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Como criar um e-commerce: confira o passo a passo

Montar um e-commerce e aproveitar o crescimento das vendas na internet pode ser a oportunidade certa para o seu negócio se transformar. Para isso, é ...

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Attri

23 novembro 2023
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Índice

    Montar um e-commerce e aproveitar o crescimento das vendas na internet pode ser a oportunidade certa para o seu negócio se transformar. Para isso, é preciso antes de tudo ter um plano de negócios bem detalhado, além do apoio de uma empresa de desenvolvimento de software. 

    Embora existam plataformas prontas, há também opções open source, que contam com código aberto para que desenvolvedores possam modificar e aperfeiçoar a ferramenta. 

    O mais importante é procurar deixar a sua loja virtual com a identidade visual da sua empresa, além das funcionalidades mais essenciais para facilitar as operações diárias do seu comércio eletrônico. 

    Por mais que as vendas online tenham crescido nos últimos anos, não são todos os empreendedores familiarizados com as ferramentas digitais. Por isso, vamos detalhar a seguir os principais passos de como criar um e-commerce

    Continue a leitura.    

    Como criar um e-commerce: entenda o processo 

    Para criar um e-commerce de sucesso, é preciso um bom planejamento para que a plataforma seja robusta, com boas funcionalidades e ofereça toda a segurança necessária aos usuários

    Embora existam diversas formas de começar um e-commerce para poder vender online, é importante determinar seus objetivos e até mesmo definir em qual patamar você pretende chegar com uma loja virtual própria.

    Se a ideia é começar devagar, fazendo alguns testes e vendendo poucos produtos, plataformas gratuitas podem até suprir. Porém, para pessoas que já empreendem na loja física e estão em busca de alavancar seus negócios, o mais assertivo é criar um e-commerce personalizado.

    Afinal, cada negócio tem as suas próprias necessidades 

    Passo a passo para criar um e-commerce 

    Existem alguns passos para montar um e-commerce que podem te ajudar a começar do zero a empreender. Vender online não é exatamente uma tarefa fácil como muitos propagaram ( e ainda propagam por aí).  

    Porém, se você encarar como uma atividade séria e que precisa de planejamento, como qualquer outra atividade, os resultados acontecem. Portanto, o primeiro passo é encarar o desafio com comprometimento. 

    Tenha em mente que você está prestes a investir em um setor que, somente em 2022, cresceu 20% e movimentou R$ 187,1 bilhões

    Sendo assim, se você quer transformar suas ideias em um negócio lucrativo, confira a seguir os primeiros passos: 

    Faça um plano de negócio 

    Se você quer começar do jeito certo a investir em uma plataforma de e-commerce, o primeiro passo é fazer um plano de negócios. O Sebrae - Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas oferece apoio para empreendedores iniciantes que desejam tirar a sua ideia do papel. 

    O plano de negócios é uma ferramenta fundamental para esboçar uma visão abrangente do mercado, do produto e das estratégias do empreendedor. Através dele, é possível obter informações detalhadas sobre o setor, os produtos e serviços oferecidos, o público-alvo, os concorrentes, os fornecedores, e, sobretudo, os pontos fortes e fracos do empreendimento. 

    Essa abordagem contribui significativamente para a avaliação da viabilidade da ideia e para a eficácia da gestão da empresa.

    Procure elaborar um modelo de plano de negócios que inclua estratégias de marketing digital. Não deixe também de analisar a concorrência, estabelecer metas realistas e escolher os canais de atendimento mais eficientes. Este plano será seu guia para montar uma loja virtual de sucesso.

    Defina o que pretende vender 

    Começar um e-commerce requer também a definição do que pretende oferecer aos seus clientes. Há lojas que começam oferecendo apenas um produto, bem específico, até mesmo como forma de testar o mercado. 

    Faça pesquisas sobre os nichos de mercado, eles não precisam ser os mais rentáveis especificamente. Até porque, neste momento vale uma combinação entre o que você gosta e o que os clientes precisam. 

    Uma dica é usar o Google Trends para identificar tendências e escolher um nicho de mercado que tenha potencial. 

