Desenvolvimento

Como criar um aplicativo de streaming para a sua empresa em 2023

Criar um aplicativo de ...

Foto autor Attri

Attri

29 junho 2023
Imagem de destaque Como criar um aplicativo de streaming para a sua empresa em 2023

Índice

    Criar um aplicativo de streaming é a chance de ter um espaço personalizado e intuitivo para reunir todos os conteúdos da sua empresa. 

    Imagine tornar a comunicação corporativa mais eficiente e assertiva, sem depender de plataformas de terceiros? É o que muitas empresas têm procurado ao desenvolver um serviço de streaming personalizado.  

    Uma plataforma no estilo Netflix com todos os recursos, integrações e funcionalidades essenciais para suprir suas principais necessidades de negócios. Entenda como isso é possível a seguir. Continue com a gente!  

    Como criar um aplicativo de streaming estilo Netflix?

    Quem está antenado com tudo o que acontece no mercado digital sabe o quanto as plataformas de streaming revolucionaram o setor. 

    Pensando nisso, A Attri desenvolveu uma solução completa para ajudar empresas, infoprodutores e produtores de conteúdo a terem a sua própria plataforma de streaming

    Desenvolvemos a VOD Streaming, uma plataforma customizável que permite colocar o logo e imprimir a identidade visual da marca. Criada com as melhores práticas de UX Design, a plataforma tem uma pegada “estilo Netflix”, tudo para proporcionar aos usuários a melhor experiência possível. 

    Portanto, se você tem interesse em saber mais sobre como criar o seu próprio streaming, saiba que a Attri já tem uma solução pronta, deixando você ainda mais próximo do sonho de ter um streaming personalizado. 

    Streaming: uma das maiores tendências do mercado 

    Muitas empresas atualmente têm buscado criar um aplicativo de streaming para fortalecer a marca no mercado e atrair cada vez mais pessoas. 

    Como nos últimos anos os streaming de vídeo apresentaram um aumento expressivo, o modelo de negócio abriu novos horizontes para o mundo corporativo. 

    Franquias, escolas de ensino EAD, empresas de comunicação e até produtores independentes encontraram nas plataformas uma ótima maneira de aumentar a audiência.

    Com o avanço da tecnologia e o aumento no número de pessoas interessadas em consumir conteúdo, as plataformas de streaming ganharam popularidade e se tornaram uma opção muito atrativa e de alto valor para as empresas. 

    Entre as principais tendências de streaming estão: 

    CTV e dispositivos móveis

    Os tablets e smartphones continuam bem populares no consumo de vídeos e demais conteúdos, mas as CTV estão chamando a atenção dos consumidores. A CTV, TV conectada são dispositivos conectados à internet.

    Dentro dessa tendência, a TV via streaming (STV) é mais uma opção que vem ganhando mercado, como é o caso da Pluto TV, que faz distribuição digital de conteúdo gratuito para dispositivos conectados à internet. 

    Análise de dados acionáveis

    Primordiais para quem distribui conteúdo, pois a análise de dados acionáveis ajuda a melhorar a experiência do usuário e otimizar a monetização do conteúdo. Com isso, as empresas têm muito mais poder para melhorar os resultados. 

    Transmissão ao vivo 

    Outra tendência são as transmissões ao vivo. Algumas plataformas de streaming já oferecem essa funcionalidade, que ajuda a manter uma interação mais próxima com a audiência.  

    Como criar um aplicativo de streaming: Confira o guia passo a passo

    Se você considera que esse é o momento ideal para criar a sua própria plataforma de streaming “estilo Netflix”, confira o passo a passo que preparamos para ajudar você a tirar o projeto do papel. 

    Seja uma plataforma de streaming corporativa com foco em centralizar o conteúdo em um único ambiente ou para produtores independentes, saiba que a Attri tem uma equipe de especialistas para te ajudar durante todo o processo.

    #1 -  Defina objetivo e público-alvo

    Para criar um aplicativo de streaming, comece definindo o objetivo. O que você pretende ao desenvolver o app? Vale lembrar que o ideal é oferecer a solução em múltiplas telas: smartphone, tablet, TV, pois assim você atinge diferentes perfis de público.

    O público-alvo é outro ponto, pois dependendo do perfil poderá influenciar no design, funcionalidades e também na estratégia de marketing do seu produto.

    É importante também determinar se o seu aplicativo será voltado para streaming de vídeo, música, podcasts ou uma combinação de todos os formatos. 

