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App marketing: entenda o que é o processo e confira algumas dicas de como executá-lo

Os aplicativos são produtos essenciais para a transformação digital de empresas. Afinal, eles abrem novas portas aos usuários, estreitando o laço entre clientes e a marca. A fim de que essas ferram...

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Attri

15 novembro 2022
Imagem de destaque App marketing: entenda o que é o processo e confira algumas dicas de como executá-lo

Os aplicativos são produtos essenciais para a transformação digital de empresas. Afinal, eles abrem novas portas aos usuários, estreitando o laço entre clientes e a marca. A fim de que essas ferramentas sejam bem-sucedidas, porém, é importante que haja um processo de app marketing eficiente por trás de seu lançamento.

Índice


    Isto é, você precisa saber como divulgar o seu aplicativo para que ele assuma posições relevantes nas app stores. Quanto mais as pessoas estiverem falando sobre uma determinada ferramenta, mais chances ela tem de chegar ao conhecimento de seu público-alvo — assim como a própria marca.Sendo assim, o app marketing acaba fazendo parte da sua estratégia comercial como um todo. Afinal, o objetivo deste processo não é apenas divulgar a ferramenta, mas fazer com que sua empresa passe a ser uma presença on-line relevante. Como sabemos, hoje em dia, esse passo é fundamental.Porém, como fazer marketing para aplicativo? Quais são as melhores estratégias e as mais pertinentes técnicas para divulgar a ferramenta? A seguir, confira algumas dicas que serão de grande ajuda na hora de traçar um plano comercial para seu app. Com isso, esperamos que você consiga atingir os objetivos esperados com sua aplicação.

    Entendendo o app marketing


    Antes de conferir algumas dicas para divulgar seu aplicativo, é importante entender melhor o conceito de app marketing. De maneira geral, estamos falando de um processo que visa atrair a maior quantidade de usuários possível para uma ferramenta, fazendo com que eles façam o download do app posteriormente.As apps stores estão repletas de opções de ferramentas que atendem a necessidades variadas dos usuários. Estamos falando de ambientes em que a concorrência é muito alta. Assim, não é nem um pouco incomum observar indivíduos migrando de um aplicativo para outro que realize uma função parecida.Sendo assim, o plano de marketing para aplicativo também tem como objetivo garantir que os usuários baixem e permaneçam usando sua ferramenta. Isso porque muitas pessoas têm o costume de realizar o download de um app e utilizá-lo pouquíssimas vezes.Dessa forma, a divulgação acaba servindo também para “lembrar” os seus clientes da existência da sua ferramenta. Para isso, é necessário que haja muito engajamento em cima do aplicativo. Quanto mais popular o app, mais chances sua empresa tem de se destacar no meio digital.

    Dicas de app marketing


    Agora que você entendeu o que é app marketing, chegou a hora de saber como divulgar um aplicativo. Seguindo certos passos, sua ferramenta se tornará mais conhecida entre os usuários. Veja, a seguir, algumas das principais técnicas usadas no processo!Profissional avaliando aplicativo

    Otimize sua ferramenta


    A primeira dica é também a mais óbvia. Você deve fazer com que seu aplicativo seja encontrado facilmente pelos usuários. Para isso, você pode contar com técnicas de ASO (App Store Optimization), por exemplo. Esse processo visa ao rankeamento da sua ferramenta em lojas digitais de forma orgânica.No entanto, você também pode optar por opções pagas, como links patrocinados que são fornecidos como resultados por buscadores. Tudo dependerá da sua estratégia e do quanto você está disposto a gastar com a divulgação do app. Você também pode criar blogs e perfis em redes sociais para anunciar a aplicação.

    Fornece algo novo ao usuário


    Uma das melhores formas de atrair o olhar do seu público-alvo é oferecendo uma ferramenta inovadora e única. Afinal, por que alguém perderia tempo buscando e fazendo o download do seu app se há outros mais populares que desempenham a mesma função?Além disso, é essencial garantir que o aplicativo proporciona uma experiência exclusiva em relação à sua marca. Tenha em mente, portanto, que ele não deve contar com as mesmas funcionalidades do seu site institucional ou outra ferramenta.Uma vez que o valor do app estiver definido, coloque-o em destaque em suas peças de divulgação. A fim de que a estratégia funcione, as pessoas devem identificar rapidamente um motivo para usar sua aplicação.

    Use vídeos e screenshots na divulgação


    Muitos usuários são facilmente atraídos por peças publicitárias audiovisuais. Logo, contar com um vídeo na página do seu aplicativo pode ser uma boa ideia. Ele deve apresentar (de forma rápida) quais são as principais funções desempenhadas pela ferramenta, assim como os motivos para o usuário baixá-lo em seu dispositivo.Ainda, é importante mesclar alguns prints da interface do app nas páginas de divulgação. Com isso, o usuário começa a se familiarizar com a ferramenta, percebendo o quão intuitiva e adaptada ela é às suas necessidades.

    Converse com a mídia


    Outra dica de grande valor é entrar em contato com veículos midiáticos que podem estar interessados em escrever sobre seu app. Procure jornais, revistas e sites que produzem conteúdos voltados para seu público-alvo. Em alguns casos, os veículos podem aceitar patrocínios.Também vale entrar em contato com influenciadores que sejam autoridades na sua área. Você pode contar com a ajuda dessas pessoas para expandir o alcance da ferramenta, atraindo mais usuários.

    Desenvolva e divulgue seu aplicativo com a ajuda da Attri


    Esperamos que, com essas dicas de app marketing, você possa expandir sua estratégia e divulgar sua ferramenta para mais usuários. Continue lendo os conteúdos do blog da Attri para aprender mais sobre o desenvolvimento e a distribuição de aplicativos.
    Foto Pedro Hermano

    Quem escreveu este conteúdo:

    Pedro Hermano

    A inquietação do Pedro está no DNA da Attri, assim como a sua vontade de compartilhar conhecimento. É autor do livro Marketing Digital Imobiliário, no qual compartilha seus mais de 10 anos de experiência na área, além de ter vencido o Prêmio Profissional Digital Abradi 2018. Atualmente, se dedica a desvendar o universo da usabilidade e da paternidade com a ajuda da sua filha Teresa.

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