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Um fator indispensável no processo de criação de projetos digitais, como aplicativos, sites, lojas virtuais e outros tipos de plataformas, é considerar a experiência do usuário. Sendo assim, compreender o que é UX Research e como funciona esse método de investigação é importante para proporcionar boa navegabilidade.
O UX Research investiga as principais dores e necessidades de clientes para desenvolver soluções em um projeto. Uma pesquisa centrada no usuário contribui de forma cada vez mais assertiva com a experiência do público-alvo ao navegar em qualquer plataforma, independentemente do grau de complexidade.
Neste conteúdo, você ficará por dentro das principais informações sobre esse conceito e, principalmente, saberá como ele pode ser importante para o desenvolvimento da sua empresa. Assim, será possível contribuir com a performance do negócio e impulsionar as vendas.
O que é UX Research?
Mas afinal, o que é UX Research? Esse conceito está diretamente associado ao processo de pesquisa imersiva com foco na experiência do usuário. A partir dele, são utilizados métodos qualitativos e quantitativos para colher informações importantes sobre o público-alvo de uma marca ou empresa.
Além da segurança, os usuários procuram acessar plataformas que ofereçam alto grau de facilidade quando o assunto é a navegabilidade e as funções. Portanto, seja para o desenvolvimento de um aplicativo, site ou plataforma de e-commerce, é indispensável ter a experiência do público como um dos pilares do projeto.

Sendo assim, são utilizadas técnicas e ferramentas variadas para obter os resultados de uma pesquisa e chegar a conclusões sobre os diferentes perfis de comportamento. As pesquisas podem ser realizadas por meio de testes de usabilidade, questionários (quantitativos e qualitativos), observação de campo, entre outras.
Essas abordagens estratégicas são utilizadas para mapear e interpretar os dados coletados. Assim, torna-se cada vez mais fácil proporcionar um produto robusto e eficiente com diversas soluções funcionais para o usuário e, é claro, sempre levando em consideração o contexto da marca no mercado e seus objetivos.
Pesquisa quantitativa
Além de ser essencial para entender a complexidade de um projeto, realizar o levantamento de dados concretos é determinante para a criação de qualquer produto. A pesquisa quantitativa é um método de investigação que coleta números relacionados a experiência do usuário, também conhecidos como métricas.
A partir dela, se torna viável medir o grau de complexidade de um problema e diferentes comportamentos do usuário. Um exemplo disso é o IBGE, que periodicamente realiza estudos quantitativos que geram dados em grande escala. Geralmente, o objetivo da pesquisa quantitativa é confirmar hipóteses.
Em um projeto de UX Design, alguns dados fundamentais para interpretar o comportamento do usuário são as taxas de conversão, a quantidade de visitas em uma determinada página, entre outros. Essas informações se tornam essenciais para avaliar as decisões do usuário na jornada de compra, cancelamento e outros fatores.
Pesquisa qualitativa
Como um dos principais meios para se obter dados a respeito do usuário em um projeto de UX, a pesquisa qualitativa é uma ferramenta que possibilita a coleta de uma série de informações. Entretanto, diferentemente da quantitativa, esses dados são baseados em padrões de comportamento humano.
A preocupação desse tipo de pesquisa tem como principal foco enxergar como o público-alvo se comporta no processo de tomadas de decisões. Para isso, são utilizadas algumas técnicas muito conhecidas, como testes de usabilidade, estudo de campo, etc.
Por se tratar de um método de pesquisa que abrange uma série de padrões, os resultados coletados se apresentam como hipóteses para determinado comportamento que está sendo levantado. Dessa forma, é uma maneira de investigar possíveis problemas e, consequentemente, gerar soluções eficazes.
O que faz um UX researcher?
Além de compreender o que é UX Research e as principais vantagens desse método de pesquisa para um projeto digital, é importante ficar por dentro das atribuições de um profissional dessa área. Sendo assim, onde ele atua no processo de pesquisa em UX? Quais são as principais responsabilidades?
Utilizando os métodos quantitativos e qualitativos, os UX researchers analisam os padrões de comportamento dos usuários por meio de todos os dados coletados. Além disso, executam entrevistas, estudos de personas e outros tipos de pesquisas. Os profissionais da área geralmente compõem a equipe de design do projeto.
Com os insights gerados, eles trabalham juntamente à equipe de design, desenvolvimento e gerentes de produto para transformar os dados em soluções funcionais para o produto desenvolvido. Confira abaixo algumas atribuições da área:
- condução de pesquisas qualitativas e quantitativas de um projeto;
- mapeamento e estudo de personas;
- análise comportamental de usuário no processo de compra;
- implementação de soluções com foco na experiência do usuário;
- colaboração com a equipe de desenvolvimento de produtos e áreas correlacionadas.
Entenda mais sobre a importância do UX no desenvolvimento de projetos digitais!
Agora que você compreendeu a fundo sobre o que é UX Research e as vantagens desse método de pesquisa centrado no usuário, que tal aprender mais sobre como esse conceito pode beneficiar o desempenho do seu projeto? No blog da Attri, você acompanha uma variedade de conteúdos exclusivos sobre as tendências da tecnologia.

Quem escreveu este conteúdo:
Attri
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