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Com as vendas online em ampla expansão, a consultoria para e-commerce surge como um apoio personalizado para empresas que querem conquistar mais clientes, otimizar os resultados e aplicar melhorias constantes em sua loja virtual.
Principalmente por conta da pandemia, muitos empreendedores se depararam com a necessidade de ter um comércio eletrônico para que as vendas não fossem interrompidas.
Porém, ao tomar essa decisão, é preciso ter em mente que o planejamento estratégico não envolve apenas o desenvolvimento do e-commerce, mas também a manutenção, customização, marketing digital, entre outros.
Neste sentido, ter como braço direito um consultor em e-commerce é determinante para realizar ações mais assertivas e que levarão o seu negócio a ter mais sucesso. Saiba mais sobre a consultoria de e-commerce e por que contratar o serviço para a sua empresa.
Consultoria para e-commerce: o que é?
A consultoria de e-commerce é um serviço com foco na otimização e plano de ação para negócios digitais. O objetivo é oferecer aos empreendedores de lojas virtuais um apoio especializado com estratégias bem definidas, e que ajudem na escalabilidade do negócio.
Muitos gestores e líderes de comércios eletrônicos costumam contratar o serviço de desenvolvimento de e-commerce, porém, após o lançamento da loja, não investem em serviços personalizados de suporte e consultoria.
Com isso, as lojas na internet acabam não tendo a performance de vendas esperada, gerando uma grande frustração. Contudo, para que o crescimento do seu negócio aconteça, é fundamental ter um plano de ação que envolva desde uma identidade visual bem definida, ações em redes sociais, até a otimização da loja.
Todo esse suporte é realizado por uma equipe multidisciplinar, especializada em e-commerce. Após uma análise aprofundada do negócio, os especialistas indicam pontos de melhorias que vão permitir chegar aos resultados planejados.
Por que investir em uma consultoria de e-commerce?
Cada loja lançada na internet precisa enfrentar diversos concorrentes e se destacar em meio a tantas opções que os usuários se deparam ao procurar por um produto ou serviço. Para se diferenciar é preciso realizar ações estratégicas e que vão ao encontro dos objetivos, necessidades e realidade atual da empresa.
O grande diferencial da consultoria de e-commerce é que os profissionais envolvidos passam a se dedicar exclusivamente ao negócio do cliente, ajudando na construção da marca e nos resultados de vendas.
Além disso, como a equipe faz um levantamento do que precisa ser mudado com mais urgência, os primeiros resultados logo são observados, ajudando a tomar decisões importantes e a direcionar as próximas ações.

O que um consultor de e-commerce faz?
O trabalho de um consultor de e-commerce envolve diversas atividades de aconselhamento, supervisão e acompanhamento das atividades que foram detalhadas no planejamento estratégico.
Embora o consultor de e-commerce atue como um especialista para ajudar na estruturação e crescimento de uma loja online, ele costuma trabalhar com o apoio de uma equipe. Além de identificar o cenário atual da empresa, o consultor dará instruções após uma aprofundada análise de métricas.
Outro ponto interessante a se destacar no trabalho de um consultor de e-commerce é que todas as orientações são baseadas em estratégias que já foram validadas anteriormente, o que faz com que a probabilidade de acertos seja maior. Fora que, o profissional responsável vai mesclar estratégias do mercado com oportunidades de explorar a loja nos meios digitais.
Com isso, os empreendedores conseguem ter como resultado a ampliação do negócio para novos clientes, assim como a retenção dos mesmos, e a consolidação do e-commerce no mercado.
Principais atividades de um consultor de e-commerce
Confira a seguir algumas das principais tarefas que fazem parte da rotina de um consultor de e-commerce:
- Pesquisa detalhada sobre o nicho de atuação do cliente
- Definição de persona
- Análise da jornada de compra do usuário
- Avaliação da plataforma de e-commerce para sugestão de melhorias
- Melhorias nos descritivos dos produtos, com boas práticas de SEO
- Sugestões para melhorar o marketing digital
- Avaliação e sugestões de melhorias no atendimento ao cliente
- Avaliação do conteúdo de imagem, fotos e vídeos
- Criação de campanhas
- Apoio no reposicionamento ou criação de uma identidade visual de marca
- Otimização de logística e métodos de pagamento

