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Como publicar um aplicativo na App Store: confira um guia definitivo

Criar o primeiro aplicativo é um momento especial para as empresas, porém é importante compreender que o trabalho não termina após o d...

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Attri

30 novembro 2022
Imagem de destaque Como publicar um aplicativo na App Store: confira um guia definitivo

Índice

    Criar o primeiro aplicativo é um momento especial para as empresas, porém é importante compreender que o trabalho não termina após o desenvolvimento. A próxima etapa é entender como publicar um aplicativo na App Store, que é o serviço de distribuição da Apple. 

    Quem optou por desenvolver aplicativo para iOS, tem a chance de desfrutar de alguns diferenciais como design arrojado, atualizações frequentes, além do próprio perfil dos usuários de Iphone. 

    Embora a publicação de aplicativos na App Store seja bem mais rígida, exigindo inclusive um custo fixo anual mais elevado do que na Google Play, publicar aplicativo lá pode ser mais atrativo por conta dos usuários, que são conhecidos por serem mais engajados. 

    Além disso, para quem tem como meta cobrar pelo uso do app, publicar um aplicativo na App Store é sem dúvida a melhor opção. Ficou interessado em saber mais? Continue a leitura. 

    como publicar um aplicativo na app store

    Aplicativo na App Store: passo a passo para publicar

    Lançar um aplicativo na App Store requer cuidados e atenção, pois a plataforma é bastante exigente com alguns detalhes, e qualquer etapa que não for executada corretamente poderá gerar problemas lá na frente, atrasando ainda mais o lançamento do seu aplicativo na loja. 

    Antes de seguir com o passo a passo para publicar, vale dar aquela última conferida se o seu aplicativo segue todas as diretrizes da App Store, assim como os requisitos do Human Interface Guidelines (Guia de Interface Humana da Apple). Desta forma, você evita que o produto seja rejeitado.

    Todo o procedimento de publicação deve ser realizado por aparelhos da marca Apple, como ocorre com o processo de desenvolvimento, onde a equipe de profissionais especializados atua no Xcode, ambiente integrado da Apple para gerenciar projetos e desenvolver aplicativos.

    Aplicativo iOS pronto e testado, o primeiro passo para publicar na App Store é garantir os acessos, caso você ainda não tenha uma conta individual. Veja como proceder:   


    • Passo 1 - Criar uma conta paga de desenvolvedor iOS
    • Passo 2 - Após o login na developer.apple.com, requisitar o certificado. Nesta etapa será solicitado o email de desenvolvedor iOS
    • Passo 3 - Salvar o certificado gerado
    • Passo 4 - Voltar à conta de desenvolvedor e clicar no sinal +, no topo da página
    • Passo 5 - Em Production, selecionar AppStore Ad Hoc, e clicar em continuar
    • Passo 6 - Fazer o upload do certificado que foi gerado e clicar em continuar 
    • Passo 7- Fazer o download do iOS Distribution 
    • Passo 8 - Arrastar o iOS Distribution para o Keychain Access  
    • Passo 9 - Criar um Apple ID

    Adicionando seu aplicativo à App Store

    Agora, é o momento de realizar o envio do aplicativo para a App Store. Para isso, em My Apps, clique em New App e faça o preenchimento completo do formulário. Para publicar um aplicativo na App Store é necessário criar o Bundle ID e o SKU, que será a ID exclusiva do app.  

    Detalhe as informações do aplicativo

    Para que os usuários entendam melhor o que é e o que o seu aplicativo para Iphone faz, é preciso preencher algumas informações e características da aplicação na aba App Information.   

    Esse passo é onde você pode aplicar boas práticas e estratégias de ASO (App Store Optimization), no menu Category. O ASO é como uma espécie de SEO, portanto, o que vale aqui é saber escolher as palavras que melhor definem o seu aplicativo para que os usuários possam encontrar e se interessar em baixá-lo. 

    Depois, em Privacy e Policy, você deve incluir o arquivo com a política de privacidade do seu app. 

    Coloque o valor

    Se o seu aplicativo for pago, você definirá o valor em Price Schedule, ou coloque Free, caso for disponibilizado gratuitamente. 

    Distribuição por países

    Em Availability, você define em quais países o seu aplicativo iOS será disponibilizado. 

    Prepare para enviar 

    O próximo passo é a opção Prepare for submission. Nesta etapa, você já deve ter em mãos as capturas de telas do seu aplicativo. Capriche nas capturas para que elas fiquem atrativas. É preciso pelo menos cinco screenshots e uma pré-visualização.

    Essa etapa do passo a passo para publicar um aplicativo na App Store é de extrema importância, pois as imagens e descrições são fatores que a Apple leva em conta na hora de destacar um produto na plataforma.

    Além disso, é esse poder de encantamento que fará o seu público-alvo tomar a decisão de baixar o app. 

    Atenção ao Promotional Text

    Na App Store Connect, há um campo específico que pode ser alterado, sem que o seu aplicativo precise passar por uma nova revisão ou atualização de versão. Não há limite de edição e são apenas 170 caracteres, portanto, capriche e aproveite bem o espaço para comunicar e chamar a atenção de novos usuários. 

    Quando preenchido, o texto promocional aparece na parte superior da descrição e é o grande responsável pela taxa de conversão do app. 

    Como a App Store Connect deixa livre para mudar e atualizar o texto sempre que o proprietário do aplicativo quiser, uma dica é aproveitar o espaço para as datas comemorativas, ações promocionais, Black Friday, entre outros. 

