Desenvolvimento

O que é desenvolvimento de software: guia completo

Hoje em dia se fala tanto em soluções digitais, mas você sabe o que é desenvolvimento de software? Afinal, o que abrange esse processo tão importante...

Foto autor Attri

Attri

30 outubro 2023
Imagem de destaque O que é desenvolvimento de software: guia completo

Índice

    Hoje em dia se fala tanto em soluções digitais, mas você sabe o que é desenvolvimento de software? Afinal, o que abrange esse processo tão importante e quais são as linguagens mais usadas? 

    Como forma de se manterem competitivas e atualizadas, planejar o desenvolvimento de software personalizado faz parte da rotina de muitas empresas. Praticamente todas as atividades, sejam elas no comércio ou na indústria, passam pela utilização de um programa. 

    Contudo, um software personalizado possui o potencial de revolucionar um  empreendimento. Seja através da automação de operações internas ou do suporte essencial para as principais atividades de mercado, até mesmo com plataformas de última geração focadas no cliente. 

    É por isso que, cada vez mais, a engenharia de software está em constante evolução para proporcionar os melhores resultados e atender às necessidades específicas de uma empresa. 

    Neste artigo, exploraremos o que é desenvolvimento de software, como funciona o processo, as principais linguagens de programação e a metodologia que adotamos aqui na Attri para atender nossos parceiros.

    O que é desenvolvimento de software?

    O desenvolvimento de software é um processo que envolve diferentes etapas. Da concepção ao lançamento do sistema, toda uma equipe de experts é envolvida para garantir uma boa usabilidade e eficiência do produto.

    Desenvolver softwares refere-se à criação de programas de computador, também conhecidos como aplicativos ou sistemas, que executam tarefas específicas em dispositivos eletrônicos. Esses programas podem variar desde aplicativos móveis até softwares de gestão empresarial mais robustos.

    Basicamente, o desenvolvimento de softwares se concentra em transformar ideias, requisitos e especificações em um produto funcional e utilizável por meio de linguagens de programação e técnicas de engenharia de software. 

    O principal objetivo do desenvolvimento de software é produzir e entregar ao cliente uma solução inovadora que fará parte da rotina da empresa. Além de colaborar na otimização de tarefas, um software ajuda a reduzir custos e melhorar os resultados de um negócio. 


    https://www.youtube.com/watch?v=i_GC_pw32N8

    Como funciona o processo de desenvolvimento de softwares?

    Cada empresa tem seus próprios processos de desenvolvimento e costumam organizar diversas etapas que passam por uma análise de requisitos, pesquisa, criação de protótipo, design, implementação, testes e suporte e manutenção.  

    O ponto de partida é buscar compreender a principal dor do cliente e também fazer uma pesquisa prévia para entender o atual cenário do mercado no qual ele está inserido. Como boa parte dos programas de computação têm como objetivo tornar processos mais fáceis e ajudar na gestão, ter esse entendimento aprofundado sobre as necessidades do cliente é que determina o sucesso de um software. 

    Em outras palavras, o processo de desenvolvimento de softwares é como uma jornada que envolve várias fases. São definidas também a arquitetura do sistema, suas funcionalidades, a linguagem a ser utilizada e a criação de um wireframe que norteará a melhor experiência do usuário (UX design) possível.

    Após o planejamento, inicia-se o desenvolvimento propriamente dito. É aqui que as principais linguagens de programação entram em cena. A escolha da linguagem depende do tipo de aplicativo ou sistema a ser criado. Linguagens como Java, Python e JavaScript são amplamente utilizadas em diferentes cenários do mercado.

    Durante o desenvolvimento, são realizados testes para garantir que o software atenda aos requisitos do cliente e funcione sem problemas. Esta fase é crucial para assegurar a qualidade do produto final.

    Em resumo, para ficar claro o que é desenvolvimento de software, é um processo que visa  criar os sistemas e aplicações que tornam nossas vidas mais eficientes e conectadas. 

    O que é desenvolvimento de software: peça-chave para impulsionar seus negócios

    Se você é um empreendedor, já deve ter notado que a sua equipe passa por determinados desafios ao realizar algum tipo de tarefa. 

    No setor financeiro, por exemplo, há uma série de trâmites, cálculos e burocracias que um profissional, ao lado de sua equipe, precisa realizar. E nem sempre é possível ser assertivo em todos, o que pode gerar refações e até prejuízos financeiros. 

    Neste sentido, ter um software adaptado às suas necessidades pode ser a salvação. Sobretudo, os softwares desenvolvidos para um negócio podem representar a peça-chave para impulsionar os resultados e fazer a transformação digital de uma empresa. 

