
Índice
Para entrarem na transformação digital, as empresas buscam cada vez mais compreender como desenvolver um aplicativo capaz de atender às necessidades dos clientes e impactar as vendas do negócio.
Além de ser uma ferramenta importante na hora de melhorar os resultados financeiros, criar um aplicativo é uma ótima maneira de estreitar o relacionamento com o público-alvo e tornar a marca mais competitiva.
Afinal, ter um aplicativo personalizado pode fazer a sua empresa sair na frente e se destacar ainda mais, tendo em vista um mercado cada vez mais concorrido e cheio de desafios.
Fora que muitos usuários preferem fazer compras pelo celular, como mostra uma pesquisa realizada pela AppsFlyer, que apontou que somente no segundo trimestre de 2022, houve um aumento de 44,8% nas vendas por aplicativos.
Embora existam sites e ferramentas na internet que visam ajudar no desenvolvimento de aplicativos, a maneira mais confiável e assertiva é contar com uma software house. Assim, é possível garantir que o produto seja de qualidade e que proporcione os resultados esperados.
Quer saber como funciona o processo para desenvolver aplicativos? Continue a leitura!
Como desenvolver um aplicativo de sucesso?
Os aplicativos se tornaram parte da nossa rotina, nos auxiliando nas compras, transações bancárias, na hora de pedir um delivery e até mesmo nos momentos de descontração. São diversos os tipos de aplicativos lançados, seja exclusivo para iOS ou Android, o que faz com que o Brasil seja o segundo país onde a criação de apps mais cresce.
Porém, nem todos conseguem ter uma aceitação suficiente para trazer o retorno financeiro almejado pelas empresas. Isso porque, no desenvolvimento de aplicativos é preciso uma equipe de profissionais de diferentes áreas, além de tecnologias específicas que podem tornar os custos elevados.
Por isso, a melhor maneira de lançar um produto é saber antes se ele tem potencial para gerar dinheiro, e uma das formas de se fazer isso é através da criação de um MVP - Produto Mínimo Viável. Com a versão MVP, é possível testar se a ideia é boa e se terá aceitação pelo público-alvo, sem precisar investir um alto valor de tempo e dinheiro.
Aliás, nós já detalhamos aqui no blog da Attri o que é MVP e por que ele é essencial na criação de produtos digitais.
Muito bem, além de validar se o produto será bem aceito, para desenvolver um aplicativo de sucesso, é preciso também que o processo seja realizado com base nas melhores práticas de UI e UX design. São essas etapas que tornam o aplicativo funcional, com interface agradável, intuitiva e que atenda às necessidades dos usuários.
Principais etapas do desenvolvimento de aplicativos
Cada empresa de desenvolvimento de aplicativos costuma ter o seu próprio processo. Por exemplo, aqui na Attri, seja para desenvolver aplicativos android, iOS ou híbrido, utilizamos metodologias ágeis.
Ao longo de mais de 10 anos de experiência, já criamos mais de 100 aplicativos de diferentes tipos e nichos de mercado.
Nosso processo é dividido por etapas para que a aplicação contemple uma jornada eficiente, e que proporcione aos usuários uma experiência inesquecível.
E isso é fundamental, porque é através do encantamento que o público adere a produtos digitais e se tornam usuários ativos.
Confira mais detalhes sobre as etapas:
Setup
Até para entender como desenvolver um aplicativo robusto e eficiente, iniciamos com a coleta de informações que vão ajudar a nortear todo o processo de desenvolvimento do app. Aqui, são definidos o cronograma, a linguagem de programação que será utilizada, assim como as demais estratégias necessárias, tudo com base no perfil de cada empresa atendida.
Briefing
Em conjunto com o cliente, levantamos mais informações que serão úteis durante o desenvolvimento. Os projetos de desenvolvimento de software, sites e aplicativos que passam pela Attri utilizam UX Research, que é uma metodologia de pesquisa que visa investigar usuários e seus comportamentos, a fim de projetar produtos que solucionem problemas e que ofereçam ótima experiência.
Pesquisa de usabilidade
Nesta etapa, é realizada uma pesquisa para conhecer melhor sobre o público-alvo e possíveis empresas concorrentes. Para isso, são utilizadas diversas ferramentas para encontrar a melhor maneira de desenvolver a navegabilidade da plataforma.
Fluxo do projeto
A estrutura da aplicação do cliente é definida, com quantidade de páginas, as telas, caminhos do aplicativo, como o usuário vai usar o app, etc.
Wireframe
Como você pode notar, entender como desenvolver um aplicativo pode dar a sensação de ser algo muito complicado. É um processo desafiador, de fato. Porém, com a equipe certa e com as etapas bem definidas, o projeto flui muito facilmente.
Após a estruturação do fluxo, a próxima etapa é a criação dos wireframes, que são os esboços iniciais do aplicativo que dão uma visão de como será feita a navegação do app.
Design de interface
A User Interface (UI) é a etapa de estruturação de cores, interações e elementos do aplicativo, como menus, botões, etc.

