
Índice
Cuidar da saúde mental deve ser prioridade, e agora com o apoio de um app de terapia, ficou ainda mais acessível encontrar bons profissionais.
Empresas e profissionais da área se depararam com uma ótima oportunidade de expansão das atividades por meio da consulta online.
Embora alguns defendam que a terapia deva ser no “cara a cara”, dentro dos consultórios, com a pandemia houve a necessidade do atendimento terapêutico online.
E como os conflitos psíquicos, crises de ansiedade e depressão aumentaram muito, os aplicativos de terapia seguem com uma grande demanda. Neste sentido, não resta dúvida que a tecnologia se tornou forte aliada na busca por um equilíbrio emocional, claro, quando bem utilizada.
Se você tem interesse em saber mais sobre app de terapia ou até mesmo criar um como negócio, continue a leitura.
App de terapia: tecnologia a favor da saúde
Os aplicativos estão cada vez mais integrados ao dia a dia das pessoas. Eles revolucionaram a maneira como interagimos e a forma como nos relacionamos com o mundo.
Atentos ao novo comportamento dos usuários, que praticamente não vivem mais sem um celular nas mãos, cada setor tem buscado evoluir com a tecnologia. Tanto que há aplicativos de diversos tipos e para quase tudo o que a gente possa imaginar.
E com a saúde mental não é diferente. Além dos apps de terapia que oferecem conteúdos diversos, aulas de yoga, autoconhecimento, meditação e conversas utilizando inteligência artificial, há também os apps que conectam profissionais e pacientes.
O Zenklub e o Doctoralia são exemplos de serviços online onde é possível encontrar profissionais da área de psicologia, psicanalistas, terapeutas holísticos, além de outras especialidades.
Além do recurso ser uma forma de renda extra para os profissionais, que podem atender pelo aplicativo pacientes de qualquer lugar, representa também uma ótima ferramenta de apoio.
Saúde mental tem terreno fértil no digital
Nunca se precisou tanto de apoio profissional terapêutico como nos tempos atuais. A pandemia agravou os casos de depressão e ansiedade, que já eram altos antes do isolamento.
De acordo com dados da OMS, estima-se que mais de 300 milhões de pessoas no mundo todo sofram de depressão. No Brasil, a estimativa é que 12 milhões de pessoas sejam afetadas pela doença.
A OMS também divulgou um resumo científico em março de 2022, onde mostrou um aumento de 25% nos casos de depressão e ansiedade no mundo, somente no primeiro ano de pandemia.
Outro ponto que ajuda a fortalecer os aplicativos de terapia é o fato das pessoas estarem mais abertas a procurarem ajuda. Antigamente, fazer terapia era visto com um certo preconceito, mas hoje se compreende melhor o quanto cuidar da mente é importante para o nosso crescimento e bem-estar.
E como não é sempre que dá para se deslocar até um consultório, os apps de terapia acabaram desempenhando um papel fundamental na rotina das pessoas.
App de terapia: como criar um aplicativo de saúde mental?
Empresas do setor de saúde e profissionais autônomos podem desenvolver um aplicativo para terapia online como forma de atrair mais clientes e expandir o atendimento para todas as regiões do país, inclusive fora do Brasil.
Você pode criar um app de terapia contratando programadores autônomos ou optando por uma software house. Como vimos até aqui, o crescimento dos aplicativos de terapia representam oportunidade de crescimento, além de serem inovadores diante da própria tendência e necessidade dos cuidados com a saúde mental.
Porém, para que o app seja bem-sucedido, é preciso que ele tenha uma boa usabilidade, design atrativo e que seja centrado nas necessidades dos usuários. Em outras palavras, ele deve ser fácil de navegar, ter boa encontrabilidade, além de profissionais e valores acessíveis de consultas.
Aqui na Attri, já desenvolvemos aplicativos e sites personalizados para diferentes nichos e temos soluções prontas e personalizáveis para quem precisa lançar um app rápido.
Aproveite e confira o nosso portfólio.
Inteligência artificial e apps de terapia
Quem acompanha o setor de tecnologia sabe o quanto a IA - inteligência artificial tem sido utilizada e integrada a novas soluções. A forma mais tradicional de terapia online é através de videochamadas cujo recurso é inserido dentro da própria ferramenta.
O paciente faz a busca, encontra diversas opções de psicanalistas e psicólogos e pode escolher por tipos de abordagem, currículo, experiência, entre outros detalhes que são descritos no perfil do profissional.
A agenda com os horários ficam disponíveis e o paciente faz o agendamento direto, usufruindo de toda comodidade. No dia da consulta, o app de terapia envia um alerta, assim como o link da videochamada.
Porém, nem todos ainda se sentem confortáveis em iniciar uma análise com um profissional. Para essas pessoas, a inteligência artificial tem sido uma facilitadora, pois há uma série de aplicativos onde é possível conversar por mensagens de texto.
