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Continuous Discovery: saiba o que é e como aplicar

Você já ouviu falar sobre Continuous Discovery? Em um mundo em constante evolução, a forma como desenvolvemos produtos digitais precisa ser repensada...

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Attri

08 abril 2024
Imagem de destaque Continuous Discovery: saiba o que é e como aplicar

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    Você já ouviu falar sobre Continuous Discovery? Em um mundo em constante evolução, a forma como desenvolvemos produtos digitais precisa ser repensada com frequência.

    Até porque, construir produtos de sucesso e que resolvem problemas dos usuários é a meta dos desenvolvedores e times compostos em software houses

    Para isso, metodologias como Continuous Discovery podem ser aplicadas para impulsionar o sucesso de seus produtos digitais.

    A abordagem de Continuous Discovery tem se destacado como uma estratégia fundamental para o sucesso. Mas afinal, o que é Continuous Discovery? É sobre o tema que vamos falar a seguir. 

    O que é Continuous Discovery?

    Continuous Discovery é uma abordagem utilizada por empresas de desenvolvimento que se baseia na proposta de aprendizado e melhorias contínuas.

    O desenvolvimento de produtos digitais atualmente, para ser bem-sucedido, precisa ter como foco principal a experiência do usuário e como ele interage com uma solução projetada.

    Ao contrário de metodologias tradicionais, onde o processo de desenvolvimento se prolonga por meses sem ter uma validação com usuários reais, no Continuous Discovery se busca exatamente manter esse contato mais próximo com quem vai usar a solução.

    Desta forma, a metodologia permite às equipes de desenvolvimento e operações trabalharem de maneira integrada, acelerando o ciclo de entrega e melhorando a experiência do usuário.

    Além disso, no Continuous Discovery, o processo de aprendizado começa desde a fase inicial do projeto, até a concepção do produto. 

    Com isso, a equipe consegue ser mais assertiva ao compreender profundamente as necessidades e desejos dos usuários, ao mesmo tempo em que analisa seus comportamentos e expectativas

    Abordagem iterativa e contínua

    Veja só o que diz Teresa Torres em seu livro Continuos Discovery Habits

    “Entreviste toda semana, é mais fácil construir esse hábito quando você faz ele continuamente, nem que seja apenas uma vez na semana.” 

    Para a autora e Product Discovery Coach com mais de 15 anos de experiência, é fundamental manter contato toda semana com o cliente quando se está desenvolvendo um produto personalizado, por exemplo.

    Ao manter esse processo mais ativo e com bastante proximidade, a autora acredita que fica mais fácil chegar ao final com o resultado desejado, deixando cliente e equipe de desenvolvimento satisfeitas.

    Afinal, é também um grande feito e motivo de comemoração quando um produto é entregue com louvor, boas funcionalidades e atendendo às expectativas dos usuários

    Por isso, o Continuous Discovery é definido como uma abordagem iterativa e contínua para o desenvolvimento de produtos digitais.

    Em outras palavras, além da abordagem ter o objetivo primordial entender as necessidades e desejos dos usuários, foca em validar ideias e reduzir riscos, resultando em produtos mais eficazes, menor tempo de lançamento e um retorno de investimento mais satisfatório.

    O que é Product Discovery?

    E já que comentamos no tópico anterior sobre Product Discovery, vamos entender melhor o significado do termo. 

    Product Discovery é o processo de identificar e compreender as necessidades, desejos e problemas dos usuários para criar produtos ou serviços que atendam às suas demandas de maneira eficaz. 

    Ambos os processos caminham juntos no desenvolvimento de produtos eficazes. 

    Para ficar mais claro: 

    No desenvolvimento de produtos, o processo de Product Discovery se relaciona com com dois pontos essenciais: 


    • Ter o entendimento correto do problema;
    • Conseguir mapear a seleção e refinamento das soluções.

    Embora os processos se alinhem, principalmente quando se busca a excelência na entrega, é totalmente possível desenvolver produtos sem usar o Continuous Discovery. 

