Desenvolvimento

Manutenção de sites: o passo a passo para cuidar da sua presença online

Quando se decide dar os primeiros passos na transformação digital de uma marca, a criação de um site geralmente é o primeiro passo. Contudo, para que...

Foto autor Attri

Attri

05 dezembro 2023
Imagem de destaque Manutenção de sites: o passo a passo para cuidar da sua presença online

Índice

    Quando se decide dar os primeiros passos na transformação digital de uma marca, a criação de um site geralmente é o primeiro passo. Contudo, para que a ferramenta continue performando, o serviço de manutenção de sites deve ser incorporado.

    Tão importante quanto iniciar uma presença online é garantir que ela permaneça eficiente e atraente ao longo do tempo. Nos produtos digitais, a experiência do usuário é crucial para o sucesso das empresas. Imagine a frustração de um cliente ao acessar uma página e se deparar com falhas, bugs ou encontrá-la fora do ar. 

    Por isso, a manutenção de sites deve ser encarada como prioridade, assegurando a otimização e atualizações constantes para oferecer uma boa experiência ao usuário.

    Problemas como links quebrados, páginas não encontradas e lentidão podem resultar na perda de oportunidades de venda e até mesmo em penalizações por parte do Google. Por isso, se você notou que o site da sua empresa está obsoleto, é hora de promover melhorias. 

    A seguir, exploraremos o passo a passo completo de como funciona o serviço de manutenção de sites. Falaremos também sobre a importância de cada etapa para o sucesso contínuo da sua presença online. 

    manutencao de sites

    Manutenção de Sites: o passo a passo completo

    A manutenção de sites profissionais é um serviço oferecido por empresas especializadas, abrangendo desde a criação de site até a manutenção técnica. 

    Trata-se de um processo que envolve uma vistoria completa, desde o serviço de hospedagem, atualização de layout, otimização de links, revisão e otimização de conteúdos, atualização de plugins,  correção de links quebrados, varredura em bancos de dados, além de backups regulares. 

    Diversos procedimentos são realizados no serviço de manutenção de web site como forma de garantir um carregamento rápido das páginas, priorizando sempre a experiência do usuário.   

    Os passos para um processo de manutenção eficaz 

    1. Avaliação Inicial

    A equipe responsável pelo serviço de manutenção realiza uma avaliação inicial para identificar os principais pontos de melhorias. É fundamental avaliar como está o desempenho atual do site para identificar possíveis falhas, lentidão, bugs e links quebrados. Como esses detalhes prejudicam a navegação do usuário, são detalhes que precisam ser colocados como urgentes dentro do processo de manutenção de sites. 

    2. Correção de erros

    Após a avaliação de tudo o que o site do cliente precisa para performar e trazer resultados, o segundo passo é iniciar o processo com a correção de erros e falhas. Revisões e correções no front-end e back-end são aplicadas visando a estabilidade do site. 

    3. Otimização de conteúdo

    Outro detalhe importante é incluir no passo a passo uma etapa focada apenas na revisão e otimização do conteúdo. Melhoria de títulos, CTAs, formulários de contato, além de otimização SEO para garantir um bom ranqueamento nos mecanismos de busca

    Um site dinâmico e relevante é fundamental para atrair e reter visitantes. Por isso, durante a manutenção, procure remover conteúdos desatualizados, corrija erros e certifique-se de que as mensagens transmitidas estejam alinhadas com seus objetivos atuais. Fazer um acompanhamento geral com o apoio de ferramentas como Google Search Console também fazem parte da rotina de SEO. 

    4. Reforçar segurança 

    Além de manter uma rotina diária de backups para garantir mais segurança, é fundamental incluir no processo atualizações de sistemas, assim como revisões e mudanças nas senhas para evitar riscos de invasões, pois esses são protocolos comuns de manutenção.  Dependendo das necessidades atuais do cliente, considere uma atualização do plano de hospedagem para garantir uma performance mais eficiente.

