenvolvimento de software: conheça as etapas 

    É importante ressaltar que cada software tem particularidades e exigências específicas de acordo com o perfil da empresa. Por isso, é fundamental avaliar as reais necessidades do cliente para organizar e adaptar melhor todo o processo. 

    Porém, de uma maneira geral, o processo de desenvolvimento de software passa por etapas bem estruturadas, principalmente na metodologia ágil, atualmente a mais comum usada pela maioria das software house.

    Para garantir o sucesso de um projeto de desenvolvimento de software, é essencial seguir um conjunto de etapas bem definidas:

    1. Levantamento de Requisitos

    Nesta etapa, é crucial entender as necessidades e expectativas dos clientes. Os requisitos devem ser documentados de forma clara e precisa. Coletando e compreendendo o maior número possível de informações, nossa equipe faz um levantamento bem detalhado para colocar o projeto à prova, com foco na dor da empresa.  

    Em outras palavras, o objetivo dessa etapa inicial, que funciona também como um planejamento, envolve entender as necessidades do cliente, funcionalidades desejadas e restrições que devem ser levadas em consideração. 

    A análise de requisitos ajuda a transformar essas informações em um plano de ação claro e conciso.

    2. Análise e Projeto

    Após coletar os requisitos, o próximo passo é analisar e transformar em um projeto técnico. Geralmente, são criados diagramas, arquiteturas e planos detalhados para o desenvolvimento. Aqui na Attri, construímos um wireframe que passa pela aprovação do cliente e, na sequência, segue para nortear as etapas de layout e desenvolvimento.  

    3. Desenvolvimento

    É a fase em que o código real é escrito. Programadores utilizam linguagens de programação para transformar o projeto em um produto funcional.

    A etapa de desenvolvimento é onde o projeto começa a ganhar vida. Os responsáveis, profissionais de programação, utilizam linguagens, como Java, Python, C++, entre outras, para transformar o protótipo em um produto funcional. 

    Vale lembrar que a escolha da linguagem é feita lá na etapa inicial e é influenciada pela natureza e complexidade do projeto.

    4. Testes

    Uma das etapas mais importantes do processo de desenvolvimento de software é a de testes. Afinal, você já imaginou como o seu cliente ou seus colaboradores (em caso de software interno), irão interagir com a plataforma? 

    A fase de testes ajuda a entender se o layout é intuitivo, se há erros, bugs e até se há necessidade de incluir mais funcionalidades. Por isso, o software é submetido a uma série de testes para identificar e corrigir possíveis falhas e inconsistências durante o uso do programa. 

    Além disso, a experiência do usuário (UX) é levada em consideração para garantir que o software seja intuitivo e fácil de usar.

    5. Implantação ou lançamento

    Enfim, o software é disponibilizado para os usuários finais. Dependendo do tipo de programa, pode envolver a instalação em servidores, publicação em lojas de aplicativos, entre outros. 

    6. Manutenção e Atualizações

    Engana-se quem pensa que o processo de desenvolvimento e software acaba com a entrega ao cliente. Após a implantação, é essencial monitorar e manter o software através de um suporte especializado. 

    São feitas atualizações constantes com o intuito de corrigir falhas e adicionar novas funcionalidades conforme novas demandas surjam, inclusive dos usuários.

    Arquitetura de software: que é? 

    Essa costuma ser uma dúvida muito frequente quando as empresas buscam pelos serviços de uma software house. Em resumo, a arquitetura de software refere-se à estrutura e organização do sistema, envolvendo:


    • Componentes e módulos
    • Padrões de design 
    • Comunicação (se estabelece como diferentes componentes se comunicam, troca de mensagem, dados etc)  
    • Arquitetura de dados
    • Fluxos de controle
    • Segurança e desempenho 

    Metodologia Tradicional e Metodologia Ágil 

    Essas são as duas metodologias mais comuns no processo de desenvolvimento de software. O que as difere são as abordagens, vamos entender:  

    Metodologia Tradicional

    Segue uma sequência linear de etapas, conhecida também como modelo cascata. Cada fase depende da conclusão da anterior para que o fluxo caminhe, por isso, acaba sendo um pouco engessada. 

