
Índice
O desenvolvimento de apps pode ser extremamente benéfico para a sua empresa. Isso porque essas ferramentas oferecem uma experiência ainda mais completa aos usuários, com recursos únicos, práticos e ágeis. Mas será que você sabe como criar um aplicativo Android?
Esse tipo de tecnologia, feito para um sistema operacional específico, pode se conectar com vários recursos do seu telefone. Assim, você pode usá-lo para pagar contas através da leitura de QR codes, jogar games de realidade aumentada, rastrear encomendas em tempo real e muito mais.

Assim, um app Android pode ser utilizado para personalizar os serviços oferecidos pela sua empresa. Com ele, você pode suprir necessidades dos seus clientes, criando maior proximidade entre eles e sua marca. Para isso, no entanto, é importante que a ferramenta seja realmente útil e ofereça algo novo.
Mas afinal, quais as principais diferenças entre o sistema Android e outros, como iOS (utilizado em iPhones)? Quais são os principais recursos oferecidos por apps desenvolvidos para essa plataforma? A seguir, você entenderá melhor quais são os passos para criar um aplicativo Android.
Quais são os principais tipos de aplicativos?
Antes de entender como criar um aplicativo Android e conferir mais detalhes sobre esse sistema operacional (SO), é válido saber o que são apps nativos, híbridos e web. Essa distinção varia de acordo com os SOs para os quais as aplicações são desenvolvidas. Ela segue a seguinte lógica:
App nativo
Aplicativo desenvolvido para um sistema operacional específico (como o app Android nativo). Ele é criado em uma linguagem exclusiva, que não pode ser alterada. Assim, seu app Android não funcionará em um sistema iOS. Por ter esse direcionamento exclusivo, a ferramenta costuma ser mais rápida e assertiva.
Por dialogar diretamente com a linguagem de programação do sistema operacional do seu dispositivo, o app nativo consegue acessar diversos recursos do smartphone. No entanto, acaba sendo mais demorado e caro de se desenvolver.
App híbrido
Por outro lado, como o próprio nome indica, o aplicativo híbrido funciona em diferentes sistemas operacionais. Apenas uma parte do código de programação nativa será escrito ao desenvolver esse tipo de ferramenta. Assim, o restante poderá ser adaptado a outras linguagens.
A vantagem oferecida pelos apps híbridos é que eles acabam sendo desenvolvidos mais rapidamente e com menos custos. No entanto, podem não acessar todos os recursos do seu dispositivo com tanta facilidade quanto os apps nativos. Além disso, a taxa de erros costuma ser maior.
Web app
Ainda existem os web apps, que funcionam como sites responsivos, ou seja, eles não precisam ser baixados de lojas de aplicativos. Você poderá acessá-los a partir de browsers, como o Google Chrome.
No entanto, a ferramenta se adapta ao tipo de tela que você está utilizando. Isso significa que ela funciona tanto em desktops quanto em dispositivos mobiles, como smartphones.
O sistema operacional Android
Antes de criar um aplicativo Android, é importante entender melhor esse sistema operacional. Mais que isso, você precisa saber quais são as principais diferenças entre ele e outros SOs, sendo o iOS o principal
O Android está presente em inúmeros smartphones e tablets. Esse sistema é utilizado por mais de 90% dos brasileiros que têm celular. Ele pode ser encontrado em aparelhos das marcas Samsung, Motorola e até mesmo em televisores do tipo smart. Além disso, vale dizer que o SO é uma marca pertencente ao Google.
Hoje já existem várias versões do sistema (que está em constante evolução). No entanto, trata-se de um software mais flexível, customizável e até mesmo acessível do que outros SOs. Por esses motivos, inclusive, é mais utilizado pelos usuários de smartphones.
Normalmente, os aparelhos que utilizam Android podem ser conectados à sua conta do Google. Assim, além das funcionalidades do sistema operacional propriamente dito, é possível desfrutar de apps como Gmail, Google Drive, Google Agenda e, é claro, Google Play.
Assim, os apps Androids são nativos desse software. Eles são desenvolvidos exclusivamente para o sistema operacional do Google, com recursos relacionados às funções do próprio Android.
Diferenças entre Android e iOS
Para saber como desenvolver um aplicativo Android, é importante entender as diferenças entre esse SO e seu principal concorrente: o iOS. Esse sistema operacional é exclusivo da Apple, estando presente em iPhones e outros dispositivos da marca.
Sendo assim, quando falamos no desenvolvimento Android de apps, pode-se perceber que esse sistema oferece mais possibilidades de customização. Afinal, o iOS é bastante exclusivo, não estando presente em dispositivos de outras marcas além da Apple.
O Android foi criado com código aberto. Isto é, ele dá abertura para que diferentes fabricantes trabalhem com a plataforma de forma personalizada. Já o iOS acaba sendo mais limitado e restrito. Assim, as propostas de UX acabam sendo distintas.
É justamente por isso que você precisa analisar cada uma das opções bem atentamente antes de desenvolver seu app. Afinal, cada um dos sistemas operacionais tem suas particularidades. Assim, a ferramenta operará de forma específica em cada um deles.
Desenvolva seu app Android com a ajuda da Attri

Aqui, no blog da Attri, você encontrará conteúdos completos sobre o desenvolvimento de aplicativos. Aprenda mais com a gente e incremente sua estratégia digital!

Quem escreveu este conteúdo:
Attri
Consolidada entre as principais empresas de Tecnologia e Usabilidade do Brasil e com mais de 12 anos no mercado, trabalhamos para resolver os problemas de sua empresa, gerando um impacto real nos seus resultados.
Vamos desenvolver o seu projeto?
Conte um pouco mais sobre o seu projeto para que possamos encontrar a melhor solução e agendarmos uma conversa mais aprofundada.
Agende uma conversa








Outros artigos de destaque do blog
Certificações

Empresa
Carbono Zero

Empresa Great
Place To Work 2022

Ranking empresas que mais crescem no Brasil
- Ranking EXAME 2023
Parceiros

Plataforma de serviços de computação em nuvem oferecida pela Amazon.

Plataforma SaaS de comércio digital, marketplace e OMS.

Empresa de software que oferece uma plataforma de CRM integrada.