    4. Verificação de Links e Responsividade

    Links quebrados podem prejudicar a navegação do usuário e afetar o SEO. Durante a manutenção, são feitas verificações regulares para corrigir links que não estão mais funcionando. Além disso, a equipe precisa garantir que o site seja responsivo, proporcionando uma experiência consistente em diferentes dispositivos.

    5. Verifique possíveis melhorias de UX

    Tenha em mente que o serviço de otimização de sites deve ser planejado para promover melhorias como um todo. Por isso, além da atualização de layout, aplicar boas práticas de UX pode ser mais um benefício a ser oferecido ao cliente. Aqui na Attri, por exemplo, nosso maior foco é a criação de soluções que priorizem a experiência do usuário. Acreditamos que a usabilidade é um fator relevante na obtenção de resultados e por isso sempre aplicamos melhorias em UI e UX Design. 

    Por que fazer a manutenção de sites?

    Um website atua como um atua como um elo entre empresa e clientes. Ele costuma ser um dos primeiros pontos de contato de um usuário com a marca. Por isso, negligenciar a manutenção de um site pode acarretar prejuízos financeiros e para a imagem de uma empresa. 

    A falta de manutenção pode acarretar em diversos riscos para o site, incluindo períodos de downtime, problemas de usabilidade, perda de acessos e clientes, além de impactar negativamente a imagem e credibilidade da empresa. 

    Leve em conta que o site da sua empresa é como uma vitrine virtual. Precisa estar impecável para atrair a atenção dos clientes e fazer com que eles se sintam motivados e seguros a comprar ou fechar um negócio.

    Neste sentido, a manutenção não é apenas uma tarefa técnica, mas a essência de manter uma presença digital vibrante e eficiente. Por isso, o serviço de manutenção deve ser encarado como um investimento contínuo para garantir o bom funcionamento e o sucesso de um negócio online. 

    Sem dúvida, o dinheiro investido no suporte técnico e manutenção é a garantia de ter suas operações sempre em ordem. 

    Site desatualizado: risco de ser penalizado pelo Google

    O comportamento do usuário vem mudando com o passar do tempo, e a internet, assim como as redes sociais, têm um papel crucial nesse sentido. Esses meios digitais ajudam na hora de fazer uma pesquisa sobre preço, entender se um produto é bom e descobrir ainda se a empresa é idônea.

    Cada vez que um site apresenta problemas, links quebrados, páginas não encontradas, lentidão, entre outras falhas, ele perde oportunidades de venda e pode até ser penalizado pelo Google. A penalização, além de impactar na queda do tráfego do site, pode aumentar a dificuldade em indexar páginas.  

    Por isso, se você está planejando criar um site para o seu negócio, não deixe de incluir no planejamento o serviço para manter o site funcionando sempre e evitar prejuízos.

    Como é feita a manutenção de sites?

    Aqui na Attri, o processo de manutenção de sites é realizado por uma equipe de especialistas que faz uma espécie de vistoria para otimizar o desempenho. Além disso, se você tem um site em Wordpress, contamos com serviço especializado para aprimorar a navegação e garantir os melhores resultados

    Pois bem, como você deve imaginar, o Google é um dos buscadores mais populares e um dos mais utilizados pelos usuários, e ele costuma ser bem criterioso na avaliação dos websites.

    Se os robôs do Google notam algo irregular, a penalização ocorre automaticamente, fazendo o site perder posição nos motores de busca. Em alguns casos, ela pode até chegar de forma manual, com o administrador ou proprietário do portal sendo notificado por e-mail sobre os motivos da punição.

    Além de seguir as diretrizes, o seu endereço eletrônico deve estar sempre atualizado para que os usuários possam navegar de forma segura. Para isso, dentro da manutenção do site, há uma série de procedimentos realizados que visam melhorar a experiência do usuário e maximizar os resultados.