    Defina o público-alvo 

    Conheça seu público para conseguir oferecer exatamente o que eles estão buscando. Vender na internet requer estratégias para atingir as pessoas certas. No marketing digital, profissionais especializados ajudam a definir a persona, que é um perfil detalhado do tipo de público que o seu e-commerce pretende trabalhar. 

    Procure conhecer seu público-alvo e crie um catálogo de produtos de alta qualidade que atenda às suas necessidades das pessoas. 

    Escolha bons fornecedores 

    Outro ponto crucial na hora de criar um e-commerce é saber encontrar os melhores fornecedores. Aliar o melhor custo-benefício para conseguir preços acessíveis, mas sem deixar de lado a qualidade. 

    Até porque, será a qualidade e o bom atendimento que poderão fidelizar os clientes da sua loja virtual. 

    Como criar um e-commerce

    Faça parceria com uma empresa de desenvolvimento 

    Quando se pensa em como criar um e-commerce, além dos passos iniciais que vimos até agora, partindo do plano de negócio, uma das fases será a de desenvolvimento. Afinal, você precisa de uma plataforma de e-commerce para poder operar na internet, correto? 

    Embora existam plataformas gratuitas e até marketplaces, que permitem cadastrar a loja e oferecer os produtos, ao lado de outros comerciantes, elas geralmente não irão oferecer todas as funcionalidades que uma empresa precisa para operar com agilidade e assertividade. 

    Para quem já tem uma loja física consolidada, por exemplo, e quer fazer a transformação digital do negócio, o melhor caminho é buscar uma empresa de desenvolvimento de software que conte com uma equipe especializada. 

    Além de colaborar com todas as etapas, da escolha das tecnologias até a publicação do seu e-commerce, a empresa de desenvolvimento ainda se responsabiliza por trâmites como a contratação de um servidor. Algumas até oferecem o serviço já dentro do pacote. 

    Até porque, para funcionar bem e atender a todos os clientes sem travamentos, um comércio eletrônico precisa de um bom servidor para dar conta da demanda, principalmente em épocas como Black Friday, Natal, Dia das Mães, além de outras datas quentes do comércio.  

    Invista em segurança

    A segurança é um dos itens mais importantes ao planejar a criação de um e-commerce. Além dos itens obrigatórios como certificado digital SSL, utilizado para criptografar as informações compartilhadas entre o cliente e a loja, é importante investir em tecnologias modernas que ajudam a proteger os dados dos clientes. 

    Não basta apenas uma experiência de compra incrível, é fundamental preservar os dados dos usuários. 

    Atente-se ao checkout

    Alguns detalhes fazem a diferença na experiência de compra do seu cliente. E a equipe de desenvolvimento e profissionais de UX sabem muito bem como implementar uma boa jornada. 

    Contudo, não adianta levar o cliente até o carrinho, com diversos produtos e não oferecer diversas opções de pagamentos para que ele se sinta confortável para concluir a compra. Por isso, é preciso ter atenção ao checkout, que nada mais é do que o processo final que os clientes passam para concluir uma transação online. 

    Você, como proprietário ou gerente de um e-commerce, sabe o quanto é frustrante identificar clientes que simplesmente abandonam os carrinhos, não é mesmo? 

    Por isso, ofereça opções de pagamento variadas, incluindo cartão de crédito e PIX. Para garantir maior transparência às transações, forneça também uma nota fiscal. 

    Automatize e fidelize clientes 

    Atualmente, além do investimento em uma plataforma de e-commerce robusta e que permita integrações, a inteligência artificial tem se somado ao setor para melhorar ainda mais a eficiência das operações. 

    Ela auxilia na automação de diversas etapas, desde o estoque, passando pelo marketing e personalização de busca para oferecer aos clientes recomendações com base no perfil, Sem dúvida, o investimento em IA tem simplificado a gestão de vendas nas lojas virtuais e transformado a realidade de muitos comércios. Além disso, por conta de um atendimento mais eficaz por conta dos processos automatizados, você acaba ajudando a fidelizar os clientes.  

