
Quais são as principais métricas de transformação digital? Afinal, quais delas determinam o sucesso de um negócio?
Índice
“The slow one nowWill later be fastAs the present nowWill later be past”Bob Dylan, The Times They Are A-Changin’Em sua poesia beatnik sessentista, o compositor Bob Dylan já previa uma constante do decorrer do tempo: a velocidade com que o próprio passa. Em 2020, a métrica do sucesso era literalmente a sobrevivência. Empresas e seus núcleos de tecnologia não tiveram muita escolha a não ser pôr em prática as mudanças digitais que estavam nos planos futuros. Velocidade foi o segundo indicador de performance do mundo assolado pela pandemia da Covid-19. Por muito tempo, a transformação digital foi vista como uma simples mudança de processos analógicos por alternativas digitais pontuais. Empresas depositaram toda sua confiança em automação e opções tecnológicas avançadas como inteligência artificial e computação de borda, um conceito mais próximo do armazenamento de dados de Big Data, para encabeçar as operações durante a pandemia.

Métricas de transformação digital: métricas de UX essenciais
Existem métricas valiosas para medir as etapas da transformação digital, oferecendo uma visão mais acurada se as empresas estão ou não alcançando sucesso na transformação digital. Estas métricas se conectam com os requisitos exigidos nas estratégias de UX. Vamos conhecer algumas métricas para o digital:
Âmbito da transformação digital
Algumas métricas específicas podem ajudar a medir se a transformação digital está auxiliando uma empresa a atingir seus objetivos de atingir um público maior.

Usuário ativos
Transformações digitais bem sucedidas necessitam que usuários sejam adeptos da tecnologia promovida pela empresa. Para identificar o uso, existem algumas métricas:

Comprometimento entre usuários
Novas tecnologias precisam ter potencial de engajamento suficiente para justificar seu uso frequente. Se os usuários não estão completamente comprometidos com a tecnologia oferecida por uma marca, eles não estão achando a tecnologia útil o suficiente para aderir a ele no seu dia a dia. Apenas quando se entende os padrões de comportamento do usuário, é possível aperfeiçoar sua tecnologia.
Confiabilidade e disponibilidade
Mudar de fluxos de trabalhos operacionais para o sistema de nuvem podem resultar, em alguns casos, em breakdowns ou comprometimento de performance. Enquanto os propagandistas da tecnologia prometem certos comprometimentos SLA (acordo de nível de serviço), eventos em tempo real podem prevenir dificuldades técnicas de acontecerem. Então, é essencial ficar de olho na confiabilidade do usuário.Para entender esse aspecto, é importante medir:
Métricas de risco
Para garantir o sucesso da transformação digital é essencial se empenhar na redução de riscos envolvendo novas tecnologias. Enquanto ativos de tornam digitais, os riscos em torno de cibersegurança e privacidade de dados, por exemplo, devem ser avaliados.As métricas a seguir podem ajudar na avaliação de riscos associados com infraestrutura de tecnologia digital, então é importante prestar atenção no:

Experiência de usuário (UX) e Jornada do Consumidor
Uma das métricas mais comuns para o digital se baseia na percepção do consumidor de sua tecnologia, e também análises de estratégias UX. A satisfação do usuário final vai determinar o quão bem sucedidos os investimentos em tecnologia são, refletindo em um quadro financeiro desejável e melhorias organizacionais. Algumas métricas para digital que devem ser consideradas ao avaliar a satisfação de um consumidor em sua jornada:
Custo de iniciativas digitais
A transformação digital bem sucedida só é alcançada com investimento em iniciativas digitais. É improvável que empresas que falham ao direcionar recursos suficientes para a adoção de novas ferramentas digitais tenham altos retornos. No entanto, algumas necessidades devem ser o resultado do equilíbrio entre investimento e alto investimento na transformação digital.Uma vez que as métricas ideais são identificadas, é necessário encontrar os KPIs corretos para mirar em sua estratégia de crescimento digital. Definir KPIs que:

Medindo a transformação digital através do ROI
Outra forma interessante de medir os resultados da transformação digital em uma empresa é através do ROI (retorno sobre investimento), uma métrica que abordamos anteriormente neste post. Existe uma pressa no que se refere a projetos de transformação digital. No entanto, projetos com potencial transformador, que afetam a jornada de compra do usuário ou se baseiam na adesão de novas tecnologias no cotidiano de um negócio, exigem um planejamento detalhado. Um ROI pragmático precisa de paciência e metodologia, ainda mais quando tratamos de Transformação Digital.Algumas variáveis que devem ser consideradas no ROI de uma estratégia de Transformação Digital são a rejeição, o valor presente líquido, custos auxiliares adicionais e muitos outros. O ROI da Transformação Digital é medido através dos números da linha de base, no rastreio dos custos e do prazo do projeto, e na documentação do sucesso a longo prazo. Iniciativas de transformação digital precisam ser constantemente aperfeiçoadas para que o ROI seja convivente, angariando investimentos destinados a novos projetos.
Quais métricas a minha empresa precisa para entrar na era da transformação digital?
Uma estratégia de DX, ou transformação digital, exige mais que a adesão de softwares e apps, embora não deixe de ser um começo. A Transformação Digital é mais profunda, porque revitaliza e ressignifica processos de uma empresa, e depende de treinamentos e capacidade da equipe. Se você quer saber o quão longe sua empresa pode ir com a transformação digital, entre em contato com os especialistas da Attri. Juntos, podemos reforçar a presença digital da sua marca através de processos no próprio cotidiano da sua empresa.

Quem escreveu este conteúdo:
Matias Lucena
Consolidada entre as principais empresas de Tecnologia e Usabilidade do Brasil e com mais de 12 anos no mercado, trabalhamos para resolver os problemas de sua empresa, gerando um impacto real nos seus resultados.
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