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Cada vez mais presente no cotidiano, o aplicativo de telemedicina vem revolucionando o setor. A transformação digital tem acelerado o ritmo nos mais diversos setores, promovendo o avanço tecnológico, com novos recursos para aprimorar o atendimento dos clientes.
E com a medicina não seria diferente. Cada vez mais, a inovação digital dá forma ao setor de saúde, promovendo avanços positivos tanto para médico quanto para pacientes.
Se analisarmos as últimas duas décadas e, principalmente as mudanças pós-pandemia, houve uma transformação considerável no acesso do consumidor, uma colaboração entre pacientes e médicos e uma percepção inigualável da saúde dos pacientes.
A mudança comportamental, a evolução tecnológica e o avanço dos estudos de UX (user experience) promoveram um aumento dos aplicativos de software na área médica, principalmente aqueles voltados à telemedicina.
Neste artigo, vamos falar mais sobre os aplicativos de telemedicina, os benefícios e como a Attri pode ajudar no seu projeto de saúde. Boa leitura!
O que são aplicativos de telemedicina?
O termo telemedicina se refere a qualquer prática médica a distância, que ocorre geralmente com o apoio da internet. Nas últimas décadas, com a popularização dos aparelhos eletrônicos e com o aumento da área de cobertura em rede, a telemedicina se expandiu e passou a fazer parte do dia a dia de muitas clínicas médicas.
Vale reforçar que a telemedicina é uma prática regulamentada pela resolução n° 1643 do Conselho Federal de Medicina (CFM) que define e disciplina a prestação de serviços através da telemedicina.
Essa é uma das melhores definições do termo:
"É o ramo da medicina que, através de tecnologias de informática e telecomunicações, facilita a troca de informações entre profissionais de saúde e, por meio disso, aumenta a disponibilidade de diagnósticos e tratamentos aos pacientes." |
Com a telemedicina, o paciente pode ser atendido em qualquer dia e horário, relatar seus sintomas e receber o diagnóstico, prescrição de medicamentos ou a lista de exames a serem realizados. É como uma consulta presencial, mas sem a necessidade de deslocamento do paciente.
Essa inovação também permite que médicos de diferentes localidades troquem informações e discutam casos clínicos de forma remota, melhorando os diagnósticos e a condução dos tratamentos.
Como a telemedicina é aplicada?
A telemedicina pode atuar de diversas formas dentro das áreas de educação, assistência e pesquisa. Sendo assim, suas principais áreas de atuação são: teleassistência, teleducação e emissão de laudos a distância.
Quer saber mais sobre cada uma delas? Entenda melhor a seguir:
1. Teleassistência
Trata-se da área da telemedicina que contribui para a assistência médica nas instituições de saúde. Ou seja, ela acontece quando faz-se uso de recursos tecnológicos em benefício do tratamento do paciente.
Com este recurso, os profissionais que estão a quilômetros de distância podem trocar experiências e contribuir para um diagnóstico/tratamento mais preciso.
2. Teleducação
A teleducação é a área da telemedicina mais comum em todo mundo, além de ser a mais simples. De modo geral, ela se fundamenta na utilização da tecnologia e canais de comunicação como meio de acesso à informação por parte de profissionais da saúde.
Diversos recursos como videoconferências e a própria internet, simplificaram a disseminação de informações, o que contribuiu para uma maior qualificação na capacitação de médicos e demais profissionais do setor.
Ou seja, com o avanço tecnológico, ficou muito mais fácil dos profissionais se manterem atualizados sobre as novidades da área da saúde.
90% dos médicos acreditam que as novas tecnologias digitais, que possuem alto padrão de segurança e ética, podem ajudar a melhorar a assistência em saúde à população. Pesquisa da APM (Associação Paulista de Medicina) |
3. Emissão de laudos a distância
Atualmente, essa é a área com maior abrangência. Funciona assim: a clínica médica deve contratar uma empresa terceirizada que ficará responsável pela elaboração do laudo médico.
O mais interessante é que a clínica não precisa ter uma equipe exclusiva para atender à alta demanda de exames, gerando uma redução de custos considerável.
Vantagens da telemedicina para os pacientes
Como você pode perceber, a tecnologia já é uma realidade dentro do segmento da medicina. O avanço oferece diversas vantagens, tanto para os pacientes quanto para os profissionais da saúde.
Continue a leitura e descubra as vantagens dos aplicativos de telemedicina para os pacientes!
1. Conveniência
Um dos maiores benefícios para o paciente é obter um atendimento médico sem precisar se deslocar e perder tempo no trânsito, principalmente nas grandes cidades.
A possibilidade de relatar seus sintomas por meio de um aplicativo de telemedicina com certeza oferece muito mais comodidade e praticidade ao paciente.
2. Atendimento humanizado
Pode parecer contraditório, mas com certeza a telemedicina promove um atendimento mais humanizado ao paciente. Imagine: o médico está disponível a qualquer dia e horário para ouvir as queixas e atender as necessidades do paciente, se sentindo muito mais acolhido.