    #2 - Realize uma pesquisa de mercado

    Normalmente, para começar do jeito certo, o indicado é fazer uma pesquisa de mercado e também uma UX Research para criar um app centrado no usuário

    Uma pesquisa de mercado detalhada ajuda a compreender como está a concorrência, além de ser primordial para identificar possíveis tendências.

    A partir desses dados, você tem muito mais poder para lançar algo que será mais assertivo e, assim, o seu aplicativo de streaming poderá preencher lacunas de mercado.  

    #3 - Liste funcionalidades essenciais 

    A definição das funcionalidades é um processo que deve ser feito em conjunto com a equipe de desenvolvimento. No caso da VOD Streaming, as funcionalidades são definidas com base nas necessidades individuais de cada empresa.

    A proposta é tornar a solução mais adequada e funcional possível para que os clientes tenham suas rotinas facilitadas e otimizadas. 

    Além das funcionalidades mais comuns e necessárias que uma plataforma de streaming precisa ter, há outros recursos de personalização. 

    Por exemplo, se você usa em sua empresa ferramentas como Slack, RD Station, Google Analytics, entre outras do tipo, todas as integrações também são feitas. 

    #4 - Crie uma experiência de usuário atraente

    Seja um streaming corporativo ou qualquer outro tipo de solução digital, para ser bem sucedida e bem aceita pelo mercado, precisa oferecer uma ótima experiência. 

    Usuários satisfeitos tendem a recomendar, fazer boas avaliações e se tornam fiéis aos produtos. Portanto, se você planeja criar um aplicativo de streaming para a sua empresa em 2023, procure dar prioridade a empresas de desenvolvimento que usam o UX Design como parte da cultura.

    Lembre-se que a experiência do usuário é um fator determinante para o sucesso de um aplicativo de streaming. Sendo assim, é preciso desenvolver um design intuitivo, atraente e que permita aos usuários navegar facilmente pelos conteúdos.

    #5 - Desenvolva a infraestrutura  

    A infraestrutura é outra etapa fundamental na hora de  criar um aplicativo de streaming. Ela se refere aos elementos que irão compor a arquitetura da solução. 

    Isso inclui a configuração de servidores para armazenar e transmitir o conteúdo, a implementação de algoritmos de recomendação, a integração de sistemas de pagamento e a garantia de uma boa qualidade de streaming, por exemplo, através do uso de codecs de compressão eficientes.

    #6 - Teste e otimize 

    Após todas as etapas de criação, layout, personalização do logo e identidade visual, e desenvolvimento, o streaming precisa passar por diversos testes que irão garantir o bom funcionamento. 

    Lançar sem testar pode-se levar a diversos riscos que irão comprometer até mesmo a imagem da empresa. Falhas, bugs, lentidão, inconsistências, tudo isso pode fazer com que o usuário desinstale o aplicativo de streaming e simplesmente nunca mais baixe novamente.

    Por isso, antes do lançamento, nós aqui na Attri dedicamos um bom tempo à realização de diversos testes e otimizações para corrigir problemas e bugs.  

    O que é a VOD Streaming? 

    A VOD Streaming é uma plataforma desenvolvida pela Attri, sendo a única do mercado que oferece o melhor da inteligência artificial. Trata-se de uma solução pronta, ideal para você que deseja criar um aplicativo de streaming para a sua empresa em 2023.

    Ela oferece uma experiência estilo Netflix e pode ser totalmente personalizada com o logo e a identidade visual da marca. Desta forma, você ganha mais praticidade e autonomia para gerenciar, reunir e compartilhar todo o conteúdo. 

    Para quem busca um aplicativo de streaming corporativo, a VOD Streaming ajuda na organização de palestras, seminários, onboarding de colaboradores, vídeos institucionais, entre outros formatos de conteúdo.

    Por conta da I.A, a plataforma oferece recomendações personalizadas com base no histórico de visualização, tornando a experiência única. 

    Além disso, a solução pode ser utilizada em diferentes telas: desktop, TV, app e tablet. Com isso, os usuários podem acessar a plataforma de streaming em diferentes dispositivos e de qualquer lugar do mundo. 

    Confira a seguir os diferenciais da plataforma OTT da Attri 

    A VOD Streaming é fácil de usar, 100% segura e possibilita ao usuário criar playlists e listas de favoritos

    O app atende a diferentes nichos e é uma ótima oportunidade para quem quer monetizar e criar planos de assinatura. 