Desenvolvimento
Etapa essencial em projetos de aplicativo, onde são pensados todos os aspectos da ideia inicial até a infraestrutura. Nossos desenvolvedores levam em consideração a criação de um app robusto, seguro e escalável. São realizados testes também, integrações e Quality Assurance para evitar bugs e erros.
Publicação nas lojas
Após o trabalho de desenvolvimento, o projeto segue para um dos momentos mais empolgantes para os clientes, quando o aplicativo é publicado nas lojas. Nossa equipe se atenta aos requisitos obrigatórios exigidos pela Apple Store, quando é o caso de aplicativos para iOS, e também aos requisitos da Google Play para publicação de apps Android. Nesta etapa, observamos ainda se a plataforma é adequada e se atende às necessidades dos usuários.
Manutenção e Evolução
O aplicativo desenvolvido e publicado não significa que o trabalho acabou. Pelo contrário, produtos digitais precisam passar por manutenção, testes e atualizações constantes para que possam evoluir e continuar atendendo bem aos usuários.
Por isso, é realizado todo um acompanhamento após o lançamento do app para que ele gere os resultados que a sua empresa precisa.
Como fazer a monetização do aplicativo?
Existem algumas maneiras de fazer a monetização de aplicativos, e isso depende também do objetivo e nicho de mercado. Empresas do setor de varejo, por exemplo, podem ampliar as vendas através da criação de um aplicativo personalizado, focado exclusivamente em vendas de produtos e no atendimento aos clientes.
Para empresas de outros segmentos, é possível monetizar com exibição de anúncios durante o uso da plataforma, assim como disponibilizar algumas ferramentas gratuitas e criar pacotes de assinaturas para acessos a funções exclusivas.
Há ainda a opção de aplicativos pagos, que neste caso, são mais indicados para aplicativos desenvolvidos para iOS, pois os usuários de Iphone tendem a investir mais na compra de apps.
Vantagens de desenvolver um aplicativo personalizado
- Se aproximar do público-alvo
- Valorizar a marca
- Aumentar as vendas
- Receber feedbacks que ajudam a aprimorar os serviços
- Melhorar a fidelização dos clientes
- Aumentar a visibilidade nas redes sociais
- Otimizar as operações de vendas
- Melhorar a escalabilidade
- Oferecer uma experiência dinâmica e exclusiva aos clientes
Desenvolvimento de aplicativos é com a Attri
Agora que você entendeu um pouco mais sobre como desenvolver um aplicativo, não perca tempo e tire a sua ideia do papel. Nós temos uma equipe de especialistas completa, com profissionais de diversas áreas que irão ajudar a sua empresa a ter um produto eficiente e atrativo para o seu público.

Quem escreveu este conteúdo:
Attri
Consolidada entre as principais empresas de Tecnologia e Usabilidade do Brasil e com mais de 12 anos no mercado, trabalhamos para resolver os problemas de sua empresa, gerando um impacto real nos seus resultados.
Vamos desenvolver o seu projeto?
Conte um pouco mais sobre o seu projeto para que possamos encontrar a melhor solução e agendarmos uma conversa mais aprofundada.
Agende uma conversa








Outros artigos de destaque do blog
Certificações

Empresa
Carbono Zero

Empresa Great
Place To Work 2022

Ranking empresas que mais crescem no Brasil
- Ranking EXAME 2023
Parceiros

Plataforma de serviços de computação em nuvem oferecida pela Amazon.

Plataforma SaaS de comércio digital, marketplace e OMS.

Empresa de software que oferece uma plataforma de CRM integrada.