3. Saúde mais acessível
Em cidades mais afastadas dos grandes centros, é difícil receber um atendimento médico, ainda mais com um especialista. Através da telemedicina, o cuidado médico se expande, permitindo o acesso à uma população mais remota.
4. Menos burocracia
Com os aplicativos, a dinâmica do atendimento fica bem menos burocrático. Há redução no número de papéis e de pessoas com as quais o paciente deve passar para ser atendido. Basta ter um smartphone para falar com o médico.
Vantagens da telemedicina para os médicos
Vamos falar mais a fundo sobre os benefícios da telemedicina para os profissionais de saúde. Continue a leitura!
1. Diagnósticos mais precisos
Os médicos podem ter uma segunda opinião de profissionais de outras partes do país e do mundo sobre o caso em que estão atendendo. Com diversos pontos de vista, com certeza os diagnósticos se tornam mais precisos.
2. Flexibilidade
Falamos anteriormente como a telemedicina é conveniente para o paciente. Já no ponto de vista do médico, as vantagens também são grandes. A ferramenta permite uma flexibilidade de trabalho, já que ele pode atender nos horários mais convenientes. Outra vantagem é que ele não corre o risco de deixar o paciente esperando.
3. Acesso ao histórico médico
Certamente uma das grandes vantagens dos aplicativos de telemedicina é o armazenamento do histórico médico do paciente, permitindo o acesso de qualquer local. Outra vantagem é que as informações ficam guardadas na nuvem, de forma segura.
4. Menos trabalho administrativo
Grande parte do dia a dia de um médico nos hospitais é desperdiçado com documentos e tarefas administrativas. Como resultado, os médicos examinam menos pacientes e precisam ficar depois do trabalho para preencher toda a papelada. Um aplicativo de telemedicina minimiza essa demanda e automatiza muitas tarefas.
5. Mais pacientes significa maior receita
Se o profissional de saúde vai dedicar menos tempo em tarefas burocráticas, logo, sobra mais tempo para se dedicar aos pacientes. Com mais pacientes na agenda, consequentemente, a receita do médico aumentará.
Os desafios dos apps de telemedicina
Construir um aplicativo de telemedicina envolve diversos desafios, como a segurança e a conformidade legal.
Essa é uma breve visão geral do que é preciso ter em mente ao iniciar o desenvolvimento do aplicativo de telemedicina:
1 – Segurança
As informações de saúde particulares são confidenciais. Os aplicativos de telemedicina coletam e armazenam informações e, naturalmente, isso faz com que os clientes se perguntem se seus dados estão em um local seguro e quem tem acesso a eles.
Solução: para proteger os clientes, é preciso implementar alguns fatores de autenticação como identificação biométrica (ou facial) e terá que encriptar os dados. Essas medidas aumentam a segurança do app e protegem os dados, resguardando o usuário e colocando o app de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados.
2 – Falta de confiança
Outra preocupação é sobre a qualificação dos médicos. Os pacientes querem ter certeza que eles estão sendo atendidos por um profissional qualificado e com experiência.
Solução: depoimento dos pacientes e um sistema transparente de avaliação disponibilizado para os clientes e consulta dos CRMs.
3 – Complicações com a legislação
Até meados de abril de 2020, uma grande dificuldade era a Resolução nº 2.227/18, do Conselho Federal de Medicina (CFM), que só permitia que a teleconsulta fosse realizada depois de uma primeira consulta presencial. Até então, a consulta só era permitida se o paciente estivesse em uma região remota e acompanhado por um profissional da saúde.
No entanto, a pandemia mudou o cenário dos aplicativos de telemedicina. Sendo assim, foi autorizado que todas as consultas fossem remotas, inclusive por telefone.
Como a Attri pode ajudar no seu app de telemedicina
O aplicativo de telemedicina é uma grande inovação que permite cada vez mais o aumento do acesso da saúde pelo país, principalmente para localidades mais remotas.
Segundo uma pesquisa realizada pela Statista, o mercado mundial de telemedicina irá crescer três vezes seu tamanho até 2026. Estamos falando de um mercado de 175 bilhões de dólares. Lembrando que aplicativos não se limitam a fronteiras e medicina é algo universal.
Por isso, a Attri é a empresa de desenvolvimento de software que você precisa. Vamos apoiar a sua empresa na transformação digital, atuando em conjunto com a nossa equipe de especialistas.
Temos mais de 12 anos de experiência no mercado de tecnologia e usabilidade, com diversos apps entregues e lançados a clientes de diferentes nichos.
Nosso pilar essencial no desenvolvimento de aplicativos, sites e software é a experiência do usuário, por isso, priorizamos as melhores práticas de UI e UX Design para criar produtos que encantam os usuários.
Comece agora a tirar o seu projeto do papel, e agende um bate-papo com um de nossos especialistas.

Quem escreveu este conteúdo:
Attri
Consolidada entre as principais empresas de Tecnologia e Usabilidade do Brasil e com mais de 12 anos no mercado, trabalhamos para resolver os problemas de sua empresa, gerando um impacto real nos seus resultados.
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