
Índice
Se destacar e ter resultados hoje no mundo corporativo passam por dois temas centrais: marketing e tecnologia. Eles são grandes aliados das empresas que buscam se transformar digitalmente.
Por isso, é fundamental atuar de maneira estratégica em ambas as frentes e ter um plano de marketing bem definido, sem deixar de lado os investimentos em soluções personalizadas.
Em outras palavras, é praticamente impossível crescer e se destacar no mercado sem ter um bom site profissional, um conteúdo de qualidade nas redes sociais, além de ferramentas capazes de otimizar processos.
Vamos falar mais sobre a importância do marketing e tecnologia a seguir. Confira!
Marketing e Tecnologia: grandes aliados para o crescimento
O marketing e a tecnologia estão intrinsecamente ligados quando uma empresa precisa planejar uma boa estratégia de crescimento. Quando se pretende abrir um negócio, um dos primeiros passos é pensar na criação de um site profissional.
Um website representa não apenas o endereço digital de uma empresa, mas também determina a forma como ela pretende se comunicar diante dos seus clientes.
Por isso, quando iniciamos um projeto de desenvolvimento de sites aqui na Attri, levamos em conta a usabilidade, assim como procuramos transmitir a identidade visual da marca. Além disso, temos como base o UX Design para criarmos soluções centradas no usuário, entregando a eles uma experiência única e agradável.
Seja na criação de um site, aplicativo, plataforma de streaming ou software, entregamos soluções completas e inovadoras que priorizam a experiência do usuário em todos os pontos.
Um site bem projetado e estrategicamente otimizado, se torna um grande aliado na hora de encantar e conquistar clientes.
Por isso, assim que damos o start em um projeto de desenvolvimento de sites, a partir do kickoff, listamos as principais características que seu site precisa ter para causar um impacto positivo nos usuários, tornando-se assim uma ferramenta eficaz de marketing.
Como aliar marketing e tecnologia para conseguir os melhores resultados?
Antes de tudo, os conceitos de marketing e tecnologia atualmente estão muito conectados por conta do crescimento da internet e das redes sociais.
Tanto que se fala muito em marketing digital para se referir às estratégias direcionadas para o online: sites, blogs, Facebook, Instagram, YouTube, TikTok…
Em outras palavras, tudo o que é pensado estrategicamente para fazer um negócio crescer atualmente envolve marketing e tecnologia. Neste sentido, é praticamente automático aliar essas áreas.
Porém, vale ressaltar a importância de começar do jeito certo que, na visão da Attri seria com o User Experience. Inclusive, oferecemos um serviço personalizado para empresas que é a Consultoria de UX.
Juntamente com outros serviços, oferecemos a consultoria de UX para empresas de diferentes segmentos que já possuem uma presença online e querem melhorar a usabilidade de seus produtos.
Assim como para empresas que querem iniciar uma estratégia, aliando marketing e tecnologia com as melhores práticas de UX.
Encantar usuários
Com a transformação digital em curso, sendo um processo irreversível, as empresas precisam ter em mente que conquistar clientes passa pela tecnologia e pelo marketing.
Em outras palavras, o primeiro passo é ter um site bem estruturado e projetado com boa usabilidade, layout responsivo e otimizado para os mecanismos de busca.
Neste sentido, o papel de ambas as áreas é não apenas atrair, mas também encantar clientes. Por exemplo, se a sua empresa tem um site profissional e com uma boa estratégia de SEO, clientes em potencial chegarão naturalmente até o seu negócio.
Por outro lado, o primeiro contato precisa estimular algo nesse cliente. Ele precisa se encantar pelo que vê, gostar do conteúdo e navegar de forma fácil e agradável. Caso contrário, poderá abandonar o site para nunca mais voltar.
O resultado? Você deixa de vender. Todavia, esse cenário pode se tornar muito positivo se você combinar elementos como navegação intuitiva, conteúdo relevante, SEO, integração com redes sociais, entre outros.
Esteja aberto a inovações tecnológicas
Além de um site profissional, aos poucos você deve investir em outras soluções. Para crescer no mercado atual é preciso estar aberto a inovações tecnológicas para que o seu negócio não fique para trás.
Desenvolver aplicativos, softwares e produtos digitais em geral devem fazer parte da sua estratégia de marketing. Além disso, criar e-books para gerar leads, disponibilizar videoaulas, entre outros recursos, ajuda na aproximação do cliente.
Isso faz com que o seu negócio aumente as chances de converter leads em clientes fiéis. Por isso, esteja sempre em busca de inovações e tendências de mercado para testar no dia a dia da sua empresa.
Claro, não é preciso realizar todas as trends das redes sociais, por exemplo, e nem participar dos desafios que estão gerando visualizações e engajamento. Mas procure adaptar à sua realidade e fazer o que é possível.
Qualquer tipo de estratégia de marketing digital e também inovações tecnológicas podem melhorar ainda mais a experiência do usuário e, consequentemente, a sua lucratividade.
O que um site profissional precisa ter?
