
Índice
O forte interesse dos brasileiros por consumir conteúdos em vídeos tem feito investidores e empreendedores se interessarem em saber como criar um aplicativo de streaming? De fato, essa pode ser uma ótima alternativa para ter seu próprio negócio.
Afinal, somente nos últimos dois anos, os aplicativos de streaming cresceram 300% nas lojas Google Play Store e da Apple Store, como aponta uma pesquisa realizada pela RankMyApp.
Nem é preciso pesquisa para ter certeza de que os usuários de internet e aplicativos abraçaram de vez os streamings. Você mesmo deve aproveitar o seu tempo livre para maratonar séries, assistir videoaulas e ouvir podcasts, não é mesmo?
E quando se fala em negócios? Será que criar um aplicativo de streaming vale a pena? É sobre esse assunto que vamos falar a seguir. Confira.

O que é um aplicativo de streaming?
O conteúdo produzido pela televisão está perdendo telespectadores para as grandes plataformas de streaming como Disney+, Star +, Apple TV, Netflix, HBO Max, Globoplay, entre tantas outras que não param de surgir.
Para não perderem ainda mais público dentro do mercado de produção de conteúdo em vídeo, canais de televisão tradicionais começaram a desenvolver e lançar seus próprios aplicativos de streaming.
Os aplicativos de streaming são plataformas digitais que utilizam a internet para transmitir conteúdo em vídeo e áudios. O streaming é uma tecnologia de distribuição que tem crescido cada vez mais, e encantando tantos os usuários.
Você conhece alguém, por exemplo, que não seja assinante de pelo menos um aplicativo de streaming? Através da tecnologia, podemos assistir séries, filmes, documentários e ouvir músicas e podcasts. Os aplicativos de streaming são como a televisão e a rádio da modernidade, uma vez que têm a mesma função de exibir conteúdos diversos: educativos, informativos e de entretenimento.
Os serviços de streaming caíram no gosto dos usuários pela praticidade de poder assistir e ouvir conteúdos de qualquer lugar, utilizando apenas um tablet, smartphone, smart TV ou notebook.
Para facilitar ainda mais e melhorar a experiência do usuário, boa parte das empresas passaram a oferecer a opção de baixar o conteúdo. Com isso, é possível assistir a sua série favorita mesmo se você estiver em um local sem sinal de internet.
Principais plataformas de streaming
- Netflix
- Amazon Prime
- Star+
- HBO Max
- Globoplay
- Telecine Play
- Apple TV
- Paramount+
- Disney+
- Mub
Serviços de streaming grátis para você conhecer
- VX
- Pluto TV
- OpenPlex
- Stremio
- Vix Cine e TV
- Net Movies
- Plex
- ViKi
- TubiTV
- Pokémon TV
Criar um aplicativo de streaming vale a pena?
Será que vale a pena competir com grandes empresas do mercado? Já imaginou lançar a sua plataforma estilo Netflix? Embora pareça um tanto desafiador, aqui cabe uma reflexão sobre qual é o seu propósito e objetivo ao desenvolver um aplicativo, seja ele de streaming ou com foco em oferecer outros tipos de serviços.
Pois bem, no caso do aplicativo de streaming, não necessariamente você precisa competir e criar um aplicativo igual Netflix ou HBO Max, mas sim se inspirar na proposta e no conceito por trás da tecnologia do streaming.
Por exemplo, você pode inovar e criar um projeto para oferecer conteúdos exclusivos sobre um assunto que domina para um grupo de assinantes. Imagine quantas pessoas estariam interessadas em assistir ou ouvir conteúdo sobre viagem, literatura, esportes, tecnologia, saúde, vida fitness, psicologia e saúde mental…
Para quem busca empreender em um negócio online próprio, entender como criar um aplicativo de streaming pode se tornar uma atividade rentável e que possibilitará você a ter sua própria fonte de renda.
Os números sobre o mercado são promissores e podem te motivar ainda mais. Veja que, entre 2021 e 2022, o público do streaming cresceu 14%. Outro ponto é que as plataformas de streaming democratizaram o acesso a diversos conteúdos interessantes, que não costumam passar nos canais abertos.
E o público, antenado ao custo-benefício do streaming, tem deixado os serviços de assinatura de televisão um pouco de lado. Tanto que a cada 10 TVs ligadas no país, duas passam a maior parte do tempo sintonizadas nos aplicativos de streaming.
Portanto, criar um aplicativo de streaming não somente vale a pena, como pode representar a transformação que muitas empresas buscam. No caso da criação de uma plataforma de streaming para empresas, o projeto já se torna obrigatório em setores de comunicação e mídia, por exemplo.
Mas vale ressaltar que o grande diferencial dos produtos digitais está na facilidade de qualquer pessoa ter a oportunidade de criar seus próprios projetos e inovar. Aos poucos, vamos nos deparando com aplicativos de streaming independentes que usam a Netflix como um modelo, porém, oferecem um conteúdo totalmente exclusivo, geralmente em assuntos que dominam.
Entenda como funciona o serviço de streaming
Você sabia que o streaming funciona dividindo o conteúdo em pedaços menores ou em pacote de dados? É isso mesmo. Os dados e pacotes são enviados para o seu dispositivo, celular ou computador, por exemplo, e o reprodutor interpreta os dados como áudio ou vídeo (dependendo do tipo de streaming). Lembrando que um aplicativo de streaming é geralmente utilizado para a transmissão online de áudios, vídeos e jogos.
Sabe quando você está assistindo e trava de repente? É que os pacotes de dados do buffering, pré-carregamento e um dos componentes essenciais do processo de streaming, foi travado pelo reprodutor por conta de conexão lenta. Aos poucos, o buffering vai acumulando os pacotes de dados até que tenha um conteúdo suficiente para dar continuidade à reprodução.
Em conexões rápidas, você nem percebe esse “acúmulo”, porque filmes e séries rodam normalmente. As empresas de streaming precisam de servidores ou serviços em nuvem de excelente qualidade para armazenarem grandes quantidades de conteúdo.
Como ter o seu próprio aplicativo de streaming?
Se você está planejando iniciar um novo serviço digital, e pensa em criar uma plataforma de streaming, a maneira que oferece melhor custo benefício é buscar uma software house experiente, que conta com equipe multidisciplinar, ferramentas e tecnologias de ponta.
