
Índice
A fase de testes é imprescindível para o processo de desenvolvimento de uma aplicação. Com isso em mente, a criação de um aplicativo MVP visa executar a validação da plataforma com o intuito de saber se apresentará viabilidade aos negócios, ou seja, se será recebido positivamente pelo mercado.
De maneira geral, pode-se dizer que ele representa uma versão menos detalhada em relação ao software que será lançado nas lojas de aplicativos. A partir dele, são incluídas apenas as funcionalidades essenciais que integrarão a plataforma. Mas qual seria a finalidade de não lançá-lo por completo?
Por mais que seja comum pensarem que se trata de uma versão inacabada, essa aplicação voltada para a validação do mercado de negócios é uma forma de observar os diferenciais do seu produto. Portanto, com os resultados, é possível obter maior precisão sobre o impacto da sua plataforma após a implementação.
Entretanto, como um aplicativo MVP pode beneficiar a sua empresa? Além disso, qual é a diferença entre essa categoria de aplicação e um protótipo? Para responder a essa e a outras perguntas, preparamos este artigo para explorar o assunto. Assim, você saberá o necessário para aplicá-lo a favor do seu projeto.
Aplicativo MVP
Sigla do termo “Minimal Viable Product”, ou “aplicativo de produto mínimo viável”, em português, um aplicativo MVP reúne apenas os recursos essenciais para o seu funcionamento. O principal objetivo desse tipo de software é compreender a necessidade de evolução e reestruturação da plataforma com base no feedback do mercado.
Uber, Instagram e Nubank são alguns dos principais exemplos de empresas que adotaram essa categoria de aplicação no estágio inicial de desenvolvimento de seus respectivos aplicativos. Com isso, evoluíram conforme o comportamento do público e, principalmente, aplicando as ideias de negócio de cada uma dessas empresas.
Um app MVP é muito utilizado para a verificação de hipóteses para as mais diversas finalidades, seja para testar o feedback do público a respeito de uma função específica ou o funcionamento geral da plataforma. Essa etapa se torna indispensável principalmente para novas empresas e projetos em ascensão.

Portanto, podemos considerar que esse tipo de aplicativo móvel funciona como uma forma de lançar sua ideia de negócio ao mercado e obter respostas mais sólidas. Além disso, servem para testar a usabilidade da aplicação e se os conceitos de UI e UX foram aplicados de forma adequada à sua audiência.
Qual é a diferença entre MVP e protótipo?
Uma confusão comum entre aspirantes a desenvolvedores é confundir a finalidade de um MVP com um protótipo de um produto. Entretanto, é importante ter em mente que cada um deles possui uma função específica, e mais importante: ambos são indispensáveis no projeto de desenvolvimento de um software.
É certo dizer que ambos são voltados para a validação de hipóteses, porém, há uma diferença entre MVP e protótipo: a disponibilidade. Para testar um MVP, ele deve primeiro ser disponibilizado ao mercado. Com isso em mente, ele é testado pelos próprios clientes, que utilizarão a versão finalizada futuramente.
Já o protótipo, muito utilizado na criação de produtos físicos e digitais, é criado para validar os recursos tecnológicos. Assim, para que ocorram os testes, não é necessário entregá-lo previamente ao seu público, mantendo a responsabilidade desse processo com a equipe definida para o desenvolvimento do aplicativo.
Como criar um aplicativo MVP?
Para criar um aplicativo MVP é necessário considerar todas as funções que serão integradas, como também sua principal finalidade. Por isso, é uma etapa que exige planejamento não só a respeito da complexidade do aplicativo móvel, mas também das tecnologias que serão utilizadas.
O custo de produção desses aplicativos varia de acordo com o escopo de recursos de design, as tecnologias para o funcionamento básico da plataforma e a equipe que atuará no desenvolvimento do seu projeto. Em contrapartida, o que mais considerar para evitar complicações na fabricação da sua plataforma?
Para isso, deve-se definir o mercado de atuação e projetar a jornada do usuário na utilização do aplicativo. Responder a essas perguntas é um fator determinante para que o seu produto mínimo viável tenha êxito e proporcione as principais soluções para o público-alvo da sua empresa.
A concorrência também é um fator importante a se analisar no meio desse processo. Portanto, verifique quais produtos que fazem parte do mesmo setor oferecem soluções semelhantes em relação às funcionalidades da sua plataforma e identifique o feedback do mercado.
Conte com a Attri para o desenvolvimento de um aplicativo para a sua empresa
O desenvolvimento de um aplicativo MVP representa uma parte fundamental de qualquer projeto. Uma vez validado, seu produto estará pronto para ser encontrado nas principais lojas de aplicativos. Além disso, é uma fase que contribui diretamente para a experiência do usuário e a usabilidade da plataforma.
Na Attri, você desenvolve o seu projeto e conta com a ajuda de especialistas em UX e designers altamente qualificados para executar seu projeto de forma eficiente. Por meio de metodologias ágeis, construímos produtos robustos atrelados à identidade da sua marca. Entre em contato conosco e inicie seu projeto.

Quem escreveu este conteúdo:
Attri
Consolidada entre as principais empresas de Tecnologia e Usabilidade do Brasil e com mais de 12 anos no mercado, trabalhamos para resolver os problemas de sua empresa, gerando um impacto real nos seus resultados.
Vamos desenvolver o seu projeto?
Conte um pouco mais sobre o seu projeto para que possamos encontrar a melhor solução e agendarmos uma conversa mais aprofundada.
Agende uma conversa








Outros artigos de destaque do blog
Certificações

Empresa
Carbono Zero

Empresa Great
Place To Work 2022

Ranking empresas que mais crescem no Brasil
- Ranking EXAME 2023
Parceiros

Plataforma de serviços de computação em nuvem oferecida pela Amazon.

Plataforma SaaS de comércio digital, marketplace e OMS.

Empresa de software que oferece uma plataforma de CRM integrada.