Desenvolvimento

O que é MVP: saiba como testar e validar sua ideia no mercado

Entenda quais são as vantagens e como criar um produto mínimo viável bem-sucedido, que atenda às necessidades do usuário. 

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Attri

24 outubro 2022
Imagem de destaque O que é MVP: saiba como testar e validar sua ideia no mercado

Índice

    Entenda quais são as vantagens e como criar um produto mínimo viável bem-sucedido, que atenda às necessidades do usuário. 

    Se você quer saber o que é MVP, é porque certamente está em busca de melhorar os resultados do seu negócio e deseja testar o produto antes. Pois essa é a função do Mínimo Produto Viável (MVP), uma solução mais enxuta e sucinta de um aplicativo, site, software ou qualquer outro tipo de produto digital. 

    Com o MVP, você consegue lançar um produto com menos custos e em um prazo bem menor. Imagine, por exemplo, ter o seu aplicativo lançado em 45 dias úteis? Parece impossível para muitos, mas a ideia do MVP é otimizar o tempo de produção para que o cliente possa validar se o seu produto tem boa receptividade e entrega tudo o que o usuário necessita

    Afinal, muitas empresas acabam fechando porque as soluções desenvolvidas não atendem essas necessidades. Por isso, se você não quer perder tempo e deseja lançar um produto assertivo o quanto antes, continue lendo para entender o que é MVP e por que ele é benéfico para o seu negócio.   

    O que é MVP e por que ele é importante?

    O MVP, do inglês Minimum Viable Product, é uma versão enxuta e otimizada de um produto digital. Pode ser um aplicativo, software ou site, lançado com o intuito de testar e até mesmo validar se a ideia é a melhor para o mercado.

    Muitas startups conseguiram alcançar o sucesso depois de criarem um MVP, que é a versão mais simples de um produto e, com isso, conseguiram reduzir os custos que teriam lançando algo mais robusto, sem a  aprovação do público.  

    Empresas de tecnologia, quando estão começando, precisam ser mais cuidadosas com o orçamento para evitar desperdícios. Neste sentido, o MVP é de extrema importância, pois ele permite dar o primeiro passo lançando um produto de qualidade para descobrir se a solução atende às dores dos usuários. 

    Ao optar pelo MVP, você consegue construir e lançar o seu produto investindo o mínimo de recursos de tempo e dinheiro. Não seria ótimo ter um produto funcional, sem precisar aplicar itens mais complexos, que deixariam o custo de produção mais elevado? 

    Pois saiba que, aqui na Attri, oferecemos essa oportunidade para nossos clientes lançarem um MVP em 45 dias, com o objetivo de testar a ideia antes de investir valores mais expressivos. 

    Em outras palavras, com o produto mínimo viável, você poderá interpretar os feedbacks dos usuários e ir aprimorando a solução com escolhas mais assertivas, a partir da resposta do mercado.

    De onde surgiu o conceito de MVP? 

    Frank Robinson, CEO da SyncDev Inc, empresa californiana que atua no desenvolvimento de soluções tecnológicas, foi quem criou o conceito de MVP, em 2001. Depois disso, o termo produto mínimo viável praticamente entrou para o dicionário das startups e de todo profissional que atua na área de inovação.

    Anos mais tarde, mais precisamente em 2011, o conceito sobre o que é MVP foi melhor aprofundado no livro A Startup Enxuta, do autor Eric Ries, que traz uma nova perspectiva sobre a criação e lançamento de produtos inovadores sem desperdício e que sejam, de fato, bem-sucedidos. 

    Quais os benefícios do MVP para os projetos?

    Cada MVP tem uma finalidade de acordo com o nicho e objetivo da empresa. De maneira geral, as vantagens de lançar uma versão mais simples giram em torno de três pontos fundamentais:


    • Redução de custos;
    • Otimização do tempo;
    • Validação da ideia.

