E-commerce

Consultoria para e-commerce: o que é, vantagens e por que contratar

Com as vendas online em ampla expansão, a consultoria para e-commerce surge como um apoio personalizado para empresas que querem conquistar mais clie...

Foto autor Attri

Attri

02 março 2023
Imagem de destaque Consultoria para e-commerce: o que é, vantagens e por que contratar

Índice

    Com as vendas online em ampla expansão, a consultoria para e-commerce surge como um apoio personalizado para empresas que querem conquistar mais clientes, otimizar os resultados e aplicar melhorias constantes em sua loja virtual. 

    Principalmente por conta da pandemia, muitos empreendedores se depararam com a necessidade de ter um comércio eletrônico para que as vendas não fossem interrompidas. 

    Porém, ao tomar essa decisão, é preciso ter em mente que o planejamento estratégico não envolve apenas o desenvolvimento do e-commerce, mas também a manutenção, customização, marketing digital, entre outros. 

    Neste sentido, ter como braço direito um consultor em e-commerce é determinante para realizar ações mais assertivas e que levarão o seu negócio a ter mais sucesso. Saiba mais sobre a consultoria de e-commerce e por que contratar o serviço para a sua empresa.

    Consultoria para e-commerce: o que é?

    A consultoria de e-commerce é um serviço com foco na otimização e plano de ação para negócios digitais. O objetivo é oferecer aos empreendedores de lojas virtuais um apoio especializado com estratégias bem definidas, e que ajudem na escalabilidade do negócio. 

    Muitos gestores e líderes de comércios eletrônicos costumam contratar o serviço de desenvolvimento de e-commerce, porém, após o lançamento da loja, não investem em serviços personalizados de suporte e consultoria. 

    Com isso, as lojas na internet acabam não tendo a performance de vendas esperada, gerando uma grande frustração. Contudo, para que o crescimento do seu negócio aconteça, é fundamental ter um plano de ação que envolva desde uma identidade visual bem definida, ações em redes sociais, até a otimização da loja.

    Todo esse suporte é realizado por uma equipe multidisciplinar, especializada em e-commerce. Após uma análise aprofundada do negócio, os especialistas indicam pontos de melhorias que vão permitir chegar aos resultados planejados.  

    Por que investir em uma consultoria de e-commerce? 

    Cada loja lançada na internet precisa enfrentar diversos concorrentes e se destacar em meio a tantas opções que os usuários se deparam ao procurar por um produto ou serviço. Para se diferenciar é preciso realizar ações estratégicas e que vão ao encontro dos objetivos, necessidades e realidade atual da empresa. 

    O grande diferencial da consultoria de e-commerce é que os profissionais envolvidos passam a se dedicar exclusivamente ao negócio do cliente, ajudando na construção da marca e nos resultados de vendas.

    Além disso, como a equipe faz um levantamento do que precisa ser mudado com mais urgência, os primeiros resultados logo são observados, ajudando a tomar decisões importantes e a direcionar as próximas ações.

    consultoria de e-commerce
    consultoria de e-commerce

    O que um consultor de e-commerce faz?

    O trabalho de um consultor de e-commerce envolve diversas atividades de aconselhamento, supervisão e acompanhamento das atividades que foram detalhadas no planejamento estratégico. 

    Embora o consultor de e-commerce atue como um especialista para ajudar na estruturação e crescimento de uma loja online, ele costuma trabalhar com o apoio de uma equipe. Além de identificar o cenário atual da empresa, o consultor dará instruções após uma aprofundada análise de métricas. 

    Outro ponto interessante a se destacar no trabalho de um consultor de e-commerce é que todas as orientações são baseadas em estratégias que já foram validadas anteriormente, o que faz com que a probabilidade de acertos seja maior. Fora que, o profissional responsável vai mesclar estratégias do mercado com oportunidades de explorar a loja nos meios digitais. 

    Com isso, os empreendedores conseguem ter como resultado a ampliação do negócio para novos clientes, assim como a retenção dos mesmos, e a consolidação do e-commerce no mercado. 

    Principais atividades de um consultor de e-commerce

    Confira a seguir algumas das principais tarefas que fazem parte da rotina de um consultor de e-commerce: 


    • Pesquisa detalhada sobre o nicho de atuação do cliente
    • Definição de persona
    • Análise da jornada de compra do usuário
    • Avaliação da plataforma de e-commerce para sugestão de melhorias
    • Melhorias nos descritivos dos produtos, com boas práticas de SEO
    • Sugestões para melhorar o marketing digital
    • Avaliação e sugestões de melhorias no atendimento ao cliente
    • Avaliação do conteúdo de imagem, fotos e vídeos   
    • Criação de campanhas
    • Apoio no reposicionamento ou criação de uma identidade visual de marca
    • Otimização de logística e métodos de pagamento

    Vantagens de contar com o apoio de uma consultoria para e-commerce

    Veja o quanto pode ser benéfico contratar o serviço especializado de um consultor para a sua loja virtual: 

    Melhorar as vendas

    Ao mesmo tempo em que a internet ampliou as possibilidades de atuação para empreendedores, gerou muitas dúvidas sobre o que e como fazer para conseguir ter sucesso. 