Ao encontrar uma empresa parceira, você usufrui de todos os benefícios e infraestrutura oferecida pela software house, que além de entregar o seu aplicativo de streaming, realiza o lançamento na loja e ainda oferece o suporte e manutenção para que seu app continue evoluindo e conquistando cada vez mais usuários.
Para estruturar a sua ideia, comece pelos seguintes pontos:
1 - Modelo de negócio: qual nicho gostaria de atuar dentro do mercado de streaming e como planeja rentabilizar a plataforma. Pode ser através de assinaturas mensais, anuais ou oferecer o conteúdo gratuito, mas com anúncios;
2 - Defina o tipo de conteúdo: após definir o nicho, que pode ser conteúdo sobre viagens, educativos, videoaulas de matemática, autoconhecimento, aulas de meditação, entre outros, você deve ter em mente que o pilar de um aplicativo de streaming é justamente a produção de conteúdo original, com qualidade e que ofereça valor e entretenimento aos usuários.
3 - Aplicativo com foco em usabilidade e experiência do usuário: com seu plano de negócio estruturado e conteúdo bem definido, o próximo passo é partir para o desenvolvimento do aplicativo. Veja, a Netflix se tornou uma das maiores empresas do mundo por ter como prioridade oferecer uma jornada fácil, rápida e intuitiva aos usuários.
Além da alta produção de filmes, séries e documentários para diversificar o catálogo, eles utilizam na plataforma estratégias de UX Design para aprimorar a experiência dos assinantes.
Você mesmo já deve ter reparado que algumas plataformas de streaming não contam com uma busca eficiente, por exemplo, ou não oferecem a opção de ler a sinopse como forma de facilitar a navegação para o usuário. São detalhes aparentemente simples, mas que tornam a experiência mais dinâmica e agradável.
Dicas para desenvolver a sua ideia de aplicativo de streaming
Seja para uma plataforma de streaming para empresas ou criar um aplicativo igual a Netflix, com um desenvolvimento bem planejado, liderado por um time de experts, você poderá ter em mãos um produto inovador com capacidade de gerar bons resultados para o seu negócio.
Preparamos algumas dicas de como criar um aplicativo de streaming e ter sucesso com a sua plataforma. Confira:
1 - Defina o tipo de público
Imagine o que os líderes e equipe da Netflix e das demais plataformas pensaram quando tiveram a ideia de criar um aplicativo de streaming? Exemplo: queremos oferecer conteúdo para cinéfilos, pessoas apaixonadas por séries e telespectadores de documentários.
E você, qual tipo de público gostaria de atingir com a sua plataforma de streaming? Se a sua ideia é criar vídeos de viagens, o seu público será: mochileiros, turistas e apaixonados por viagens em geral.
A partir da definição do público, você poderá ter um norte, tanto para planejar o conteúdo, como estruturar as redes sociais e campanhas de marketing.
2 - Escolha o formato
Sua ideia é desenvolver um streaming de áudio ou vídeo? Com o público definido, é hora de pensar no formato, pois isso também é determinante para quando o projeto chegar na etapa de desenvolvimento.
Fique tranquilo, pois a empresa de desenvolvimento de aplicativos que você contratar estará ao seu lado em cada uma das etapas, e poderá ainda sugerir insights essenciais para aprimorar o seu produto.
Streaming de áudio, com formato de podcasts; estilo rádio FM com programação ao vivo, uma rádio temática dos anos 80… Esses são apenas exemplos para ajudar você a pensar no formato, em caso de optar por conteúdo em áudio.
No caso de conteúdo em videoaulas, elas poderão ser gravadas ou oferecidas ao vivo para os assinantes.
3 - Faça o planejamento dos conteúdos
Essa é a tarefa mais desafiadora ao criar um aplicativo de streaming, pois você vai precisar planejar cada conteúdo com atenção para que os usuários possam receber algo inédito.
No caso de um streaming de videoaula, é preciso estruturar o conteúdo de acordo com as matérias e temas a serem aprendidos por ordem para não causar confusão aos usuários. Além das aulas gravadas e distribuídas, para que o seu aplicativo de streaming continue atrativo, você deverá planejar novos conteúdos periodicamente.
4 - Busque parcerias
Depois de entender como criar uma plataforma de streaming, outro ponto importante que você deve ter em mente é encarar o projeto como uma empresa. Aliás, o erro de muitas pessoas que empreendem no digital é pensar que os resultados surgem rápido e sem muito esforço.
Todo produto online deve ser estruturado e planejado como uma empresa normal. Portanto, as parcerias são um fator determinante para o seu aplicativo de streaming decolar e ser bem aceito no mercado.
Você pode buscar parcerias com especialistas sobre o tema central do seu streaming, por exemplo, astrologia, quem são os maiores profissionais da área? Você pode convidá-los para apresentarem uma videoaula, ou participarem de algum evento ao vivo e transmitido pela plataforma.
Busque também parcerias para a divulgação do aplicativo, desde influenciadores a empresas interessadas em investir no seu negócio.
5 - Priorize a experiência do usuário
Quanto mais você investir em user experience, mais chances a sua plataforma de streaming tem de fazer sucesso. Conteúdo de qualidade, botões que estimulam a interação, navegação rápida e intuitiva, design atrativo e com jornada do usuário bem definida com as melhores práticas de UI e UX.
Dê preferência para uma empresa de desenvolvimento de aplicativo que já tenha em sua cultura a criação de projetos com foco em usabilidade e UX Design.
6 - Invista em segurança
Os usuários de um aplicativo precisam se sentir confortáveis e seguros na hora de colocar seus dados. Priorize o investimento em segurança para que o aplicativo receba boas avaliações e transmita, acima de tudo, seriedade e profissionalismo.
7 - Faça atualizações constantes
Após a criação de um aplicativo de streaming, o trabalho deve continuar com a manutenção e atualização. É isso que garante o crescimento em relação às funcionalidades, evitando erros, bugs e falhas que atrapalham a experiência do usuário.
Vantagens de criar um aplicativos de streaming