    E veja, não tem nada de errado em criar um produto sem recorrer à Continuous Discovery.

    O que queremos dizer é que dá pra lançar um produto legal sem passar por um processo de pesquisa iterativo. Até porque, nem todas as equipes têm tempo suficiente para realizar entrevistas semanais, por exemplo. 

    Contudo,  o que queremos que você entenda é que o Continuous Discovery ajuda  manter o valor do produto para os usuários e também para a empresa.

    A metodologia envolve a realização de pesquisas, entrevistas e análises para explorar o mercado e compreender profundamente o público-alvo, buscando insights valiosos que possam direcionar o desenvolvimento do produto.

    Continuous Discovery ajuda  manter o valor do produto para os usuários

    A importância da Pesquisa Contínua no Continuous Discovery

    Vamos combinar que é muito óbvio que toda proposta que visa melhorar um produto para que os usuários tenham sempre a melhor experiência é valiosa.

    O problema é que na prática nem sempre é possível aplicar, principalmente quando é necessário a disponibilidade das pessoas. 

    O cliente atendido também segue com suas obrigações e tarefas de rotina, portanto, pode ser complicado conciliar as agendas para obter feedback constante e validações contínuas. 

    Porém, é claro que se em alguns projetos isso for possível, persistir na pesquisa pode ser a chave. 

    Afinal, é inegável que a pesquisa contínua desempenha um papel fundamental junto ao Continuous Discovery, fornecendo insights atualizados sobre as necessidades e preferências dos usuários

    Equipe sempre atualizada

    Outro fator interessante é que, se você consegue aplicar pesquisas frequentes, a sua equipe de desenvolvimento consegue se manter atualizada a respeito do comportamento do usuário, garantindo que o produto permaneça relevante e competitivo.

    Além disso, a pesquisa contínua ajuda a validar ideias e hipóteses, reduzindo os riscos associados ao desenvolvimento de produtos e aumentando a probabilidade de sucesso no mercado.

    Princípios do Continuous Discovery

    Se você chegou até aqui e ficou com vontade de experimentar o Continuous Discovery no seu próximo projeto, entender os princípios da abordagem vai ajudar ainda mais a colocar em prática, veja só:  

    Foco no usuário: Entender profundamente as necessidades, desejos e comportamentos dos usuários.

    Experimentação: Testar e validar ideias por meio de protótipos e testes.

    Aprendizado contínuo: Adaptar o produto com base no feedback dos usuários e nos resultados das experimentações.

    Colaboração: Incentivar o envolvimento de toda a equipe no processo de descoberta, promovendo uma abordagem multidisciplinar.

    Ferramentas e Técnicas: Para efetuar o Continuous Discovery, diversas ferramentas e técnicas podem ser empregadas, tais como entrevistas com usuários, pesquisas de mercado, análise de dados, criação de protótipos e testes de usabilidade.

    Benefícios do Continuous Discovery

    Confira alguns dos benefícios ao aplicar o Continuous Discovery na criação de produtos de sucesso: 


    • Identificação contínua de oportunidades de melhoria e inovação;
    • Adaptação rápida às mudanças do mercado e às necessidades dos usuários;
    • Redução de riscos e custos; 
    • Aumento da satisfação do cliente ao fornecer um produto mais alinhado com suas necessidades;
    • Realizar entregas de valor e que realmente fazem a diferença para o usuário
    • Fortalecimento da competitividade da empresa através de produtos mais relevantes e eficazes.

    Dicas para implementar o Continuous Discovery

    Profissionais e especialistas da área costumam entender o Continuous Discovery muito mais como uma mudança de mentalidade do que propriamente um processo cheio de regras a serem seguidas. 

    Existem diversas metodologias quando falamos em desenvolvimento, contudo, se você observar, a aplicação do Continuous Discovery pode proporcionar diversas vantagens para o desenvolvimento de produtos de sucesso. 