    Quais são as principais linguagens de programação?

    Existem diversas linguagens de programação, cada uma com suas características e usos específicos. Alguns exemplos incluem:

    Java

    Muito popular entre os engenheiros de software, Java está entre as mais utilizadas linguagens de programação. Ela é usada no desenvolvimento de aplicativos e no desenvolvimento web. 

    Apontada como sendo uma linguagem de programação de alto nível, todo  

    O desenvolvedor full stack precisa conhecer e saber trabalhar com ela, pois ela serve para construir diversos tipos de aplicações. 

    Desde software robustos, passando pelo desenvolvimento back-end, ciência de dados e pelo big data, entre outros, tudo é possível usando Java.  

    Python 

    Conhecida pela simplicidade e versatilidade, é usada em uma variedade de aplicações, desde análise de dados, desenvolvimento web, ciência de dados e machine learning, desenvolvimento de software, entre outras. 

    Bastante eficiente, a linguagem Python é ótima para quem está começando por conta de ser fácil de aprender, além de proporcionar muitos benefícios, como ser gratuita (basta baixar), conta com uma expressiva biblioteca-padrão que oferece códigos reutilizáveis, além de integrar facilmente a outros tipos de sistema. 

    JavaScript

    Utilizada no desenvolvimento web front-end, JavaScript é outra importante linguagem de programação, sendo essencial para a construção de aplicações web interativas. É bastante utilizada no desenvolvimento de jogos e aplicações Windows.

    Juntamente com HTML e CSS, a JavaScript é ótima para quem está aprendendo sobre desenvolvimento web front-end, pois oferece um design muito intuitivo. 

    7 vantagens do desenvolvimento de software sob medida

    Ao passo que você já entendeu o que é desenvolvimento de software até aqui, vamos agora conferir quais os principais benefícios que um negócio pode conquistar ao criar o seu próprio programa personalizado. 

    Em suma, o desenvolvimento de software sob medida é uma estratégia bastante inteligente e alinhada com os objetivos de um negócio. Cada vez mais adotada por empresas que buscam soluções específicas e de acordo com suas necessidades, a criação de software sob medida oferece muitas vantagens. 

    Vamos explorar a seguir sete vantagens cruciais que tornam essa abordagem uma escolha poderosa para impulsionar os negócios:

    1. Foco na dor e principais necessidades

    Antes de iniciar o processo, a equipe precisa identificar a dor do cliente. Desta forma, o  software poderá ser construído sob medida para atender às necessidades exclusivas da sua empresa. Em outras palavras, ele é desenvolvido para resolver os desafios e facilitar os processos específicos do seu negócio, resultando em maior eficiência e produtividade.

    2. Aumento da eficiência operacional

    Outra vantagem de ter um programa sob medida é que ele melhora a eficiência operacional. Ao alinhar o software com os fluxos de trabalho existentes, você elimina processos redundantes e automatiza tarefas manuais. Isso reduz a margem de erro, economiza tempo e recursos, além de liberar sua equipe para se concentrar em atividades de maior valor agregado.

    3. Apoio na evolução constante da empresa

    Com um software personalizado, você está no controle total do ciclo de vida do sistema. Pode ser facilmente adaptado para lidar com mudanças nas operações ou estratégias de negócios, garantindo que sua tecnologia esteja sempre alinhada com os objetivos da empresa.

    4. Mais segurança 

    Sistemas personalizados são menos suscetíveis a ataques cibernéticos em comparação com soluções genéricas. Você tem o poder de implementar as melhores práticas de segurança desde o início, protegendo dados sensíveis e garantindo a conformidade com regulamentações.

    5. Maior poder de integração

    Você poderá integrar perfeitamente com outros sistemas e aplicativos que sua empresa utiliza, facilitando ainda mais a rotina. Com isso, sua equipe poderá aproveitar ao máximo suas ferramentas existentes, evitando a necessidade de alternar entre diferentes plataformas.

    6. Promove redução de custos 

    Embora o investimento inicial possa ser maior do que a compra de um software pronto, a economia a longo prazo é significativa. Você evita taxas de licenciamento em constante aumento e despesas associadas a personalizações complexas.

    7. Diferenciação competitiva

    Um software personalizado pode ser um diferencial competitivo crucial. Ele pode oferecer funcionalidades e experiências únicas que destacam sua empresa no mercado, gerando maior satisfação dos clientes e atraindo novos negócios.

    Imagem

    Desenvolvimento de Softwares

    Desenvolvimento e Tecnologia

    O software personalizado tem o poder de transformar o seu negócio. Desde a automação de processos internos e suporte para as principais operações de mercado ,até plataformas de ponta voltadas para o cliente. Os softwares da sua empresa podem ser o elo perdido para impulsionar seus negócios.

