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Advergame: conheça três cases de sucesso

O que é advergame? Advergame são jogos personalizados construídos com o único propósito de promover uma empresa, produto ou marca.

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Attri

10 novembro 2017
Imagem de destaque Advergame: conheça três cases de sucesso

Índice

    O que é advergame? Advergame são jogos personalizados construídos com o único propósito de promover uma empresa, produto ou marca.

    Os advergame podem não ser comum para aqueles que não estão familiarizados com a publicidade em jogos. Antes de listar os 5 exemplos de advergame cases de sucesso, irei descrever alguns tipos de advergame como: Publicidade Dinâmica no Jogo, Integração de Console, Publicidade Estática em Jogo e Advergaming.

    A inserção dos advergame na publicidade

    A publicidade explícita no jogo e a integração do console são, os tipos mais populares de advergame, pois, os dois métodos permitem a segmentação geográfica e a implementação em tempo real em jogos.

    A seguir, vamos dar uma breve explicação de cada tipo de advergame.

    Publicidade dinâmica no jogo (DIGA – Dynamic In Game Ads)

    É a publicidade em jogos online que são encontradas em diversos modelos, como: outdoors, painéis, rádio, música, etc. Elas são “personalizadas”, pois, podem ser alteradas dependendo da localização geográfica, horário do dia, dia da semana do jogador. A publicidade dinâmica deve estar sempre atualizada e a agência precisa estar em contato com o desenvolvedor do game.

    Os anúncios DIGA podem ser encontrados em jogos de console, jogos móveis e jogos de navegador.

    Tipos de advergames:

    #1 Integração de console

    A publicidade nos consoles como XboxOne, PlayStation 4. Os anúncios são apresentados nas home pages da plataforma, onde o usuário clica e abre a página, micro-página ou ambiente virtual personalizado do anunciante. Podem ser segmentados por consoles, por idade e são preparados com muito pouco tempo de preparação.

    Advergame agência de marketing digital

    #2 Publicidade estática no jogo

    Esse segmento de advergame é semelhante a publicidade dinâmica. Esses anúncios são implementados durante o desenvolvimento do jogo e não pode inseridos nova comunicação. Os anúncios estáticos permitem uma integração mais próxima do player durante o jogo.

    Advergame cases sucesso

    #3 Product Placement

    É usar os jogos como um meio de interagir com o consumidor e gerar uma experimentação com o produto. As produtoras de jogos detectaram uma oportunidade de performance digital, um modelo que cada vez mais está sendo utilizado: encontrar um patrocínio antes mesmo de o jogo ser lançado e adaptar seu roteiro à necessidade do patrocinador. Como exemplo temos o Worms 3D da SEGA, aquele bichinho que ao beber Red Bull ganha mais energia e sai dando pulos muito mais altos.

    Dada a breve explicação de alguns exemplos de advergame vamos para a lista dos 5 anúncios in-games.

    Advergames: Conheça 5 cases de sucesso para empresas

    #1 McDonald’s

    #2 Pepsi Men

    #3 Doritos VR Battle

    #4 Second Life e Dell

    #5 Kia Soul no NBA Live ’09, Skate 2, and NHL 09

    O impacto dos advergame no mundo digital é essencial para a movimentação do mercado publicitário. A Webcoregames criou um infográfico com os dados de consumo dos jogadores, que podemos conferir aqui.

    A comunicação tradicional está cada vez mais saturada. Estamos vivendo uma revolução de novas mídias. Os usuários consomem cada vez mais conteúdo na internet e as empresas precisam de uma voz ativa e inúmeros meios para se comunicar e propagar uma mensagem.



    Foto Pedro Hermano

    Quem escreveu este conteúdo:

    Pedro Hermano

    A inquietação do Pedro está no DNA da Attri, assim como a sua vontade de compartilhar conhecimento. É autor do livro Marketing Digital Imobiliário, no qual compartilha seus mais de 10 anos de experiência na área, além de ter vencido o Prêmio Profissional Digital Abradi 2018. Atualmente, se dedica a desvendar o universo da usabilidade e da paternidade com a ajuda da sua filha Teresa.

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