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Enfrentar os desafios com os parceiros certos é a melhor forma de se destacar no mercado. Neste sentido, uma empresa de desenvolvimento de sites conta com a infraestrutura e equipe de experts necessárias para trazer os resultados que você precisa para crescer, mesmo em meio a um mercado cada vez mais competitivo.
O desenvolvimento de sites profissionais envolve diferentes áreas técnicas para proporcionar a melhor performance. Da UX Research, passando pelo design inteligente, usabilidade, programação, até o lançamento e suporte.
Por mais que você encontre opções de construtores online disponíveis, nada se compara ao trabalho realizado pelas melhores empresas de desenvolvimento de sites, que oferecem soluções tecnológicas inovadoras para aprimorar a experiência do usuário.
E sabemos o quanto usuários satisfeitos beneficiam os resultados, aumentando a lucratividade e consequentemente a imagem da empresa diante do mercado.
Quer entender melhor como funciona a criação de sites profissionais e o papel dessas empresas? Continue a leitura.
Empresa de desenvolvimento de sites: apoio fundamental para o crescimento do seu negócio
A criação de sites profissionais tem sido uma prioridade no planejamento das empresas, não importa qual seja o setor, os líderes e gestores cada vez mais se dão conta da importância de manter um endereço na internet.
Mas não basta ter um site, é preciso que ele seja otimizado e preparado para atrair, engajar e gerar o retorno necessário que uma empresa precisa para se manter competitiva. É claro que, se o seu concorrente tem um website, mesmo que simples e você não, com certeza ele já saiu na frente.
Estudo Perfil do E-Commerce Brasileiro
De acordo com dados do estudo Perfil do E-Commerce Brasileiro, realizado através de uma parceria entre PayPal e BigDataCorp, em 2020 houve uma expansão no setor de e-commerce.
Entre as diversas descobertas apontadas pelo estudo, constatou-se que o e-commerce atualmente é responsável por 8,48% do total de sites na internet. Há cinco anos, esse número não passava de 2,65%.
Por outro lado, sabemos que para aumentar a lucratividade em lojas virtuais é necessário ter uma boa autoridade e reconhecimento da marca, algo que se conquista através de um site profissional e uma boa estratégia de marketing de conteúdo.
Na transformação digital, cada uma das mídias escolhidas tem o seu papel, sendo o site o mais importante de todos. Portanto, se você é um empreendedor que pretende iniciar um negócio ou está em busca de atualizar um site já existente, contar com o apoio de uma empresa de desenvolvimento é a melhor maneira de transformar sua marca.
Vantagens do desenvolvimento de sites profissionais
Antes de entrarmos em alguns detalhes e características a respeito da criação de sites, a gente precisa entender um pouco o que, afinal, o que é um site profissional.
Conforme a tecnologia evolui, muitas ferramentas vão surgindo com o intuito de facilitar a vida dos usuários. Isso acontece até mesmo como uma maneira de ajudar as pessoas a se familiarizar e fazer parte desse universo tão amplo.
Por isso, é comum você se deparar com soluções rápidas e fáceis com a promessa de criar um site personalizado. Embora essas ferramentas tenham uma proposta interessante, elas não são a maneira ideal para se construir um site corporativo.
Ou seja, a pessoa pode até criar um espaço bacana para apresentar seus projetos, colocar seus contatos e usar como se fosse um portfólio, por exemplo. Mas para performar e atrair clientes, o desenvolvimento de um site robusto é o que irá trazer os resultados.
Portanto, podemos entender o site profissional como sendo uma ferramenta estratégica, desenvolvida a partir de conceitos primordiais de UI e UX Design, com layout responsivo, identidade visual bem representada, otimizado com boas práticas de SEO, velocidade de carregamento e que ofereça uma ótima experiência de navegação.
Mas não se engane, há ainda uma série de fatores e processos envolvidos na construção de sites, por isso, a necessidade de contar com uma equipe multidisciplinar.
- Aproveite para ler: Afinal, o que é UX?
O que um site precisa para ter sucesso?
Existem alguns aspectos importantes que um site de qualidade precisa ter, caso contrário, ele pode se perder em meio a diversos portais e websites que são lançados diariamente.
São diversos elementos e pontos de atenção que a equipe de profissionais precisa ter para criar um site que ofereça, acima de tudo, uma boa performance. O planejamento deve pautar as expectativas tanto do cliente atendido quanto dos possíveis usuários.
E por que é fundamental enfatizar esse detalhe? Porque quando líderes e gestores buscam por um serviço especializado de criação e otimização de sites, é normal notar uma preocupação maior da parte deles a respeito da parte visual.
Todos desejam ter um site bonito, mas embora esse aspecto seja importante, a parte técnica e de usabilidade vai muito além. O grande norteador no desenvolvimento de sites bem-sucedidos é a UX, que vamos falar mais adiante.