Um dos serviços mais procurados aqui na Attri é o de desenvolvimento de sites. Para quem quer começar uma estratégia de marketing e tecnologia da forma correta, o site é uma das soluções mais importantes.
Ele é o canal direto para os clientes encontrarem um negócio e ainda cumpre o papel de transmitir a identidade, missão e objetivo da empresa. Em outras palavras, ele é a casa de uma empresa no mundo da web.
Mas o que será que um site eficiente precisa ter? Veja a seguir os pontos mais importantes:
Design moderno e responsivo
Constantemente, potenciais clientes fazem buscas por serviços e produtos na internet. A empresa que tem um site com design atraente, moderno e responsivo sai na frente.
Além de transmitir profissionalismo, a primeira impressão positiva é algo marcante para o usuário, que além de desfrutar de uma experiência agradável, poderá se tornar cliente fiel.
Navegação intuitiva
O seu site também precisa ser fácil de navegar. Os visitantes não podem ter dificuldades em encontrar informações e produtos, por exemplo. Isso pode desestimulá-los e fazer com que procurem em outro lugar.
Por isso, aqui na Attri priorizamos uma navegação intuitiva, utilizando boas práticas de UX para oferecer a melhor experiência.
Conteúdo relevante e cativante
Produção de conteúdo é mais uma estratégia de marketing, mas que caminha lado a lado com a tecnologia. Isso porque, após a produção de um artigo, por exemplo, o mesmo deve ser otimizado em plugins do Wordpress, além de outros recursos tecnológicos.
Por outro lado, nenhuma tecnologia poderá fazer milagre em um conteúdo ruim. Portanto, procure criar artigos relevantes, com informações que auxiliem os usuários. Responda sempre aquilo que eles mais querem descobrir.
Além de um design atraente, o conteúdo do site é fundamental para atrair e reter leitores. Outra dica é considerar a inclusão de elementos multimídia, como imagens, vídeos ou infográficos para tornar o conteúdo ainda mais atrativo.
Otimização para mecanismos de busca (SEO)
Após desenvolver um site profissional, o mesmo deve ser alimentado, de preferência com o apoio de um blog. Através do conteúdo desenvolvido, o site poderá ser encontrado nos motores de buscas.
Portanto, além do conteúdo de qualidade, aplique as melhores práticas de SEO, faça pesquisas de palavras-chave e use ferramentas de análise de dados, como Google Analytics e Search Console.
Integração com redes sociais
Ao falar de marketing e tecnologia logo pensamos na importância das redes sociais. Elas são determinantes para os resultados de uma empresa atualmente.
Por isso, integre todas as redes sociais ao CRM utilizando em sua empresa, além de conectá-las ao site e blog.
A integração com as redes sociais também é uma oportunidade de interagir diretamente com os clientes, respondendo a perguntas, recebendo feedback e construindo relacionamentos duradouros.
Razões que fazem marketing e a tecnologia serem essenciais para as empresas
- Alcançar o público-alvo
- Construir e fortalecer a marca
- Aumentar a visibilidade
- Conquistar mais clientes
- Melhorar o engajamento e relacionamento com os clientes
- Permite fazer análise de dados e aprimorar a tomada de decisões
Dicas para aliar marketing e tecnologia
- Procure conhecer os clientes através de pesquisas. Isso ajuda a obter feedbacks valiosos para que o seu negócio possa lançar novos produtos e entregar soluções inovadoras;
- Desenvolva abordagens personalizadas para que o cliente sinta que você se preocupa em oferecer o melhor. Ao trabalhar um e-mail marketing, não envie a mesma mensagem para a sua lista. Faça abordagens diferentes para cada tipo de lead, sempre chamando-os pelo nome.
- Use automação de marketing implementando ferramentas que facilitem o dia a dia. Ao automatizar tarefas, como envio de e-mails, segmentação de clientes e nutrição de leads, você reduz custos e aumenta o potencial de vendas.
- Avalie se não está na hora da sua empresa ter um aplicativo personalizado. O desenvolvimento de apps ajuda a melhorar o engajamento, as vendas e a experiência do usuário.
Aprimore suas estratégias com a Attri
Em suma, ao aliar marketing e tecnologia você consegue alcançar o seu público-alvo, construir e fortalecer o seu negócio.
Ambos desempenham papéis essenciais na hora de se conectar com os clientes, promover produtos, serviços e impulsionar o crescimento dos negócios. E se você não sabe por onde começar, agende agora com um de nossos especialistas e receba uma consultoria gratuita.

Quem escreveu este conteúdo:
Attri
Consolidada entre as principais empresas de Tecnologia e Usabilidade do Brasil e com mais de 12 anos no mercado, trabalhamos para resolver os problemas de sua empresa, gerando um impacto real nos seus resultados.
Vamos desenvolver o seu projeto?
Conte um pouco mais sobre o seu projeto para que possamos encontrar a melhor solução e agendarmos uma conversa mais aprofundada.
Agende uma conversa








Outros artigos de destaque do blog
Certificações

Empresa
Carbono Zero

Empresa Great
Place To Work 2022

Ranking empresas que mais crescem no Brasil
- Ranking EXAME 2023
Parceiros

Plataforma de serviços de computação em nuvem oferecida pela Amazon.

Plataforma SaaS de comércio digital, marketplace e OMS.

Empresa de software que oferece uma plataforma de CRM integrada.