    Otimização da descrição 

    Você já deve ter notado que publicar um aplicativo na App Store requer muitos detalhes e boa parte se refere a preencher informações. A descrição é um espaço de aproximadamente 300 caracteres onde o usuário poderá ler um resumo do que o aplicativo faz, afinal, bons produtos digitais resolvem problemas. Nessa etapa, você tem a chance de mostrar para o público por que vale a pena baixar o seu app. 

    Tem também a parte de Keywords, onde é possível incluir entre 5 a 10 palavras-chave que melhor descrevem o seu aplicativo. Após otimizar todas as informações, você faz o upload do arquivo e finaliza. 

    App icon

    Outras diretrizes que a Apple Store leva em conta são os formatos do ícone do aplicativo. Ele precisa estar em JPG ou PNG, ter 1024 por 1024 de resolução, 72 DPI, além de cores RGB.  

    Essa etapa é feita em General App Information, onde deve ser preenchida também a classificação indicativa do app.

    Envio do aplicativo para revisão 

    Como a Apple vai revisar todo o aplicativo, é preciso colocar os dados de contato em App Review Information. É hora de mandar o app para revisão, fazendo o envio em Submit for Review e pronto, agora é só aguardar alguns dias.   

    Quanto custa para publicar um aplicativo na App Store

    A publicação de aplicativos é cobrada, tanto na App Store quanto na Google Play. O custo para manter um app na plataforma da Apple é de 99 dólares por ano, em caso de conta individual de desenvolvedores e pessoas físicas. Para contas de empresas o valor é o mesmo.

    O Enterprise Program é indicado para empresas que desejam publicar aplicativos internos, como chat, e não necessariamente estarão disponíveis na Apple Store. O valor desse tipo de conta é de 299 dólares anuais. 

    Quanto tempo leva para o aplicativo ser disponibilizado na App Store? 

    Após enviar o app para revisão, a publicação na plataforma tem uma média de até 15 dias de liberação. É que a avaliação da Apple é bem criteriosa e por isso demora um pouco mais para o app ficar, de fato, disponível aos usuários. 

    Ciente desse prazo maior para publicar um aplicativo na App Store, é importante que você considere isso no seu cronograma, caso pretenda lançar o produto em festas, feiras e eventos presenciais do tipo. 

    Motivos que podem fazer um app ser rejeitado na App Store

    Quando a etapa de desenvolvimento é bem planejada e os desenvolvedores têm conhecimento aprofundado em XCode e nos requisitos da Apple, a probabilidade do aplicativo ser aprovado é praticamente certa. 

    Afinal, um produto sólido, robusto, que é interessante para o público-alvo e que não apresenta falhas, não tem como ser rejeitado. 

    Mas, para que você tenha conhecimento e fique atento, veja a seguir alguns dos motivos que podem fazer um aplicativo para iPhone ser rejeitado

    Bugs

    Falhas, bugs e travamentos são um dos principais motivos dos aplicativos não serem aprovados na App Store. Daí a importância de fazer testes antes de partir para a publicação. Qualquer instabilidade identificada pela equipe de avaliação da Apple poderá ocasionar a rejeição do app. 

    Links quebrados 

    Ao revisar o seu app, visite todas as páginas e verifique se os links estão atualizados e funcionando corretamente. Os links quebrados costumam ser outro motivo de rejeição da App Store. 

    Descrição confusa 

    Lembra que comentamos anteriormente sobre o quanto a descrição é importante na hora de publicar um aplicativo na App Store? Procure ter muita atenção ao colocar as informações, pois o app será rejeitado se a equipe de avaliação da Apple considerar que os dados e o descritivo estão imprecisos ou confusos. 

    Outro ponto essencial é que a descrição do app entregue exatamente o que o produto faz. Promessas enganosas certamente farão com que a aplicação não seja aprovada.   

    Problemas na UI

    A equipe de desenvolvimento e design precisa estar alinhada e respeitar muito bem as Diretrizes de design da Apple. Até porque, além da empresa ser criteriosa com a interface, é preciso levar em conta que é exatamente o projeto realizado na UI que fará com que a experiência do usuário seja agradável. 

    Além disso, um design de interface de qualidade é responsável pelo aplicativo trazer melhores resultados.  

    Checklist para evitar rejeição na hora de publicar um aplicativo na app store

    Se todas as etapas do desenvolvimento já foram concluídas, e você está prestes a mandar seu app para revisão, confira esse checklist e garanta que o seu aplicativo para Iphone seja aprovado para ser lançado com sucesso na App Store: 


    • Faça um bom planejamento;
    • Invista em Ux Research;
    • Aplique boas práticas de UI e UX Design;
    • Estude as Diretrizes da Apple;
    • Preencha os metadados corretamente;
    • Otimize as informações;
    • Priorize a experiência do usuário;
    • Faça testes detalhados;
    • Verifique todos os links;
    • Mantenha o aplicativo atualizado. 

    Conte com a Attri para publicar seu aplicativo na App Store

    Somos uma empresa de desenvolvimento de aplicativos, sites e softwares, com mais de 10 anos de atuação no mercado. Temos uma equipe de experts que irá realizar todo o processo para você publicar um aplicativo na App Store e ter muito resultado com o seu produto.   

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    Foto Pedro Hermano

    Quem escreveu este conteúdo:

    Pedro Hermano

    A inquietação do Pedro está no DNA da Attri, assim como a sua vontade de compartilhar conhecimento. É autor do livro Marketing Digital Imobiliário, no qual compartilha seus mais de 10 anos de experiência na área, além de ter vencido o Prêmio Profissional Digital Abradi 2018. Atualmente, se dedica a desvendar o universo da usabilidade e da paternidade com a ajuda da sua filha Teresa.

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