Tecnologia

KV: saiba o que é e entenda o esquema por trás do Key Visual

Um conceito r...

Foto autor 920lj

920lj

05 fevereiro 2018
Imagem de destaque KV: saiba o que é e entenda o esquema por trás do Key Visual

Índice

    Um conceito rotineiro nas agências, muitas vezes acaba confundindo quem não convive muito no meio ou não está acostumado com os jargões do mundo publicitário – o termo "KV" não é utilizado somente em agências, mas para reduzir nosso escopo, focaremos neste universo.

    Um KV, a forma abreviada de KeyVisual, representa a essência de uma campanha. Ele deve ser visto como uma espécie de guia do que deve constar na criação. Coisas como: cores, tipologia, símbolos e também uma selling line, em tradução livre: linha de vendas, que seja capaz de resumir o objetivo de comunicação por detrás da campanha.

    Todo anúncio deve ter um KeyVisual? Normalmente não. Os KVs são bem comuns em campanhas com mais peças, pois ele oferece um guia visual do que pode e deve aparecer nas suas peças. É claro que, com o uso de um "KeyVisual" é muito mais fácil cada uma das suas peças publicitárias manterem uma coesão entre si.

    O esquema por detrás do KV

    imagem de um homem segurando um lapis trabalhando em kv

    O "KV" normalmente é criado pela própria agência. Geralmente por um designer e um redator, a famosa dupla de criação, sobre a supervisão, ou mesmo com a participação, de um diretor de arte. O Keyvisual normalmente se parece mais com um pôster do que uma propaganda em si, já que ele deve transmitir o conceito por detrás da campanha e servir como um guia visual para todos os desdobramentos ou, preferir, todas as peças que serão desenvolvidas tendo ele como base.

    É importante que o Keyvisual  ainda conte uma história, que irá dar o tom para toda a campanha. Além disso, também é importante toda a concepção do design da peça, gerando um guia para ajudar na criação das futuras peças.

    Depois de tudo pronto, é só apresentar para o cliente e esperar pela aprovação. Mas, como tudo na vida, isso não é um processo fácil. Uma vez que, muitas agências costumam apresentar mais de um Keyvisual, com isso elas esperam diminuir a probabilidade de erros ao oferecer mais opções. Porém, às vezes, isso acaba criando problemas, já que os cliente podem pedir a fusão de um ou mais elementos dos KVs.

    O KV foi (quase) aprovado, e agora?

    Agora, com o seu KeyVisual bem definido, a sua agência pode começar a desdobrá-lo nas inúmeras peças que irão completar a campanha. Como a agência estará seguindo o KV, espera-se que as peças mantenham uma coesão visual e utilizem-se da essência da sua selling line, que funciona como uma espécie de slogan, transmitindo o pensamento principal que guia toda a campanha.

    Por isso, a criação de um KV utilizando todo o conhecimento de uma agência é essencial. Já que, para ela, é muito mais fácil combinar técnicas para criar uma peça coesa e que, principalmente, transmita a essência do que a campanha quer comunicar ao público. Leia também: O que são personas em ux?
    O Behance é uma excelente fonte de pesquisa para avaliar diversos KeyVisuals do mundo todo! Conheça mais.



    Foto Pedro Hermano

    Quem escreveu este conteúdo:

    Pedro Hermano

    A inquietação do Pedro está no DNA da Attri, assim como a sua vontade de compartilhar conhecimento. É autor do livro Marketing Digital Imobiliário, no qual compartilha seus mais de 10 anos de experiência na área, além de ter vencido o Prêmio Profissional Digital Abradi 2018. Atualmente, se dedica a desvendar o universo da usabilidade e da paternidade com a ajuda da sua filha Teresa.

    Inscreva-se no blog da Attri

    Receba em seu e-mail artigos sobre tecnologia e usabilidade com foco em transformação digital, e fique por dentro de tudo o que acontece no mercado!

    VAMOS DESENVOLVER O SEU PROJETO?

    Conte um pouco mais sobre o seu projeto para que possamos encontrar a melhor solução e agendarmos uma conversa mais aprofundada.

    Empresas que confiam em nós:

    Certificações

    Empresa<br /> <strong>Carbono Zero</strong>

    Empresa
    Carbono Zero

    Empresa <strong>Great </strong><br /> <strong>Place To Work 2022</strong>

    Empresa Great
    Place To Work 2022

    <strong>Ranking empresas que mais crescem no Brasil </strong><br /> - Ranking EXAME 2023

    Ranking empresas que mais crescem no Brasil
    - Ranking EXAME 2023

    Parceiros

    Plataforma de serviços de computação em nuvem oferecida pela Amazon.

    Plataforma de serviços de computação em nuvem oferecida pela Amazon.

    Plataforma SaaS de comércio digital, marketplace e OMS.

    Plataforma SaaS de comércio digital, marketplace e OMS.

    Empresa de software que oferece uma plataforma de CRM integrada.

    Empresa de software que oferece uma plataforma de CRM integrada.