    Geralmente, a empresa responsável desenvolve um documento que auxilia toda a equipe a entender os requisitos alinhados com o cliente e a promover as melhorias necessárias. Tudo pode depender também do plano de manutenção contratado.

    Quais os serviços oferecidos dentro da atualização e manutenção de sites

    Para que possa ter uma ideia melhor, veja a seguir alguns dos serviços que fazem parte do suporte e manutenção de sites realizados pela Attri: 

    Teste de hospedagem e velocidade

    Durante um procedimento de manutenção, um dos primeiros pontos é avaliar o desempenho. O teste de velocidade do site verifica se o carregamento das páginas, de modo geral, oferece uma boa experiência ao usuário.

    Páginas com carregamento lento perdem classificação nos motores de busca, prejudicando os resultados que o negócio almeja atingir. A hospedagem também deve ser monitorada para ver se o serviço não está prejudicando o desempenho do site.

    Em alguns casos, se o site tiver muitos acessos, é recomendado um novo plano mais robusto e adequado para garantir a velocidade de carregamento.

    Atualização de plugins

    Os plugins ajudam a otimizar e a melhorar o desempenho. Eles se tornaram peça fundamental na rotina dos gestores de blogs, portais, e-commerce e sites. É por isso que durante a vistoria completa, a equipe irá verificar se os plugins estão atualizados. Não importa se o site foi construído em Wordpress ou qualquer outro CMS, os plugins precisam estar todos em ordem.

    No caso do Wordpress, a própria plataforma solicita atualização quando há uma nova versão, e o mesmo ocorre com os plugins.

    Checagem de responsividade

    Em um passado não muito distante, um site profissional era criado apenas com foco nas telas dos PCs. Com o crescimento de outros dispositivos móveis, tablets e smartphones, surgiu a necessidade de desenvolver sites responsivos, que são aqueles que se adaptam a diferentes formatos de tela.

    Por isso, outra tarefa dentro do serviço de manutenção de sites é checar se o mesmo abre corretamente em diferentes telas. Se um endereço não tem um layout adaptado para smartphones, por exemplo, a experiência do usuário fica comprometida e a empresa perde oportunidades de conquistar novos clientes e de vender mais.

    Correção de links quebrados

    Faz parte da estratégia de SEO a construção de backlinks, onde são colocados links internos e externos nas páginas de conteúdo. Frequentemente, deve-se verificar se os links estão funcionando. Existem ferramentas que fazem a checagem de todos os links de forma automática.

    Com o passar do tempo, os links apontados para páginas externas podem deixar de existir, levando o usuário ao conhecido erro 404. Por mais que seja algo relativamente normal, afinal, não é culpa do gestor se um conteúdo de outro site saiu do ar, para o usuário pode gerar uma frustração e passar uma imagem negativa da empresa.

    Verificação de imagens

    Imagens muito pesadas impactam o carregamento das páginas e prejudicam o desempenho do site nos motores de busca. Na checagem das imagens, será observado o tamanho adequado, se há fotos duplicadas, se estão otimizadas com boas práticas de SEO, entre outros fatores.

    Varredura em bancos de dados

    As informações e dados são um dos itens mais valiosos em um negócio e para evitar falhas e perdas. Junto com o backup, a varredura é um processo preventivo dentro da manutenção de sites.

    O banco de dados é como se fosse uma biblioteca que precisa de cuidados para se manter atualizada e organizada. Existem plugins que auxiliam na otimização do banco de dados.

    Automatização de backup

    Outro requisito de segurança na manutenção de websites é a realização de backups frequentes. Aqui na Attri, nossos clientes têm a opção do backup em cloud, onde é feita a configuração para que se mantenha uma rotina de backup automatizada.

    Dependendo do modelo de negócio, o recomendado é fazer backups diários como forma de se antecipar a possíveis problemas futuros no servidor, perda de dados, bugs e ataques hackers.

