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Os apps são ferramentas que abrem muitas portas para sua estratégia de negócios. Muitos deles, porém, podem ser baixados sem custo pelos usuários das lojas virtuais. Por esse motivo, uma dúvida muito comum é a seguinte: como aplicativos gratuitos podem gerar renda para uma marca?
Esse questionamento é bastante válido. Afinal, se o usuário não gasta nem um real ao fazer o download da aplicação, como a empresa detentora dos direitos da ferramenta consegue lucrar? Por mais que não seja um processo simples, é possível ganhar dinheiro com um aplicativo free.
Tudo, é claro, dependerá da sua estratégia de negócios. Há estratégias de monetização relacionadas à compras dentro do app ou simplesmente pela assinatura de planos com benefícios exclusivos. Para monetizar aplicativo, no entanto, é preciso entender o usuário para saber pelo que ele está disposto a pagar.
Sendo assim, para ajudá-lo, preparamos este conteúdo com as principais informações sobre a monetização de aplicativos gratuitos. Com isso, esperamos que você consiga reinventar seu modelo de negócios com mais facilidade, além de alavancar o desempenho do seu app nas lojas virtuais.
Aplicativos gratuitos: entenda como monetizar
Como você já percebeu, aplicativos gratuitos para o usuário podem ser uma fonte de renda para a empresa que a ferramenta representa. Para isso, você precisará, antes de mais nada, de uma estratégia de monetização. Esse planejamento guiará o projeto para o caminho mais lucrativo possível.
Essa estratégia para rentabilizar o app dependerá da categoria na qual a tecnologia se enquadra. Por isso, ela pode variar bastante. Além disso, é importante considerar o comportamento e as preferências dos usuários para implementar as melhores técnicas de monetização. Confira algumas delas a seguir:
Compras dentro do aplicativo
A primeira forma de conseguir renda com seus aplicativos gratuitos é fazendo com que os usuários realizem compras dentro da plataforma. Ao gastar certa quantia, a pessoa terá acesso a recursos exclusivos dentro da aplicação. Isso, no entanto, é algo opcional e fica a critério do usuário.

Essa estratégia é muito comum em aplicativos de jogos, por exemplo. Você pode baixar e jogar certos games sem gastar nada. No entanto, para ter acesso a algumas habilidades, skins (roupas customizáveis para os personagens) e até ao dinheiro do jogo, é preciso comprar pacotes específicos.
Esse tipo de upgrade faz com que o jogador ganhe certas vantagens dentro do game. No geral, compras dentro do app aumentam o engajamento com a ferramenta. Além disso, elas aprimoram a experiência do usuário na plataforma da sua empresa.
É importante dizer que nem todos que baixarem seu app estarão dispostos a gastar com recursos extras. Assim, o ideal é se concentrar na parcela de usuários que demonstra interesse em gastar com a plataforma. Por isso, é importante investir em estratégias para atraí-los e mantê-los comprando pacotes de vantagens.
Publicidade
Outra maneira conhecida de monetizar um app gratuito é com publicidade. Por um acaso você já tentou utilizar uma ferramenta, mas foi interrompido por algum tipo de anúncio? Pois então, saiba que essa também é uma técnica de monetização para as plataformas.
Esse tipo de propaganda em app pode aparecer em forma de banner ou vídeo, por exemplo. O lucro será diretamente proporcional ao número de visualizações ou de cliques na propaganda. Tudo dependerá, é claro, do acordo feito entre sua empresa e a marca anunciante.
Por mais que essa seja uma forma eficiente de gerar renda com o aplicativo, a técnica pode prejudicar um pouco a experiência do usuário. Afinal, ninguém gosta de ser interrompido o tempo inteiro por anúncios publicitários ao utilizar o smartphone, certo? Então, é importante não exagerar com as propagandas.
Assinaturas
Esse tipo de monetização une características das outras duas técnicas citadas anteriormente, mas com algumas especificidades. É muito comum ver aplicativos anunciando planos premium aos seus usuários, mesmo que disponibilizem certos recursos básicos. São os chamados apps “freemium” (“free” + “premium”).
Basicamente, esse tipo de plataforma impõe certas limitações aos usuários. O aplicativo em si pode ser baixado e utilizado de forma gratuita. No entanto, para que seja possível acessar funcionalidades extras, é necessário assinar algum plano específico.
Inclusive, muitos apps disponibilizam planos premium para usuários que não desejam mais ver publicidades ao utilizar a ferramenta. Uma forma de despertar o interesse é abrindo um período de teste gratuito, como uma demonstração dos recursos extras proporcionados pela assinatura.
A obrigatoriedade da assinatura pode acabar afastando alguns clientes. Por isso, o ideal é que o usuário sempre tenha a opção — mas que ele seja constantemente lembrado das vantagens de ser premium. Esse acaba sendo uma forma de rentabilidade mais assertiva, quando demonstra adesão.
Aprenda mais sobre estratégias digitais com aplicativos gratuitos no blog da Attri
Agora que você já sabe como monetizar aplicativos gratuitos, será muito mais fácil incluir uma ferramenta do tipo na sua estratégia de negócios. Para aprender mais sobre o assunto, continue de olho no blog da Attri. Temos sempre conteúdos gratuitos sobre tecnologia por aqui.

Quem escreveu este conteúdo:
Attri
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