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Marketing para aplicativos: dicas para promover seu app

Na busca pela transformação digital

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Attri

24 agosto 2023
Imagem de destaque Marketing para aplicativos: dicas para promover seu app

Índice

    Na busca pela transformação digital, os apps se tornaram prioridade nas estratégias de crescimento de um negócio. E depois que ele fica pronto, entra em cena o marketing para aplicativos, que deve ser muito bem planejado. 

    Afinal, desenvolver um app envolve custos, tempo e muita dedicação, ou seja, ele precisa vingar para que esse esforço valha a pena. 

    Diariamente, são lançados apps de diversos tipos e funcionalidades nas plataformas, mas os que mais têm chances de dar certo são aqueles desenvolvidos centrados nas necessidades dos usuários.

    Até porque, o marketing pode até ajudar, mas não faz milagres se a solução for ruim. Vamos falar mais sobre app marketing a seguir, Confira.

    Marketing para aplicativos: o que é?

    O marketing para aplicativos é um plano para divulgar e atrair pessoas interessadas em baixar um app. No app marketing, é importante colocar diferentes ações para realizar uma divulgação bem-sucedida. 

    De anúncios, landing pages a posts nas redes sociais, tudo pode ser estratégico para tornar um app conhecido. 

    Até porque, o maior desafio, muitas vezes, não é nem fazer a pessoa baixar, mas sim continuar usando a plataforma. Como o intuito de um aplicativo é ser um canal entre empresas e clientes, o app precisa ser constantemente atualizado para gerar os resultados esperados. 

    Portanto, apesar dos desafios, fazer marketing para aplicativos é a melhor forma de conseguir boas posições na Apple Store e Google Play. 

    Por que investir em app marketing? 

    É muito comum as pessoas que gostam de navegar pela internet se empolgarem ao descobrir um novo app. Ainda mais agora com a facilidade dos celulares, baixar diversos apps se tornou até um costume. 

    Mas quais dos aplicativos que você tem aí no seu celular você REALMENTE usa com frequência? 

    Sabia que cerca de 49% dos aplicativos são desinstalados em até 30 dias depois que o usuário fez o download? Dos apps lançados diariamente, alguns conseguem ter menos de 100 downloads.

    Sendo assim, um planejamento de marketing para divulgar um app pode determinar o seu sucesso. Porém, vale ressaltar que não basta uma boa estratégia de lançamento, mas também é primordial que a solução seja útil ao público-alvo.

    Por isso, conhecer o mercado, entender as necessidades dos usuários e estruturar uma estratégia de marketing assertiva são elementos essenciais e que poderão salvar um app. 

    Até porque, sabemos que alguns negócios se concentram exclusivamente no aplicativo como uma das principais fontes de receita. 

    Além de pensar nos canais de divulgação, parcerias com influenciadores, e-mail marketing, entre outras estratégias, estimular a interação dos usuários dentro do aplicativo é outro ponto essencial.  

    Campanhas agressivas 

    De acordo com o mesmo relatório de desinstalação de apps realizado pela AppsFlyer, os profissionais de marketing costumam realizar campanhas agressivas para chamar a atenção de usuários para baixar um app. Isso ocorre principalmente em aplicativos de jogos.

    Em relação ao percentual de desinstalação, os apps de jogos são a categoria que saem na frente, com 66%. Por outro lado, os aplicativos de viagens são os que têm mais aderência, com apenas 31% de desinstalação.  

    Benefícios do app marketing

    De uma maneira geral, o marketing sempre foi a área responsável por tornar produtos e serviços conhecidos do público. Embora atualmente a gente ouça falar muito do termo marketing digital, vamos concordar que marketing é um só. O que muda são as mídias e as estratégias de acordo com o objetivo que se pretende alcançar. 

    Em outras palavras, o marketing tem o objetivo de gerar valor e alavancar uma marca através de uma série de atividades e ações criativas, envolvendo campanhas para diferentes tipos de mídias. 

    No planejamento para divulgar um app, o processo começa com o pré-lançamento, que é considerado fundamental para que o produto consiga chamar a atenção dos primeiros usuários.  

    Algumas empresas convidam um pequeno grupo para experimentar a solução e darem feedback sobre o produto. Em seguida, uma data de lançamento oficial é definida. 

    Essa fase inicial se concentra em proporcionar visibilidade e reconhecimento da solução (marca/app).

    Veja a seguir alguns dos benefícios do marketing para apps


    • Desperta o interesse do público-alvo;
    • Ajuda a criar expectativas;
    • Aumenta o número de downloads;
    • Atrair usuários potenciais;
    • Transmite credibilidade;
    • Destaca a marca em relação aos concorrentes;
    • Oportunidade de receber os primeiros feedbacks;
    • Chance de aumentar retenção de usuários. 

    Adote estratégias de acordo com o perfil do seu negócio 

    Apesar da disputa por downloads ser acirrada, toda estratégia de marketing para aplicativos deve levar em conta o perfil da empresa.  Por exemplo, não adianta planejar que pretende gravar vídeos divulgando o app, se você ainda não se sente confortável para isso. 