    Um negócio que opera na internet deve buscar se precaver para evitar interrupções e, consequentemente, perdas financeiras. Até mesmo um erro humano pode acontecer, mas com uma cópia armazenada você garante o funcionamento da sua empresa.

    Atualização de layout

    O processo prevê ainda a atualização de layout, caso os especialistas considerem que pode ser benéfico para o site ter um novo visual. Nos estudos de UX Design, layouts criativos, intuitivos e que respeitam a identidade visual da empresa são pontos relevantes para oferecer uma boa experiência aos usuários. Se o seu site foi criado há muito tempo, pode ser o momento de fazer uma atualização de layout.

    Site da Heineken desenvolvido pela Attri

    • Veja como ficou o layout do site da Heineken. Nossa preocupação vai  além do aspecto visual, respeitando a usabilidade, performance e experiência do usuário. Veja outros cases em nosso portfolio.

    Revisão de conteúdos

    Cada plano de manutenção oferece pacotes com serviços diversos. Em alguns processos, a revisão de conteúdo é incluída, principalmente se o cliente já realiza uma estratégia de inbound marketing. De maneira geral, ter um planejamento de marketing de conteúdo é outro ponto que você deve considerar. 

    Como o Google penaliza conteúdos duplicados, por exemplo, uma das tarefas é realizar essa varredura. Além disso, pode-se aproveitar para fazer uma revisão dos temas, verificar possíveis erros, as tags H1, H2 e H3, pois são detalhes importantes para o SEO e que ajudam a melhorar a autoridade do site.

    Inclusão de Chatbots

    A inclusão da inteligência artificial (IA) em um site também pode fazer parte do serviço de manutenção como forma de promover melhorias. Os Chatbots, por exemplo, já estão fazendo parte da rotina de inúmeros portais e websites, pois eles funcionam como um suporte instantâneo aos visitantes, aprimorando bastante a experiência. 

    Sitemap

    O sitemap XML é um arquivo essencial para ajudar os motores de busca a rastrear a estrutura do site. Um site profissional que deseja ter um bom ranqueamento precisa apresentar um sitemap, pois ele facilita o processo de indexação nos motores de busca.

    Possíveis riscos da falta de manutenção

    Nas reuniões com nossos clientes, gostamos de lembrar que projetos envolvendo produtos digitais e tecnológicos não terminam após o lançamento. Tudo o que vai para a web, lojas de aplicativos, softwares, sites, portais e e-commerces, só continua gerando resultado com atualizações e manutenção constantes.

    Neste sentido, há diversos riscos em não cuidar do seu site após o lançamento. Vejamos a seguir alguns deles:

    Downtime

    Você já parou para pensar no tamanho do prejuízo que um negócio pode ter por conta de períodos longos de inatividade? Sites, lojas virtuais, blogs, portais e sistemas em geral, quando não passam por manutenção, podem levar ao chamado downtime, termo usado quando um sistema fica indisponível.

    No início de 2022, a Americanas sofreu por conta do downtime, quando sites e e-commerces da gigante ficaram offline por mais de 24 horas. Além do prejuízo financeiro considerável, a marca teve um impacto negativo em sua reputação, pois ao apresentar uma possível vulnerabilidade no sistema, o mercado e os clientes passam a se sentir inseguros em realizar transações dentro do site.

    Problemas de usabilidade

    Outro risco bastante comum da falta de manutenção de sites é gerar problemas de usabilidade. Se os usuários sentirem dificuldade em utilizar uma solução digital, seja por conta de falhas ou problemas na interface que tornam a jornada frustrante, eles perdem o interesse.

    Estima-se que 96,7% das pessoas abandonam um site ou aplicativo em menos de 5 minutos se não gostarem do produto. Com a manutenção e suporte periódicos, a equipe consegue identificar fragilidades e apontar melhorias para que o site possa seguir atendendo às necessidades dos usuários.

