Cases de UX

O futuro do e-commerce: confira as tendências do setor

O comércio eletrônico evoluiu muito nos últimos anos, porém, novas tecnologias mostram que há muito mais a se esperar do futuro do e-commerce. 

Foto autor Attri

Attri

06 setembro 2023
Imagem de destaque O futuro do e-commerce: confira as tendências do setor

Índice

    O comércio eletrônico evoluiu muito nos últimos anos, porém, novas tecnologias mostram que há muito mais a se esperar do futuro do e-commerce

    Com os brasileiros cada vez mais confiantes em realizar suas compras online, podemos esperar um crescimento ainda maior, além das tendências e soluções inovadoras que certamente irão trazer impactos positivos.

    Já imaginou, por exemplo, receber o seu delivery por um drone entregador? Ou quem sabe agilizar suas compras utilizando a Alexa, através de Voice Commerce?

    Além dessas, muitas outras tendências e inovações impulsionadas por sites profissionais, aplicativos e inteligência artificial contribuirão para definir o futuro do e-commerce. Continue a leitura para saber mais. 

    O futuro do e-commerce: oportunidades para crescer e engajar usuários 

    Por conta da praticidade e conveniência, o comércio eletrônico teve um crescimento significativo, principalmente com a pandemia. Os hábitos de consumo, embora estivessem apresentando mudanças, foram acelerados ainda mais nos últimos três anos. 

    Nesse sentido, a tecnologia teve uma importância crucial para ditar as novas tendências do e-commerce. E como o mundo digital é ditado por análise de dados e estatísticas, empresas que ainda não conhecem seu público-alvo estão entrando numa grande armadilha e até mesmo perdendo oportunidades de inovar.

    Afinal, você que tem uma loja virtual, já parou para pensar no que seus clientes gostariam de comprar? Quais novos produtos ou serviços eles têm interesse? 

    Será que eles não comprariam ainda mais se você oferecesse uma experiência imersiva através da tecnologia de Realidade Aumentada? São reflexões importantes que todo empreendedor e dono de e-commerce deve fazer para não correr o risco de perder oportunidades.

    Além disso, cada uma das tecnologias têm seus diferenciais, mas todas elas se traduzem em possibilidades para alavancar as vendas e proporcionar uma experiência mais completa aos clientes. 

    futuro do e-commerce melhores setores

    Consumidores seguem comprando 

    Antes de mais nada, é importante já deixar claro sobre a própria intenção e comportamento dos consumidores. Sabemos que os gestores e empreendedores que vendem pela internet até gostam de ficar por dentro das tendências de e-commerce, mas sem cliente não há tecnologia que faça milagre, não é verdade? 

    As soluções tecnológicas ajudam a tornar o futuro do e-commerce mais promissor, no sentido de agregar ferramentas que estimulam os usuários a interagirem, a experimentarem novas experiências, mas se de repente o próprio consumidor decide mudar seu comportamento de compras online, os resultados esperados ficam comprometidos. 

    Mas a boa notícia é que, segundo dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, 70% dos consumidores declaram que pretendem continuar comprando pela internet

    Sendo assim, hora de entender mais quais são essas tendências que ditarão o futuro do e-commerce. 

    Tendências que vão impactar o futuro do e-commerce

    Ficar por dentro das tendências e transformações tecnológicas é fundamental para gestores identificarem oportunidades que se adequam ao perfil do seu negócio. As empresas de desenvolvimento são as mais aptas e indicadas para criar soluções inovadoras que poderão tornar o seu comércio eletrónico mais competitivo. 

    Confira a seguir algumas tendências de e-commerce e prepare-se. 

    Personalização com I.A

    Não é de hoje que os clientes dão mais valor para serviços e produtos personalizados, porém, a inteligência artificial vem aprimorando ainda mais a experiência do cliente. Inclusive, a I.A já está entre nós e anda impactando diversos setores.