    Meios de Envio 

    Procure garantir também maior eficiência ao processo de entrega ao criar um e-commerce. Escolha meios de envio confiáveis e que atendam às necessidades dos seus clientes. Ofereça opções flexíveis para conquistar diferentes perfis de consumidores.

    Quanto custa para criar um e-commerce?

    Como vimos até aqui, são diversas etapas necessárias para criar um e-commerce e começar a vender online. 

    Contudo, os valores envolvidos para tirar um projeto de loja virtual do papel varia muito de acordo com os objetivos da empresa. O custo de um e-commerce dependerá de vários fatores, como o escopo do projeto, funcionalidades desejadas, complexidade do design, integrações necessárias e a plataforma escolhida. 

    Aqui estão alguns dos principais elementos a serem considerados ao avaliar os custos de criação de um e-commerce. Algumas empresas de desenvolvimento cobram por horas, por isso, para que você tenha um orçamento mais detalhado, o correto é agendar uma primeira conversa. 

    Planejamento, design e desenvolvimento; custos de hospedagem, certificado SSL, integrações e extensões; manutenção e suporte são alguns itens que influenciam no valor de um e-commerce. 

    Vale lembrar que criar um e-commerce é um investimento significativo, porém, com alto poder de transformar a realidade de um negócio. Sendo assim, é importante realizar uma análise detalhada das suas necessidades e objetivos antes de tomar decisões sobre plataformas e recursos específicos. 

    Além disso, considere a escalabilidade da solução escolhida para garantir que ela possa crescer junto com o seu negócio.

    Aproveite e leia também: 

    Como criar um e-commerce: o que ele precisa para ter sucesso? 

    É claro que o sucesso de um empreendimento vai muito além das tecnologias escolhidas. Uma plataforma robusta, sem dúvida, ajuda muito no processo, mas há outros fatores e elementos essenciais para atrair, envolver e converter clientes para a sua loja virtual. 

    Aqui na Attri, por exemplo, somos grandes entusiastas do UX Design. Acreditamos que produtos digitais de sucesso passam pela construção de uma interface intuitiva e que prioriza o usuário

    No caso de um e-commerce, a criação de uma plataforma personalizada envolve, além do UI e UX Design, uma combinação de elementos essenciais. 

    Aqui estão alguns dos principais requisitos para o sucesso de um e-commerce:

    1. Design responsivo e intuitivo

    Um layout intuitivo e responsivo é capaz de oferecer uma experiência agradável ao usuário, que pode comprar na loja através de diferentes dispositivos. A criação do layout deve respeitar a identidade visual da marca, mas sempre guiar o usuário a uma jornada incrível e que faça com que ele queira voltar sempre. 

    2. Catálogo de produtos bem estruturado

    Entender como criar um e-commerce é pensar de maneira global, desde o planejamento até as ações de marketing. Isso inclui também a organização dos produtos com descrições claras, imagens de alta qualidade e informações detalhadas. 

    Ofereça ao seu cliente a experiência que você gostaria de experimentar quando acessa uma loja virtual. 

    3. Facilidade de navegação

    Uma de sucesso passa por uma navegação simples e intuitiva, pois isso faz com que os usuários encontrem rapidamente o que estão procurando, motivando-os ainda mais a seguir na jornada. 

    O usuário pode até estar em busca de um único produto, mas se a plataforma estiver otimizada para oferecer, durante a navegação, outros itens interessantes, certamente ele poderá incluir no carrinho.  

    4. Segurança online:

    Já falamos sobre a importância de garantir total segurança ao criar um e-commerce. Veja, seus clientes precisam se sentir confiantes ao colocar seus dados durante as compras. Por isso, o uso do certificado SSL é obrigatório para garantir a segurança das transações online e a proteção das informações dos clientes.

    5. Processo de checkout simples 

    Além de oferecer diversas formas de pagamento, outro fator que contribui para o sucesso de um e-commerce é ter um processo de checkout eficiente, com o mínimo de etapas possível, reduzindo a taxa de abandono de carrinhos.