    Portanto, pense em conjunto com a sua equipe sobre como a descoberta contínua pode ser implementada sem prejudicar os demais processos.   

    Defina objetivos

    Comece definindo muito bem os objetivos com o intuito de trazer mais clareza sobre o que será desenvolvido. Reflita se sobre qual resultado pretende chegar ao final do processo, o que o produto irá resolver de problema. Tudo está alinhado com as metas de negócios e as necessidades dos usuários? 

    Procure entender os usuários

    O processo de Continuous Discovery, para ter eficácia, precisa passar pela compreensão do que os usuários desejam. Por isso, a realização de pesquisas e entrevistas é fundamental. 

    Isso inclui a coleta de dados qualitativos e quantitativos para entender as necessidades, desejos e comportamentos dos usuários, bem como monitorar as tendências do mercado.

    Valide hipóteses

    E falando em dados, a gente não consegue ir muito longe se não validá-los, correto? Colete as informações e teste as hipóteses com o intuito de identificar se os objetivos traçados lá no início ainda fazem sentido. 

    Vale também criar protótipos, wireframes e fluxos de interações a fim de aplicar testes reais. 

    Adote abordagem iterativa

    Lembre-se de dividir o processo em iterações menores e mais frequentes. Desta forma, você e sua equipe podem testar ideias, protótipos e funcionalidades de forma mais rápida e contínua, ajustando o curso conforme necessário com base no feedback recebido.

    Outcomes ao invés de outputs

    Ao experimentar o Continuous Discovery, procure priorizar os resultados desejados (outcomes) em vez dos meios para alcançar esses resultados (outputs).

    Não entendeu? Pois bem, os outputs se referem às metodologias e ferramentas utilizadas nas pesquisas de descoberta contínua. Embora sejam importantes, não devemos gastar muito tempo definindo-os.

    No Continuous Discovery, é crucial ter uma compreensão clara dos objetivos do negócio e do produto. Esses objetivos servem como base para direcionar questões, testes e melhorias contínuas.

    Foco nos objetivos atuais do negócio que podem ser alcançados por meio da melhoria do produto através da descoberta contínua. Ao mesmo tempo, é importante entender quais são os objetivos específicos do produto que precisam ser atingidos.

    Desta forma, você tem muito mais chances de usar o Continuous Discovery de forma mais direcionada e garantir uma taxa de sucesso mais alta.

    Envolva o time

    Lembra que comentamos que o Continuous Discovery deve ser visto como uma mudança de mindset? Portanto, é fundamental que os gestores também façam o seu papel e criem um ambiente que permita e encoraje a participação de todos.

    Incentive a colaboração entre equipes interfuncionais, incluindo desenvolvimento, design, marketing e suporte ao cliente. Isso promove uma compreensão compartilhada das necessidades do usuário e facilita a identificação de oportunidades de melhoria contínua do produto.

    Conclusão

    Em resumo, o Continuous Discovery é uma abordagem dinâmica que requer flexibilidade e adaptabilidade para responder às mudanças no mercado e às necessidades dos usuários de forma eficaz.

    Não é à toa que o Continuous Discovery faz parte da rotina de grandes empresas, como Google, Amazon, Netflix e Spotify.

    Elas incorporam o Continuous Discovery em suas práticas de desenvolvimento de produtos, alcançando resultados excepcionais e mantendo-se na vanguarda da inovação.

    E você, gostaria de utilizar a abordagem no seu próximo projeto? 

    Continue com a gente e leia outros artigos em nosso blog!

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    Foto Pedro Hermano

    Quem escreveu este conteúdo:

    Pedro Hermano

    A inquietação do Pedro está no DNA da Attri, assim como a sua vontade de compartilhar conhecimento. É autor do livro Marketing Digital Imobiliário, no qual compartilha seus mais de 10 anos de experiência na área, além de ter vencido o Prêmio Profissional Digital Abradi 2018. Atualmente, se dedica a desvendar o universo da usabilidade e da paternidade com a ajuda da sua filha Teresa.

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