Tenho uma empresa pequena e local, preciso de um site?
Por mais que a transformação digital seja um termo bastante presente nos dias de hoje, alguns empreendedores podem perceber como algo distante de suas realidades.
É comum uma empresa de desenvolvimento, conhecida também como software house, lidar com diversas objeções quando o departamento de vendas, por exemplo, prospecta novos clientes e oferece seus serviços. Eles costumam ouvir coisas do tipo:
- Meu comércio é pequeno, não preciso ter um site
- Eu atendo apenas clientes locais
- Não entendo de tecnologia para cuidar do site
- Eu já uso as redes sociais
Mesmo empresas, comércios e estabelecimentos locais precisam ter um site para que possam ser encontradas. Não necessariamente você precisa vender através do site, mas ele será o primeiro ponto de contato, inclusive com pessoas da região que buscam serviços e produtos oferecidos pela sua empresa.
Além disso, um site transmite autoridade e automaticamente passa confiança às pessoas que se conectarem com a marca. Como elas costumam usar os mecanismos de buscas para encontrar soluções para seus problemas, a partir do momento que elas se deparam com o site da sua empresa, ali se estabelece uma conexão.
E se o site estiver atualizado, com informações úteis e relevantes, a imagem que o cliente fará da empresa será positiva.
Apoio de uma agência que faz sites
Agora, se você tem ideia da importância de ter um site profissional, mas ainda não deu o primeiro passo por não saber como administrá-lo depois, saiba que essa tarefa pode ser realizada pela agência que faz sites.
Eles oferecem suporte e atualizações constantes para que o site continue funcionando, sem falhas e livre de bugs.
Para quem já tem páginas da empresa no Facebook e perfil no Instagram, embora as redes sociais sejam mais um meio de comunicação e aproximação com o público, elas têm um papel diferente de um website.
Durante a busca, muito provavelmente é o portal da empresa que os usuários irão encontrar em um primeiro momento, sendo essa ferramenta a mais efetiva na geração de leads. Ao conseguir leads qualificados, o seu negócio consegue aproveitar outra importante ferramenta de marketing, que é o e-mail e poderá criar campanhas com mais assertividade.
Portanto, tenha em mente que uma ferramenta não substitui a outra, pelo contrário, elas na realidade se complementam e tornam o marketing do seu negócio mais poderoso e com maior capacidade de trazer os resultados almejados.

Um dos projetos desenvolvidos pela Attri foi o site da TAG Livro. Nossa missão foi proporcionar uma experiência mágica de navegação, agregando interatividade e conteúdos mais atrativos. Veja outros cases em nosso portfólio.
Aspectos importantes na construção de sites
Desde a parte de programação, passando pelo design inteligente, carregamento rápido, entre outros diversos fatores, a agência especializada em criação de sites irá avaliar todas as necessidades do seu negócio em um primeiro momento.
Porém, alguns aspectos são primordiais para que você tenha um site de sucesso e que ajude o seu negócio a crescer cada vez mais. Vejamos a seguir alguns deles:
1 - Carregamento rápido
A velocidade de um site é um dos pontos mais importantes. Assim que um usuário entra em um website, as páginas demoram para carregar, o risco dele desistir é grande. Neste caso, a empresa perde não apenas em tráfego quanto um cliente em potencial.
Diversos fatores influenciam a velocidade de um site, como a quantidade de códigos e scripts sendo carregados ao mesmo tempo com imagens pesadas, vídeos e infográficos. Além disso, o servidor onde o site está hospedado é outro fator de influência, assim como a própria qualidade do serviço de internet do usuário.
2 - Objetividade
Quando o usuário faz uma pesquisa nos mecanismos de busca, ele quer resolver um problema e de preferência que seja rápido. Por exemplo, se ele pesquisa “empresa que conserta geladeira”, entende-se a sua necessidade imediata de encontrar alguém que realize essa tarefa.
O site precisa entregar as informações com precisão, sem deixar chances de causar um ruído na comunicação. Se o usuário se sentir confuso, tiver dúvidas sobre o que de fato a empresa entrega, ele segue com outras pesquisas até encontrar exatamente o que precisa.
Um bom planejamento evita inconsistências e permite uma comunicação mais objetiva, através de um conteúdo direto e assertivo. Na home, por exemplo, deve constar seções como:
- Quem somos
- Produtos/serviços
- Portfólio/ cases de sucesso e clientes atendidos
- Contato
3 - Fácil navegação
Outro aspecto importante que a agência que faz sites deve se atentar é a respeito da navegação. Ela precisa ser fácil, atrativa e deixar sempre muito bem claro o que é clicável.
