
Índice
Garantir uma experiência de navegação satisfatória em um site exige muitos fatores por parte dos desenvolvedores. Devido à difusão de tecnologias, surgiu a necessidade de adaptar plataformas para os diferentes meios de consumo, especialmente os dispositivos móveis. A partir daí, surge o conceito de mobile first.
Os hábitos de navegação dos usuários foram se modificando ao longo do tempo, e os smartphones se tornaram peças fundamentais para o cotidiano das pessoas. Entretanto, muitos projetos desenvolvidos por empresas priorizavam apenas o acesso pelo desktop, muitas vezes sem considerar a acessibilidade.
Otimizar a experiência dos usuários no mobile é essencial para expandir os canais de comunicação com o público-alvo. Quer conhecer mais sobre essa metodologia? Então, continue lendo este artigo que preparamos e saiba como aplica-lá nos projetos digitais da sua empresa.
O que é mobile first?
Mobile first é o nome que se dá aos projetos que priorizam o desenvolvimento de plataformas para web ou sites com foco na experiência em dispositivos móveis. Dessa forma, a lógica para a criação desses produtos primeiro leva em conta o mobile e, em seguida, são feitas as adaptações para o uso no desktop.
Geralmente, o desenvolvimento de aplicativos, sites e outras plataformas é pensado para o desktop. No mobile first, a lógica é invertida, mas não há prejuízo na experiência nos outros canais. Esse conceito foi apresentado em meados de 2010 por Luke Wroblewski, diretor de produtos do Google.
O desenvolvimento mobile friendly é considerado um dos principais fatores para o ranqueamento de sites no Google, o que se torna um diferencial importante para passar a investir nessa prática. Assim, é possível aumentar a visibilidade, bem como adquirir vantagem competitiva em relação ao mercado.
Além disso, esse tipo de desenvolvimento evita uma série de problemas. O primeiro contato dos usuários com uma plataforma digital é muito importante, e não proporcionar um layout responsivo pode ser decisivo para a impressão e fazer com que os visitantes desistam de voltar.
A importância em investir em um site responsivo
Por que ter um design responsivo é tão importante? Você já deve ter passado pela experiência de visitar um site em um dispositivo móvel e ter que aumentar ou diminuir o zoom para visualizar as informações e acessar. Isso geralmente acontece quando um site é desenvolvido sem considerar os dispositivos móveis.
A fim de evitar esse tipo de situação, as empresas precisam desenvolver projetos de sites responsivos, que proporcionem uma navegação fluida. A partir daí, os conceitos de UI (user interface) e UX (user experience) entram como fatores indispensáveis para pensar nas necessidades do usuário e garantir sua satisfação.
Assim, é uma forma de obter mais credibilidade à sua marca e atrair ainda mais clientes. Para isso, é importante realizar um planejamento visando entender o comportamento do público-alvo e criar um projeto que seja visualmente atrativo e funcional aos usuários.

Objetividade
Um dos pontos mais importantes para a produção de textos no mobile first é garantir a objetividade. Um conteúdo pensado para o desktop pode ser longo demais em relação à estrutura de um dispositivo móvel. Por isso, deve-se eliminar as mensagens que não possuem grande importância a fim de otimizar a navegação.
Com isso em mente, a preocupação dos desenvolvedores ao utilizar essa metodologia é focada totalmente na experiência do usuário. A usabilidade é aumentada e garante maior eficiência e a disposição ideal dos elementos implementados em tela, o que é essencial para manter os clientes fidelizados.
Performance
Outro fator que faz total diferença para os projetos é o ganho de performance que o mobile first pode proporcionar. Quando se investe nessa metodologia, você garante uma plataforma funcional e ajuda a manter o carregamento das páginas mais eficiente nos dispositivos móveis.
Isso se torna fundamental para tornar a jornada do usuário ainda mais completa. A partir de um site responsivo, é possível coletar feedbacks dos usuários e investir em um layout que facilite as tomadas de decisão. Assim, o cliente conseguirá fazer uma aquisição na sua empresa com poucos cliques e evitando diversos contratempos.
Ranqueamento
Como citado anteriormente, o Google prioriza o desenvolvimento de projetos mobile friendly. Além disso, em março de 2018, a plataforma anunciou uma mudança em seu algoritmo que foi fundamental para a consolidação dos projetos mobile first. Isso porque os fatores de ranqueamento e indexação passaram a seguir essa metodologia.
Então, as empresas que focam o desenvolvimento de sites responsivos e otimizados para os dispositivos móveis geralmente possuem maior destaque nas pesquisas, sendo esse um fator fundamental para o aumento de visibilidade e performance. Além disso, esse se tornou um fator importante para a competitividade do mercado digital.

Inicie seu projeto com a colaboração da Attri!
Quer criar um design responsivo para sua plataforma utilizando a metodologia mobile first? Na Attri, você encontra todas as soluções para o desenvolvimento personalizado de apps, sites e softwares a partir de uma equipe especializada. Entre em contato com nossa equipe e dê início ao seu projeto.

Quem escreveu este conteúdo:
Attri
Consolidada entre as principais empresas de Tecnologia e Usabilidade do Brasil e com mais de 12 anos no mercado, trabalhamos para resolver os problemas de sua empresa, gerando um impacto real nos seus resultados.
Vamos desenvolver o seu projeto?
Conte um pouco mais sobre o seu projeto para que possamos encontrar a melhor solução e agendarmos uma conversa mais aprofundada.
Agende uma conversa








Outros artigos de destaque do blog
Certificações

Empresa
Carbono Zero

Empresa Great
Place To Work 2022

Ranking empresas que mais crescem no Brasil
- Ranking EXAME 2023
Parceiros

Plataforma de serviços de computação em nuvem oferecida pela Amazon.

Plataforma SaaS de comércio digital, marketplace e OMS.

Empresa de software que oferece uma plataforma de CRM integrada.