UX

Design de Aplicativos: 6 dicas para criar um design eficiente

Determinante para garantir a melhor experiência ao usuário, o Design de Aplicativos é um processo de criação que cuida da parte visual e dos elemento...

Foto autor Attri

Attri

13 março 2023
Imagem de destaque Design de Aplicativos: 6 dicas para criar um design eficiente

Índice

    Determinante para garantir a melhor experiência ao usuário, o Design de Aplicativos é um processo de criação que cuida da parte visual e dos elementos de um app mobile. 

    Quando o usuário navega pelas principais plataformas, Apple Store e Play Store, a primeira coisa que ele costuma visualizar é um design atrativo com uma breve descrição sobre o app. 

    Neste sentido, devemos concordar que são basicamente dois recursos imediatos que têm a difícil missão de chamar a atenção e fazer com o que a pessoa clique em “instalar”. 

    Porém, além das telas de divulgação e promoção, o design interno também não pode falhar, pois não adianta o usuário se encantar pelo que viu na loja, baixar o aplicativo e depois se decepcionar. 

    Deu pra notar a importância do design de aplicativos? Pois bem, vamos nos aprofundar mais no tema e compartilhar com você 6 dicas para criar um design de app atrativo, eficiente e que traga resultados

    Design de Aplicativos: o que é?

    O design de aplicativo é uma etapa muito importante no desenvolvimento mobile, sendo uma responsabilidade da equipe de criação e de UX designers projetar as telas e interfaces com um visual atrativo.

    O principal objetivo do design de aplicativos é fazer com que o usuário tenha uma experiência satisfatória de navegação, além de interagir com a interface sem encontrar dificuldades. 

    Quanto mais intuitivo for o uso, significa que o designer conseguiu aplicar ótimas práticas de UI e UX, desenvolvendo um design de app eficiente e capaz de gerar bons resultados para a empresa. 

    Afinal, atualmente boa parte dos gestores de marketing e líderes de TI buscam no desenvolvimento de aplicativo a solução para melhorar as vendas e fazer a transformação digital do negócio. 

    design de aplicativos dicas sobre o processo

    Quanto custa para fazer um design de aplicativo? 

    A criação do design de aplicativo é uma das etapas do processo, ou seja, o custo está incluso no valor total do projeto. Estima-se que para desenvolver um aplicativo do zero o custo comece a partir de R$ 150 mil.

    Mas veja, aqui na Attri, por exemplo, tudo começa com um bate-papo sem compromisso para que a gente possa entender um pouco mais sobre a história do cliente, seu nicho, suas expectativas, e principalmente o que ele quer resolver com o aplicativo.

    A partir disso, elaboramos um orçamento personalizado que contempla todas as etapas de produção, da UX Research até o lançamento nas plataformas. 

    Vale lembrar que desenvolvemos um design responsivo, que se adapta a diferentes telas, além de práticas essenciais para oferecer, dentro do app, a melhor usabilidade possível. 

    Aliás, você pode conversar com um de nossos especialistas agora mesmo, caso queira esclarecer dúvidas sobre design visual e desenvolvimento de aplicativos.

    Poderá gostar de ler: Como criar um aplicativo de streaming: entenda como funciona

    Qual é a importância do design de aplicativos? 

    O design visual de um aplicativo costuma ser o primeiro ponto de contato do usuário com a solução. Através de um design bem idealizado e construído com base em UI e UX, o app aumenta as chances de ter uma usabilidade satisfatória, conseguindo assim reter mais os usuários.    

    Embora o design de aplicativos seja essencial em apps de diversos nichos, ele ganha uma função ainda mais importante quando se trata da criação de aplicativos personalizados para empresas. 

    Por exemplo, se você é líder ou cuida do departamento de marketing de uma empresa, e deseja criar um app para aumentar as vendas, pode reforçar a identidade da marca no produto.

    Aliás, esse é um tipo de cuidado que a nossa equipe aqui da Attri adota em todos os projetos. Quando o Santander nos procurou para desenvolver uma plataforma de classificados interna, voltada para uso dos colaboradores, criamos um design otimizado com as melhores práticas de UI e UX, respeitando totalmente a identidade e cores já utilizadas pelo banco. Veja: 

    Design de aplicativo para o banco Santander, criado pela Attri

    O objetivo do aplicativo era promover uma troca entre os colaboradores para que eles pudessem vender itens pessoais. Era como se fosse uma espécie de Enjoei que permitia divulgar objetos e produtos usados para revender. 

