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O mercado de aplicativos está em evolução constante. Cada vez mais soluções se apresentam aos usuários, fazendo com que a competitividade entre as ferramentas aumente nas lojas de apps. Por isso, se você pretende lançar uma aplicação própria da sua empresa, é importante saber o que é App Store Optimization.
Esse processo serve, antes de mais nada, para atribuir destaque à sua ferramenta. Com isso, há mais chances de um determinado usuário encontrar e baixar o app da sua empresa ao utilizar lojas de aplicativos para buscar um serviço específico. Isso é essencial quando falamos de um universo tão diversificado.
Portanto, se você tem o objetivo de desenvolver e lançar um aplicativo como parte do processo de transformação digital da sua empresa, é preciso entender o App Store Optimization. Assim, a ferramenta terá muito mais espaço no mercado, atraindo mais clientes para sua marca.
A seguir, você saberá quais são as principais características por trás deste conceito. Além disso, vamos dar algumas dicas de como aplicar o App Store Optimization, além de ressaltar as principais vantagens oferecidas pela técnica. Portanto, siga a leitura para aprender mais sobre o assunto.
SEO x ASO
O processo de App Store Optimization costuma ser chamado apenas ASO. Ele é muito parecido, inclusive, com o Search Engine Optimization, conhecido apenas como SEO. Sendo assim, qual é a principal diferença entre ASO e SEO? Em quais ferramentas eles costumam ser aplicados?
O SEO (ou Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas e práticas aplicadas em sites, blogs e e-commerces. Ele tem como principal objetivo melhorar o posicionamento dessas páginas em buscadores da web, como o Google Chrome e o Microsoft Edge, por exemplo. Seu foco é o tráfego orgânico.
Já o ASO (App Store Optimization) pode ser pensado como um “SEO para app”. O principal objetivo por trás deste processo é rankear determinados aplicativos em lojas de apps mobile, como o Google Play Store e a Apple App Store. Assim, sua ferramenta acaba atraindo muito mais olhares e se destacando dentre os demais.
Quando se fala em ASO, existem alguns fatores de extrema importância, como, por exemplo: título do aplicativo, descrição da ferramenta, backlinks, avaliações, pesquisa e aplicação de palavras-chave. Esses são os principais pontos de estruturação para o App Store Optimization.
Os objetivos por trás do ASO são aumentar a taxa de conversão, o número de downloads e evitar a desinstalação e abandono da ferramenta. É muito importante estar atento para esses dados, uma vez que estamos falando de um ambiente em que a concorrência é muito alta e os usuários se desinteressam com facilidade.
Como aplicar o ASO?
Você entendeu o que é ASO e quais são as principais metas por trás deste processo. Aplicando as técnicas previstas pela metodologia, é de se esperar que seu app ganhe destaque nas lojas de aplicativo — e no mercado como um todo. Porém, como fazer o App Store Optimization funcionar? Confira alguns passos a seguir.
Perca tempo elaborando a identidade do seu app
O ASO considera o título do seu aplicativo um fator fundamental para o bom posicionamento da ferramenta nas lojas digitais. Afinal de contas, com um nome chamativo e descritivo, as chances de o usuário confiar na sua marca (assim como na sua ferramenta) são muito maiores.
Desse modo, é essencial que o nome do app indique, de alguma forma, a função exercida por ele. Além disso, é importante trabalhar uma descrição objetiva e que deixe claro para o usuário por qual motivo ele precisa fazer o download do seu aplicativo. Por fim, o ícone da ferramenta também precisa ser convidativo e dialogar com o serviço.
Crie uma estratégia de otimização
Antes de aplicar as técnicas de ASO, você precisa realizar uma pesquisa aprofundada sobre o mercado no qual seu app está inserido. Estude os principais concorrentes, bem como seu público-alvo. Entender as principais dores dos seus clientes é fundamental a fim de desenvolver uma ferramenta útil.
Feito isso, será possível filtrar as principais palavras-chave utilizadas pelos usuários na hora de buscar um serviço parecido com aquele oferecido pelo seu app. Dessa forma, você poderá trabalhá-las em sua estratégia pessoal de ASO.
Respeite as regras das app stores
Cada loja de aplicativo conta com suas regras próprias para a divulgação de ferramentas mobile. Muitas delas, inclusive, estão relacionadas ao uso de palavras-chave. Então, antes de registrar seu app em uma dessas plataformas, é importante estudar esses regulamentos, assim como segui-los à risca.

Do contrário, a própria app store poderá punir seu aplicativo. Isso prejudicará bastante o rankeamento da aplicação. Além disso, é necessário preencher todas as informações solicitadas na hora de registrar seu produto. Leia todos os campos com atenção e selecione as categorias e as subcategorias mais adequadas para sua marca.
Na Attri, você aprende tudo que precisa saber sobre ASO
Pronto, agora você já sabe algumas das principais técnicas utilizadas no processo de App Store Optimization. Para continuar aprendendo sobre ASO e o desenvolvimento de aplicativos, continue de olho no blog da Attri. Temos muitos conteúdos sobre o tema por aqui!

Quem escreveu este conteúdo:
Attri
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