    Graças a algoritmos de aprendizado de máquina avançados, as empresas podem analisar dados do consumidor em tempo real, criando assim experiências altamente personalizadas que deixarão os usuários ainda mais satisfeitos.  

    E como ela funciona? Bem, estamos só no início da revolução que a inteligência artificial ainda deve fazer. Porém, desde recomendações de produtos mais alinhadas ao perfil do cliente até ofertas exclusivas com base em preferências individuais. 

    Como podemos notar, a inteligência artificial está permitindo que os varejistas ofereçam uma jornada de compra mais envolvente e relevante.

    Omnichannel

    Sincronizar diferentes canais de vendas e comunicação da empresa com o intuito de proporcionar uma jornada mais agradável e diferenciada de compra. Em suma, nunca se sabe exatamente em qual canal o usuário irá entrar em contato com a marca, principalmente quando falamos de clientes novos. 

    Por isso, quanto mais um e-commerce assegura a sua presença em diversos canais que são frequentados pelo público, mais chances de efetivar vendas.  No omnichannel, o principal objetivo é que todos os canais estejam interligados e compartilhando informações em tempo real.

    Assistentes Virtuais e Chatbots

    Outra tendência que já vem ditando o futuro do e-commerce é o uso de chatbots, mais uma ferramenta impulsionada pela inteligência artificial. Empresas e lojas virtuais que aderiram aos assistentes virtuais e chatbots já começam a observar uma melhora no atendimento aos clientes. 

    Como essas ferramentas conseguem responder a dúvidas de um jeito bastante pertinente para o usuário, e até mesmo processar pedidos, as chances de vendas e fidelização do cliente aumentam. Fora a agilidade de poder contar com essa solução inovadora. 

    Basicamente, esses sistemas de I.A analisam conversas anteriores, por isso se tornarão mais eficientes e precisos ao longo do tempo, proporcionando um atendimento mais rápido e eficaz.

    Drones entregadores 

    Em 2016, a Amazon fez a sua primeira entrega utilizando um drone. O voo durou cerca de 13 minutos e a entrega aconteceu na Inglaterra, para um cliente que comprou uma Amazon Fire TV e um pacote de pipoca. 🤣

    Apesar de não estarem totalmente consolidados, essa tendência é mais uma das que representam o futuro do e-commerce. A tecnologia tem diversas vantagens, além da própria otimização dos serviços de entrega, assim como redução de custos, ganho de agilidade e inovação em processos.

    Alguns países já utilizam os drones voadores, contudo, a tecnologia ainda não é muito usada no Brasil. 

    Veja no vídeo abaixo como funciona um drone voador:


    https://www.youtube.com/watch?v=8YoBqlltIzM&t=3s

    Realidade Aumentada

    Muito presente no mundo dos games, a realidade aumentada é uma tecnologia que engloba um conteúdo virtual dentro de um cenário real. Em outras palavras, a realidade aumentada é capaz de criar uma camada digital sobre qualquer cena, ampliando, de fato, o que se vê em um smartphone, tablet ou qualquer outro aparelho com câmera.

    Certamente, essa é mais uma das tendências que vai ajudar a definir o futuro do e-commerce, tornando a experiência de compra online mais imersiva. 

    Ao integrar a tecnologia em uma loja virtual, os usuários conseguem experimentar produtos, tanto roupas quanto itens domésticos.

    Dessa forma, além de aumentar a confiança de que determinado produto fica bem na sua sala, por exemplo, ou veste bem no seu corpo, automaticamente a satisfação do cliente aumenta, assim como se reduz as taxas de devoluções.

    A grife de luxo francesa Christian Dior é um exemplo de sucesso sobre o uso da realidade aumentada. Ao lançar novos modelos de tênis B27, a empresa deixou que os clientes experimentassem o produto através de suas câmeras de celular. Além das milhares de visualizações orgânicas que a empresa conseguiu pelo Snapchat, a ação impulsionou muitas vendas no site da Christian Dior.

