Mobile

Monetização de aplicativos: saiba como gerar receita com sua plataforma

Além de oferecer uma experiência diferenciada por meio dos dispositivos móveis, conseguir uma base consolidada de clientes e alcançar novos públicos, também é possíve...

Foto autor Attri

Attri

23 dezembro 2022
Imagem de destaque Monetização de aplicativos: saiba como gerar receita com sua plataforma

Índice

    Além de oferecer uma experiência diferenciada por meio dos dispositivos móveis, conseguir uma base consolidada de clientes e alcançar novos públicos, também é possível ganhar dinheiro com os apps. A monetização de aplicativos é uma forma de converter usuários em receita e aumentar o lucro do seu projeto.

    Se um dos focos da sua empresa é desenvolver um aplicativo, essa etapa é fundamental no processo de desenvolvimento e, para a vantagem dos desenvolvedores, pode ser implementada de diferentes maneiras. Ferramentas de marketing e tecnologia permitiram abrir uma gama de opções para gerar receita com apps.

    De todo modo, é importante considerar que, em muitos casos, o retorno depende de muitos fatores e pode não ser imediato. Por isso, neste artigo do blog da Attri, vamos trazer diversas informações sobre quais são as principais formas de monetizar aplicativo. Assim, você saberá qual metodologia é a mais adequada para o seu projeto.

    O que é monetização de aplicativos?

    A monetização de um aplicativo é o processo que se dá a respeito da implementação de recursos que permitam à empresa obter ganhos monetários por meio de uma solução digital móvel. Isso não significa diretamente que os ganhos serão imediatos. Em muitos casos, a geração de receita pode ocorrer a médio e longo prazo.

    Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é porque um app está disponibilizado gratuitamente nas lojas de aplicativos que ele não gera lucro para seus desenvolvedores. Com anúncios, assinaturas, compras e muitos outros recursos, é possível obter ganhos por meio do seu software.

    Por que monetizar seu aplicativo?

    Muitas empresas passaram a identificar a necessidade de financiar suas plataformas, uma vez que há uma concentração expressiva de pessoas que executam suas tarefas diárias ou corporativas por meio dos dispositivos móveis. Tal fato também é um fator indispensável para as empresas decidirem criar presença digital.

    Mesa de escritório com computadores e utensílios para trabalho

    Entretanto, há muitas formas de gerar receita com o seu aplicativo. Os ganhos podem acontecer de forma direta, ou seja, por meio da compra da plataforma, ou indireta, com a inclusão de anúncios, vendas internas e outros métodos. Continue a leitura para conhecer as principais maneiras de aplicar a monetização de aplicativos.

    Aplicativos pagos

    A maneira mais fácil de obter um ganho direto com a sua plataforma é cobrar pela sua aquisição. Um app pago exige que o usuário compre-o por um valor determinado na loja de aplicativos. A empresa recebe por cada download realizado e uma porcentagem do valor é redirecionada à loja em que o aplicativo está incluso.

    Uma das principais dúvidas de quem opta por esse modelo de monetização é a respeito do valor que deve ser cobrado pela aplicação. Entretanto, não há um valor definido. O preço deve ser planejado com base no público-alvo da sua empresa e os perfis de clientes que fazem parte da sua audiência.

    Além disso, é importante que essas plataformas ofereçam diferenciais em relação aos aplicativos gratuitos do mesmo setor. Por isso, os desenvolvedores devem pensar em recursos exclusivos, que tornam a aquisição dele mais atrativa para o público.

    Aplicativos freemium

    Um dos modelos de sucesso mais utilizados para a monetização de aplicativos é o freemium. A aquisição dos aplicativos é feita de forma gratuita, mas muitas de suas funcionalidades são pagas. Em alguns casos, o usuário deve pagar para continuar usando a plataforma.

    Por meio de um app freemium, a empresa proporciona uma experiência prévia para o cliente por meio de recursos limitados. Alguns serviços de streaming, como a Netflix e o Amazon Prime Video, são os principais exemplos de apps que utilizam essa metodologia, uma vez que oferecem um período gratuito para uso.

    Paywall

    Muito similar ao app freemium, o Paywall é mais recomendado para uso em aplicativos de conteúdo, como veículos de comunicação e semelhantes. A aquisição desse tipo de software também é feita gratuitamente. Entretanto, ele disponibiliza apenas uma quantidade limitada de visualizações aos artigos.

    Diferentemente dos apps pagos, o pagamento dos serviços de aplicativos que utilizam o Paywall são feitos mensalmente, em modelo de assinatura. Muitos jornais e canais de comunicação disponibilizam diferentes níveis de assinatura, com benefícios exclusivos para o público.

    Publicidade em aplicativos

    A publicidade também é uma categoria de monetização de aplicativos bastante utilizada, em especial nas plataformas disponíveis gratuitamente. Muitos desenvolvedores optam por exibir anúncios de patrocinadores e, com a interação dos usuários, geram receita para as empresas.

    Existem duas formas de incluir campanhas de publicidade em app. A primeira delas ocorre por meio da inserção de banners, localizados em diferentes locais do layout. O outro método consiste em exibir anúncios após ações no aplicativo, permitindo que sejam pulados após determinado tempo de visualização.

    Conte com a Attri para a criação do seu projeto de aplicativo

    Agora que você já sabe os principais detalhes sobre a monetização de aplicativos, saiba que a Attri pode te ajudar a colocar a mão na massa e colocar suas ideias em prática. Por meio de metodologias ágeis, construímos plataformas em etapas bem definidas para construir uma plataforma completa e agradável ao usuário



    Foto Pedro Hermano

    Quem escreveu este conteúdo:

    Pedro Hermano

    A inquietação do Pedro está no DNA da Attri, assim como a sua vontade de compartilhar conhecimento. É autor do livro Marketing Digital Imobiliário, no qual compartilha seus mais de 10 anos de experiência na área, além de ter vencido o Prêmio Profissional Digital Abradi 2018. Atualmente, se dedica a desvendar o universo da usabilidade e da paternidade com a ajuda da sua filha Teresa.

    Inscreva-se no blog da Attri

    Receba em seu e-mail artigos sobre tecnologia e usabilidade com foco em transformação digital, e fique por dentro de tudo o que acontece no mercado!

    VAMOS DESENVOLVER O SEU PROJETO?

    Conte um pouco mais sobre o seu projeto para que possamos encontrar a melhor solução e agendarmos uma conversa mais aprofundada.

    Empresas que confiam em nós:

    Certificações

    Empresa<br /> <strong>Carbono Zero</strong>

    Empresa
    Carbono Zero

    Empresa <strong>Great </strong><br /> <strong>Place To Work 2022</strong>

    Empresa Great
    Place To Work 2022

    <strong>Ranking empresas que mais crescem no Brasil </strong><br /> - Ranking EXAME 2023

    Ranking empresas que mais crescem no Brasil
    - Ranking EXAME 2023

    Parceiros

    Plataforma de serviços de computação em nuvem oferecida pela Amazon.

    Plataforma de serviços de computação em nuvem oferecida pela Amazon.

    Plataforma SaaS de comércio digital, marketplace e OMS.

    Plataforma SaaS de comércio digital, marketplace e OMS.

    Empresa de software que oferece uma plataforma de CRM integrada.

    Empresa de software que oferece uma plataforma de CRM integrada.