    Agora, se o orçamento permite contratar influenciadores ou até mesmo apresentadores que possam fazer as gravações, o resultado pode ser bem bacana, uma vez que atualmente os vídeos estão em alta. 

    Porém, nada é obrigatório. O mais importante é começar aos poucos, respeitando o perfil da empresa. Procure construir uma comunidade ao redor de conteúdos, participe de grupos no WhatsApp, fóruns e outros espaços que considerar relevantes para divulgar o seu aplicativo. 

    Marketing para aplicativos: 6 dicas essenciais  

    Veja a seguir algumas das principais estratégias de marketing para começar a divulgar o app da sua empresa e fazer sua marca crescer cada vez mais. 

    1 - Defina a data de lançamento 

    Todo o planejamento do marketing para aplicativos será de acordo com a data de lançamento. 

    Esse deve ser o primeiro ponto a ser definido em conjunto com a sua equipe. Caso o seu aplicativo seja híbrido ou até mesmo exclusivo para usuários de Iphone, saiba que a Apple é bastante rigorosa com os requisitos para aprovação. 

    Portanto, pode levar um tempo até a aprovação do app na loja. Vale a pena se atentar a esse detalhe para não correr o risco de atrasos e você ter que refazer toda a campanha. 

    Inclusive, temos aqui no blog da Attri um post bem completo sobre Como publicar um aplicativo na App Store.  

    2 - Crie listas de transmissão 

    Muito provavelmente você e a equipe de desenvolvimento devem ter feito testes com alguns usuários selecionados. Após o feedback e aplicação de melhorias, use as listas de transmissão já incluindo os usuários que participaram do testes, assim eles poderão indicar também para outras pessoas. 

    Hoje em dia muitas estratégias de marketing utilizam as listas de transmissão do Whatsapp, e no caso dos apps, o caminho mais fácil para conseguir os primeiros downloads é através das listas.

    3 - Faça a otimização ASO (App Store Optimization)

    Além do marketing tradicional, é preciso também caprichar nas boas práticas para fazer seu app ser encontrado nas plataformas. O App Store Optimization - Otimização da Loja de Aplicativos é como o SEO dos aplicativos. 

    Por isso, defina bem os termos que reforçam o objetivo do seu aplicativo, inclua palavras-chave, capriche nas descrições, use tags, entre outros detalhes. Isso vai fazer seu app ter um bom rankeamento nos resultados de busca. 

    4 - Crie posts nas redes sociais

    Não há mais como negar que as redes sociais têm um impacto poderoso em qualquer plano de marketing. Sem elas, as marcas perdem oportunidades de estarem mais próximas do seu público-alvo. Sendo assim, ao criar a sua campanha de divulgação do seu aplicativo, planeje também bons conteúdos e compartilhe nas redes sociais. Procure usar todas as ferramentas: vídeos, reels, enquetes, stories, crie boas legendas e não deixe de responder aos seguidores.  

    Influenciadores e parcerias

    Estabeleça bons contatos e faça parcerias com influenciadores, principalmente se encontrar alguns que já falam sobre o nicho que o seu app está inserido. Por exemplo, se for um app de emagrecimento, que tal ir atrás de alguns influenciadores que criam conteúdo sobre o tema.

    Os influenciadores podem aumentar significativamente a visibilidade do seu aplicativo, fazendo com que o número de downloads supere as expectativas. 

    5 - Campanhas de e-mail marketing

    Embora muitos negligenciam as campanhas de e-mail, quem atua no marketing digital sabe o quanto elas ainda são super efetivas e capazes de gerar bons resultados. Por isso, crie uma sequência de emails para falar do lançamento do seu app, instigando a curiosidade da sua lista. Aproveite para oferecer um código promocional para aqueles que baixarem o app. 

    6 - Ofereça um período de teste gratuito

    Outra forma eficaz de atrair novos usuários é oferecer um período de teste gratuito Além de ajudar no aumento do número de downloads, os usuários podem gostar muito dos serviços e conteúdos do aplicativos e adotarem de vez no dia a dia.

    Por isso, ofereça uma chance para as pessoas experimentarem seu aplicativo sem riscos, pois isso permite que eles conheçam e se engajem com a solução.

    Serviço de suporte e manutenção de aplicativos 

    Como vimos, há muitas ações que podem ser feitas em um plano de marketing para aplicativos. Lembre-se também que, após o lançamento, o trabalho de manutenção e suporte deve ser constante para que o aplicativo da sua empresa se mantenha atualizado e em constante evolução.

    A Attri tem uma equipe especializada e ferramentas atuais para ajudar você nesse processo. Converse com nossos especialistas para saber mais.  



    Foto Pedro Hermano

    Quem escreveu este conteúdo:

    Pedro Hermano

    A inquietação do Pedro está no DNA da Attri, assim como a sua vontade de compartilhar conhecimento. É autor do livro Marketing Digital Imobiliário, no qual compartilha seus mais de 10 anos de experiência na área, além de ter vencido o Prêmio Profissional Digital Abradi 2018. Atualmente, se dedica a desvendar o universo da usabilidade e da paternidade com a ajuda da sua filha Teresa.

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