    Segurança Aprimorada

    Outra contribuição da inteligência artificial nas tendências de e-commerce é em relação ao fortalecimento da segurança. Sabemos o quanto a segurança dos dados é uma preocupação tanto dos usuários quanto dos donos de lojas virtuais. 

    Se um cliente se sentir inseguro em um determinado site, ele não irá efetuar a compra. Mas a inteligência artificial tem sido usada para detectar atividades fraudulentas e identificar comportamentos suspeitos, protegendo tanto os consumidores quanto os varejistas.         

    A I.A consegue analisar padrões de compras e o comportamento do usuário, colaborando na identificação de atividades atípicas Dessa forma, a tecnologia consegue proteger as informações dos clientes.

    Voice commerce 

    Muito utilizado nos Estados Unidos, o recurso de voz é outra tendência de e-commerce. Até o Google ajustou o algoritmo para entender melhor como são feitas  as buscas realizadas por meio da voz.

    De fato, é bem mais cômodo perguntar para a Alexa, Siri ou para a Assistente do Google quais são as principais promoções do dia, por exemplo. A Alexa, inclusive, além de falar as ofertas, ainda se oferece para colocar no carrinho.  

    Sem dúvida, o voice commerce tende a crescer ainda mais nos próximos anos, ajudando a fortalecer as compras online por um simples comando de voz.

    Case Grupo Hirota

    O Grupo Hirota procurou a Attri para otimizar o site com as melhores práticas de UX e UI Design, focando toda a jornada em conversão. Desenvolvemos também o e-commerce para que a rede de supermercados ampliasse os serviços por delivery.   

    Nossa equipe conseguiu traduzir os valores e a tradição da empresa, ajudando-a na transformação digital do negócio com muita inovação. Confira o resultado desse projeto que a Attri se orgulha muito de ter desenvolvido.  

    Construa o seu e-commerce de sucesso com a Attri

    Como vimos, muitas tecnologias que devem transformar o futuro do e-commerce já estão presentes em nosso dia a dia. Para quem planeja desenvolver uma loja virtual e iniciar um negócio online, a Attri tem soluções inovadoras para fortalecer o seu projeto. 

    Agende uma conversa com um de nossos especialistas e vamos juntos construir a melhor plataforma de e-commerce para a sua empresa.



    Foto Pedro Hermano

    Quem escreveu este conteúdo:

    Pedro Hermano

    A inquietação do Pedro está no DNA da Attri, assim como a sua vontade de compartilhar conhecimento. É autor do livro Marketing Digital Imobiliário, no qual compartilha seus mais de 10 anos de experiência na área, além de ter vencido o Prêmio Profissional Digital Abradi 2018. Atualmente, se dedica a desvendar o universo da usabilidade e da paternidade com a ajuda da sua filha Teresa.

    Inscreva-se no blog da Attri

    Receba em seu e-mail artigos sobre tecnologia e usabilidade com foco em transformação digital, e fique por dentro de tudo o que acontece no mercado!

    VAMOS DESENVOLVER O SEU PROJETO?

    Conte um pouco mais sobre o seu projeto para que possamos encontrar a melhor solução e agendarmos uma conversa mais aprofundada.

    Empresas que confiam em nós:

    Certificações

    Empresa<br /> <strong>Carbono Zero</strong>

    Empresa
    Carbono Zero

    Empresa <strong>Great </strong><br /> <strong>Place To Work 2022</strong>

    Empresa Great
    Place To Work 2022

    <strong>Ranking empresas que mais crescem no Brasil </strong><br /> - Ranking EXAME 2023

    Ranking empresas que mais crescem no Brasil
    - Ranking EXAME 2023

    Parceiros

    Plataforma de serviços de computação em nuvem oferecida pela Amazon.

    Plataforma de serviços de computação em nuvem oferecida pela Amazon.

    Plataforma SaaS de comércio digital, marketplace e OMS.

    Plataforma SaaS de comércio digital, marketplace e OMS.

    Empresa de software que oferece uma plataforma de CRM integrada.

    Empresa de software que oferece uma plataforma de CRM integrada.