    Saiba mais

    O que é desenvolvimento de software ágil? 

    Basicamente, existem dois grupos de metodologias de desenvolvimento de software: ágeis e tradicionais. Cada um deles abarca características diferentes, por exemplo, enquanto na metodologia ágil os ciclos de desenvolvimento são mais flexíveis, até para melhor atender ao cliente, a metodologia tradicional não permite mudanças.

    A metodologia tradicional usa uma organização de trabalho linear e acaba sendo um pouco prejudicial por não se adaptar às possíveis mudanças que um desenvolvimento de software exige. 

    Por isso, a metodologia ágil é a mais usada atualmente, inclusive aqui na Attri. Essa metodologia proporciona muito mais produtividade, flexibilidade e agilidade, facilitando bastante todo o processo de desenvolvimento de software.  

    Ao utilizarmos metodologias ágeis, conseguimos construir plataformas robustas e consistentes e seguras. Partimos da dor inicial do cliente para planejar um fluxo mais alinhado e, na sequência, damos início ao processo de construção do software. 

    Implementamos também as melhores práticas de UX para que nossos clientes e seus parceiros possam desfrutar de uma solução eficiente, funcional e que prioriza a experiência do usuário.  

    Contamos com uma equipe de experts que atua a partir dos requisitos do cliente. Em outras palavras, as suas necessidades e maiores desafios são respeitados e levados em consideração. 

    Cada fase do projeto é supervisionada por por um gestor, do planejamento, passando pela fase de teste de software até o lançamento. 

    Transformando ideias em realidade digital

    Embora a pandemia tenha desacelerado o mercado global de desenvolvimento de software, o setor já se recuperou após o período e somente em 2022 apresentou uma receita de mais de 600 bilhões de dólares. 

    Atualmente, os softwares baseados na nuvem ditam o setor, tanto que, até 2025, estima-se que mais de 50% dos softwares sejam via implementação em nuvem. A praticidade dos chamados software as a service, ou SaaS são excelentes para os negócios que precisam se transformar no digital. 

    Além disso, o desenvolvimento de software é a espinha dorsal da tecnologia moderna por oferecer assertividade nas tarefas e proporcionar mais acessibilidade à equipe. Se você tem uma ideia e precisa transformá-la em uma solução tecnológica, através do desenvolvimento de software é possível construir algo sob medida que irá aprimorar significativamente a sua rotina de trabalho. 

    o que é desenvolvimento de software

    Entre em contato com um especialista 

    Agora que você já sabe o que é desenvolvimento de software e conhece todos os benefícios que o seu negócio poderá ter ao construir uma solução personalizada, converse agora mesmo com um de nossos especialistas.

    A Attri tem tecnologias e linguagens avançadas para entregar, em tempo, a melhor solução para transformar a realidade da sua empresa.



    Foto Pedro Hermano

    Quem escreveu este conteúdo:

    Pedro Hermano

    A inquietação do Pedro está no DNA da Attri, assim como a sua vontade de compartilhar conhecimento. É autor do livro Marketing Digital Imobiliário, no qual compartilha seus mais de 10 anos de experiência na área, além de ter vencido o Prêmio Profissional Digital Abradi 2018. Atualmente, se dedica a desvendar o universo da usabilidade e da paternidade com a ajuda da sua filha Teresa.

    Inscreva-se no blog da Attri

    Receba em seu e-mail artigos sobre tecnologia e usabilidade com foco em transformação digital, e fique por dentro de tudo o que acontece no mercado!

    VAMOS DESENVOLVER O SEU PROJETO?

    Conte um pouco mais sobre o seu projeto para que possamos encontrar a melhor solução e agendarmos uma conversa mais aprofundada.

    Empresas que confiam em nós:

    Certificações

    Empresa<br /> <strong>Carbono Zero</strong>

    Empresa
    Carbono Zero

    Empresa <strong>Great </strong><br /> <strong>Place To Work 2022</strong>

    Empresa Great
    Place To Work 2022

    <strong>Ranking empresas que mais crescem no Brasil </strong><br /> - Ranking EXAME 2023

    Ranking empresas que mais crescem no Brasil
    - Ranking EXAME 2023

    Parceiros

    Plataforma de serviços de computação em nuvem oferecida pela Amazon.

    Plataforma de serviços de computação em nuvem oferecida pela Amazon.

    Plataforma SaaS de comércio digital, marketplace e OMS.

    Plataforma SaaS de comércio digital, marketplace e OMS.

    Empresa de software que oferece uma plataforma de CRM integrada.

    Empresa de software que oferece uma plataforma de CRM integrada.