    Perda de acessos e clientes

    Bons conteúdos, experiência agradável, produtos de qualidade, navegação rápida e fácil são características positivas que fazem um site, blog ou e-commerce ter muitos acessos. Conforme o número de visitas aumenta, a manutenção se torna ainda mais fundamental para evitar uma queda do sistema.

    Com muitos acessos simultâneos, um website pode não suportar se não estiver preparado, com boa hospedagem.

    Imagem e credibilidade da empresa prejudicada

    Como mencionamos no caso da Americanas, a empresa viu sua marca impactada negativamente diante do mercado e dos consumidores. Novas tecnologias surgem o tempo todo, justamente para tornar produtos digitais mais eficientes, e ao realizar vistorias e manutenções periódicas, os analistas conseguem indicar ferramentas, plugins e outros itens de segurança.

    Grandes empresas crescem no mercado porque investem em novas soluções, em suporte, tudo para conquistarem credibilidade.

    10 Razões para fazer a manutenção de sites periodicamente

    Você pode escolher o plano de manutenção que melhor se adequa às necessidades do seu negócio. Porém, não deixe jamais de fazer revisões constantes. Veja a seguir algumas razões para colocar a manutenção de sites dentro do seu planejamento estratégico:


    • Garantir a segurança;
    • Manter o site atualizado; 
    • Oferecer boa usabilidade;
    • Melhorar a experiência do usuário;
    • Aumentar as vendas;
    • Evitar prejuízos financeiros; 
    • Melhorar o posicionamento nos motores de busca;
    • Aumentar a autoridade do domínio;
    • Garantir a compatibilidade do navegador;
    • Manter formulários e seu processo de checkout atualizados.

    A Attri deixa o seu site mais seguro e dinâmico

    Quer melhorar o desempenho do seu site e vender online com constância? A Attri conta com diversos planos de manutenção feitos sob medida para perfis e necessidades diferentes. 

    Contamos com especialistas em Wordpress, além de outras ferramentas que garantem a melhor experiência e performance. Contamos com um serviço especializado e equipe sempre disponível em caso de falhas ou instabilidade.

    Agende agora um diagnóstico gratuito. 



    Foto Pedro Hermano

    Quem escreveu este conteúdo:

    Pedro Hermano

    A inquietação do Pedro está no DNA da Attri, assim como a sua vontade de compartilhar conhecimento. É autor do livro Marketing Digital Imobiliário, no qual compartilha seus mais de 10 anos de experiência na área, além de ter vencido o Prêmio Profissional Digital Abradi 2018. Atualmente, se dedica a desvendar o universo da usabilidade e da paternidade com a ajuda da sua filha Teresa.

    Inscreva-se no blog da Attri

    Receba em seu e-mail artigos sobre tecnologia e usabilidade com foco em transformação digital, e fique por dentro de tudo o que acontece no mercado!

    VAMOS DESENVOLVER O SEU PROJETO?

    Conte um pouco mais sobre o seu projeto para que possamos encontrar a melhor solução e agendarmos uma conversa mais aprofundada.

    Empresas que confiam em nós:

    Certificações

    Empresa<br /> <strong>Carbono Zero</strong>

    Empresa
    Carbono Zero

    Empresa <strong>Great </strong><br /> <strong>Place To Work 2022</strong>

    Empresa Great
    Place To Work 2022

    <strong>Ranking empresas que mais crescem no Brasil </strong><br /> - Ranking EXAME 2023

    Ranking empresas que mais crescem no Brasil
    - Ranking EXAME 2023

    Parceiros

    Plataforma de serviços de computação em nuvem oferecida pela Amazon.

    Plataforma de serviços de computação em nuvem oferecida pela Amazon.

    Plataforma SaaS de comércio digital, marketplace e OMS.

    Plataforma SaaS de comércio digital, marketplace e OMS.

    Empresa de software que oferece uma plataforma de CRM integrada.

    Empresa de software que oferece uma plataforma de CRM integrada.