Quanto custa criar um app de streaming?
Aqui no blog da Attri, nós já escrevemos um artigo bem completo detalhando as etapas de um projeto de desenvolvimento de apps e uma média dos custos.
O valor total de investimento vai variar de acordo com as funcionalidades, integrações e ferramentas implementadas. O tamanho do projeto, tempo e profissionais envolvidos também influenciam no custo para criar um aplicativo de streaming.
Por isso, a nossa sugestão é que você converse com um especialista para apresentar alguns detalhes da sua ideia, falar um pouco sobre as expectativas em relação ao projeto e assim você terá um orçamento personalizado de acordo com as suas necessidades.
Desenvolva o seu aplicativo de streaming com a Attri
Deu pra entender um pouco mais sobre como funciona a criação de um aplicativo de streaming? Se você ainda tem dúvidas, saiba que contamos com um time de especialistas que terá o maior prazer em bater um papo e esclarecer tudo sobre o desenvolvimento de apps.
Aqui na Attri, já desenvolvemos mais de 100 aplicativos e temos uma metodologia própria, focada com UI e UX Designer. Somos reconhecidos pela revista Exame entre as empresas que mais crescem. Em 2022, a Attri foi premiada na categoria de negócios com receita operacional líquida entre R$ 2 milhões e 5 milhões, durante o evento Negócios em Expansão.
Agende agora mesmo uma conversa com a nossa equipe e, juntos, vamos criar seu aplicativo de streaming.

Quem escreveu este conteúdo:
Attri
Consolidada entre as principais empresas de Tecnologia e Usabilidade do Brasil e com mais de 12 anos no mercado, trabalhamos para resolver os problemas de sua empresa, gerando um impacto real nos seus resultados.
Vamos desenvolver o seu projeto?
Conte um pouco mais sobre o seu projeto para que possamos encontrar a melhor solução e agendarmos uma conversa mais aprofundada.
Agende uma conversa








Outros artigos de destaque do blog
Certificações

Empresa
Carbono Zero

Empresa Great
Place To Work 2022

Ranking empresas que mais crescem no Brasil
- Ranking EXAME 2023
Parceiros

Plataforma de serviços de computação em nuvem oferecida pela Amazon.

Plataforma SaaS de comércio digital, marketplace e OMS.

Empresa de software que oferece uma plataforma de CRM integrada.