    6. Política de devolução transparente

    Faz parte da experiência do cliente, e até mesmo um direito, poder devolver o produto. Contudo, crie uma política de devolução transparente e deixe bem acessível na loja. Incentive, durante a navegação, incluindo algum botão antes de checkout, que o usuário leia e esclareça todas as suas dúvidas. Faça uma política de troca e devolução que seja fácil de entender, contribuindo para a confiança do cliente.

    7. Integração com redes sociais

    Não existe empresa que atue online que não tenha um perfil nas redes sociais. Caso contrário, o negócio está perdendo oportunidades de crescimento. Ao integrar o seu e-commerce com as redes sociais, você aumenta as chances do seu negócio obter sucesso. 

    Ter uma presença ativa nas redes sociais ajuda a promover a marca, engajar clientes e a direcionar tráfego para o site.

    Plataformas de e-commerce populares

    Existem várias plataformas de e-commerce populares que são amplamente utilizadas por empreendedores para começar a vender online. 

    Contudo, antes de escolher uma plataforma, avalie suas necessidades específicas, como o tamanho do inventário, a complexidade do produto e suas metas de crescimento. Além disso, considere fatores como taxas, suporte ao cliente e a capacidade da plataforma de se integrar a outras ferramentas e serviços que você possa precisar.

    A escolha da plataforma dependerá das necessidades específicas do seu negócio, do seu orçamento e das funcionalidades desejadas. 

    Aqui estão algumas das plataformas mais conhecidas e amplamente utilizadas:


    • AI Commerce
    • Nuvemshop
    • Mercado Shops
    • WooCommerce 
    • Tray 
    • Loja Integrada 
    • WBuy 
    • Wix 
    • Shopify
    • WooCommerce:
    • Magento
    • BigCommerce
    • Square Online
    • PrestaShop
    • Volusion
    • OpenCart
    • Squarespace

    Será que minha marca tem o potencial para ser um e-commerce?

    Caso você ainda tenha dúvidas sobre se deve investir ou não na transformação digital do seu negócio, tenha em mente que hoje em dia todo negócio tem potencial para atuar online. 

    Pode ser um desafio no início, principalmente para empreendedores que não têm qualquer experiência com o universo digital. Afinal, são tantas tecnologias e ferramentas que com certeza deixam todos um pouco confusos. 

    Mas tudo é adaptação e principalmente vontade de querer se transformar. Pode ter certeza: todas as marcas têm potencial para atuar na internet e a criação de um e-commerce amplia significativamente as oportunidades

    As estatísticas, como mencionamos anteriormente, são super positivas com crescimento expressivo todos os anos. Com a pandemia, o e-commerce se fortaleceu ainda mais e deverá seguir firme com novas tendências. 

    Aliás, falamos aqui no blog da Attri sobre algumas das principais tendências de e-commerce. Vale a pena você dar uma olhada. 

    Crie o seu e-commerce com a Attri 

    Agora que você já entendeu como criar um e-commerce e sente vontade de dar o primeiro passo, saiba que aqui na Attri contamos com uma equipe de experts no desenvolvimento de soluções tecnológicas de alta performance. 

    Somos especialistas em UX e UI Design e estamos prontos para traduzir a essência da sua marca em diversas plataformas digitais. 

    E sabe o melhor de tudo? Se você quer começar rápido, temos uma plataforma pronta e totalmente adaptável às suas necessidades. Agende uma conversa agora e vamos te dar mais detalhes sobre a plataforma AI Commerce. 

    Preparados para transformar seu projeto em realidade? 



    Foto Pedro Hermano

    Quem escreveu este conteúdo:

    Pedro Hermano

    A inquietação do Pedro está no DNA da Attri, assim como a sua vontade de compartilhar conhecimento. É autor do livro Marketing Digital Imobiliário, no qual compartilha seus mais de 10 anos de experiência na área, além de ter vencido o Prêmio Profissional Digital Abradi 2018. Atualmente, se dedica a desvendar o universo da usabilidade e da paternidade com a ajuda da sua filha Teresa.

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