    Por isso, não apenas a consultoria para e-commerce como outros tipos de assessorias especializadas se tornaram de grande valia na hora de criar um plano de ação. Com as orientações certas, o seu negócio consegue melhorar a taxa de conversão  

    e consequentemente os resultados.    

    Atuar com direcionamento estratégico 

    Cada tipo de consultoria pode atuar em diferentes frentes, porém, há algumas bem mais completas e que dão ainda orientações sobre o que fazer nas redes sociais, como melhorar a identidade visual e ter um negócio online alinhado com as expectativas dos clientes, sempre com base em um direcionamento estratégico. 

    Obter insights personalizados

    Cada e-commerce tem a sua realidade, nicho e público-alvo e, sem dúvida, outra vantagem do serviço é receber insights personalizados e de acordo com a sua realidade de negócio. Por exemplo, um erro muito comum nos negócios on-line é tentar modelar estratégias de possíveis concorrentes, porém, é impossível conseguir o mesmo resultado diante de cenários diferentes.    

    Aumentar a capacidade criativa

    Mesmo que você tenha, em seu e-commerce, uma equipe de criação para desenvolver fotos, textos, gráficos, vídeos, reels, o trabalho da consultoria ajuda a ampliar a visão sobre as ações, além de dar mais detalhes que poderão valorizar o seu negócio. E para se destacar no ambiente digital a inovação é a força motriz. 

    Receber análise dos resultados 

    Outro ponto importante da consultoria para e-commerce é ter alguém para acompanhar e analisar os dados com mais precisão. Aliás, todas as ações e campanhas na internet só surtem efeito com embasamento em números. 

    Aprender, aplicar, testar e comparar sempre! E, neste sentido, o consultor de e-commerce consegue orientar e direcionar o empreendedor através de métricas, levando a tomadas de decisão que levarão a resultados mais consistentes. 

    Capacitar líderes 

    Ter como braço direito um consultor em e-commerce também abre caminho para que os líderes e gestores possam aprender em conjunto. Os conhecimentos adquiridos através dos direcionamentos e conselhos durante a consultoria podem ser compartilhados ainda com a equipe. 

    Novos insights e soluções inovadoras acabam surgindo, e o crescimento do seu negócio se torna constante e dinâmico. 

    Plataforma de e-commerce

    Agora, para quem pretende começar o negócio do zero, a consultoria ajuda na escolha da plataforma de e-commerce. Aqui na Attri, trabalhamos com a VTEX, conhecida como uma das mais utilizadas do mercado, sendo a opção inclusive de grandes marcas do varejo. 

    Trata-se de uma plataforma de e-commerce bem completa, pois reúne todas as funcionalidades que são essenciais para uma loja virtual operar de forma plena, rápida e com segurança.

    Além disso, disponibilizamos aos nossos clientes a nossa própria plataforma, a E-commerce Attri, criada por nosso time de desenvolvedores. A  E-commerce Attri pode ser totalmente customizada de acordo com as necessidades de cada negócio.  

    Portanto, se você quer começar ou pretende migrar para outra plataforma de e-commerce, conte com o apoio de nossos consultores.     

    Precisando de apoio para fazer sua loja online decolar? 

    Agora que você conhece os benefícios da consultoria para e-commerce, que tal contratar o serviço e mudar a realidade do seu negócio? A Attri oferece todo o suporte necessário que a sua loja virtual precisa para vender mais e conquistar de vez o mercado.

    Converse agora com nosso especialista.



    Foto Pedro Hermano

    Quem escreveu este conteúdo:

    Pedro Hermano

    A inquietação do Pedro está no DNA da Attri, assim como a sua vontade de compartilhar conhecimento. É autor do livro Marketing Digital Imobiliário, no qual compartilha seus mais de 10 anos de experiência na área, além de ter vencido o Prêmio Profissional Digital Abradi 2018. Atualmente, se dedica a desvendar o universo da usabilidade e da paternidade com a ajuda da sua filha Teresa.

    Inscreva-se no blog da Attri

    Receba em seu e-mail artigos sobre tecnologia e usabilidade com foco em transformação digital, e fique por dentro de tudo o que acontece no mercado!

    VAMOS DESENVOLVER O SEU PROJETO?

    Conte um pouco mais sobre o seu projeto para que possamos encontrar a melhor solução e agendarmos uma conversa mais aprofundada.

    Empresas que confiam em nós:

    Certificações

    Empresa<br /> <strong>Carbono Zero</strong>

    Empresa
    Carbono Zero

    Empresa <strong>Great </strong><br /> <strong>Place To Work 2022</strong>

    Empresa Great
    Place To Work 2022

    <strong>Ranking empresas que mais crescem no Brasil </strong><br /> - Ranking EXAME 2023

    Ranking empresas que mais crescem no Brasil
    - Ranking EXAME 2023

    Parceiros

    Plataforma de serviços de computação em nuvem oferecida pela Amazon.

    Plataforma de serviços de computação em nuvem oferecida pela Amazon.

    Plataforma SaaS de comércio digital, marketplace e OMS.

    Plataforma SaaS de comércio digital, marketplace e OMS.

    Empresa de software que oferece uma plataforma de CRM integrada.

    Empresa de software que oferece uma plataforma de CRM integrada.