Vantagens de contar com o apoio de uma consultoria para e-commerce
Veja o quanto pode ser benéfico contratar o serviço especializado de um consultor para a sua loja virtual:
Melhorar as vendas
Ao mesmo tempo em que a internet ampliou as possibilidades de atuação para empreendedores, gerou muitas dúvidas sobre o que e como fazer para conseguir ter sucesso.
Por isso, não apenas a consultoria para e-commerce como outros tipos de assessorias especializadas se tornaram de grande valia na hora de criar um plano de ação. Com as orientações certas, o seu negócio consegue melhorar a taxa de conversão
e consequentemente os resultados.
Atuar com direcionamento estratégico
Cada tipo de consultoria pode atuar em diferentes frentes, porém, há algumas bem mais completas e que dão ainda orientações sobre o que fazer nas redes sociais, como melhorar a identidade visual e ter um negócio online alinhado com as expectativas dos clientes, sempre com base em um direcionamento estratégico.
Obter insights personalizados
Cada e-commerce tem a sua realidade, nicho e público-alvo e, sem dúvida, outra vantagem do serviço é receber insights personalizados e de acordo com a sua realidade de negócio. Por exemplo, um erro muito comum nos negócios on-line é tentar modelar estratégias de possíveis concorrentes, porém, é impossível conseguir o mesmo resultado diante de cenários diferentes.
Aumentar a capacidade criativa
Mesmo que você tenha, em seu e-commerce, uma equipe de criação para desenvolver fotos, textos, gráficos, vídeos, reels, o trabalho da consultoria ajuda a ampliar a visão sobre as ações, além de dar mais detalhes que poderão valorizar o seu negócio. E para se destacar no ambiente digital a inovação é a força motriz.
Receber análise dos resultados
Outro ponto importante da consultoria para e-commerce é ter alguém para acompanhar e analisar os dados com mais precisão. Aliás, todas as ações e campanhas na internet só surtem efeito com embasamento em números.
Aprender, aplicar, testar e comparar sempre! E, neste sentido, o consultor de e-commerce consegue orientar e direcionar o empreendedor através de métricas, levando a tomadas de decisão que levarão a resultados mais consistentes.
Capacitar líderes
Ter como braço direito um consultor em e-commerce também abre caminho para que os líderes e gestores possam aprender em conjunto. Os conhecimentos adquiridos através dos direcionamentos e conselhos durante a consultoria podem ser compartilhados ainda com a equipe.
Novos insights e soluções inovadoras acabam surgindo, e o crescimento do seu negócio se torna constante e dinâmico.
Plataforma de e-commerce
Agora, para quem pretende começar o negócio do zero, a consultoria ajuda na escolha da plataforma de e-commerce. Aqui na Attri, trabalhamos com a VTEX, conhecida como uma das mais utilizadas do mercado, sendo a opção inclusive de grandes marcas do varejo.
Trata-se de uma plataforma de e-commerce bem completa, pois reúne todas as funcionalidades que são essenciais para uma loja virtual operar de forma plena, rápida e com segurança.
Além disso, disponibilizamos aos nossos clientes a nossa própria plataforma, a E-commerce Attri, criada por nosso time de desenvolvedores. A E-commerce Attri pode ser totalmente customizada de acordo com as necessidades de cada negócio.
Portanto, se você quer começar ou pretende migrar para outra plataforma de e-commerce, conte com o apoio de nossos consultores.
Precisando de apoio para fazer sua loja online decolar?
Agora que você conhece os benefícios da consultoria para e-commerce, que tal contratar o serviço e mudar a realidade do seu negócio? A Attri oferece todo o suporte necessário que a sua loja virtual precisa para vender mais e conquistar de vez o mercado.
Converse agora com nosso especialista.

Quem escreveu este conteúdo:
Attri
Consolidada entre as principais empresas de Tecnologia e Usabilidade do Brasil e com mais de 12 anos no mercado, trabalhamos para resolver os problemas de sua empresa, gerando um impacto real nos seus resultados.
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