    Na metodologia tradicional, o software é entregue apenas ao final do ciclo, ou seja, o cliente só vê o resultado no final do processo. 

    Metodologia Ágil

    A metodologia ágil é a escolha mais comum das empresas de desenvolvimento de software, inclusive é a metodologia utilizada aqui na Attri. Além de ser mais flexível e amigável para o cliente, a metodologia ágil tem como benefício a entrega de pequenas partes do projeto. 

    Com isso, o cliente consegue acompanhar a evolução do seu software e pode sugerir ajustes e melhorias. Trata-se de uma abordagem bastante interativa, permitindo a incorporação de mudanças de requisitos, prioridades ou funcionalidades ao longo do desenvolvimento.

    Por conta da participação efetiva do cliente ao longo das etapas, o processo de desenvolvimento de software se torna mais assertivo com os feedbacks constantes. Desta forma, é possível entregar uma solução bastante alinhada com as necessidades do cliente, além de proporcionar uma experiência única aos usuários do software.

    Processo de desenvolvimento de software: dicas para quem pretende investir na solução  

    Agora que você conheceu um pouco mais sobre como funciona o processo de desenvolvimento de software e planeja investir em um para o seu negócio, veja a seguir algumas dicas valiosas:

    Compreenda as necessidades do seu negócio

    Antes de iniciar o desenvolvimento, tenha uma compreensão clara das necessidades específicas do seu negócio. Isso garantirá que o software atenda às expectativas.

    Escolha a equipe certa

    Trabalhe com profissionais experientes e especializados na linguagem e tecnologia necessárias para o seu projeto.

    Priorize a qualidade do código

    Um código bem escrito e organizado facilitará a manutenção e a evolução do software no futuro.

    Estabeleça um plano de manutenção

    A manutenção regular é crucial para manter o software funcionando sem problemas e atualizado com as últimas tecnologias.

    Conte com a Attri no seu processo de desenvolvimento de software 

    Como vimos, o desenvolvimento de software é um investimento valioso para qualquer empresa que busca se destacar no mundo digital. 

    Contudo, é fundamental seguir um processo estruturado e contar com profissionais qualificados para que o projeto seja bem-sucedido.

    Pronto para impulsionar seu projeto de software? Agende uma consulta com nossos especialistas hoje mesmo e leve sua ideia para o próximo nível



    Foto Pedro Hermano

    Quem escreveu este conteúdo:

    Pedro Hermano

    A inquietação do Pedro está no DNA da Attri, assim como a sua vontade de compartilhar conhecimento. É autor do livro Marketing Digital Imobiliário, no qual compartilha seus mais de 10 anos de experiência na área, além de ter vencido o Prêmio Profissional Digital Abradi 2018. Atualmente, se dedica a desvendar o universo da usabilidade e da paternidade com a ajuda da sua filha Teresa.

    Inscreva-se no blog da Attri

    Receba em seu e-mail artigos sobre tecnologia e usabilidade com foco em transformação digital, e fique por dentro de tudo o que acontece no mercado!

    VAMOS DESENVOLVER O SEU PROJETO?

    Conte um pouco mais sobre o seu projeto para que possamos encontrar a melhor solução e agendarmos uma conversa mais aprofundada.

    Empresas que confiam em nós:

    Certificações

    Empresa<br /> <strong>Carbono Zero</strong>

    Empresa
    Carbono Zero

    Empresa <strong>Great </strong><br /> <strong>Place To Work 2022</strong>

    Empresa Great
    Place To Work 2022

    <strong>Ranking empresas que mais crescem no Brasil </strong><br /> - Ranking EXAME 2023

    Ranking empresas que mais crescem no Brasil
    - Ranking EXAME 2023

    Parceiros

    Plataforma de serviços de computação em nuvem oferecida pela Amazon.

    Plataforma de serviços de computação em nuvem oferecida pela Amazon.

    Plataforma SaaS de comércio digital, marketplace e OMS.

    Plataforma SaaS de comércio digital, marketplace e OMS.

    Empresa de software que oferece uma plataforma de CRM integrada.

    Empresa de software que oferece uma plataforma de CRM integrada.