Escolhas ruins de design podem prejudicar a experiência do usuário, causando uma certa confusão durante a jornada. Cores muito pesadas e excesso de efeitos gráficos podem até causar uma primeira impressão interessante, mas normalmente ficam pouco intuitivos. Dependendo do nicho e objetivos da empresa, menos é mais na criação de sites profissionais e que geram resultados.
4 - Design atrativo
É aqui que a equipe de UX Design entra com força total. Os profissionais se dedicam para criar um design inteligente, bem elaborado e com elementos que facilitam a navegação. Para isso, são aplicadas as melhores práticas de UX, considerando sempre a usabilidade para garantir que o usuário não tenha dificuldades em navegar pelo site.
Fora que um design de qualidade não é benéfico apenas para a experiência do usuário, mas também tem o poder de causar um impacto positivo, imprimindo a identidade da marca.
6 - Legibilidade
Faz parte ainda do processo de UX Design garantir que o site tenha cores equilibradas e fontes agradáveis para não prejudicar a leitura. Sabe quando você entra em uma página, mas a cor utilizada como fundo dificulta ou até mesmo torna a leitura impossível?
Para que você entenda melhor, a legibilidade é sobre o quanto a leitura de um produto, seja ele digital ou físico, é fácil. Uma boa harmonia de cores, elementos visuais e tipo e tamanho da tipografia são itens imprescindíveis para garantir uma boa legibilidade.
7 - Layout responsivo
Hoje em dia os acessos em sites e portais são feitos através de diferentes tipos de telas. O usuário pode entrar no site da sua empresa pelo celular, tablet ou computador. Por isso, a escolha por um layout responsivo é item obrigatório no desenvolvimento de sites.
A experiência do usuário é bastante prejudicada quando ele acessa um site que não é adequado para a tela do smartphone, por exemplo. Com isso, é praticamente certo que ele irá desistir e abandonar o site.
- Leia também: Os sites criados em JavaScript impactam nas buscas?
8 - Otimização para mecanismos de busca
A criação de sites profissionais deve passar pela otimização, que aliás, é palavra de ordem no processo. Diversas boas práticas são feitas, como mencionamos anteriormente, uma das mais importantes são as de SEO - Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de buscas.
Se um site está adequado para ir ao encontro da intenção de busca do usuário, temos o match perfeito. Neste ponto, a estratégia de palavras-chave específicas do nicho do cliente devem ser contempladas, tanto em páginas de serviço quanto em conteúdos informativos no blog da empresa.
Mas não se engane, há muito ainda por trás de uma boa estratégia de SEO, como otimização de URL, imagens, construção de link buildings internos e externos, CTA, sitemap, meta description, entre outros.
9 - Chat
Atualmente, a criação e otimização de sites envolve um item de extrema importância para a interatividade do usuário, o chat. Não é novidade pra ninguém que as ligações se tornaram algo do passado, e as pessoas já não querem perder tempo entrando em contato com uma empresa através do telefone.
Neste sentido, o chat se torna um canal de comunicação eficiente para que os usuários possam tirar dúvidas, resolver problemas e até realizar compras, pois muitos se sentem mais confortáveis ao serem atendidos por alguém da empresa em tempo real.
O chat é uma oportunidade de se aproximar do cliente, melhorar a comunicação e transmitir profissionalismo e confiança.
10 - Autenticidade e conteúdo atrativo
Cada agência de criação de sites oferece serviços específicos com o intuito de aprimorar e fazer com que a página do cliente tenha uma performance ainda melhor. Veja, por mais que a ideia inicial seja apenas o desenvolvimento de um site estático, cabe aos especialistas, durante as primeiras conversas, orientar o cliente sobre as diversas vantagens em criar algo mais dinâmico.
Até mesmo pensando na otimização para os mecanismos de busca, como já mencionamos, o site aliado a um blog é atualmente a melhor estratégia para que a empresa possa conseguir melhorar o tráfego orgânico.
Algumas agências de criação de sites não apenas criam o blog, como parte do escopo do projeto, mas também oferecem a curadoria de conteúdo através de um planejamento elaborado, com uma equipe especializada.
Como nem todas as empresas possuem um departamento de marketing completo, a criação de conteúdo pode ser terceirizada. A estratégia deve levar em conta a persona e suas principais dúvidas e, com isso, planejar diferentes conteúdos de acordo com cada etapa do funil.
Tudo isso deve ser pensado levando em conta a identidade da empresa para que a mesma não perca a autenticidade e possa criar conteúdos de qualidade, sem perder a característica da marca.

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A Attri é uma empresa de desenvolvimento de sites completa, que oferece as melhores soluções, tecnologias avançadas e uma equipe multidisciplinar para cuidar de todo o seu projeto.
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Quem escreveu este conteúdo:
Attri
Consolidada entre as principais empresas de Tecnologia e Usabilidade do Brasil e com mais de 12 anos no mercado, trabalhamos para resolver os problemas de sua empresa, gerando um impacto real nos seus resultados.
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