
Índice
Se você está pensando em desenvolver um app para sua empresa, é importante entender que existem diferentes naturezas desse tipo de ferramenta. Cada um dos modelos em questão é desenvolvido de forma única, com finalidades específicas. Hoje, você aprenderá o que é um aplicativo nativo.
Muitas vezes, ao baixar um app em nosso smartphone, não paramos para pensar muito sobre sua procedência. Afinal de contas, como esse tipo de tecnologia se comunica com outros recursos dos nossos dispositivos, como câmeras, GPS e contatos salvos na agenda?
Isso se deve a um processo de desenvolvimento personalizado que cria ferramentas baseadas nos sistemas operacionais (SOs) dos nossos smartphones. As escolhas feitas pensando no SO, inclusive, são responsáveis por definir a natureza do aplicativo (nativa, híbrida ou outra).
Pensando nisso, preparamos este conteúdo para que você entenda melhor o que os desenvolvedores levam em consideração na hora de criar um aplicativo nativo. Você vai aprender o que esse tipo de tecnologia faz e quais são as principais vantagens oferecidas por ela. Continue a leitura e aprenda mais sobre o assunto!
O que é um aplicativo nativo?
Antes de entender o que é um aplicativo nativo, é importante destacar a definição de sistema operacional, ou SO. Trata-se de um software cuja principal função é gerenciar os recursos de um determinado sistema, estabelecendo a usabilidade entre usuário e máquina.
Quando o assunto são aplicativos mobile, é importante considerar os dois principais sistemas operacionais presentes em tablets e smartphones: Android e iOS. O primeiro é o SO exclusivo do grupo Google, presente em aparelhos da Samsung e Motorola, por exemplo. Já o iOS pertence à Apple e está em iPhones.
Dito isso, o primeiro passo para entender o que é um aplicativo nativo é saber que essa ferramenta é desenvolvida para um sistema operacional específico. Ou seja, o app nativo do Android não funciona no iOS e vice-versa. Com isso, ele tem acesso a todo o potencial e recursos do dispositivo, como câmeras e outros apps.

Em resumo: um aplicativo nativo é aquela ferramenta que tem seus códigos escritos “sob medida” para um determinado sistema operacional. Ele é diferente dos web apps e aplicativos híbridos. A seguir, confira mais detalhes sobre cada um desses outros modelos de apps:
- Web app: o web app funciona como um site responsivo que se ajusta a diferentes tamanhos de tela. Ele pode ser acessado diretamente do browser de sua preferência, como o Google Chrome, por exemplo. Assim, não há necessidade de instalá-lo em seu dispositivo, seja ele mobile ou desktop.
- Aplicativo híbrido: como o próprio nome indica, essa ferramenta mescla características de web apps e aplicativos nativos. Ele é desenvolvido para funcionar em diferentes sistemas operacionais. Assim, pode ter versão web ou ser baixado diretamente em seu dispositivo.
Agora que você entendeu as diferenças entre os principais tipos de aplicativos, talvez esteja se perguntando qual deles é o mais indicado para o seu negócio. A resposta para essa pergunta pode variar de acordo com sua estratégia. No entanto, a seguir, você confere vantagens em criar um app nativo.
Por que desenvolver um aplicativo nativo?
A essa altura, você já sabe que o aplicativo nativo tem um diálogo muito mais preciso e exclusivo com o sistema operacional para o qual ele é desenvolvido. Isso quer dizer que esse tipo de tecnologia costuma proporcionar mais assertividade, além de não apresentar tantos problemas de funcionamento.
Assim, se sua estratégia é focada em UX para usuários de smartphone, o app nativo talvez seja a melhor opção. Afinal de contas, ele é mais estável e consegue se conectar com mais facilidade aos recursos do aparelho. Isso sem contar que a ferramenta pode ser usada como aplicativo off-line em alguns casos.
O tempo de resposta do app nativo também costuma ser menor. Tais características oferecem experiências mais satisfatórias ao usuário. Dessa forma, as chances de fidelizar clientes e converter leads aumenta. Afinal, a ferramenta não será desinstalada com frequência por conta da insatisfação com a usabilidade.
No entanto, os aplicativos nativos acabam sendo mais caros de desenvolver. Por isso, é importante que seu orçamento seja equivalente. Isso sem contar que o tempo de criação pode ser maior, uma vez que o código por trás da tecnologia acaba sendo muito mais exclusivo.
No blog da Attri você aprende tudo sobre aplicativos
Aqui, no blog da Attri, você terá toda a base que precisa para desenvolver seu próprio app. Sendo assim, continue explorando nossos conteúdos para aprender mais sobre aplicativos nativos, híbridos ou web. Temos certeza de que todas as suas dúvidas serão respondidas.

Quem escreveu este conteúdo:
Attri
Consolidada entre as principais empresas de Tecnologia e Usabilidade do Brasil e com mais de 12 anos no mercado, trabalhamos para resolver os problemas de sua empresa, gerando um impacto real nos seus resultados.
Vamos desenvolver o seu projeto?
Conte um pouco mais sobre o seu projeto para que possamos encontrar a melhor solução e agendarmos uma conversa mais aprofundada.
Agende uma conversa








Outros artigos de destaque do blog
Certificações

Empresa
Carbono Zero

Empresa Great
Place To Work 2022

Ranking empresas que mais crescem no Brasil
- Ranking EXAME 2023
Parceiros

Plataforma de serviços de computação em nuvem oferecida pela Amazon.

Plataforma SaaS de comércio digital, marketplace e OMS.

Empresa de software que oferece uma plataforma de CRM integrada.