    • Oferece experiência ao estilo Netflix;
    • Reprodução rápida;
    • Relatórios de audiência; 
    • Ambiente 100% seguro;
    • Consumo offline;
    • Proteção contra pirataria ;
    • Categorias, playlists e mais;
    • Multiformato: vídeo, podcast, texto;
    • Integrações externas;
    • White label: personalização completa do layout da plataforma;
    • Plataforma All-in-One;
    • Setup rápido.

    Plataforma de streaming white label

    White label, ou etiqueta branca na tradução, é um modelo inovador pautado na  personalização completa do layout de produtos digitais. 

    Ao adquirir um aplicativo de streaming white label para a sua empresa, que é o caso da VOD Streaming, você consegue inserir a própria marca no produto.

    Em outras palavras, além de ter a sua plataforma em um tempo reduzido, uma vez que a solução já está pronta, você lança um produto novo com todas as funcionalidades e integrações necessárias para o perfil do seu negócio. 

    Oportunidade de melhorar a comunicação interna

    Como mencionamos anteriormente, as motivações de quem busca criar um aplicativo de streaming podem ser diversas. Há produtores de conteúdo que lançam seus streaming visando monetizar a plataforma com assinaturas, mas há também grandes empresas que viram no serviço uma oportunidade de melhorar a comunicação interna.

    Multinacionais que precisam transmitir a mesma mensagem para pessoas de fuso horários diferentes, ou reunir um grupo de colaboradores para realizar uma capacitação.

    Com uma plataforma corporativa própria, a comunicação interna se torna mais fácil e rápida. E lembre-se que não é apenas conteúdo em vídeo que a sua empresa poderá distribuir, mas também outros formatos como textos, áudios, divulgar eventos, transmitir comunicados. 

    Tudo isso torna a interação entre os colaboradores mais assertiva, além de evitar os temíveis ruídos.  

    Quer criar um aplicativo de streaming? Conte com a Attri

    Ainda dá tempo de criar um aplicativo de streaming para a sua empresa em 2023 e a Attri pode te ajudar. Lance a sua plataforma de streaming “estilo Netflix” e alcance resultados incríveis. 

    Somos uma empresa de desenvolvimento com mais de 12 anos de mercado. Nosso foco é criar soluções que priorizem a experiência do usuário e ofereçam uma ótima usabilidade. 

    Leve a sua estratégia de comunicação e produção de conteúdo para outro patamar. Agende agora mesmo uma conversa com um de nossos especialistas.



    Foto Pedro Hermano

    Quem escreveu este conteúdo:

    Pedro Hermano

    A inquietação do Pedro está no DNA da Attri, assim como a sua vontade de compartilhar conhecimento. É autor do livro Marketing Digital Imobiliário, no qual compartilha seus mais de 10 anos de experiência na área, além de ter vencido o Prêmio Profissional Digital Abradi 2018. Atualmente, se dedica a desvendar o universo da usabilidade e da paternidade com a ajuda da sua filha Teresa.

    Inscreva-se no blog da Attri

    Receba em seu e-mail artigos sobre tecnologia e usabilidade com foco em transformação digital, e fique por dentro de tudo o que acontece no mercado!

    VAMOS DESENVOLVER O SEU PROJETO?

    Conte um pouco mais sobre o seu projeto para que possamos encontrar a melhor solução e agendarmos uma conversa mais aprofundada.

    Empresas que confiam em nós:

    Certificações

    Empresa<br /> <strong>Carbono Zero</strong>

    Empresa
    Carbono Zero

    Empresa <strong>Great </strong><br /> <strong>Place To Work 2022</strong>

    Empresa Great
    Place To Work 2022

    <strong>Ranking empresas que mais crescem no Brasil </strong><br /> - Ranking EXAME 2023

    Ranking empresas que mais crescem no Brasil
    - Ranking EXAME 2023

    Parceiros

    Plataforma de serviços de computação em nuvem oferecida pela Amazon.

    Plataforma de serviços de computação em nuvem oferecida pela Amazon.

    Plataforma SaaS de comércio digital, marketplace e OMS.

    Plataforma SaaS de comércio digital, marketplace e OMS.

    Empresa de software que oferece uma plataforma de CRM integrada.

    Empresa de software que oferece uma plataforma de CRM integrada.