
Índice
Nos dias de hoje, é extremamente difícil encontrar alguém que não tenha baixado um app em seu smartphone. Seja para streaming, transporte ou até mesmo delivery, você provavelmente utiliza os serviços de uma ferramenta como esta. Mas afinal de contas, o que é um aplicativo e como esse tipo de recurso funciona?

A utilização de apps (principalmente em dispositivos móveis) está tão difundida entre a nossa sociedade atual que a pergunta acima parece até redundante. No entanto, o universo dos apps é muito mais complexo do que imaginamos. Além de funcionalidades diversas, existem tipos de aplicativos com características únicas.
Sendo assim, preparamos este artigo para que você possa entender melhor o que é um aplicativo e quais as principais características de cada tipo. Dessa forma, será mais fácil identificar aquele que mais combina com a estratégia digital da sua empresa e, assim, começar o desenvolvimento da ferramenta.
Definição de aplicativo
Um app ou aplicativo é uma ferramenta virtual, que pode ser desenvolvida tanto para dispositivos mobiles, quanto para desktops e web. Eles podem servir para finalidades diversas, como por exemplo: compras on-line, transações bancárias, gerenciamento de tarefas, prática de exercícios físicos, entre outras.
Existem aplicativos pagos e gratuitos, que podem funcionar on-line ou off-line. De maneira geral, os apps servem para oferecer praticidade ao usuário. Para isso, eles contam com uma série de recursos que otimizam tarefas, como fazer compras, enviar mensagens e até mesmo solicitar transporte.
Muitos aplicativos também podem ser personalizados de acordo com as preferências do usuário. Em ferramentas de compra on-line, por exemplo, é possível selecionar interesses, criar listas de desejos, cadastrar diferentes formas de pagamento e endereço. Assim, o processo acaba sendo muito mais simples.
Os aplicativos são uma ótima maneira de alavancar os negócios. Para que isso aconteça, porém, é importante que eles estejam alinhados com as expectativas e demandas do seu público-alvo. Além disso, precisam ser funcionais e oferecerem novas experiências (além das oferecidas pelo seu site institucional, por exemplo).
Com isso, essas ferramentas acabam sendo mais um canal de interação entre marca e consumidor. Consequentemente, elas ajudam na fidelização de clientes e na conversão de leads qualificados. Afinal de contas, os apps “encurtam” o caminho entre os usuários e os serviços prestados pela sua empresa.
Quais os principais tipos de aplicativo?
Você já sabe o que é um aplicativo e como ele pode ser importante para os negócios. Sendo assim, vale conhecer as diferentes naturezas dessas ferramentas. Dessa forma, será possível entender qual delas mais se alinha com a necessidade da sua empresa. Confira, a seguir, os três tipos de aplicativos existentes:
Aplicativo nativo
Aplicativos nativos são ferramentas desenvolvidas com linguagem voltada para sistemas operacionais (SO) específicos (normalmente Android ou iOS). Sua programação é adaptada ao sistema em questão e, por isso, apps nativos costumam ser mais rápidos e assertivos.
Além disso, por estarem atrelados aos sistemas operacionais dos celulares, os aplicativos nativos podem acessar diversas funções do aparelho, como por exemplo: câmera, GPS, entre outros recursos. Alguns ainda contam com recursos off-line e podem ser utilizados mesmo se o usuário não tiver acesso à internet.

Web App
Diferentemente dos apps nativos, os web apps não são desenvolvidos para um SO específico. Na realidade, eles não chegam nem a ser aplicações propriamente ditas, mas sim sites responsivos. Isto é: ferramentas que podem ser acessadas através de uma URL e que se adequam aos mais variados tipos de telas.
Por esse motivo, os web apps não costumam funcionar sem conexão com a internet. Além disso, eles não têm acesso a uma série de funcionalidades do dispositivo e estão sujeitos a apresentarem mais erros de funcionamento. Isso sem contar, é claro, que eles não aparecem em lojas de aplicativos.
Aplicativo Híbrido
Como o próprio nome indica, os aplicativos híbridos são a junção das duas outras ferramentas citadas anteriormente. Ou seja, ele funciona como um app nativo e um web app ao mesmo tempo. Isso porque seu código funciona em vários sistemas operacionais diferentes.
Sendo assim, o aplicativo híbrido tem funcionalidades on-line e outras off-line. Eles são mais rápidos de desenvolver que apps nativos, mas podem acabar não sendo tão assertivos (principalmente sem conexão com a internet). Além disso, seu código pode ser reformulado para atender outras plataformas após o desenvolvimento.
Como desenvolver um aplicativo?
Depois de ter aprendido o que é um aplicativo, você deve estar pensando em como desenvolver uma ferramenta personalizada para sua empresa. Então, como funciona esse processo?
Um aplicativo pode ser desenvolvido seguindo diferentes diretrizes. Na Attri, iniciamos o processo com uma pesquisa detalhada sobre seu modelo de negócios, que é seguida pela UX research e criação de design. A fase final do projeto é o lançamento da ferramenta nas lojas de apps.
Além disso, para criar um app funcional e relevante para seu público, levamos alguns critérios fundamentais em consideração. São eles: regra de negócio, funcionalidade e usabilidade. Assim, conseguimos entregar uma ferramenta com muita qualidade.
No blog da Attri você encontra muitos conteúdos sobre o desenvolvimento de apps
Esperamos que você tenha entendido o que é um aplicativo e que esteja cogitando criar uma ferramenta personalizada para sua empresa. Continue acompanhando os artigos do blog da Attri para aprender mais sobre o desenvolvimento de apps e tendências tecnológicas em geral!

Quem escreveu este conteúdo:
Attri
Consolidada entre as principais empresas de Tecnologia e Usabilidade do Brasil e com mais de 12 anos no mercado, trabalhamos para resolver os problemas de sua empresa, gerando um impacto real nos seus resultados.
Vamos desenvolver o seu projeto?
Conte um pouco mais sobre o seu projeto para que possamos encontrar a melhor solução e agendarmos uma conversa mais aprofundada.
Agende uma conversa








Outros artigos de destaque do blog
Certificações

Empresa
Carbono Zero

Empresa Great
Place To Work 2022

Ranking empresas que mais crescem no Brasil
- Ranking EXAME 2023
Parceiros

Plataforma de serviços de computação em nuvem oferecida pela Amazon.

Plataforma SaaS de comércio digital, marketplace e OMS.

Empresa de software que oferece uma plataforma de CRM integrada.