    Como você pode observar, o app design é importante, pois ele torna a experiência do usuário muito melhor, aumenta a satisfação e retenção, além de destacar a empresa diante da concorrência.

    6 Dicas para fazer um design de app 

    UX Apps

    1 - Comece com uma pesquisa

    Para um app design eficiente, o processo deve começar com uma pesquisa aprofundada com o intuito de entender melhor os usuários. O que eles precisam, seus anseios, o que esperam de uma solução digital… Enfim, essas e muitas outras perguntas são respondidas com a UX Research. 

    Os profissionais responsáveis fazem uma investigação sistemática com usuários reais e recebem feedbacks e insights valiosos para projetar um produto muito mais assertivo. São utilizadas diversas técnicas na UX Research, como aplicação de questionários, dinâmicas, entrevistas, testes de usabilidade, análise de métricas de uso e até observação de comportamentos.  

    2 - Crie um wireframe 

    O wireframe é o processo de prototipação de um aplicativo, embora seja usado também na criação de sites, softwares e produtos digitais em geral. Ele é mais uma etapa fundamental para quem quer criar um design de aplicativo que contemple uma boa usabilidade. 

    Ele funciona como um guia para as demais etapas, que irão utilizar o protótipo criado como base no desenvolvimento de um design visual atrativo e intuitivo.

    3 - Elimine distrações 

    No desenvolvimento de aplicativos, a regra do “menos é mais” é de grande valia. Quanto mais elementos e poluição visual, mais confusão poderá causar ao usuário. 

    Se isso ocorrer, as chances dele desinstalar o app são enormes e a sua empresa perde um cliente em potencial.

    4 - Atenção aos excessos 

    Entre as dicas para um bom design de aplicativos, procure também se atentar aos excessos, tanto de elementos desnecessários quanto de cores. Optar pelo caminho mais simples e minimalista é a melhor maneira de respeitar a identidade visual da marca, sem pesar a mão. 

    Outra dica é olhar os designs de apps da Apple, pois o Human Interface Guidelines têm orientações pertinentes e que, embora sejam requisitos na criação de apps exclusivos para a marca, podem ajudar a inspirar. 

    5 - Escolha bem a paleta de cores 

    As cores transmitem emoções e ajudam a reforçar a identidade visual da empresa e do aplicativo. Além de estabelecer uma hierarquia visual, escolher bem a paleta de cores ajuda a chamar a atenção para elementos importantes do app, aumentando a interação do usuário.

    Os designers costumam compreender sobre composição de tonalidades e aplicam isso durante suas criações. Normalmente, uma paleta mais sóbria e minimalista é mais indicada para um aplicativo empresarial, por exemplo.

    6 - Use espaço de respiro

    Você lembra quando o Instagram adotou o chamado feed infinito? Um conteúdo se unia ao outro, deixando o usuário meio perdido com muita informação, ele não sabia quando terminava um e começava outro, ou seja, não tinha um respiro.

    Além de causar ainda mais ansiedade, como se a sociedade atual já não estivesse com altos índices, o recurso deixou o feed poluído. Por isso, é importante que ao criar o design de aplicativos, o designer foque em dar espaços de respiro. São espaços em branco em torno dos elementos, permitindo ao usuário uma melhor legibilidade e clareza na interface.  

    Regra do polegar, o que é?

    O autor e especialista em criação de design para dispositivos móveis, Steven Hoober, realizou uma pesquisa onde constatou que 49% das pessoas utilizam apenas o polegar durante o uso do smartphone.

    Também conhecida como regra dos ⅔, a regra do polegar é uma técnica de composição muito utilizada no design. Ao dividir a imagem em terços, de maneira horizontal e vertical, se cria pontos de interesse, despertando maior atenção ao olhar humano. 

    Além de ajudar a criar uma composição mais equilibrada, a regra do polegar melhora a experiência do usuário, que tem dentro do espaço os botões mais importantes para realizar tarefas. 