É claro que robôs de inteligência artificial, conhecidos também como chatbot, jamais devem substituir uma terapia de verdade, através do diálogo e acolhimento com um profissional. Eles foram criados apenas como um apoio, até mesmo visando oferecer respostas mais amigáveis para pessoas que não têm condições de arcar com a terapia convencional.
Vitalk
Um exemplo de aplicativo de terapia gratuito é o Vitalk, criado com inteligência artificial, a aplicação usa chatbots para oferecer aos pacientes um ambiente interativo de conversa.
Criada a partir de elaborações de perguntas e respostas feitas por uma equipe de especialistas e profissionais terapeutas, a tecnologia tem como objetivo auxiliar pessoas a distância que precisam tirar dúvidas rápidas e receber algum tipo de auxílio sobre alguma questão, principalmente naqueles momentos de mais urgência.
Por enquanto, o Vitalk está disponível apenas pelo pelo Facebook Messenger, mas a empresa pretende lançar em breve o aplicativo.
Aplicativo de terapia e saúde: motivos para criar o seu app personalizado
O investimento em soluções tecnológicas nunca foi tão presente no cotidiano das empresas e profissionais autônomos. Através de soluções personalizadas, muitos profissionais encontram espaços confiáveis para atuarem, oferecendo seus serviços e aumentando a rede de clientes atendidos.
Por isso, muitas empresas do setor de saúde estão lançando aplicativos próprios como forma de controlarem melhor suas atividades através da transformação digital. Seja grandes empresas ou profissionais autônomos, ter um app personalizado pode ajudar a levar o seu negócio para um outro patamar.
Veja a seguir algumas das vantagens de lançar um aplicativo próprio:
Mais controle e personalização
Ao lançar um aplicativo de terapia próprio e personalizado, o profissional se torna mais autônomo e gerente da sua própria atuação. Com isso, ele consegue ter maior controle da sua agenda.
Além do aplicativo ser uma ferramenta de trabalho, proporcionando mais organização na rotina, ele propicia a ampliação do atendimento para todas as regiões do país.
Mais proximidade com os pacientes
Outro ponto a ser destacado é a utilização das melhores práticas de UX no desenvolvimento. Por isso, procure empresas que têm em sua cultura a criação de soluções centradas no usuário.
Um aplicativo bem projetado e com design atrativo pode melhorar o engajamento dos pacientes, fornecendo informações úteis, lembretes de consultas, resultados de exames e interações diretas com profissionais de saúde.
Acesso a dados
Analisar dados atualmente é a grande chave para obter resultados positivos, não importa qual seja o nicho. Aliás, essa é a grande arma das soluções tecnológicas, permitir o acesso a dados e informações sobre como os usuários se comportam dentro de aplicativo ou site. Com isso, os profissionais podem melhorar suas estratégias de marketing, oferecer novos produtos e entregar serviços com mais qualidade.
Conveniência
Não há como negar o quanto é conveniente para os pacientes poderem acessar online a agenda dos profissionais e escolher o melhor horário para seus atendimentos. Além de prático, é muito mais dinâmico, até mesmo para fazer remarcações sem a necessidade de ligar para o consultório.
Maior visibilidade
Ter uma presença online é algo obrigatório para os terapeutas que querem crescer na carreira. E tanto um site profissional quanto um aplicativo personalizado são ferramentas que propiciam maior visibilidade e ajudam no gerenciamento das atividades.
Manutenção contínua
Mesmo após o lançamento do aplicativo, lembre-se de incluir no planejamento a etapa de suporte e manutenção. Ela deve ser contínua para que os apps de terapia continuem evoluindo e se adequando ao mercado.
Além disso, a manutenção de aplicativos ajuda a prevenir falhas, bugs, aumenta a segurança e privacidade dos dados e mantém o app atualizado nas plataformas.
Faça seu aplicativo com a Attri
Você que é da área de saúde, não fique de fora da transformação digital e faça parte dessa nova vertente que busca ampliar e tornar mais acessível os atendimentos terapêuticos.
A Attri conta com soluções inovadoras, ajudando você a lançar seu aplicativo de um jeito simples e rápido. Contamos com uma equipe de profissionais capacitados que atua do planejamento, desenvolvimento até lançamento e suporte.
Que tal começar com uma consultoria grátis? Converse agora mesmo com um de nossos especialistas.

Quem escreveu este conteúdo:
Attri
Consolidada entre as principais empresas de Tecnologia e Usabilidade do Brasil e com mais de 12 anos no mercado, trabalhamos para resolver os problemas de sua empresa, gerando um impacto real nos seus resultados.
Vamos desenvolver o seu projeto?
Conte um pouco mais sobre o seu projeto para que possamos encontrar a melhor solução e agendarmos uma conversa mais aprofundada.
Agende uma conversa








Outros artigos de destaque do blog
Certificações

Empresa
Carbono Zero

Empresa Great
Place To Work 2022

Ranking empresas que mais crescem no Brasil
- Ranking EXAME 2023
Parceiros

Plataforma de serviços de computação em nuvem oferecida pela Amazon.

Plataforma SaaS de comércio digital, marketplace e OMS.

Empresa de software que oferece uma plataforma de CRM integrada.