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O que a publicidade, o UX Writing e o Carnaval tem em comum?

Com uma sociedade em constante evolução, a escrita também deve acompanhar o movimento, deixando de lado conceitos velhos e abraçando a...

Foto autor Daniela Barbosa

Daniela Barbosa

14 fevereiro 2022
Imagem de destaque O que a publicidade, o UX Writing e o Carnaval tem em comum?

Índice

    Com uma sociedade em constante evolução, a escrita também deve acompanhar o movimento, deixando de lado conceitos velhos e abraçando as novas perspectivas.

    Neste artigo, vamos falar sobre a publicidade, a frente de UX Writing e como elas enfrentam as mudanças, assim como a identidade carnavalesca. Afinal, tudo está conectado e vamos te mostrar como! Boa leitura.

    Carnaval e a comunicação

    Um dos períodos mais aguardados pelo brasileiro, o Carnaval faz do país uma referência cultural pelo mundo afora. Mas apesar da tradição, carregamos por muitas gerações, a ideia de uma celebração por vezes machista, com marchinhas e músicas apresentando conteúdos ofensivos que sempre foram vistos como brincadeiras. Como reflexo, éramos bombardeados por campanhas publicitárias cheias de estereótipos e conceitos ultrapassados, principalmente nos comerciais de cervejas.

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    Bom, foi-se o tempo - ainda bem! A palavra de ordem é empatia. Se o Carnaval é uma festa democrática, feita para todos os gostos, públicos, idades, gêneros e não gêneros, a comunicação também precisou se remodelar e descobrir um novo tom para conversar com o consumidor.

    Apesar de recente, essa mudança permitiu que o consumidor se relacione de uma forma diferente com as marcas e produtos, desenvolvendo um respeito e admiração com o branding, aumentando ainda mais a fidelização.

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    E o UX Writing?

    Hoje a percepção dos consumidores é outra. Os usuários se sentem atraídos por aquilo que é real, verdadeiro, acolhedor e objetivo. As marcas estão 100% vulneráveis na internet, recebendo críticas e apontamentos a qualquer instante que saírem da linha. Por isso, a necessidade de criar um storytelling aprofundado e verdadeiro.

    E de que forma as empresas narram essa história? Através da escrita, especialmente das técnicas de UX Writing é claro! Seja ela uma publicação nas redes sociais, uma campanha publicitária ou uma interface de produto digital. 

    Unidos da Experiência: nota 10!

    Em uma escola de samba, cada participante tem um papel específico na apresentação. Vamos imaginar o seguinte: se um produto digital fosse uma escola de samba e o desfile do sambódromo fosse a jornada do usuário, o UX Writing seria o mestre de bateria. Ele é responsável por coordenar todo o ritmo para que os músicos sigam o compasso e não deixem “buracos” durante o desfile.

    Na estrutura tradicional da escola de samba, o mestre-sala e a porta-bandeira têm habilidades técnicas de dança para emocionar os espectadores com os seus passos precisos e graciosos. Em uma jornada, com certeza essa é a função do storytelling! Afinal, conduzir o espectador com gentileza e naturalidade é uma arte - dentro do sambódromo e nas interfaces também.

    Para retratar a criatividade do enredo das escolas, os carros alegóricos roubam a cena e desafiam o comum, misturando cores, movimentos, tecnologia e entretenimento. Aqui o UX Design encaixa perfeitamente, ao complementar a escrita com recursos visuais que encantam o usuário e facilitam a experiência.

    O samba-enredo das escolas aborda os mais diversos temas, indo desde a política, história, esportes a demais assuntos. Ao comparar com a jornada do usuário, podemos associar à identidade da marca e o que ela realmente defende.

    Não deixe sua marca morrer, não deixe a sua marca acabar.

    Se uma empresa não acredita nos valores e conceitos que ela argumenta, certamente o usuário ou consumidor não será convencido. O que nos leva ao início do artigo, quando falamos da mudança de posicionamento das marcas nas campanhas de Carnaval.

    Esse artigo foi uma forma lúdica de mostrar o quanto é importante que a sua marca traduza os valores e posicionamentos em cada estratégia, acompanhando as mudanças comportamentais do consumidor que fica cada vez mais exigente. A escrita, seja ela publicitária ou de experiência, é fundamental para essa condução, refletindo principalmente nos produtos e serviços digitais da sua marca.

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    Foto Pedro Hermano

    Quem escreveu este conteúdo:

    Pedro Hermano

    A inquietação do Pedro está no DNA da Attri, assim como a sua vontade de compartilhar conhecimento. É autor do livro Marketing Digital Imobiliário, no qual compartilha seus mais de 10 anos de experiência na área, além de ter vencido o Prêmio Profissional Digital Abradi 2018. Atualmente, se dedica a desvendar o universo da usabilidade e da paternidade com a ajuda da sua filha Teresa.

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