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Além de oferecer uma experiência diferenciada por meio dos dispositivos móveis, conseguir uma base consolidada de clientes e alcançar novos públicos, também é possível ganhar dinheiro com os apps. A monetização de aplicativos é uma forma de converter usuários em receita e aumentar o lucro do seu projeto.
Se um dos focos da sua empresa é desenvolver um aplicativo, essa etapa é fundamental no processo de desenvolvimento e, para a vantagem dos desenvolvedores, pode ser implementada de diferentes maneiras. Ferramentas de marketing e tecnologia permitiram abrir uma gama de opções para gerar receita com apps.
De todo modo, é importante considerar que, em muitos casos, o retorno depende de muitos fatores e pode não ser imediato. Por isso, neste artigo do blog da Attri, vamos trazer diversas informações sobre quais são as principais formas de monetizar aplicativo. Assim, você saberá qual metodologia é a mais adequada para o seu projeto.
O que é monetização de aplicativos?
A monetização de um aplicativo é o processo que se dá a respeito da implementação de recursos que permitam à empresa obter ganhos monetários por meio de uma solução digital móvel. Isso não significa diretamente que os ganhos serão imediatos. Em muitos casos, a geração de receita pode ocorrer a médio e longo prazo.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é porque um app está disponibilizado gratuitamente nas lojas de aplicativos que ele não gera lucro para seus desenvolvedores. Com anúncios, assinaturas, compras e muitos outros recursos, é possível obter ganhos por meio do seu software.
Por que monetizar seu aplicativo?
Muitas empresas passaram a identificar a necessidade de financiar suas plataformas, uma vez que há uma concentração expressiva de pessoas que executam suas tarefas diárias ou corporativas por meio dos dispositivos móveis. Tal fato também é um fator indispensável para as empresas decidirem criar presença digital.

Entretanto, há muitas formas de gerar receita com o seu aplicativo. Os ganhos podem acontecer de forma direta, ou seja, por meio da compra da plataforma, ou indireta, com a inclusão de anúncios, vendas internas e outros métodos. Continue a leitura para conhecer as principais maneiras de aplicar a monetização de aplicativos.
Aplicativos pagos
A maneira mais fácil de obter um ganho direto com a sua plataforma é cobrar pela sua aquisição. Um app pago exige que o usuário compre-o por um valor determinado na loja de aplicativos. A empresa recebe por cada download realizado e uma porcentagem do valor é redirecionada à loja em que o aplicativo está incluso.
Uma das principais dúvidas de quem opta por esse modelo de monetização é a respeito do valor que deve ser cobrado pela aplicação. Entretanto, não há um valor definido. O preço deve ser planejado com base no público-alvo da sua empresa e os perfis de clientes que fazem parte da sua audiência.
Além disso, é importante que essas plataformas ofereçam diferenciais em relação aos aplicativos gratuitos do mesmo setor. Por isso, os desenvolvedores devem pensar em recursos exclusivos, que tornam a aquisição dele mais atrativa para o público.
Aplicativos freemium
Um dos modelos de sucesso mais utilizados para a monetização de aplicativos é o freemium. A aquisição dos aplicativos é feita de forma gratuita, mas muitas de suas funcionalidades são pagas. Em alguns casos, o usuário deve pagar para continuar usando a plataforma.
Por meio de um app freemium, a empresa proporciona uma experiência prévia para o cliente por meio de recursos limitados. Alguns serviços de streaming, como a Netflix e o Amazon Prime Video, são os principais exemplos de apps que utilizam essa metodologia, uma vez que oferecem um período gratuito para uso.
Paywall
Muito similar ao app freemium, o Paywall é mais recomendado para uso em aplicativos de conteúdo, como veículos de comunicação e semelhantes. A aquisição desse tipo de software também é feita gratuitamente. Entretanto, ele disponibiliza apenas uma quantidade limitada de visualizações aos artigos.
Diferentemente dos apps pagos, o pagamento dos serviços de aplicativos que utilizam o Paywall são feitos mensalmente, em modelo de assinatura. Muitos jornais e canais de comunicação disponibilizam diferentes níveis de assinatura, com benefícios exclusivos para o público.
Publicidade em aplicativos
A publicidade também é uma categoria de monetização de aplicativos bastante utilizada, em especial nas plataformas disponíveis gratuitamente. Muitos desenvolvedores optam por exibir anúncios de patrocinadores e, com a interação dos usuários, geram receita para as empresas.
Existem duas formas de incluir campanhas de publicidade em app. A primeira delas ocorre por meio da inserção de banners, localizados em diferentes locais do layout. O outro método consiste em exibir anúncios após ações no aplicativo, permitindo que sejam pulados após determinado tempo de visualização.
Conte com a Attri para a criação do seu projeto de aplicativo
Agora que você já sabe os principais detalhes sobre a monetização de aplicativos, saiba que a Attri pode te ajudar a colocar a mão na massa e colocar suas ideias em prática. Por meio de metodologias ágeis, construímos plataformas em etapas bem definidas para construir uma plataforma completa e agradável ao usuário

Quem escreveu este conteúdo:
Attri
Consolidada entre as principais empresas de Tecnologia e Usabilidade do Brasil e com mais de 12 anos no mercado, trabalhamos para resolver os problemas de sua empresa, gerando um impacto real nos seus resultados.
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