    Design de Aplicativo ilustração dos princípios de UX

    Benefícios de um design de aplicativo com base em UX

    Ao criar um design utilizando as melhores práticas de UX, que é o que a nossa equipe aqui da Attri faz, os clientes recebem um aplicativo completo, com uma usabilidade eficiente, design atrativo e que consegue manter o usuário na plataforma.

    Como você pode notar, existem diversas vantagens ao desenvolver um design intuitivo e com base em UX. Veja a seguir algumas delas:

    Melhora a usabilidade

    Ao criar um design de aplicativo a partir de uma UX Research, aplicando as boas práticas de UI e UX, o produto se torna mais fácil de usar, colaborando para que os usuários possam navegar com agilidade. Além disso, eles conseguem realizar tarefas de forma mais intuitiva e eficiente.  

    Aumenta a satisfação do usuário

    Usuário satisfeito implica diretamente, de forma positiva, nos resultados da empresa. Portanto, se você precisa aumentar as vendas e se aproximar do seu público-alvo, saiba que o design de aplicativo, quando bem projetado, tem o poder de melhorar o engajamento e a satisfação dos usuários. 

    Reforça a identidade da marca

    Outro benefício do design de aplicativo é poder reforçar a identidade da marca. Através de um design consistente, a empresa consegue estabelecer e reforçar o nome da empresa no mercado, aumentando assim a confiança dos usuários.

    Ajuda a destacar o aplicativo

    As lojas de aplicativos mobile recebem diariamente novas soluções, tornando o mercado competitivo. Não dá pra negar o quanto é difícil chamar a atenção dos usuários em meio a tantos conteúdos, mas um design bem projetado ajuda a destacar o app, aumentando o número de downloads.

    Aumentar interatividade e tempo de permanência  

    Entre os benefícios de um design de aplicativo com base em UX, destacamos também as chances de aumentar a interatividade dos usuários com a plataforma. Usuário participativo e engajado tende a comprar com mais facilidade, pois é um sinal que ele se identifica, gosta da marca e confia. 

    Fora que elementos bem desenhados favorecem para que o usuário passe mais tempo utilizando o app.  

    Conte com o apoio da Attri 

    Quer criar um design de aplicativo eficiente? Na Attri você tem a parceria perfeita para desenvolver o app personalizado e fazer a sua empresa crescer. Melhore suas vendas, conquiste novos clientes e comece agora a transformação digital do seu negócio.



    Foto Pedro Hermano

    Quem escreveu este conteúdo:

    Pedro Hermano

    A inquietação do Pedro está no DNA da Attri, assim como a sua vontade de compartilhar conhecimento. É autor do livro Marketing Digital Imobiliário, no qual compartilha seus mais de 10 anos de experiência na área, além de ter vencido o Prêmio Profissional Digital Abradi 2018. Atualmente, se dedica a desvendar o universo da usabilidade e da paternidade com a ajuda da sua filha Teresa.

    Inscreva-se no blog da Attri

    Receba em seu e-mail artigos sobre tecnologia e usabilidade com foco em transformação digital, e fique por dentro de tudo o que acontece no mercado!

    VAMOS DESENVOLVER O SEU PROJETO?

    Conte um pouco mais sobre o seu projeto para que possamos encontrar a melhor solução e agendarmos uma conversa mais aprofundada.

    Empresas que confiam em nós:

    Certificações

    Empresa<br /> <strong>Carbono Zero</strong>

    Empresa
    Carbono Zero

    Empresa <strong>Great </strong><br /> <strong>Place To Work 2022</strong>

    Empresa Great
    Place To Work 2022

    <strong>Ranking empresas que mais crescem no Brasil </strong><br /> - Ranking EXAME 2023

    Ranking empresas que mais crescem no Brasil
    - Ranking EXAME 2023

    Parceiros

    Plataforma de serviços de computação em nuvem oferecida pela Amazon.

    Plataforma de serviços de computação em nuvem oferecida pela Amazon.

    Plataforma SaaS de comércio digital, marketplace e OMS.

    Plataforma SaaS de comércio digital, marketplace e OMS.

    Empresa de software que oferece uma plataforma de CRM integrada.

    Empresa de software que oferece uma plataforma de CRM integrada.