    Você já se perguntou por que muitos projetos não saem do papel? Pois bem, por mais que ocorram empecilhos, desde a concepção da ideia até a execução, boa parte dos produtos digitais não são lançados por conta da busca pela perfeição. Algumas empresas querem lançar um produto muito completo e que pode, inclusive, deixar o usuário confuso, prejudicando a experiência. 

    Mas como saber se uma solução é de fato boa se a mesma não foi testada pelo público? Desenvolver um MVP com o apoio de um time de UX Design é o que vai ampliar a sua visão a respeito do modelo de negócio e, com isso, facilitar os insights que irão melhorar a aceitação do produto no mercado. 

    Vejamos a seguir outros benefícios do MVP:  

    Evitar desperdício de tempo e dinheiro

    Criar um MVP, seja ele de um site, aplicativo, software ou qualquer outro produto digital, permite que a sua empresa não desperdice tempo e dinheiro investindo em soluções que não trazem aquilo que o público-alvo precisa. 

    Testar e validar um produto 

    Com a versão funcional do produto lançada, um grupo de pessoas pode testar a usabilidade, oferecer feedbacks e opinar se a aplicação tem chances de aceitação por um mercado maior. 

    Imagine, por exemplo, esperar para lançar um produto super robusto, com alto valor de investimento, e só depois comprovar que ele não tem qualquer funcionalidade para o mercado? 

    Aproximar empresa do público

    Tanto empresas iniciantes quanto marcas já consolidadas se beneficiam da criação de um MVP para se aproximar do público e ter uma troca direta sobre a solução. Ao acompanhar mais de perto a interação dos usuários com o produto, fica mais fácil ir aprimorando a aplicação.  

    É muito importante ressaltar que o MVP já é um produto. Mesmo que seja uma versão mínima, pode ser lançada no mercado, uma vez que o objetivo principal é testar se a ideia central tem potencial.  

    Aumentar chances de parcerias e investimentos

    O processo comercial, assim como o marketing digital da empresa, podem desenvolver estratégias específicas para o MVP, ampliando as chances de conseguir parcerias e investimentos. 

    Fica muito mais fácil se aproximar dos investidores, e conquistar a atenção e confiança deles, quando se tem um produto mínimo para que eles possam avaliar e medir a satisfação dos usuários. 

    Como criar um MVP? 

    Se você já tem a ideia do produto que deseja lançar no mercado, o próximo passo é pensar na persona para qual a solução será útil. Quais são as dores e como o seu produto irá resolver esse problema específico? 

    Embora pareça algo simples, muitos projetos não saem da etapa inicial por uma dificuldade das empresas em entender o que os clientes precisam. Por isso, ter o apoio de especialistas é fundamental e faz a diferença na hora de criar um MVP. 

    Aqui na Attri, existem diversas etapas muito bem definidas, baseadas em metodologias ágeis para desenvolver um MVP em 45 dias. Para isso, contamos com uma equipe de especialistas que irá se aprofundar na ideia do seu produto, e encontrar as melhores soluções para que a primeira versão ofereça os recursos essenciais aos usuários. 

    Utilizando o mínimo de recursos possíveis, você pode desenvolver uma solução simplificada e que irá servir de teste para validar se o produto é satisfatório.   

    Seu MVP pronto em 45 dias! 

    E então, o que você está esperando? Agora que você já sabe o que é MVP, a Attri pode ajudar o seu negócio a criar uma solução de forma rápida, funcional e com o menor custo possível. Converse agora com nossos especialistas.



    Foto Pedro Hermano

    Quem escreveu este conteúdo:

    Pedro Hermano

    A inquietação do Pedro está no DNA da Attri, assim como a sua vontade de compartilhar conhecimento. É autor do livro Marketing Digital Imobiliário, no qual compartilha seus mais de 10 anos de experiência na área, além de ter vencido o Prêmio Profissional Digital Abradi 2018. Atualmente, se dedica a desvendar o universo da usabilidade e da paternidade com a ajuda da sua filha Teresa.

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